Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Aprovado novo medicamento para hepatite C no Brasil

O ano novo começa com uma excelente notícia para os portadores de hepatite C: esta semana a Anvisa aprovou o Daclatasvir, primeiro dos três medicamentos que aguardam incorporação no tratamento pelo SUS. A aprovação do Sofosbuvir e Simeprevir também deve ocorrer em breve. Saiba mais aqui.

O próximo passo é a aprovação do medicamento pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), que avaliará o seu custo para o sistema público. Segundo Carlos Varaldo, do Grupo Otimismo, não deveremos ter problemas durante essa etapa, uma vez que "a introdução do tratamento oral da hepatite C representa uma extraordinária economia de recursos para o sistema. Com o mesmo orçamento atual passam a ser curados a cada ano em torno de 25.000 infectados, contra os 6.000 atuais." 

#selfieHepatiteC

Enquanto celebramos a notícia, que tal nos mobilizarmos mais na campanha?

A Ong C tem que saber C tem que curar está organizando uma ação muito bacana nas redes sociais. Poste uma selfie fazendo o C da hepatite e ajude a chamar a atenção das pessoas para esse grave problema de saúde pública. Lembre-se que a maior parte dos infectados ainda não sabe que tem a doença e, por isso, não está tendo os cuidados necessários. 

E de quem é a responsabilidade de ajudar essas pessoas? Não, não é só do governo caso você tenha pensado isso. É nossa também, que temos a informação. E conhecimento serve para ser compartilhado.

Então... bora lá salvar algumas vidas conosco? Participe!


Participe da campanha solidária FAÇA UMA SELFIE EM PROL DA HEPATITE C, promovida pela Organização de apoio formada por portadores da Hepatite C C TEM QUE SABER C TEM QUE CURARwww.ctemquesaber.com.brPoste a foto na Fan Page C Tem Que Saber - C Tem Que Curar com a hashtag #selfieHepatiteC. Esta ação social vai chamar a atenção das pessoas informando sobre a importância do teste específico, que é gratuito nos município . E mostrar a realidade que essa doença provoca com a cirrose e câncer de fígado se não tratada a tempo. Alertar que a Hepatite C tem tratamento gratuito garantido pelo SUS e tem cura. Desmistificar o tema e salvar vidas. São 12 óbitos precoces ao dia no Brasil e isso se dá pela falta de informação e detecção tardia. Necessário amenizar esse quadro. Dos cerca de 3 milhões de brasileiros infectados apenas 10% sabem que tem a doença. No mundo os portadores de Hepatite C somam entre 170 a 200 milhões com 500 mil mortes precoces ao ano. Um grave problema de saúde pública.Por isso pedimos o seu apoio com esse gesto .http://noticias.r7.com/saude/ong-faz-campanha-por-selfies-contra-hepatite-c-04012015

4 comentários:

  1. Olá Ana Flor, tudo bem?
    Eu lhe escrevi no mês passado dizendo que tinha terminado o tratamento e estava aguardando o resultado do exame que saiu, mas infelizmente o vírus retornou. Lembrei-me da sua postagem " O soldado que sorri " pois agora também sei o que é passar pela experiência da derrota. Mas preciso me reerguer e fortalecer, já que se por um lado aconteceu isso, por outro os novos medicamentos estão chegando e certamente com eles conseguirei a tão esperada cura e também você e os outros portadores. Este ano de 2015 será o ano da nossa vitória. Pelo fato de ter um dano hepático mais avançado, F3 pela escala Metavir, só preciso decidir se vou esperar a incorporação destes medicamentos pelo SUS caso isso aconteça logo ou se vou ter que entrar com uma ação judicial caso comece a demorar, na próxima semana a médica vai ver o resultado do exame e vou conversar com ela sobre isso. Quando começar este novo tratamento vou avisar a todos.
    Um abraço e até logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena saber disso. Mas fique tranquilo porque você estará contemplado no novo protocolo - que deve ser liberado nos próximos meses - e eu não conheço ninguém que tenha usado os novos medicamentos e não tenha ficado curado. Além disso, não há relatos de efeitos colaterais debilitantes. Gostei de ver sua animação! É isso mesmo! #tamojunto

      Excluir
  2. Oi Ana. Poderia passar seu email!!! Obrigada!!!! Duvidas!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode usar o formulário de contato do blog.
      Abraço

      Excluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?