Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Coisas que animam

Primeiro, comecemos pelo contrário: coisas que desanimam. Estou em crise de asma e rinite alérgica, de molho 3 dias em casa, e não posso nem aproveitar pra colocar a vida em ordem, porque como se faz isso quando mal se consegue respirar???

Segundo o médico que consultei ontem, tem a ver com o frio, tem a ver com o meu sistema imunológico ainda estar debilitado pelo tratamento, tem a ver com o carpete e o ar condicionado do trabalho, mas, principalmente tem o fator emocional (ok, as pessoas estão começando a me convencer que estou desequilibrada... rs).

O fato é que eu realmente queria um tempo pra mim: me cuidar, descansar, ler, fazer coisas que me dão prazer. Só que não tenho esse tempo, porque preciso trabalhar. Confesso que quando estou no trabalho até que gosto e me empolgo - acho inclusive que ultrapasso os meus limites por causa disso. Mas agora não era hora disso, entende? Algo dentro de mim pede: "Parem o mundo que eu quero descer!!!"

Mas vamos às coisas que animam: acabei de comer uma bomba de creme bem geladinha trazida direto da Confeitaria Rony Francês - que fica ali na Wenceslau Escobar, bairro Tristeza, em Porto Alegre - "importadas" para Brasília pela Tia Waléria e compradas pelo Tio Quiqui (obrigada aos dois por esse momento delicioso!). Bomba do Rony tem gosto de infância, tem gosto da casa da minha Nona (que saudade, Noninha!), tem gosto de "Meu Deus, como a vida é boa!".

E aí eu páro e penso numa reflexão que a Oprah fez hoje em seu programa (sim, esse é o cúmulo da falta de opção: passei a tarde assistindo Oprah!). Mas, enfim, a questão era: o que a gente faz diariamente pra se divertir??? Quanto tempo da nossa vida a gente dedica a coisas que realmente nos dão prazer? O Vô Hélio dizia alguma coisa do tipo que "tudo que a gente precisa pensar mais de dois minutos pra responder é melhor nem tentar responder". Pois bem, esse foi o caso: tive que pensar muito. A gente acaba se perdendo nas obrigações do dia a dia, se perde no trabalho, nas responsabilidades, nas atividades cotidianas... mal dá tempo pra fazer tudo o que gente tem pra fazer, e aí, quando a gente pára, só quer é descansar.
Vou repetir a fala do caboclo de Leloup, que já citei no último post: "No dia a dia da gente labutando pelo pão, 'vamo' perdendo a prontidão de botar sentido verdadeiro na alma".

Ué, mas eu não ia escrever sobre coisas que animam? Não tá parecendo muito animador... Mas a mensagem é: vamos colocar em nossas vidas mais coisas que nos animam! Podem ser pequenas coisas (que não dependam unicamente daquele planejamento de ganhar na Mega Sena), tipo pintar uma tela a dedo ou fazer uma escultura de argila com seu filho - mesmo que isso demande tempo e faça bastante sujeira.

E viva o Rony Francês!

Quer conhecer o Rony? Av. Wenceslau Escobar, 2389. Veja no mapa:


PS: A Dra. Ana Célia, minha nutricionista, deve estar pensando agora nos meus três deslizes: açúcar, glúten e lactose. Mas sempre dá pra piorar: que tal saber que a bomba ainda substituiu o jantar? Pode até valer puxão de orelha, mas que valeu a pena, isso valeu.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?