Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Campus Party e Domenico De Masi


Minha experiência na Campus Party semana passada me fez lembrar o sociólogo italiano Domenico De Masi e seu livro "Ócio Criativo" (Editora Sextante), no qual defende o desaparecimento da rígida fronteira entre lazer, trabalho e estudo.

"Você já imaginou fazer apenas o que gosta a vida inteira? Mas e daí, viveria do quê? Sonhos? Se imaginamos o trabalho como um fardo, a situação realmente parece impossível. Mas e se o trabalho, o lazer e o estudo começassem a se misturar em nossas vidas de tal forma que não desse mais para diferenciar uma coisa da outra?"

Fonte: Mario Persona - Entrevista com Domenico De Masi

Não seria isso o que move tantos blogueiros que sonham um dia viver unicamente de seu blog? Não vejo exemplo mais rico para ilustrar a teoria de De Masi do que esse, que claramente integra aquelas três dimensões numa única atividade. E de forma muito intensa, porque o que escrever um blog dá de trabalho e exigência de estudo/pesquisa, dá também de satisfação e diversão. Só faltava mesmo sermos bem pagos por isso, não é mesmo?

Infelizmente essa teoria ainda está distante do meu cotidiano profissional - embora eu goste bastante do projeto que estou conduzindo (tem a ver com educação, gestão do conhecimento e Wiki). Mas pude ter um gostinho da experiência "demasiana" na última semana, quando fui, a trabalho, participar da Campus Party 2010, em São Paulo.

A Campus Party é o maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Eu fui para aprender mais sobre redes sociais, já que estamos investindo nisso.
Pensei em fazer pra vocês um resumo do que vi, ouvi, vivi, senti. Mas isso ia me levar a mudar a temática do blog, de tanto que há pra contar, discutir, refletir.
 
Confesso que, como educadora, fiquei emocionada em alguns momentos, como na palestra  "A democracia das Redes Sociais", com @gilgiardelli, no espaço SENAC. Sabe aquela sensação de "sim, nós podemos mudar o mundo"?

Gosto dessa sensação.









A quem se interessar pelo assunto, recomendo:

Mídias Sociais nas Organizações

Assista no Youtube


Redes Sociais e Educação

Assista no Youtube

4 comentários:

  1. oi Paula, Gostei tanto desta definição "Meu nome não é Flor, mas minha mãe me chama assim." Que bom que ainda tem pessoas que se emocionam! Obrigado por tudo! Valeu o #cparty ;) boas clicadas gg

    ResponderExcluir
  2. O twitter me trouxe até seu blog e valeu muito a pena! Parabéns pelo modo de encarar tudo isso...

    Ana Falcão

    http://ananareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Flor! Te "conheci" hoje fuçando a net atrás de informações sobre a HepC.
    Somos muito parecidas... Tenho 31 anos, casada, e mãe de uma menininha encantadora.
    Adorei a força que suas matérias trazem e pretendo acompanhar tudinho. Ainda estou em processo de exames e não sei oq vem pela frente, então, por favor... anima-me! Rrsrsr...
    Um beijo grande e confia tudo na mão de Deus, Lindona!

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?