Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter...


2011 está terminando e parece que foi ontem que eu escrevia o balanço de 2010 e minhas expectativas para o novo ano. Quando me transporto para o dia em que escrevi o post Em busca de um 2011 a ser sonhado e vivido, percebo o quanto as coisas mudaram de lá pra cá.

E observo que, embora pareça que o ano tenha passado voando, ele foi até beeem comprido se eu analisar o tanto de coisas que foram vividas (e sonhadas). Bem vividas, diga-se de passagem. Bem sonhadas também. Mudanças, amores, alguns planos concretizados, algumas coisas em que deixei a desejar. Agi certo muitas vezes, pisei na bola em outras - mas sempre, SEMPRE querendo acertar. 

Neste fim-de-ano, especialmente, sinto falta de blogar. E aqui vai o meu pedido de desculpas para os queridos leitores do Animando-C, com minha justificativa. Mudei-me praticamente para a zona rural onde a conexão nem chega aos 3G e me faz sentir nos primórdios da internet. Não consigo assistir a um vídeo no Youtube, mas isso eu já considero até um luxo. Estou numa fase em que eu já ficaria feliz se eu conseguisse manter uma conexão estável por uma hora. Mas não: cai, e pior, não volta. Sinal, cadê você????

Eu até consigo ler e aprovar comentários no celular durante o dia, mas não posso respondê-los, porque estou no trabalho. O que quero dizer é: eu não abandonei vocês! Estou lendo o que escrevem. E também desejo dizer que estou bem de saúde - agradeço a preocupação e carinho de vocês nos comentários e emails. Continuo daquele mesmo jeitinho que vocês viram no filme Hepatite C, Sem Medo: vida normal, sem sintoma algum.

Bem, estou quase igual ao que vocês viram no filme. Uma das mudanças de 2011 foi um par de próteses de silicone, que me deixaram, digamos, mais "ajeitadinha". Eu tenho hepatite C, mas sou uma mulher normal, viu? =)

Ana Flor versão 3.3 - mais ajeitadinha

Vamos às notícias: em novembro, refiz todos os exames do perfil hepático. Tudo dentro do esperado: TGO, TGP e GGT levemente alteradas, como de costume - TGO = 49 U/L, TGP =  68 U/L, GGT =  95 U/L. A novidade é que em breve farei a tal elastografia hepática (ou Fibroscan) - exame não invasivo que substitui a biópsia. Claro que contarei tudo com detalhes pra vocês depois, em primeiríssima mão. Então, aguardem...

O retratamento ainda não está nos meus planos para 2012, mesmo com os inibidores de proteases - salvo se o resultado da elastografia indicar uma piora considerável no nível de fibrose, o que não há de acontecer. Já expliquei aqui o porquê: Nem todos os portadores de hepatite C usarão os novos medicamentos.

Vou dizer o que está nos meus planos para o ano novo: ser feliz! Mas isso vocês já sabiam, né?



Para terminarmos o ano, achei bem pertinente lembrarmos um trecho do famoso discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford em 2005:

Quando eu tinha 17 anos, li uma frase que era algo assim: “Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia ele realmente será o último.” Aquilo me impressionou, e desde então, nos últimos 33 anos, eu olho para mim mesmo no espelho toda manhã e pergunto: “Se hoje fosse o meu último dia, eu gostaria de fazer o que farei hoje?” E se a resposta é “não” por muitos dias seguidos, sei que preciso mudar alguma coisa.
Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo - expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar - caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração.
Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração.
O seu tempo é limitado, então não o gaste vivendo a vida de um outro alguém.
Não fique preso pelos dogmas, que é viver com os resultados da vida de outras pessoas.
Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior.
E o mais importante: tenha coragem de seguir o seu próprio coração e a sua intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário.

Deixemos o que é secundário em seu devido lugar!


Um 2012 bem especial para todos nós. E como escreveu brilhantemente a Tatiana Kielberman no Retratos da Alma: que ele venha leve!

7 comentários:

  1. Olá Ana,

    2011 decididamente não foi um ano ruim...

    Mas espero que 2012 seja melhor...

    E claro, sinto muito a falta de seus post aqui...

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana

    Como disse o Geraldo, também sinto falta dos seus posts por aqui mas o que importa é que tu está bem.

    Que venha 2012 e que seja um ano ótimo pra todos nós.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ana!
    Bom saber que está melhor!
    Desejo que tudo o que almeja, torne-se realidade...
    Que o amor pelo próximo seja uma constante em seu viver e que sua jornada esteja sempre repleta de bênçãos angelicais!
    Que você possa somar todas as alegrias e dividir seu entusiasmo de ser feliz com os que ama e quer bem!
    Muita saúde, paz e amor em seu coração!
    PRÓSPERO ANO DE 2012!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    Pesquisando na internet, dei de cara com esse seu blog, que achei fora de série, de muita coragem da sua parte.
    Eu também sou colega do BB e desde 2007 tive conhecimento de ter sido contaminado com hepatite c. Só que até dezembro último, quando fiz uma nova biópsia eu era, até então, A1F1. Mas, nessa nova biópsia já deu A1F2. E assim, o médico acha que já é hora de eu dar início ao tratamento.
    Aí, ele me indicou o SUS, tratamento gratuito. Porém, quando fui procurar a farmácia de alto custo aqui da minha cidade em Minas, me deram um monte de papéis para que eu e meu médico possamos preencher para que possam montar um processo. Me disseram que, a partir daí, se tudo estiver certo e não tiver nenhum erro no processo, o remédio sai. Porém, é preciso esperar até uns 3 meses. Para mim, que queria começar o tratamento ontem, me pareceu uma eternidade.
    Diante disso, resolvi, dentro dos próximos dias, procurar a Clinicassi mais próxima para pleitear o tratamento por lá.
    E aí, eu queria saber de vc se encontrou alguma resistência para obter esse tratamento lá na Cassi. Porque vc disse que seu médico havia lhe dito que eles são obrigados a custear esse tratamento. Estou certo?

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu estava esquecendo nesse post que acabei de mandar de me referir a uma notícia que me chegou, do Grupo Otimismo, sobre uma pesquisa feita em Israel e que comprovou que a adição da vitamina D ao tratamento com interferon e ribavirina aumenta as chances de cura num percentual bastante significativo. Se assim for, é mais uma boa notícia para todos nós. Graças a Deus.

    ResponderExcluir
  6. Ana,
    Descobri que tenho Hepatite C no ano passado. Comecei o tratamento em Janeiro/2012. Estou respondendo bem e não tive nenhuma reação forte. Levo uma vida normal.
    Foi meu marido quem me apresentou o Animando-C. Confesso que fiquei um tanto comovida com seus relatos, reações do tratamento, que até chegaram a me perturbar.
    Claro que tudo varia de pessoa pra pessoa, então, eu tinha mais era que relaxar...
    Sua página foi uma inspiração para mim, por isso, eu criei um blog para relatar desde a descoberta da doença, início do tratamento e as reações. Tenho certeza que minhas experiências darão força pra muita gente como as tuas me deram.
    Um grande abraço da Helena
    Se puder visite: http://tratandodahepatite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ana, tudo bem ? há algum tempo também tive uma surpresa com um resultado Anti HCV positivo. Ao fazer outros exames descobri que não tinha o vírus. Durante o tempo em que achei que estava infectada, fiz muitas pesquisas na web e não achei ninguém que estivesse nos 15 a 20% de não infectados, por isso resolvi montar um blog para contar a minha história e mostrar para as pessoas que elas devem fazer exames complementares!

    http://cuide-c.blogspot.com.br

    Parabéns pelo seu trabalho com o animando-c , estou torcendo pela sua cura, boa sorte!

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?