Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Escoliose e Reeducação Postural Global (RPG)

Os leitores que me acompanham sabem que fui infectada pelo vírus da hepatite C durante transfusão de sangue quando tinha 8 anos de idade (1986), após uma cirurgia pulmonar.

Minha chance de sobreviver àquela pneumonia era mínima e a possibilidade de ficar com sequelas, inclusive neurológicas, era muito grande. Diante daquele cenário, a hepatite C nem é assim grande coisa (rs).

Mas a hepatite não foi a única consequência. Minha capacidade pulmonar não é das melhores (retirada a maior parte do pulmão esquerdo, ele regenerou-se cheio de cicatrizes). Ficou também um trauma de situações que envolvem agulhas e procedimentos cirúrgicos - natural, né?

E fiquei com um desvio na coluna, causado pela má postura decorrente da dor.
O que eu fazia era colocar a mão direita sobre o local da cirurgia (hoje uma senhora cicatriz na lateral esquerda do tronco, na altura dos seios) e inclinava o corpo para a esquerda, como que protegendo a região.

Dependendo da roupa que uso, dá pra ver parte da cicatriz.


A esq., como boa brasileira, minha lordose
(bumbum empinado). À dir., a escoliose.
Por estar em idade de crescimento, cresci torta: escoliose toráxica, que meu corpo compensou com uma escoliose lombar. Ou seja, minha coluna é em forma de "S".

A escoliose foi diagnosticada quando eu tinha uns 12 anos, mas o ortopedista consultado disse que não havia muito o que fazer. Se tivesse feito Reeducação Postural Global (RPG) na época, provavelmente teria "endireitado" (por que não fiz? Porque imagino que não era muito difundida).

Agora já não tem conserto, mas a RPG e exercícios físicos direcionados podem desenvolver minha consciência corporal e fortalecer certas musculaturas que compensem a "tortura" da coluna.

Hoje minha escoliose é vista a olho nu. Se eu ficar reta (ao menos, o que é reto pra mim), dá pra perceber facilmente que sou muito mais acinturada de um lado que do outro.

Se eu sinto dor? Geralmente não. Mas desde o ano passado, quando faço exercícios físicos, sinto um pouquinho a lombar. Eu descreveria como uma "dorzinha", um desconforto, só que é persistente.

Consultei esse ano um neurocirurgião para cuidar da minha coluna. Neurocirurgião??? Pois é, neurocirurgião. Cheguei lá super descrente, mas ele confirmou que eu estava no lugar certo, porque essa é a especialidade médica indicada para o tratamento da coluna - e não a ortopedia como eu acreditava.

Fui encaminhada para a Reeducação Postural Global (RPG).
Já havia feito alguns meses em 2005, mas durante o processo eu descobri a hepatite C e minha atenção voltou-se para ela, depois para a gravidez, depois para o tratamento da hepatite e, agora, a coluna volta a ser cuidada. Procurei o médico com medo que a escoliose continuasse evoluindo e aí sim eu pudesse ter problemas... e dor.

Segundo o neuro, não ocorrerá evolução. Mas posso sim ter problemas se não cuidar, como uma artrose bem antes do tempo.

Amanhã faço a minha 6ª sessão de RPG. Até que é gostoso, mas exige uma boa dose de sacrifício esforço.


Gosto muito da minha Rpgista, a Fahrida Leal, que além de querida é muito competente e daquelas profissionais que demonstram saber bem o que estão fazendo - acreditem, isso não é muito comum aqui em Brasília, que, de modo geral, carece de qualidade em todos os tipos de serviços, inclusive na área de saúde. Gosto que ela me explique o porque dos exercícios, seus objetivos etc (sou curiosa e intrometida) e, principalmente, gosto de seu otimismo que vai me deixar com uma cinturinha linda.

Enfim, continuo com meu projeto de cuidar de mim mesma e primar pela minha saúde e qualidade de vida. Tem custado tempo, tem custado dinheiro e implicado certo esforço. Mas o resultado... não tem preço!

8 comentários:

  1. Eh, Sei como é esse negócio de escoliose, lordose e talz. eu, com 23 anos, tive inúmeros problemas de saúde: Hipotireioidismo, Depressão e Bronquite Alérgica qdo era pequeno. Não podia pegar gripe nem a pau.

    broncopneumonia eu tive 12. Isso até mais ou menos meus 10 anos de idade, resumindo: nao fazia exercícios e hoje minhas costas doem.

    Pra melhorar, desde os meus 3 anos eu tenho depressão. Causada ou não pelo hipotireoidismo. Daí, por causa disso minha coluna ficou torta e hoje com 23acho difícil de recupera-la. :/

    é a vida né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano nunca pense assim vc pode conseguir tudo q quiser na vida ,,vc ta se entregando mito facil

      Excluir
  2. Vc que e uma pct das mais e mais queridas!!!

    Te espero amanha!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá quero só fazer um adendo ao que você escreveu:
    O especialista correto para desvios da coluna, hérnias de disco e etc é o ortopedista especialista em coluna apesar de que o neurocirurgião também poder se especializar em coluna, ele não tem tanta afinidade com os desvios de coluna como o ortopedista, ou seja, o enfoque dele na coluna é outro: tumores, compressões de nervos.Mas é óbvio que o seu neurocirurgião vai querer faturar em cima, e no fundo ele não resolveu nada, apenas te mandou para RPG, que muitos trabalhos científicos mostram que não corrige desvios estruturais da coluna.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho escoliose há muito tempo, e só descobri depois da gravides. Eu sentia uma dor insuportável na coluna,minha vontade era de "tacar" minhas costas na parede de tanto que doía. E só fui procurar saber o que era essa dor depois da gravides, o obstétra achava que era circulação.Hoje descobri que denho dorsalgia crônica devido a uma escoliose que esta em 20° torta do lado esquesdo,eu acordava mancando e puxando a perna. A dor melhorou com RPG,mas não posso ficar sem sessão,se não tenho que apelar para o remédio.É isso aí tenho 24 anos e uma vida inteira de tratamento!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana

    Pelo raio-x dá pra perceber facilmente os desvios da sua coluna. Não quero te assustar, mas pela disposição da imagem da vista lateral, também é possível identificar uma Hipercifose (aumento excessivo da curvatura dorsal - Cifose). Porém, acho que a lâmina do raio-x ficou torta na hora de registrar a fotografia para o post. A impressão que tenho é de que está inclinada para esquerda, aumentando a referida curvatura. Sendo assim, desconsidere o que foi dito sobre ela.

    O primeiro anônimo (comentários) está correto em afirmar que o especialista nesta área é o ortopedista, mas está errado em dizer que a RPG não ajuda em nada. Pode não corrigir totalmente a postura, até porque os desvios podem ser de ordem estrutural (quando atingem uma das estruturas, como os discos ou as vértebras), mas pode ser muito eficiente para alongar os músculos que estão tensos ou encurtados, entre outros resultados positivos que pode oferecer ao longo do tratamento.

    Por exemplo, num desvio lateral da coluna, temos músculos tensos de um lado que acabam fazendo com que os músculos do lado oposto fiquem totalmente relaxados. Estes, por sua vez, não conseguem exercem a função de suporte por ter o tônus (estado de tensão) diminuído. Assim, o ideal seria alongar os músculos tensos e fortalecer os músculos relaxados, buscando o equilíbrio para manter uma boa postura.

    Há casos em que o grau da curvatura será revertido apenas com uma intervenção cirúrgica. Porém, hoje em dia, existem técnicas desconhecidas pela maioria que vão desde a substituição dos discos até a retirada de um deles, unindo duas vértebras após a calcificação. Claro que esse processo diminui um pouco a movimentação, pois a região perde um pouco da rotação lateral.

    Enfim, desculpe pelo longo comentário.

    Desejo, de coração, que as sessões de RPG sejam suficientes no seu caso.

    Bjs tricolores =)

    ResponderExcluir
  6. ola sou Moarah, uso o milwaukee pq tenho escoliose, fiz um blog sobre isso, confiram lah.. usocoletemilwaukee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. E AI?MELHOROU A ESCOLIOSE COM RPG?DA PARA PERCEBER Q DIMINUIU?

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?