Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Filme para o Dia Mundial da Hepatite 2010



Tudo começou assim: achei legal a dinâmica do @hordones (do FerramentasBlog.com) de interagir com os leitores do blog via vídeo.

Pensei em mostrar a minha carinha bem normal e saudável e dizer: "Gente, pode não parecer, mas eu tenho hepatite C, mesmo sem ter sintoma algum de doença. E você, tem certeza que não tem?"

Pareceu-me uma boa forma de dar o recado, já que não costumamos fazer exames se não sentimos nada e assim, sem sentir nada, mais de 5 milhões de brasileiros estão infectados com hepatite B ou C sem saber.

Peguei então minha camerazinha Sony e saí filmando cenas da minha rotina cotidiana. Foi quando uma amiga sugeriu que eu pedisse ajuda ao Heraldo Palmeira, da Alameda Produções, que no mesmo instante tomou o projeto como dele e transformou meu tosco videozinho caseiro num filme de verdade (profissional) - com direito a participação especial do maestro João Carlos Martins.

Contei com a ajuda maneira do publicitário e ilustrador Guilherme Bandeira (dos blogs Olha que Maneiro e Fandangos Suicida) com idéias para o vídeo e criação das demais peças da campanha - que não vou mostrar agora, senão perde a surpresa, mas garanto que ficaram bem legais!

Estou super empolgada com tudo isso! Primeiro, porque foi divertidíssimo "brincar" de atriz e assistente de produção. Depois, por ver tantas pessoas competentes e criativas trabalhando voluntariamente por uma causa coletiva (não tenho como agradecer). E, é claro, por pensar na campanha que faremos nas redes sociais no Dia Mundial da Hepatite (em maio) e na possibilidade de ajudarmos a diagnosticar novos casos - de pessoas que poderão tomar os cuidados adequados em relação a tratamento e a não transmissão do vírus.

Vai rolar uma promoção por aí... aguardem informações quando chegarmos mais perto.


"Hepatite C, sem medo"
Um filme de Heraldo Palmeira. Estrelando: eu.
Estréia em maio, no Animando-C e no Youtube.


Por enquanto, fiquem com imagens do making of.



Lidiana Queiroz - maquiagem profissional

Já maquiou o Lula, a Ana Hickman e, agora, euzinha.







  
Deiziele Rodrigues, também maquiadora.
Duas??? Sim, tô me achando (rs).



 


Gravando em meu local de trabalho (com autorização da chefia, é claro - obrigada).
Atenta ao senhor diretor Heraldo Palmeira.


  

Franscico Alves (câmera) e José Hilde (assistente) verificam o equipamento enquanto eu leio o texto que tive que repetir um milhão de vezes - coisas de principiante!





 


Preparando o microfone para um dos depoimentos especiais - da minha amiga @melissaporai.









Com a simpática repórter Renata Dourado.





 




 Participação linda da minha sobrinha Júlia, de 5 anos.







Agradecimentos especiais à equipe: Heraldo Palmeira, Débora Palmeira, Franscico Alves, José Hilde, Lidiana Queiroz, Deiziele Rodrigues, Renata Dourado e à Olhar Multimídia, que gentilmente cedeu os equipamentos.



ATUALIZAÇÃO EM 16/03/2010 - Faltava a foto da Palmeirinha... Eu e a Débora Palmeira, trabalhando na edição do vídeo (ela trabalha; eu dou palpite - rs).




Obrigada aos que abrilhantaram o filme com participações especiais: Amanda, Júlia, Bruno, Cordélia, Melissa, George, Dr. José David Urbaez Brito e Maestro João Carlos Martins. E também ao resto da família, que ficou no apoio, em especial minha super mãe!


Quer ajudar também? Será super bem-vindo!
Buscamos blogueiros e empresas/instituições que queiram apoiar o projeto. 

7 comentários:

  1. Aninha, vc é minha inspiração!
    Vc sabe que é só me falar que arrumo entrevistas pra vc na rádio Câmara e Senado, e, dependendo da abordagem, coloco tb no Plenarinho.
    No meu blog, óbvio, mas ele não é tão acessado assim...
    Beijocas
    Dri*

    ResponderExcluir
  2. Florzinha vc é um exemplo menina.
    Estou aguardando ansiosa o filme rsrsrsrs.
    Bjsssss.
    Adriana.

    P.S.: Estou com preguiça de logar rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Otimo adorei o projeto , assim ajudamos mais pessoas a saberem um pouco mais sobre a hepatite C

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Florzinha,

    Estou super ansiosa pra ver esse vídeo! O q depender de sua amiga aqui vou divulgar pra todos os meus contatos!
    Parabéns pela iniciativa!! Te adimiro!

    Beijos
    Fernandinha

    ResponderExcluir
  5. ola,bem,eu descobri em 2005 q tinha hepatite c,e foi num momento que estava em processo de falencia de meu comercio e separação da esposa,foi como fechar com chave de ouro a bagunça q estava minha vida naquela epoca.
    fiz todos os exames ,biopsia(sofri muito na biopsia)mas resolvi nao fazer o tratamento,imaginava q teria mais uns 5 anos de vida,fiquei revoltado e disse ,vou viver o que me resta sem tomar remdio nenhum,quando chegar a minha hora,chegou.
    que burrice a minha,mas mesmo nao fazendo o tratamento,deixei de beber,em 2009 eu nao havia morrido(risos)e por um acaso encontrei um medico gastro que me convençeu fazer o tratamento,mas antes teria q fazer outra biopsia,na hora eu disse,de jeito nenhum,sem biopsia,ele me disse q eu nao sentiria nada desta vez.
    Acreditei nele e nao senti mesmo.
    Depois ele me encaminhou para um infectologista,começei o tratamento,ela me disse q nao queria q eu fizesse o tratamento sozinho,queria algume de minha familia morando comigo,mas sempre fui EU e DEUS,estou na vigesima semana,negativei o virus com 12 semanas,caso raro para portadores do virus 1a,e estou firme e forte,sem desanimar,o tratamento nao é facil,é preciso força de vontade,e principalmente Fé em Deus,e no meu caso contei com 2 anjos q Deus deu o dom da medicina DR willian Jose Duca,e DRA Luciana Jorge,pessoas de extrema sensibilidade,e vou dar aqui um conselho pra quem tem o virus e tem duvidas em fazer o tratamento.Confie no seu medico,seja disciplinado,tenha fé,e nao faça como eu ,nao faça o tratamento sozinho,mesmo q vc queira ficar sozinho,alguem por perto pra te auxiliar é sempre bom,e sobre tudo tenha fé em Deus,pois nio tratamento vc preisara muito Dele,fiquem com Deus e estou torcendo por todos,pois somos um time só,o time Dos C rssss meu nome é evaldo martini

    ResponderExcluir
  6. Lutar sempre, desistir nunca17 de março de 2010 às 19:52

    Aninha, vamos esperar o grande filme, de antemão já sei que vai ficar ótimo e dará uma contribuição imensa para que se conheça mais e mais sobre a doença e como conviver com ela, até descobrir que se tem. Segue teu projeto maravilhoso.

    ResponderExcluir
  7. Querida Aninha Paula,

    moça do sorriso doce e da voz suave.
    Que linda a iniciativa de levar esclarecimento e conscientização a um maior número de pessoas. Acredito que todos nós podemos de alguma forma tornar este mundo um lugar melhor de se viver. De que forma? Com ações assim, como a sua. Ações de entrega, de partilha, de ajuda, de amor.
    Que pedrinhas de brilhantes pavimentem sua estrada!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?