Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sábado, 25 de abril de 2009

Efeitos colaterais... mas estou de pé!

Por que eu estou aqui no computador ao invés de estar deitada, se estou me sentindo mal? Porque eu DECIDI que não vou me deixar abater.
Eu entendo que preciso repousar, não canso de ouvir isso do meu médico, da minha mãe, dos meus amigos etc. Reconheço os meus limites (tanto que agora eu deveria estar num compromisso, mas sei que não tenho condições de sair de casa). Sair me cansa demais, mesmo que seja em locais próximos, mesmo que eu não dirija. Fico exausta depois.

Só que se eu ficasse deitada o tempo todo que tenho vontade de ficar deitada, eu não levantaria da cama. Eu não estaria trabalhando. Eu não escreveria uma linha nesse blog. Se eu fosse esperar me sentir bem para fazer alguma coisa, para ir a algum lugar, eu não faria nada. E eu sei, por experiência própria, que isso é um círculo vicioso: se eu cedesse, iria perdendo a vontade de fazer as coisas e, como dizem, "cabeça vazia é a morada do Dia...". Aí eu ia me compadecer de mim mesma, começar a focar nas dificuldades e passar a sofrer. Não, não e não! (estou falando igual à minha filha... "não" é a palavra que ela mais repete o dia inteiro). Como eu disse no post sobre depressão: eu não quero nunca mais passar por isso.

Mas é preciso ir com calma, respeitar o corpo que está debilitado. É preciso respeitar o momento de cada um, a história de vida de cada um, a personalidade de cada um. Uma pessoa não reage igual à outra, nem reage da mesma forma o tempo todo. E aqueles mais próximos precisam ter muita paciência com a gente, porque são eles que nos dão sustentação nesse momento. É difícil pra todos, eu sei. Mas quem será que está sofrendo mais? Acho que as palavras chaves aqui são generosidade, cuidado...


... e fé!

4 comentários:

  1. Tudo bem, mas vai com calma guerreira, otimista e generosa Flor.
    Equilibrio é a palavra-chave de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor. Admiro a sua força e perseverança. Fico feliz em ver seu exemplo, a forma como você está enfrentando a doença, sem intimidação e principalmente se apoiando na VIDA e em tudo que ela traz de bom e de belo. Faz com que eu traga a reflexão para minha própria vida, aprendendo a valorizar mais as minhas relações e minhas vivências e a tirar coisas boas delas, sempre. Conversar sobre o que passa em nossos corações e o que nos motiva a seguir em frente nos dá mais energia e força para seguirmos em frente e vencermos. E é essa palavra - VENCEDORA que eu atribuo a você, pois você é motivada pelo AMOR. Beijim

    ResponderExcluir
  3. EU NÃO IMAGINO O QUE VOCÊ PASSOU, EU SEI TUDO O QUE PASSOU, POIS ESTOU PASSANDO POR TUDO ISSO, EU COMECEI EM OUTUBRO E TERMINO EM OUTUBRO, A DURAÇÃO DA MINHA APLICAÇÃO É DE UM ANO. o CORPO SÓ PEDE CAMA, MUITOS NÃO ENTENDEM, ACHAM QUE É PREGUIÇA, MOLEZA, MAS SOMENTE QUEM PASSOU E PASSA SABE O SINTOMAS. SE NÃO TIVERMOS MUITA FÉ, MUITOS PENSAM ATÉ EM SE MATAREM. MAS ME EU TOMEI POSSE DA PROMESSA DE DEUS E CREIO NA MINHA VITÓRIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Deus é com você, e lhe dará muitas vitórias, no nome santo de Jesus! Devo começar o meu tratamento no final de novembro ou começo de dezembro. Tenho retrovirose. Sou soropositiva pro hiv há quase 23 anos. Graças ao bom Deus, a carga viral do hcv está indetectável, e a do hcv também. Creio que com a ajuda de Deus e apoio dos meus queridos, ficarei bem. Sei que Deus está no da minha vida e Ele me cinge de força. Entendo o que vc passa, pois os retrovirais que tomo, tem efeitos colaterais importantes.Uma coisa é certa, Deus nunca abandonará aqueles que o buscam. Muita saúde, amor e paz, pra você.

      Excluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?