Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Publicado protocolo de tratamento da hepatite C que contempla F2

As ongs de apoio a portadores de hepatite C denunciaram que mudança alguma havia acontecido após o anúncio do Ministro da Saúde de que o tratamento da hepatite C seria ampliado para todos os pacientes com fibrose hepática F2 [leia aqui]. A resposta veio no dia 04/09/2017, quando o novo protocolo de tratamento da hepatite C pelo SUS foi publicado no Diário Oficial da União.

Pacientes F2 devem marcar consulta com seus médicos imediatamente para dar entrada no pedido de tratamento. 

http://www.aids.gov.br/system/tdf/pub/2017/64644/pcdt_hcv_web.pdf?file=1&type=node&id=64644&force=1
Faça download e leia o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Hepatite C e Coinfecções no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)


Outro problema denunciado pelas ONGs foi a falta de medicamentos em alguns estados. Agora artigo publicado pela Agência de Notícias das Hepatites prevê que os medicamentos comecem a chegar aos pacientes em até 60 dias.  

Para aqueles que já estão com toda a documentação aprovada nas secretarias estaduais de saúde dos estados e no ministério da saúde, o que estimo que devam ser uns 6.000 pacientes, o recebimento do tratamento poderá demorar entre 30 e no máximo 60 dias, acontecendo em outubro, já que os contratos de compra foram assinados no final de agosto, os medicamentos são enviados desde os Estados Unidos, chegando em Brasil vão para a alfandega, a ANVISA deve inspecionar se tudo está conforme para poder liberar, daí vão para o deposito do ministério da saúde quando então são separados e enviados aos depósitos centrais dos estados para esses então realizar a entrega aos pacientes. 

Parabéns a todos os envolvidos, em especial aos técnicos do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais! Deve ser difícil conciliar a restrição de recursos e burocracia do governo com os anseios da população, mas parece que até agora estamos tendo um final feliz. 

3 comentários:

  1. Resultado para Hepatite C = reagente
    PCR = 6,7. O que quer dizer? Por favor.

    ResponderExcluir
  2. já passei por todos os processos de documentação que eram pedidos, inclusive o genótipo 1. Quando fui entregar este exame disseram que estavam faltando o tipo de genótipo específico (1a ou 1b...). Há quatro meses estou esperando pelo tratamento, tenho fibrosef2. Alguém pode dizer se é necessário o tipo de genótipo? podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Joice, eu também tive essa mesma exigência, o resultado que o próprio laboratório forneceu é 1b, próxima exigência foi para a hepato mudar a receita, para uma que é mais eficiente para 1b. Cumpri tudo há mais de um mês e até hoje aguardo a chamada pra buscar o remédio. Acordo todo dia sonhando em receber a tal ligação,pois sei que nessa fase F4,com cirrose, cada minuto perdido é importante pro figado...

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?