Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Ongs e Grupos de apoio

Acho louvável o esforço das organizações civis, independente da área de atuação. Pessoas que realmente acreditam em suas causas e lutam por um mundo diferente. Quero falar aqui dos grupos de apoio aos portadores de hepatite e da importância que eles têm. Primeiro, no campo individual: ao fazerem diferença na vida das pessoas que buscam informação e conforto (e que talvez não tivessem outra fonte para alcançar isso). Depois, no campo coletivo, pois sua ação pode influenciar a sociedade e até as políticas públicas.

Na sessão "Tem a ver com esse blog", trago alguns links desses grupos. Se você conhecer outros, por favor indique aqui no campo "comentários", para que possamos enriquecer as fontes de consulta. Eu acompanho sempre o site do Grupo Otimismo, que traz informações atualizadas e de fontes confiáveis (com comentários pessoais do autor, Carlos Varaldo). Vale também destacar a AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO, uma iniciativa recente, mas bem promissora. Não conheço pessoalmente as pessoas que participam desses grupos, mas acompanho suas atividades pela net. Os links estão aqui no blog.

Obrigada, pessoal, pelo apoio que vocês dão a todos nós!

Já contei em outro post que acredito que cada um de nós é responsável pela sociedade que vivemos. Nossas ações (ou omissões) do dia-a-dia constróem o mundo que temos hoje e o mundo de amanhã. Uma pequena ação não muda nada. Mas várias pequenas ações juntas fazem muita diferença. Por isso, se cada um vivesse sob a máxima do "não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você", já teríamos um bom começo. E se conseguíssemos extrapolar isso e agíssimos da forma positiva "FAÇA aos outros o que gostaria que FIZESSEM com você", aí sim acho que estaríamos num mundo bem mais justo e humano. "Yes, we can change"!



Confira os telefones de vários grupos pelo Brasil no link: Portal da Hepatite - Grupos de Apoio



5 comentários:

  1. Flor, você já divulgou seu blog nesses grupos de apoio??? ´Seria bom tentar colocar um link para seu blog lá. Você já colocou contador de visitas no seu blog???
    Beijo
    Dri*

    ResponderExcluir
  2. Querida Flor!
    Parabéns por ser essa pessoa generosa, que da sua propria dor tira forças para lançar sementes de esperança a tantos que se defrontam coma hepatite c, muitas vezes em desigualdede de condições pelo desconhecimento do tema.
    Que Deus ilumine tua caminhada, pois serás como um farol em nome Dele!
    Um forte abraço dos irmãos do Grupo Pesquisa Hepatite c, do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. São manifestações como essa que nos dão mais forças pra seguir em frente! Obrigada, pessoal! Que Deus acompanhe a todos nós.

    Dri, essa é uma das idéias de divulgação que está no meu "plano de comunicação". Mas não estou dando conta! Acho que vou ter que tirar uma semana de licença no trabalho para colocar as idéias em prática (rs!). Só de conteúdos de posts para escrever têm 17 aguardando na minha lista. Quanto ao contador, eu fiz algumas pesquisas sobre o assunto e achei que seria mais eficiente acompanhar o blog pelo Google Analytics (e estou gostando mt dessa ferramenta, recomendo!). Aproveito a deixa para pedir àqueles que acharam esse blog interessante que me ajudem a divulgá-lo (um dos efeitos colaterais do tratamento é eu ter ficado meio abusada, rs!). Conto com vcs!

    ResponderExcluir
  4. Duas são as premissas que vejo no blog: sozinho não sou ninguém, mas compartilhando minhas dúvidas, meus anseios, minhas experiências com outras pessoas, sejam elas interessadas, familiares ou portadoras da Hepatite C, passo a participar de uma corrente positiva que vai ajudar, de alguma maneira, os infectados a vencer a doença. E segundo, através da informação e a intercambio dela, levo a um número exponencialmente surpreendente de pessoas a luz que vai aclarear a dúvida e, quem sabe, reverter o pessimismo de algumas dessas pessoas. Isso é um blog, essa ferramenta com uma força imensa de propagação. Basta que alguém lance a semente. Com o Animando-C, ele começa a germinar.

    ResponderExcluir
  5. Complementando o comentário anterior: amigos e amigas, vamos participar, vamos dividir nossas experiências com todos os intessados. Sou familiar da Flor e sei o quanto ela vai lutar contra todos os inconvenientes que surgirem pelo seu caminho. E vai procurar ajudar sempre os que estão nessa mesma canoa. Ela é guerreira por natureza. Que a sua fé, otimismo e generosidade sirva de exemplo para todos. Não desanimem nunca.

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?