Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Hepatite C e Animando-C na TV


Motivado pelas campanhas Dia da Mulher - Quebre o silêncio das hepatites e Dia da Mulher - A vida pode ser positiva com ou sem Aids, o Programa Cenas do Brasil da NBR convidou-me para entrevista ao vivo ao lado de Eduardo Barbosa, Diretor-adjunto do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Confira abaixo o programa que foi ao ar em 04/04/2013 e reprisado várias vezes nos dias posteriores (duração: 55 minutos).

 
  
Eu sempre fico nervosa em frente às câmeras, mas dessa vez fiquei infinitamente mais, por toda a tensão de um programa ao vivo. Feliz que tenha dado tudo certo. Dizem que nem dá pra notar que eu estava morrendo de nervosismo. ;)
O que vocês acharam?

8 comentários:

  1. A entrevista está ótima, você fala muito bem e com conhecimento de causa! E o filme com as mulheres portadoras é simples e maravilhoso!
    Muitíssimo obrigada por manter o blog! Há pouco mais de um mês descobri, por puro acaso, que sou portadora do vírus da hepatite C e, pelo meu histórico, eu o peguei no salão de beleza. As informações transmitidas pelo blog me ajudaram muito a me reestabelecer emocionalmente depois da descoberta. Ainda não sei qual será o prognóstico para o meu caso, mas seu exemplo é, com certeza, um enorme incentivo pra mim e minha família (já nos animamos!). Depois de muito ler, o que posso dizer é que estou muito feliz por ter descoberto precocemente que sou portadora do vírus; mudará inclusive a prevenção a outras doenças e meu cuidado com minha saúde.
    Mais uma vez: muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço seu carinho e incentivo! Depoimentos como o seu me fazem ver como tudo vale a pena.
      Beijo grande!

      Excluir
  2. Convite para o I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde.
    Data: 08/06/2013 das 09 às 17 hs em São Paulo/SP
    Inscrições Gratuitas "limitadas" www.blogueirosdasaude.org.br

    Porque Blogs e Fan Pages são coisas sérias!! Venham compartilhar deste momento e juntos aprendermos o melhor caminho para construção de politicas públicas em saúde em nosso país!

    Aguardamos sua inscrição!!
    Nosso e-mail webmaster@blogueirosdasaude.org.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que naquela data era impossível minha presença em SP. Quem sabe no próximo? De qualquer forma, obrigada pelo convite.

      Excluir
  3. Muito bom!!!! Estou estudando DST's para meu TCC e me ajudou muito!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Christina, moro em Campinas SP, e estou na 21 semana do meu tratamento de. Hepatite C 3, fibrose 3. Estou lutando muito para chegar ao final do tratamento. Hemoglobina, 7.5, com 4 eritropoetinas por semana. 2 filhratim e diminui para 2 ribavirinas por dia pois tenho tifo muita pressão baixa e desmaio. Gostaria de saber se vocês conhecem pacientes com esse perfil. Aguentei firme, pois desde o início do tratamento, sempre tive anemia e neucropenia severas. Só não tinha desmaios. Vcs acham que isso pode comprometer meu resultado? Obrigada, vcs são bem importantes para nós. Meu email cardoso.christina@gmail.com. Obrigada. Chris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris, continue firme!! É difícil mesmo, mas pelo que vejo você está sendo acompanhada por um médico competente, que está fazendo os ajustes necessários em seu tratamento frente aos efeitos colaterais que você tem apresentado.
      Pessoalmente, não conheço ninguém que tenha apresentado desmaios. Mas não me surpreende, perante a "agressividade" dos medicamentos.
      E tenho certeza que isso não influenciará nos seus resultados. Baixar a dose de ribavirina não é o ideal, mas é necessário em muitos casos. Tenho uma amiga que precisou parar completamente o tratamento antes do tempo, por causa de uma alegia, e mesmo assim permanece negativada até hoje.
      O que posso te dizer é que as pesquisas mostram que a anemia é um ótimo sinal!! As pessoas que ficam curadas costumam apresentá-la durante o tratamento. :)
      Então... força! A gente é mais forte do que pensa. Você consegue! Fico aqui torcendo.
      Um abraço bem apertado

      Excluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?