Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Depressão

Tenho uma amiga que está passando por um momento difícil. Só quem já teve uma depressão sabe do que estou falando. 

Usamos muito esse termo "estou deprimido" no senso comum, para manifestar tristeza. Mas depressão não é "estar triste". Depressão é uma doença, e muito grave. Está errado quem acha que para a pessoa melhorar basta ela querer, basta erguer a cabeça e levantar. Não, não é assim que funciona. É necessário acompanhamento médico e psicológico, por muito tempo.

Sou uma pessoa muito animada, mas acreditem que já lutei quase dois anos contra uma depressão em 2001 (antes mesmo de saber sobre a hepatite). Até escrevi um livro chamado "Existe vida DURANTE e APÓS a depressão", mas nunca investi em sua publicação (depois de tantas mudanças, tantas trocas de computadores, perdi o arquivo digital do livro, mas devo ter uma cópia impressa em algum lugar).

O que posso dizer é que:
NUNCA mais quero passar por isso! Esse era um dos meus grandes medos antes de iniciar o tratamento da hepatite, já que a depressão é um dos efeitos colaterais mais relatados. Estou tomando muito cuidado, fazendo terapia uma vez por semana, buscando trabalhar com os recursos internos que tenho para me manter equilibrada emocionalmente. Não é fácil, mas acho que estou me saindo bem, devido a todo o aprendizado que tive naqueles dois anos tratando a depressão. 

Meu recado para quem está passando por isso agora? Duas coisas:
1º) Procure ajuda.
2º) Por mais que pareça impossível acreditar nisso,
um dia vai passar! Sobre isso, compartilho a mensagem abaixo com vocês (desconheço o autor):

Certo dia um homem percebeu a seguinte frase em um pergaminho pendurado aos pés da cama de Chico Xavier: "Isso também passará".

Com a curiosidade de todo ser humano, resolveu perguntar: Chico o que significa essa frase? E o mestre, sem titubiar, lhe respondeu:

A vida nos prega muitas peças, que podem ser boas ou não. Mas tudo significa aprendizado. Recebi essa mensagem de um anjo protetor num desses momentos de dor onde quase perdi a fé.
Essa frase é para que todos os dias antes de me levantar e de me deitar possa ler e refletir, para que quando tiver um problema, antes de me lamentar eu possa me lembrar que "isso também passará" e para que quando estiver exaltado de alegria, que tenha moderação e possa encontrar o equilíbrio, pois "isso também passará".

Tudo na vida é passageiro, assim como a propria vida, tanto as tristezas como também as alegrias. Praticar a paciência, perseverar no bem e nas boas ações, ter simplicidade, fé e pensamentos positivos mesmo diante das mais difíceis situações é saber viver e fazer da nossa vida um constante aprendizado.

É ter a consciência de que todas as pessoas erram, de que o ser humano ainda é um ser imperfeito em busca da perfeição, e por isso até saber que, se muitas vezes nos decepcionamos com pessoas, é porque esperamos mais do que estão preparadas para dar, dentro do seu contexto e grau de compreensão.


Deste modo, meu amigo, toda vez que olho para essa frase, meu coração se aquieta e a paz me invade, pois sei que "isso também passará".

Um comentário:

  1. Amigos,
    Indico o curta V.I.D.A, do projeto Pensamentos Filmados. Ele enfoca a depressão de uma forma tão real, que nem dá pra acreditar que são atores!

    Importante para as famílias entenderem o que se passa e a importância de seu apoio nessa hora. O curta está disponível no link: http://www.pensamentosfilmados.com.br/vida.html

    Sinopse: Ana Silvia é uma advogada e mãe que sofre de depressão a alguns anos, o que a levou a montar um grupo de apoio a depressivos que se reúne regularmente. O filme acompanha um dia na vida desta mulher no qual ela está enfrentando uma crise aguda de depressão, bem como o desencontro com sua irmã e a incapacidade de cuidar da filha. Mesmo assim ela reúne forças para moderar o grupo de pessoas que sofrem da mesma doença que ela, tendo nesse dia na reunião a presença de dois jovens que filmam os depoimentos para um documentário, sendo todos surpreendidos por uma revelação.

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?