Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Dicas para quem gosta de blogar

Já contei como nasceu o blog e o que há por trás dele. Mas agora quero compartilhar com vocês os bastidores dessa história, pensando também nos blogs que sei que surgiram influenciados pelo Animando-C.

Criar um blog é muito fácil: com um passo-a-passo bem simples, em alguns minutos ele está no ar - ansioso por receber uma roupagem atraente e ser alimentado (ou melhor, nutrido) com conteúdo relevante. A sensação assemelha-se à página em branco do escritor, que significa ao mesmo tempo um mundo de possibilidades mas também insegurança, medo de não fazer direito, de não ser aceito, de não ser compreendido. Medo da exposição.

Mas o que eu não imaginava é que nesse “mundo de possibilidades” existia mesmo um universo paralelo... a blogosfera, uma novidade para a curiosa Flor desbravar.

Você pode simplesmente ter um blog na internet. E ponto.
Ou você pode, com seu blog, ingressar nessa realidade instigante e “viajar”.

Em meio a tantas descobertas, posso dizer que uma delas foi um marco que direcionou e influenciou tantas outras descobertas que viriam desde então: o Dicas Blogger. Pra quem quer encarar seu blog de uma forma mais profissional (o que não necessariamente envolve retorno financeiro), o DB, como é carinhosamente chamado, é parada obrigatória. Digo “parada”, porque se você se interessa pelo assunto com certeza vai ficar horas e horas por lá.

Juliana Sardinha (que é médica psiquiatra no mundo não-virtual) nos ensina no blog desde o “como fazer” das coisas até questões comportamentais como etiqueta e ética. Foi por meio dela que entendi que o Twitter, aquela coisa aparentemente inútil, não era tão inútil assim - a fundamentação teórica encontrei no DB; a prática, seguindo a Juliana no Twitter.

O que mais eu descobri no Dicas Blogger? Que esse mundo paralelo também tem suas celebridades, tem seus termos peculiares (salsa digital, miguxo, meme e outras palavras que aos poucos a loira aqui vai entendendo), assim como muitos reflexos do mundo não-virtual (afinal, ele também é feito de - e por - pessoas).

Tem gente muito boa (como a Juliana e o Marcos do Ferramentas Blog, por exemplo), mas também tem mau caráter (sem exemplos pra não dar publicidade a quem não merece). Tem gente inteligente, gente ignorante, gente fina, gente insuportável, gente generosa ou preconceituosa... e cabe todo mundo lá dentro, uns com mais espaço, outros com menos - igualzinho o nosso mundão velho aqui de fora. Democrático? Sim. Igualdade de oportunidades? Eu diria que não (mas um neoliberal não concordaria comigo).

O fato é que o Dicas Blogger está fazendo 2 anos de serviços prestados à “comunidade bloguística”. E, para comemorar, lança uma promoção que ajuda a divulgar outros blogs – tudo a ver com quem trabalha para o desenvolvimento dos blogueiros e suas “criações”. Tudo a ver com o DB. E a gente é que agradece.

Atualização 31.08.2009
Hoje é o aniversário do Dicas Blogger e foi divulgado, há poucos minutos, o resultado da promoção. Embora este post não tenha sido um dos finalistas, fiquei muito orgulhosa por ele ter sido citado como destaque.

Chique demais, hein? Pra mim, isso já foi um presente pelo "mesversário" de 5 meses do Animando-C - que também é hoje.


Por que eu participei da promoção? Primeiro, porque foi divertido. Segundo, porque queria compartilhar com vocês esse "achado" que é o DB, tão útil para quem se aventura como blogueiro. Terceiro, porque precisamos aproveitar as oportunidades para divulgar a nossa mensagem:

Não é possível que uma epidemia com as proporções da hepatite continue silenciada em nossa sociedade. Milhões de pessoas que desconhecem seu diagnóstico e estão sem os cuidados adequados, adoecendo aos pouquinhos e sem saber. Até quando???

"Você tem certeza que não tem? Faça o exame."

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de dizer que gostei muito do seu blog, bem informativo e textos muito bem escritos.


    Te encontrei na lista de classificados do prêmio top blog.

    Serei sua mais nova leitora, tenho um blog do qual conto a história do meu namorado contra um linfoma...


    Parabéns pelo blog.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?