Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sábado, 25 de julho de 2009

Influenza A x Hepatite - II


O Ministério da Saúde divulgou ontem que, no Brasil, a gravidade dos casos de influenza A (H1N1) é semelhante aos da gripe comum. O diretor de Vigilância Epidemiológica chegou a dizer que, embora ainda seja cedo para se confirmar, é possível que o H1N1 esteja substituindo o vírus da gripe comum.

Os dados do MS confirmam que não há motivo para pânico, mas é sempre bom adotar os cuidados básicos de higiene para prevenir a contaminação: lavar frequentemente as mãos com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Para portadores das hepatites B e C, repasso o alerta de Carlos Varaldo, presidente do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite:

"Lembramos a todos os portadores de hepatites B e C que, caso apresentem sintomas de gripe, devem procurar imediatamente assistência médica informando que são portadores de “doença crônica”.

A importância de comunicar a “doença crônica” é que isso os inclui no chamado grupo de risco na avaliação do médico, possibilitando receber o Tamiflu sem necessidade de aguardar o resultado do teste ou o agravamento do quadro.

Os portadores de doenças crônicas, segundo o Ministério da Saúde, devem receber tratamento prioritário. Entre os doentes crônicos se encontram os obesos, pessoas com pressão arterial, diabetes, renais crônicos, HIV positivos, hepatites B, C e D, mulheres grávidas, transplantados de órgãos etc.

O Tamiflu, se administrado nas primeiras 48 horas após o contagio, assim que aparecem os primeiros sintomas, é muito mais eficaz que se administrado em fases mais tardias da doença.

Os sintomas da gripe suína são semelhantes aos de uma gripe comum e incluem febre acima de 38°C, tosse, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios, falta de apetite e fadiga. Algumas pessoas infectadas têm relatado diarréia, vômitos, catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarréia forte.
O período de incubação da gripe (o tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas) é entre 24 e 48 horas, embora não haja confirmação de um padrão para o atual surto.

Pacientes em tratamento com interferon devem redobrar cuidados para evitar o contágio com a gripe suína, pois em geral o sistema imunológico se apresenta diminuído pelo efeito do medicamento."

Um comentário:

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?