Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Vegetarianismo, ansiedade e depressão

Há alguns meses, recebi recomendação médica para reduzir o volume de minhas atividades, porque comecei a ter alguns sintomas de stress. Mas gente.. se eu estou super acostumada a um ritmo de vida bastante agitado, com muitas responsabilidades, então por que isso agora?

Eu explico.

Esse ano fiz uma mudança drástica na minha alimentação. Participei de um retiro de Acroyoga num final-de-semana MARAVILHOSO na Chapada dos Veadeiros (Goiás), durante o qual se adotou uma alimentação vegetariana. Eu me senti tão bem - ideologicamente falando, pensando nas alminhas dos bichinhos - que continuei sem comer carne depois disso.     



Nem relacionei esse fato quando tive uma crise de ansiedade e depressão, que me deixou prostrada na cama e de licença do trabalho por três semanas.  Dá pra acreditar? Uma das pessoas mais animadas da face da Terra tendo de tomar antidepressivo e Rivotril? Mas a verdade é que praticamente passei os dias todos do mês passado apenas dormindo. E triste. Muito triste. :(

O engraçado é que a vida inteira eu li que a carne vermelha causa depressão, e não o contrário. Mas eis que o Dr. Google me alertou para essa hipótese: Mulheres que consomem carne vermelha possuem 50% menos chance de sofrer com depressão. Consultei duas nutricionistas, inclusive uma vegetariana, e, com base nas conversas que tivemos, resolvi adiar essa decisão de deixar de comer carne para um outro momento.

Foi uma decisão difícil, mas acertada. Há três semanas eu voltei a comer carne, e sabem como me sinto?


Lembram do filme Amanhecer Parte 1 (Saga Crepúsculo), quando a Bella Swan, humana, grávida de um bebê meio-mortal-meio-vampiro, estava praticamente morrendo e ninguém sabia o que fazer para salvá-la? Até que se tem a ideia de que o bebê poderia estar precisando de sangue humano. Ela toma de canudinho uma bolsa de sangue e, imediatamente, começa a melhorar.

Pois bem, foi isso o que aconteceu comigo - pulando a parte do sangue humano, já que o sangue bovino foi suficiente no meu caso. :) O fato é que, nessas três semanas em que voltei a comer carne, já me sinto voltando ao normal, mais forte e menos triste. As pessoas próximas que acompanharam tanto a fase difícil como esse início de recuperação não têm dúvidas de que a causa foi realmente a ausência da carne na alimentação. Algumas amigas vegetarianas ainda juram que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Na minha opinião, há fortes indícios de que tenha sido, embora eu não possa afirmar isso.

  • A parada de ingestão de carne foi a única mudança significativa na minha vida nesse ano, o restante continua tudo igual. Ou seja, não há um fato gerador para uma crise de ansiedade e depressão.
  • Eu já tive uma depressão em 2001, da qual levei dois anos para me recuperar, tendo que tomar antidepressivo e fazer psicoterapia. De lá para cá, nunca mais tive depressão: mesmo com a morte de pessoas amadas ou com o tratamento com interferon e ribavirina, que tem a depressão como um dos efeitos colaterais. Sabem o que é curioso? Que agora eu reflito que naquela época eu estava tão ferrada de grana, que eu não tinha dinheiro para comer carne todos os dias. Acho que eu comia carne a cada 15 dias, se isso. Fico pensando se não aconteceu justamente a mesma coisa, já que também parei de comer carne bruscamente. Não há como saber. 
  • Na Dieta do Grupo Sanguíneo, o tipo "O" (o meu) é considerado o grupo carnívoro, em que a carne é base da alimentação. Minha nutricionista disse que essa dieta não é validada cientificamente e, portanto, não deve ser considerada. Mas, segundo ela, o que é confirmado cientificamente é que o sangue tipo "O" seria mais antigo e necessitaria de mais proteína que os demais. 
  • Ainda minha nutricionista explicou que alguns organismos não se adaptam ao vegetarianismo, possivelmente por questões genéticas, e que as consequências que ela vê nos pacientes estariam justamente ligadas à questão de neurotransmissores. Eu substituí a carne por grande quantidade de ovos, achando que essa proteína animal seria suficiente (não sou uma total irresponsável hehe), mas, novamente segundo a nutricionista, a proteína do ovo não tem a mesma quantidade de aminoácidos presente na carne.

O interessante é que a crise não aconteceu porque eu tinha vontade de comer carne. Não tinha. Fui a churrascos naquele período e nem me senti "tentada". A verdade é que eu não tinha vontade de comer carne. E, aos poucos, fui deixando de ter vontade de comer qualquer coisa. Não sentia forças para levantar da cama para comer :(

Eu ainda tinha a opção de fazer uma tentativa de suplementação com aminoácidos sintéticos, mas achei que esse não era o melhor momento, já que tenho a intenção de fazer um novo tratamento da hepatite C e preciso estar forte e 100% pronta para a batalha.

Segundo minha nutricionista, é possível que leve uns três meses para que eu me recupere totalmente, e devo considerar continuar o antidepressivo até lá.

De qualquer forma, toda crise é um momento de reflexão e mudança. Então estou aproveitando o momento-perrengue para, mais uma vez, reavaliar minha vida. Especialmente o excesso de atividades e responsabilidades. Estou querendo ter uma vidinha mais tranquila agora, mais de "gente normal" com tempo para ficar em casa de pernas pra cima sem fazer nada no final-de-semana. E isso talvez signifique eu diminuir minhas postagens nos blogs/redes sociais e os trabalhos voluntários. ["Diminuir" não é "parar", não se preocupem]

Se eu desisti de ser vegetariana? Não. :) Mas tentarei fazer isso de forma mais planejada - e com acompanhamento - no futuro.

Peço desculpas pela minha ausência, mas agora vocês entendem o motivo.
Agradeço a todos que mandaram mensagens preocupadas comigo, por fazer algum tempo que não postava nada no blog. Vocês são uns amores e enchem meu coração de alegria. <3

PS: E meu novo tratamento? Foi negado pelo plano de saúde. :( Recebi a correspondência hoje, indeferindo meu recurso em última instância lá dentro - sem sequer uma justificativa. Então aguardem as cenas dos próximos capítulos...


Atualização em  12/11/2017: dois anos após escrever esse texto, o que posso dizer é que não acredito mais nele. Voltar a comer carne não me trouxe benefício algum. Para começar, não curei a ansiedade nem a depressão (mesmo fazendo tratamento com remédios psiquiátricos) - o que automaticamente já mostra que não havia relação direta entre a doença e a falta de carne. Ou seja, falso

Mas e a pesquisa científica que você citou? Ah a Ciência... todos os artigos baseavam-se em apenas UM estudo - e isso, caros amiguinhos, não pode ser considerado como referência, mesmo porque não sabemos por quem ele foi financiado. Hoje me considero ingênua por ter acreditado nisso - e meio idiota por ter compartilhado no blog com tanta convicção. Peço desculpas a vocês, leitores e leitoras.   

Cheguei a um momento de vida em que não aguento mais ficar doente. Os efeitos colaterais dos remédios para uma coisa me geram outra doença na semana seguinte. Além disso, minha caminhada moral está tornando cada vez mais incoerente o fato de comer carne. Nesse sentido, estou reconsiderando o veganismo. Para entender melhor sobre o que estou falando, assista o documentário "What the health" - está no Netflix. 

Espero daqui há dois anos poder voltar aqui me sentindo menos envergonhada de mim mesma. Fica o alerta: cuidado com o que você lê e ouve. Muitas vezes selecionamos apenas aquilo que confirma o que estamos querendo acreditar. E isso pode ser um grande erro. Vale para tudo!  


Atualização em 21 de abril de 2020: Continuo vegetariana e muito feliz! Sem depressão nem ansiedade. Acho que o segredo foi buscar acompanhamento de nutricionista, inclusive para suplementação de vitaminas (que onívoros também podem precisar).   

20 comentários:

  1. Olá, muuuuito bom o seu post. Tb estou numa saga para parar de comer carne. As razões são muitas, incluindo as ambientais e espirituais (tadinhos dos bichinhos) a até a sensação de indisposição e sono (incapacitante mesmo) e terminando nos efeitos sobre o humor (a explicação dos psiquiatras sobre a competição do triptofano nos receptores de serotonina e no excesso de hormônios na carne me parece plusível por enquanto). Do seu relato noto q comigo aconteceu o contrário: sempre q fico sem comer carne vermelha tudo muda imediatamente (e perdura...) o humor, a disposição, até fico mais bonita (meu rosto desincha e as olheiras somem) mas eis q os dias passam e sinto vontade de comer carne (parece q esqueço das más sensações) e depois de comer carne.... me lembro do mal q ela me faz. :/ vou acompanhar sua "saga" tb pra aumentar minha força de vontade. Ainda bem q quase nao tenho vontade de comef carne vermelha, senão estaria " frita" (como um bife! Kkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Passando aqui quase 5 anos depois e lendo alguns comentários que na época não consegui responder (desculpa!). Me conta: como você está agora? Conseguiu seguir firme no vegetarianismo? Espero que sim! Beijos

      Excluir
  2. muito bom! obrigada por compartilhar! amei!

    ResponderExcluir
  3. Sou vegetariano há 7 anos e sofri uma crise de depressão recentemente. Este post me ajudou demais. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá. Sou vegetariano há cerca de 15 anos ou mais. Decidi ser vegetariano por conta própria (irresponsabilidade minha). Eu sinto todos os sintomas que vocês citaram, além do desvio de atenção, falta de atitude, e por aí vai... Eu não sei o que fazer, pois estou com nojo de carne. Alguém pode doar algum Conselho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para relacionarmos esses sintomas diretamente à falta de carne. Até no meu caso pode ter sido coincidência. Você deveria consultar um nutricionista. Acho que voltar a comer carne NÃO é uma opção no seu caso. Melhoras!!

      Excluir
  5. Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, coloquei vegetarianismo e depressão e fui parar no seu blog. Eu voltei a ter cólica menstrual quando parei de comer carne e não queria voltar a tomar anticoncepcional e começei a pesquisar. O problema é que as carnes são fontes de zinco, no reino vegetal geralmente tem muitos fitatos que atrapalham a absorção do zinco (além de encontrarmos em menor quantidade também) tentei suplementar zinco, mas atacou meu estômago então voltei a comer carne. Tem mais detalhes se quiser eu te explico melhor mas resumidamente eh isso, deficiencia de zinco tambem tem relação com depressão. Adorei sua postagem, melhoras para ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Bianca... aí a gente descobre que o problema não é exatamente a falta da carne, mas alguns nutrientes que podemos não estar adquirindo em outras fontes, né? Agora estou vegetariana há mais de dois anos e me livrei da depressão e ansiedade nesse caminho, mas sempre com suplementação adequada. Me conta como vc está hoje por favor. Beijos!

      Excluir
  6. Essa tristeza também pode estar ligada à falta de B12, que também acontece não só com vegetarianos, mas com onivoros. Acessem o grupo B12 na dieta vegetariana, mesmo não sendo vegatariano. Lá tem informações preciosas e atualizadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante isso! Às vezes precisamos suplementar vitaminas, mesmo não vegetarianos. Nossa cultura não dá muita importância para isso, mas aos poucos vamos despertando, né?

      Excluir
  7. Envergonhada do que? Não seja tão dura consigo! vc é apenas um ser humano com inseguranças e dúvidas mas ao menos vc tenta se auto conhecer se não qual seria o sentido de td?
    "Estudo a mim mesmo mais que a outro assunto. É a minha metafísica, é a minha física" (Michel de Montaigne)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! Obrigada! É isso mesmo: aceitar nossas vulnerabilidades com generosidade, olhar pra dentro de si e crescer sempre! Gratidão

      Excluir
  8. Eu vou fazer o caminho reverso, pois sofro com depressão, fobia social e tendências suicidas, então decidi que já passou da hora de tomar uma atitude que realmente causará algum efeito significativo na minha vida, posso até piorar, mas será uma grande possibilidade de autoconhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei! Se puder, compartilha com a gente o seu resultado?

      Excluir
  9. Sou vegetariano a 14 anos.

    O meu problema e um pouco diferente. Estou com a memória afectada.. e ando a procura de uma solução a imenso tempo. Todas as análises deram óptimas inclusive a B12.

    Como todos os nutrientes.. e mesmo assim não consigo resolver o problema.

    Ultimamente comecei a aumentar as calorias e sinto me melhor.
    Tenho de investigar melhor.

    Conselho para todos nós, senão houver solução visível procurem na no vosso interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o seu conselho! É isso mesmo!
      Muitas coisas afetam a memória além da B12, inclusive a idade. Eu tomei o vidacell da Jeunesse e senti um up com poucas semanas de uso: https://trabalhadanabeleza.jeunesseglobal.com/pt-BR/vidacell
      É uma farinha específica de arroz. Pra deixar bem claro, esse e-commerce que indiquei é meu. Mas acho que existem outras formas pela alimentação de conseguir resultados semelhantes. Pesquise também sobre shots para desjejum.
      Vidacell é muito bom, mas entendo que para algumas pessoas é inacessível por causa do preço.
      Beijos!

      Excluir
  10. Interessante...fui totalmente o contrário! Sempre fui pra baixo, passava mal de ansiedade e síndrome do pânico e tinha indícios de depressão ! Eu simplesmente não tinha vontade de fazer nada . Fazia atividade física e me cansava muito até ir na nutricionista e descubrir sobre minha diabetes tipo 1 . Pesquisei e pesquisei e então virei vegetariana! Desde então emagreci 14 quilos em 4 meses, minha pele ( tinha muita espinha ) melhorou muitooooo!!Minha ansiedade está totalmente controlada e (sem remédios) não tenho mais problema e transtornos psicológicos nenhum ! E advinhaaaa!!! Minha diabete está nula! Outra coisa que aconteceu também é que agora sem a carne estou mais leve e mais disposta para atividades físicas ( comecei a correr ) e super feliz!!! Bem saudável sem carne ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia esse relato! Eu estou vegetariana há mais de dois anos agora e me sinto muito bem. Bjs!

      Excluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?