Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Erradicação da hepatite C

Vejam que interessante... "O baixo risco de transmissão do vírus da hepatite C, tão somente através do sangue, e seu difícil contágio na atualidade fazem prever que a doença acabe se erradicando por si mesma."

Essa declaração foi feita na reunião anual da Sociedade Européia para o Estudo do Fígado, e está veiculada no site www.hepato.com. Vale a pena dar uma passada no site para conferir a piadinha sobre o Ministro da Saúde conversando com o Ministro da Previdência (seria cômico se não fosse trágico).

Conclusão: hepatite C então é doença de velho??? E eu que me achava tão jovem... Fazer o quê? :)

6 comentários:

  1. viver sempre, desistir nunca27 de abril de 2009 às 18:56

    Isso pode ser um problema, o maior deles. Os laboratórios terão "motivação" para investir em uma doença que estará erradicada em alguns anos, com quase ausência de novos casos?

    ResponderExcluir
  2. É verdade, "viver sempre, desistir nunca", isso pode ser um dificultador. Infelizmente, no mundo de hoje ainda prevalece o aspecto econômico.
    Mas vamos esperar que, ao calcular o retorno de seus investimentos, os laboratórios considerem os milhões de "clientes" (já diagnosticados ou que ainda o serão nos próximos anos). Espero que, no final da "conta", o retorno a curto prazo influencie na decisão.
    Obrigada por trazer esse interessante aspecto para a nossa reflexão.

    ResponderExcluir
  3. viver sempre, desistir nunca30 de abril de 2009 às 17:35

    Vi o blog da Claudia, Partilhar-C. Um belo exemplo de luta e solidariedade ao marido. De parceria. Deve ser muito bom para ele. Ela disse que ele fez um primeiro tartamento, depois iniciou um segundo. Flor, o que você sabe sobre a Unesp Botucatu?

    ResponderExcluir
  4. A Cláudia é um exemplo do que eu falava no post sobre casamento. Com certeza, toda a sua dedicação fazem diferença nesse momento que a família vive. Não a conheço pessoalmente, mas gosto de acompanhar o seu blog. A única referência que tenho da Unesp Botucatu são nos relatos dela, que me causam uma boa impressão. Mas, por estar tão longe, não tenho maior conhecimento. Me parece que é um exemplo do que eu dizia sobre "médicos": não basta prescrever o remédio e acompanhar os dados clínicos, é preciso cuidado, desvelo.
    Site da Unesp: www.fmb.unesp.br
    Blog da Cláudia (partilhar-C): veja o link em "Tem a ver com esse blog".

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana Paula,
    fico emocionada toda vez que leio um post seu neste blog. Você está de parabéns por tanta garra e perseverança.
    De repente, você se tornou muito importante para mim...porque descobri, nesta semana, que tenho o vírus da hepatite C, sem nunca ter tomado transfusão de sangue. Estou ainda sem chão...
    Nesta quinta-feira terei minha primeira consulta médica a respeito do tratamento. O médico já me disse :"não temos pressa"!"Não temos" quem, cara pálida? Eu estou com muita pressa! Tenho quase cinquenta anos...
    Bem, nos vemos por aí...Muita força!
    Cris

    ResponderExcluir
  6. Cris, conheço bem essa sensação de estar sem chão, de se perguntar se isso está mesmo acontecendo com a gente.

    Não dá mais pra se falar em grupo de risco. A maior parte da população está exposta, de alguma forma, ao vírus.

    Se você descobriu o vírus nessa semana, ainda deve haver alguns exames a fazer antes de definir o tratamento. Sei que essa espera é angustiante pra pessoas que, como nós duas, querem resolver a situação logo.

    Mas uma das coisas que a hepatite está me ensinando é ter paciência (não sou uma aluna das mais aplicadas nesse quesito, mas chego lá!).

    No meu caso, levei ainda 3 anos para iniciar o tratamento. Consultei uns 5 médicos diferentes para me sentir mais segura.
    E agora, que não respondi aos remédios, tenho que esperar ainda mais: quem sabe o lançamento de um novo medicamento?

    Enfim, continue nesse caminho: pesquisando, se informando. Tenha paciência e, acima de tudo, muita fé.

    Estarei por aqui sempre que precisar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?