Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

domingo, 1 de novembro de 2009

Efeitos colaterais do tratamento contra a hepatite C

Em novembro, faz 1 ano que comecei o tratamento contra a hepatite C. E também seis meses que parei, já que ele não deu certo.

Sinto que já estou recuperada. 100% novamente.
Sem sequelas do tratamento, a não ser pela memória que ainda não voltou a ser o que era antes (se bem que tem o fator "idade" agindo também).

O emocional vai muito bem, obrigada.
Pra quem tem a curiosidade de saber como me sinto com o fato do melhor medicamento disponível atualmente contra o vírus C não ter sido capaz de me curar, respondo que até que é tranquilo. Literalmente, o que não tem remédio, remediado está. Não me resta outra alternativa senão confiar no avanço das pesquisas. E me cuidar.


Sem sombra de dúvidas, as férias me fizeram muito bem. Desculpem o sumiço, mas eu também precisava de férias da internet!


Na foto, Flor e Florzinha em Muro Alto, Pernambuco.


É claro que não poderia deixar passar:
- Obrigada, Interferon, pelo corpinho!

Uma vez li na comunidade do Orkut que o tratamento da hepatite C é o sonho das mulheres: emagrece e deixa o cabelo liso.

Como meu cabelo já era liso, não posso corroborar a hipótese. Mas muitas pessoas relatam que, após a perda de cabelos, os fios novos nascem bem lisinhos.

Brincadeiras a parte, meus cabelos caíram bastante mesmo - motivo pelo qual adotei o corte curto, que aparenta mais volume e também dá menos desespero ao ver os fios no travesseiro e no ralo do chuveiro.
Mas agora eles estão crescendo bem depressa!

Emagreci uns 7 kg nos seis meses de tratamento.
Dizem que depois se ganha tudo novamente, em dobro.
Não aconteceu comigo. Estou ganhando peso sim, mas por causa da dieta super bombada da minha nutricionista. Aos poucos e gradualmente.

Mas cada organismo é diferente. Tem gente que não perde peso, tem gente que não perde cabelo, tem gente que perde TODO o cabelo (raro), tem gente que fica com o cabelo arrepiado.

O meu ficou (e ainda está) arrepiado, mas devido aos fios novos que, felizmente, estão nascendo. Engraçado é que eu fiquei com alguns fios das sombrancelhas arrepiados também, o que me lembra alguns efeitos colaterais inusitados que tive durante o tratamento.

Meu olfato ficou muito mais aguçado - e isso continua até hoje. Outras pessoas relatam o mesmo.
Por outro lado, todos os meus odores corporais sumiram. Não precisava nem de talquinho contra chulé, nem de desodorante.

Meus dentes escureceram - também relatado por outras pessoas. Fiz tratamento para clarear, usando durante o sono o gel passado pelo dentista. Vejam o resultado:

Como o dentista é amigo (e realmente muito bom), vale a indicação:

Clínica Odontológica Márcio Torrecillas
SEPS 705/905 Ed. Santa Cruz sl. 243
Asa Sul - Brasília (DF)
(61) 3443-4747


Outra coisa que aconteceu foi a impossibilidade de usar lentes de contato durante o tratamento. Parecia que tinha areia nos olhos e não adiantava pingar colírio lubrificante. Voltou ao normal uns dois meses após parar os remédios. Durante o tratamento, tive diminuição de meio grau de miopia num dos olhos (???).

Meus peitos diminuiram muito, mas acredito que se deva ao emagrecimento. Será que a hepatite C é impedimento para colocar silicone (risos)?

Mas acho que o mais inusitado durante o tratamento da hepatite foi o fato dos mosquitos não me picarem! Eu costumo brincar que meu sangue deve ser doce, já que normalmente eu sou o alvo principal deles, sem misericódia. Mas durante o tratamento não levei nenhuma picadinha sequer (e mosquito é bobo? Vai querer se drogar?).

Tive também os efeitos colaterais "comuns". Já falei sobre isso durante o tratamento e ainda terei a oportunidade de falar de novo num post futuro. Mas agora quero me dedicar aos efeitos colaterais que não aparecem na bula dos remédios.

Leia também:


Abordei o assunto na comunidade do Orkut e apareceram algumas coisas interessantes, que compartilho com vocês abaixo. A diversidade dos relatos mostra bem que cada organismo reage de um jeito. O importante é estar atento a todos os sintomas e sempre conversar com o seu médico sobre eles.

Aconteceu alguma coisa esquisita com você também?
Compartilhe com a gente nos comentários deste post!



"Um cheiro azedo que só eu sinto, é uma mistura de fezes com com alguma coisa ácida, ainda sinto e fico cheirando tudo inclusive a mim mesmo, e cheiro de queimado também.
Meus dentes também amarelaram eram bem mais claros da pra ver bem pelas fotos.
Minhas unhas descamaram estão finas que nem papel, até dói pra lavar louça porque esta quase na pele."

"Insônia e pesadelos"

"Aconteceu comigo. Meus cabelos voltaram "lisótricos" e os outros sintomas também.
Achei os dentes mais escurecidos mas a pele super melhor...rs.
Olfato super apurado...
Algumas coisas boas, outras nem tanto (sono...só às 2 da matina... e olha lá).
Fiquei mais sensível a hospitais (cheiros, aquela coisa...)
Não tenho muito mais paciência para futilidades de certas pessoas...a vida é muito preciosa!
Aprendi a ter calma, muito mais calma....rs"

"Fora os efeitos comuns, citados na bula, esse do cheiro incomoda bastante mesmo, vivo sentindo cheiro de chulé e merda e olho para todo mundo desconfiada.
Os pesadelos também são terríveis e o ronco aumentou tanto que eu mesma acordo com o barulho do meu ronco. Ando conversando muito também enquanto durmo, meus filhos dizem que ficar acordado aqui em casa à noite enquanto eu estou dormindo é aterrorizante.
Outra coisa que também estou estranhando é o paladar para doces e salgados. Meu marido anda reclamando que o sal da comida sumiu, mas eu provo e para mim está salgado demais. O açúcar também sinto com muita intensidade mesmo quando todo mundo está reclamando que o suco está sem açúcar.
Os pernilongos também me deixaram em paz, engraçado isso né???
Minhas unhas estão parecendo papel também e antes eu nunca tive problemas com as unhas.
Meus dentes também estão ficando amarelados e feios.
Por acaso os peitos caindo também é algum tipo de "efeito"??? Caramba, de uns meses para cá meus seios mudaram muito. Continuo emagrecendo mas não era para os seios cairem já que são pequenos. É perda muscular??? Estou tão flácida que já estou com medo. Depois desse tratamento vou ter que fazer recauchutagem.
Meu marido diz que estou linda, mas olho para ele muito desconfiada que por trás de tantos elogios há algo muito errado kkkk."

"Minha libido foi para o espaço.
Os poucos músculos que eu tinha sumiram.
Meus olhos ficam embaçados (o oftalmo disse que eu estou começando a precisar de óculos pra perto), mas começou depois do tratamento.
Sinto coceira dentro do ouvido, bem lá no fundo.
Sempre tingi os cabelos a cada 20 dias pois são brancos, agora eles estão demorando mais para branquear, faz mais de 30 dias que nãos os tinjo."

"Meus cabelos tinham um crescimento rápido, cortava no queixo e em um ano já estava no meio das costas, agora sinto que está crescendo menos, por isto os brancos não estão aparecendo como antes, ele até cresce, mas não como antes.
Não consigo beber nada em garrafa de plástico, sinto cheiro e gosto de plástico na agua, será piração???
Nos três primeiros meses minha libido aumentou muito, parecia ter tomado viagra, agora declinou de uma maneira, enjoei do marido, tambem tá tudo seco da cintura para baixo, a coitadinha está sem saliva, o intestino e a porta de saída, parecem uma terra árida, está mais seco que o nordeste em época de seca, fico triste quando vou ao banheiro , descobri que odeio papel higienico, estou APAIXONADA pelo chuveirinho.
Tomei um enjoo de açucar e sal, acho sempre que está muito salgado ou muito doce, acho que meu paladar mudou...meu marido AFIRMA, que estou MALUQUINHA...será ????
Estou ligada em 220, falooooooooooooooo, fico agitadaaaaaaaaaaaa, depois dá uma preguiçaaaaaaaaaaaaaaaaa, estou parecendo BALÃO JAPONES, subo muito rápido e caio muito rápido...Eu estou muito animada e muito cansada BIPOLAR, não era assim antes...
Meu dentes estão feios e o bafo...de boca SECA, mastigo chiclete para alguém conseguir falar comigo de perto e criar saliva...
Sinto muita coceira nas axilas, dentro do ouvido, nas partes baixas, no umbigo, no pescoço e onde aplico a injeção. Na cabeça de vez em quando, parece piolho...
Não quero ouvir gente falando, tem horas que me tranco no quarto.
Odeio telefone, não quero nem saber quem ligou.
Minhas amigas reclamam que não atendo, estou sem paciência de ouvir gente falando, todo assunto me entedia, mimguém entende nada, me enchem de perguntas, acham que estou muito bem, a pele está bonita, tá magra... tá reclamando de quê?
...perguntas imbecis...frases idiotas...TOLERÂNCIA ZERO !!!!!!"

"No inicio do tratamento usava óculos somente para ler, grau baixo e depois de algumas ribas e peggs o grau de minha lente aumentou bastante e vem aumentando.
Coceira no interior dos olhos e ardências.
Às vezes me pego andando em zigue zague como se estivesse com labirintite.
Meu corpo esta cheio de pequenas manchas vermelhas nas costa do lado direito, como se fosse alergia (tomo vitamina K) mas não melhora nada, às vezes sua coloração avermelhada está mais fosca.
Tenho muitos gases. 
Minha barriga às vezes esta inchada (como muito pão de manhã 4 pães)
Às vezes arroto demonstrando que minha alimentação não está sendo metabolizada como se devia e às vezes ansia de vomito.
Comichão nas pernas, que pena poderia ser em outro lugar, que saudade dos meus 20 anos rsrsrrsrsr.
Mãos avermelhadas característica de cirrótico.
Distúrbios emocionais."

172 comentários:

  1. Oi bom dia!
    Meu nome é marcos e gostei muito do seu blog, você podia escrever um livro sobre sua vida sabia?
    "Todos os relatos do tratamento da HCV"

    ResponderExcluir
  2. Marcos, que bom que você gostou desse espaço.
    Algumas pessoas concordam com você que eu deveria escrever um livro. Quem sabe maaaaais tarde, quando eu tiver mais histórias para contar (e, de preferência, incluindo a minha cura da hepatite).
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi flor,estou serta de que irá escrever o livro falando sobre sua cura,pra nos deixar mais fortes pra terminar este terrivel tratamento,poime chamo jaci gonçalves e descobri a doençadoando sangue,agora depois de um ano ou mais,faz tres semanas que estou fazendo o interferon,e a ribaverina,e posso afirmar que não é brincadeira,tem ser bem homen pra suportar rsrssrsrbjinhos

      Excluir
  3. Flor...
    Exatamente!Tudo isso parece um filme reprisado,cenas e cenas repetidas.Para uns de uma maneira, para outros, diferente -mas sempre com alguns efeitos em comum!
    Também...lendo a bula do interferon, onde os efeitos colaterais estão em torno de 149 ... (:( temos que nos dar por felizes ,pois tivemos SÓMENTE uns 30!rs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola flor eu tenho 40 anos e descobri recentemente que estou com HVC e isso me abateu muito ainda vou fazer a bioopsia para saber qual o tipo da mesma mas esta tudo muito incerto faço pesquisas e busco alguma coisa que eu ainda não sei o que é e ao mesmo tempo sinto que o melhor tratamento esta dentro de mim, ainda não me achei nesse sentido, fico muito feliz por vc, vc é uma pessoa muito bonita e jovem cheia de vida, Deus esteja com vc em todos os seus momentos, bons e ruins, eu gostaria que vc se possivel me desse mais informações por e-mail yurydraw@yahoo.com.br, MSN Hot mail/Yahoo: yurydraw, no mais um grande abraço e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, vi hoje seu blog e achei muito bom.....tenho 31 anos e descobri em outubro que tenho o mesmo subtipo de hepatite C (1A), fiquei arrasada já que sou enfermeira há 10 anos e convivo com isso...hoje não consigo mais trabalhar(psicológico não deixa...), e vou iniciar meu tratamento dia 15/01. Espero que eu tire o melhor proveito...( e confesso que fico louca qd alguém diz: isso não é nada, tem coisa pior por ai....)....ai eu choro mesmo.....bjs fiquem com Deus....
    PS,tenho uma flor tb...rs de 5 anos!! nos dá animo pra continuar...rs

    ResponderExcluir
  6. a minha mulher tem 30 anos e tem hepatite c. anda a fazer o tratamento adequado todas aS SEMANAS e tem consulta todas as semanas assim como análises. umas vezes bem outras mal. dê o se u conselho para fernandomacau@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, gostei mto da forma como fala da sua vida...! Estou um pouco aterrorizada,pois meu pai acaba de saber que tem Hepatite C, está fazendo alguns exames pra depois fazer a biópsia. Ele tá todo tranquilo, não sabe dos efeitos colaterais, só diz: vou fazer o tratamento durante 6 meses e um ano e ficarei bom! E eu não páro de ler coisas na net e fico cada vez mais amedrontada. Por favor, me ajude!Meu email é mercia.souto@hotmail.com.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá Flor adorei o blog!Meu nom é Michele tenho 31 anos,descobri em março de 2009 que tenho HCV.Sou manicuri já estou no tratamento;os efeitos dos remédios são horriveis mesmo.Mas adorei o jeito com que voçê trata o assunto.Um abraço fique com Deus,e vomos vencer essa batalha!!!BJSSSSS!!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por compartilharem suas histórias conosco! Aos que estão em tratamento, sei o quanto é difícil, mas tenham força, porque uma certeza que temos sobre o tratamento é que um dia ele acaba! :D

    Pra quem pede contato por email, as informações que tenho eu disponibilizo aqui no blog. Não sou profissional da saúde nem tampouco especialista no assunto, portanto, acredito que não posso oferecer ajuda maior do que algumas palavras de conforto.

    ResponderExcluir
  10. ola, Flor, meu nome e Edson, sou de santo andre,comecei meu tratamento com o interferon, que na verdade e o interfuria,¨ a hepatite c, e como um bicho peludo, roxos e pretos, cheios de dentes gigantes, correndo pelo meu corpo e abocanhando pedaços enormes do meu figado, e quando eu injetasse o remedio, um deles gritaria: corram e o interferon, e o remedio inundaria meu corpo, destruindo esses desgraçados. So para ilustrar: o interferon e como um pe de cabra batendo na cabeça do hcv, enquanto a ribavirina e a bota com ponta de aço que nao mata o virus, mas chuta seus testiculos para enfraquecer sua reproduçao.¨ Christopher Kennedy Lawford, livro ¨C sua vida mudasse¨.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Kennedy, tomei PegInterferon + Ribavirina em 2001, infectada pelo vírus em 1984, e já cirrótica. Cancelado tratamento depois de 6 meses. Nao respondente. Sou publicitária e trabalhava como louca, com vomitos, diarreias , dores pelo corpo, anemia, plaquetas baixas e todos efeitos colaterais.
      Em 22/11/13 iniciei novo tratamento c TELAPREVIR + interferom + ribavirina, tipo uma bomba atomica em meu orgnismo: feridas, mal estar, anemias, coceiras, fissura retal,febre, pressao alta e baixa,... o inferno na torre.!!! Depois de 3 meses, ufa! ZEREI o vírus genotipagem b1. Fiquei muito feliz com o exterminador do futuro!!!
      A partir de 22/02/14, continuo o tratamento sem o TELAPREVIR, mantenho todos os outros 11 comprimidors, incluso 4 ribavirinas diárias e injeçoes de interferom toda semana. Ando muito exausta de tudo isso, mas o pior já passou, felizmente, queda de cílios, sombrancelhas, cabelos, marcas de feridas pelo corpo, isso tudo nos deixa fragilizados demais. Importante frisar q mesmo assim vale a pena tentar!
      Finalizo essa manutençao dia 24/10/14, falta pouco, aí, pura alegria, bater asas e voar!!!

      Excluir
  11. Olá Flor tudo bem.Depois que visitei seu blog senti vontade de fazer um tambem,e fiz.Para poder escrever um pouco sobre esse problema que muitas pessoas passam.Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  12. Oi Flor! Encontrei esse blog por acaso e gostei muito do seu depoimento. Tenho hepatite C há alguns anos e tenho evitado fazer o tratamento. Mas amanhã tenho consulta e acho que vou enfrentar finalmente. Estou com medo, mas faz parte ter medo né? O meu virus é do tipo 3. Disse o médico que as chances de cura aumentam. O problema maior para mim, na verdade é a ribavirina, pois não consigo engolir comprimidos. Nossa, vai complicar....vou entregar nas mãos de Deus. Ele vai me conduzir para o melhor para mim. Uma pergunta, vc fez o tratamento aqui mesmo em Brasília? O médico falou que tem uma Clinica especializada. Obrigada pelo seu blog.
    Bjks. Gizelda

    meu email é gizelda.mc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. BOA NOITE A TODOS,

    Li alguns depoimentos aqui e ri muitoooo... Este tratamento não é fácil mesmo só rindo para suporta-lo viu. Acho que meu riso veio do alívio de ver que não estou tão ruim (ou sozinho) como pensava.

    Provavelmente fui infectado em uma transfusão de sangue há 34 anos atrás, porém só descobri há quase 3 anos que tenho hepatite C, também com sorologia do tipo B.

    O meu tipo é o 1 (mais dificil para tratar), subtipo A (mais dificil para tratar tb rs), com nível de infecção 3 (vai até 4), fibrose e esteatose no fígado (em níveis não tão altos, provavelmente porque nunca fui de comer muito alimentos gordurosos nem consumir alcool).

    Quando ia iniciar o tratamento, que devido ao meu estado deveria ser o mais rápido possível, descobri que tinha hipotireoidismo inacreditavelmente alto, a médica nunca tinha visto algo assim. O TSH estava 30 vezes acima do máximo possível e o T4 estava ainda baixo.

    Depois ainda veio outra notícia ruim, minha carga viral era de inacreditáveis 12.980.000 virus por dl de sangue. A médica levou outro susto e ficou bastante preocupada.

    Iniciei o tratamento e tive um monte de sintomas que relataram ai em cima, mas até que leva com bom humor o que me chateava era só receber as noticias ruins dos exames. Até que, as coisas começaram a mudar. A carga viral caiu para níveis indetectáveis já nas primeiras semanas de tratamento, a infecção reduziu, a tireoide voltou a níveis normais, os efeitos colaterais regrediram, a imunidade deu uma melhorada. Só a fadiga que ainda me decepciona (mas tá melhor que antes).

    Estou na 30 semana do tratamento, faltam ainda insuportáveis 18 semanas. Este tratamento não acaba nunca !!! Quando você pensa que passou mais uma semana, você se lembra que ainda faltam 1.000 !!! Deus nos ajude. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA TARDE A TODOS.
      MEU ESPOSO TEM O MESMO PROBLEMA QUE VOCE. MAS COM UM AGRAVANTE: CONSUMIA MUITA BEBIDA ALCOOLICA E USAVA DROGAS. ACHO QUE AINDA USA, E NÃO SEI SE É ISTO QUE ESTÁ CAUSANDO ESTAS VERMILHIDÕES PELO CORPO COMO SE FOSSEM BROTOEJAS. ELE NÃO DORME POR CONTA DAS COCEIRAS E SEU HUMOR JÁ ESTÁ ALTERADO. TEM SIDO BASTANTE DIFÍCIL PRA MIM, MAS PEÇO TODOS OS DIAS, FORÇA PARA CONTINUAR ESTA LUTA COM ELE.

      Excluir
  14. É com muito pesar que eu, recebi a notcia ontem, de meu médico de que tenho que parar o tratamtno (faço há 6 meses), vez que nao deu resultado. Só teve resultado concreto o fto de eu ter emagrecido 22 kilos, estr literalmente acabada e com feridas no coropo todo, afora o cabelo caindo em abundancia!!!
    Vamos esperar 3 meses e vero q fazer: se começo de noo ou nao! bjos. Gra

    ResponderExcluir
  15. Soube há um ano que estou com hepatite c meus sintomas se deram antes de eu começar o tratamento,tive insõnia e ainda tenho,coceira pelo corpo principalmente nas pernas,manchas,meu cabelo ficou fino e ralo,febres,dores no corpo,fala de paciência,minha língua ficou e está sensível,tive que largar o emprego,pois me falta força,ao contrário de todos eu não emagreci,ENGORDEI 10 kg estou em tratamento há um mês hj não tenho tido nenhum efeito colateral,com as injeções e os comprimidos de ribavirina,as vezes fico sem paciência[é a única coisa]tomei um balde de gelo ao ler que em várias pessoas o tratamento não adiantou em nada inclusive em vc flor,más mão vou desanimar com isto,pois pra mim seria o fim saber que não seria curado e ficaria assim inválido[sem trabalho]para sempre,vou ter fé na medicina e em Deus,se não..não vai dar pra segurar esta barra sozinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comecei o tratamento em março,e em agosto ja nao tinha mais o viros,mas o problema è a tireoide,que da fraqueza tontura,dores nos musculo, dor no coro da cabeça,olho seco,boca seca,falta de apetite e muita,nao consigo comer quase nada,pois tenho muita ansia,durmo normal,alias atè demais,tenho queda de pressao,muita fraqueza.

      Excluir
  16. esqueci de completar meu nome é Celso tenho 42 anos,creio que pelo fato de eu ser forte e ter 1,86 podem estar me ajudando na recuperação..más esta tal senhora hepatite C quando quer derrubar...derruba mesmo..já que pelo visto não tem cura,espero não morrer logo.

    ResponderExcluir
  17. é bom ouvir todos esses comentarios, afinal nao estamos sozinhos. tenho 46 anos e hoje faz 23 semanas que estou fazendo o tratamento, tem sido terrivel, até já pensei em desistir com tanto sintoma ruim, estou cheia de peladas(se chegar ao fim, de certeza que vou estar carequinha),estou cheia de urticária, virei uma arvore seca(na plenitude da palavra), estou zangada e contra meio mundo, o olfacto.. sou melhor que um cão perdigueiro...se os caçadores me descobrem, tenho o futuro garantido, mas, vai valer a pena, senão paciencia, pelo menos tentei, volto á minha rotina e logo se vê, nao podemos é desanimar e pessoal nada de pensamento ruim, afinal a nossa vida nao é eterna, vamos mas é apreciar a dádiva da vida e viver cada dia como se fosse o ultimo, a todos ... SAUDE

    ResponderExcluir
  18. Que bom poder compartilhar com pessoas na mesma situação. Descobri em 2004 a hepatite c e somente agora vou conseguir fazer o tratamento pois em 2005 após uma biópsia, apesar do médico ter dito que precisava fzer o tratamento, na Santa Casa disseram que tinha gente muito pior que eu e que precisaria piorar para tratar...rsrsrs seria comico se não fosse trágico. Mas, agora em outro hospital, 05 anos depois, começo a juntar a papelada para entrar com pedido do remédio.Será que vou conseguir? Será que terei que brigar? Vamos esperar mais um capítulo dessa história. Tenho virus tipo 1 e índice de Ishack 5 . Torçam por mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha conseguido exito. abraço

      Excluir
  19. OLÁ, TENHO 32 ANOS AS PESSOAS ME CHAMA DE FLOR . ,DESCOBRI EM 2009 EM DEZEMBRO QUE TENHO HEPATITE C . COMECEI ESSE MÊS DE JULHO MEU TRATAMENTO ,FICO FELIZ POR JESUS CRISTO ESTA DO MEU LADO FOI MUITO DIFICIL SUPORTA TUDO ISSO ,MAIS AGORA ESTOU NA SEGUNDA SEMANA E NÃO SINTO OS SINTOMAS DA MEDICAÇÃO. FICO FELIZ POR ISSO ,MAIS SEMPRE DO UMA OLHADA NO SEU BLOG ,PARA ME FORTALECER.BJS JESUS ESTA COM VC ! As vezes quando rezo é como se Deus estivesse em todas as partes, sempre perto de mim - tão perto que não digo amém. Dizer amém é como terminar uma conversação telefônica com Ele. Seria maravilhoso se, em vez de desligar o telefone, pudessemos estar conectados sempre. Assim, cada vez que nos aproximassemos do telefone, escutariamos a Deus respirando do outro lado.
    (Laura Peyton Roberts) .Deus é nosso refúgio e nossa força, uma ajuda presente ante os problemas.

    ResponderExcluir
  20. a pior fase da hepatite c foi a descoberta,a 6 anos atras .ha 2 semanas iniciei o tratamento.na primeira aplicaçao,parecia q ia morrer,na segunda não senti nada.espero continuar assim.e obter boa resposta.força a todos.em Deus espero!!!bjos

    ResponderExcluir
  21. Ola!Eu sou Edson aqui de Natal-Rn, sou portador da EPATITE C a 12 anos atras.Ja estou com 9 meses de tratamento, estou contando as hras, dias e aplicações. Sou NEGATIVADO deste o primeiro TRIMESTRE, o q para mim é o que mim faz seguir ate o final. Eu tive um problema q não vi nenhum colega relatar, que foi um descontrole na TIREOIDE, fiquei mto inchado,por descuido do medico ele nao prestou a devida atenção aos exames, o qual mostrava q estava desrregulada. Fiquei com a voz mto GROSSA,quase fui a obto. Sinto quase todos os sintomas dos colegas, so não tenho o do ofato. Bem Flor, eu nao entendi, mas queria saber pq vc não terminou seu tratamento... quero tbm deixar registrado que tenho um apoio especial de minha Esposa e Filhos, para mim é mas q essencial para NÒS. Meu email é magalhaesrn@hotmail

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Meu nome é André, fiz o tratamento contra HCV e na quarta semana já tinha negativado, porem continuei o tratamento até o final das 24 semanas, meu genótipo era 3a, sofri tudo isso que voce relata no seu blog, fiz o exame dia 10 de agosto e o resultado deu negativo graças a DEUS, porem ficaram algumas sequelas, como falta de memória e lapsos de ausencia oque está me deixando preocupado, pois tive esse lapso no transito, passei o sinal vermelho, gostaria de saber se voce teve esse problema, e se teve quanto tempo ele durou.
    obrigado

    ps.: espero que a medicina chegue na cura em preve.

    Muito boa sorte.

    Andre Ferraz

    ResponderExcluir
  23. olá a todos ,muitos parabéns pelo blog ,é muito bom saber que não estamos sós ,apesar das adversidades estamos juntos nesta luta .
    eu tenho 32 anos fiz o tratamento de 6 meses ,entre Fevereiro e julho ,logo nas primeiras analises negativei ;) ,tive muitos efeitos que vcs falam ,tive dias em que parecia estar boa e no minuto seguinte caia na cama ,meu tratamento terminou e eu já me sinto quase normal ,tirando os cabelos que não pararam de cair e meu couro cabeludo seco e a escamar se isso me deixa mesmo triste ,pois dá muita comichão e a toda a hora vejo cabelos por todo o lado espero que isto passe e meu cabelo volte ao normal .
    hoje vou ao medico para saber se continua negativo e vou aproveitar para falar sobre os cabelos ,esqueci de falar que meu genotipo é o 3a ,minha carga viral sempre foi muito baixa ,durante todo o tratamento nunca perdi o apetite ,nem emagreci uma grama ,o paladar ficou sim alterado ,mas já passou .
    eu volto depois para falar mais um pouco sobre meu caso e contar sobre a consulta de hoje ,desejo a todos muita força e saude ,beijos
    Esperança ;)

    ResponderExcluir
  24. ola estou a fazer o tratamento da hcv a 39 semanas negativisei ao fim das 12 semanas tenho tipo 1a os enfeitos secundarios tem sido horriveis caio o cabelo o sestema nervoso alterado dores fortes no estomago cansaco sensacao de desmaios prisao de ventre ja pensei em desistir se nao fosse o meu marido ja tinha desistido dores de cabeca arroto barriga inchada falta de ar voces sentem isso tambem?

    ResponderExcluir
  25. margareth rose/ rj- Comecei o tratamento há 02 semanas. O dia seguinte da injeção é terrível, fico sentindo dores por todo o corpo e é dificil sair da cama. Fora o olfato aguçado e o paladar um pouco em baixa, estou esperando a perda de peso (rsrsrs) que é o melhor da história. Darei noticias, espero negativar o vírus.

    ResponderExcluir
  26. Myrian Albuquerque Galeão2 de novembro de 2010 às 11:09

    Eu tenho o virus da hepatite C, e não estou conseguindo me mater otimista quanto a isso, essa medicação esta me matando. Aquela pessoa que eu era morreu, tudo que vc falou é verdade ou pior. Peço a Deus todos os dias que pelo menos ela zere o quantitativo viral. Um abraço e obrigada pelo blog maravilhoso. Myrian A. Galeão

    ResponderExcluir
  27. Olà meu nome é Marilia e tenho uma irmã que tem heptite C. Ela diz que tem ataques de raiva que fica louca grita comigo e eu não posso dizer nada! E mesmo assim?? O tratamento da isso? Eu pergunto porque ela so tem essas reacões comigo com os filhos dela amigos medico etc... ela não grita e tem um comportamento normal

    Obrigado e Deus ajudes todos voçês

    ResponderExcluir
  28. Oi, Marília! Infelizmente, é assim mesmo. É super normal algumas pessoas terem esses ataques de raiva que você relata de sua irmã. E alguns estouram mais fácil com quem têm mais confiança.
    Imagino o quanto seja difícil nos aguentar durante o tratamento, mas tenha certeza que está sendo muito mais difícil para ela.
    Muita força pra vocês!

    Um abraço
    Flor

    ResponderExcluir
  29. Margareth Rose- Oi gente!
    Estou na 12ª emana de tratamento, tenho genótipo 1. Ontem recebi o resultado dos 03 primeiros meses. Meu rna deu não detectado. Engraçado é que no dia anterior eu tinha passado mal demais, com febre que já não tinha a algum tempo, dores horriveis por todo o corpo w e um suor gelado que não de onde vinha. Pensei até em desistir, minha família não está me aguentando com tanta grosseria e explosões fora de hora. Diante de um resultado desse, só posso dizer, que Deus quer que eu continue mais as 32 semanas que tenho pela frente.VALEU A PENA HE! HE! e vai continuar valendo. NÃO DESISTAM, SIGAM EM FRENTE . bjs

    ResponderExcluir
  30. Malu Rodrigues-SP/SP, olá pessoal, descobri a hepatite c em ago/10, comecei o tratamento em dez/10 muita coceira nos braços, pescoço, ouvido, cabeça e partes intimas, fezes ressecadas, parece que estou em pos-operatoria de emorroidas, olhos embaçados e cheio de areia, emagrecimento, queda de cabelo, sem paciencia, alteração paladar doce e salgado, pernas e braços pesados e muito consaço.
    Quero saber se a maioria das pessoas aguentaram trabalhando ou de licença. estou trabalhando normal mas tem dias que não aguento a vontade de deitar é muito grande sem contar a falta de paciencia.

    ResponderExcluir
  31. NOSSA... ESTOU IMPRESSIONADA POIS NÃO TENHO QUASE SINTOMAS COM O TRATAMENTO, EMAGRECER NEM PENSAR, ADORO COMER E COMO NORMAL, EU ATÉ GOSTARIA DE EMAGRECER UM POUCO POIS PENSEI QUE FOSSE EMAGRECER ANTES DE TRATAR, BEM... VAMOS VER SE ATÉ O FIM DO TRATAMENTO EU EMAGREÇO PELO MENOS UM POUCO... RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vixiii, nao consigo comer nada,tenho muita ansia,sou como criança quando sento pra comer,parece que o organismo sabe,e ja começa rejeitar tudo.

      Excluir
  32. Queridos leitores que comentaram aqui,
    Obrigada por compartilharem conosco suas experiências. Acredito que isso é muito importante para quem também está passando pelo tratamento agora.
    Força pra todos!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola flor tenho hepatiti c cronica a 4 anos foi começar fazer tratamento mas só uma duvida eu posso ficar carrega tenho medo as pessoas vão me regeitar já estou sofrendo só de pensar em ficar sem cabelo .. obgd e deus te abençoe

      Excluir
  33. MEU CASO NAO E DIFERENTE,DESCOBRI QUE TENHO HEPATITE C DIANTE DE UMA INSURPOTAVEL DIARREIA E FUI PERDENDO PESO...TUDO QUE COMIA ME FAZIA MAL E ASSIM PENSAVA QUE TINHA HIV...EM 1989 FUI SUBMETIDA A UMA CIRURGIA E NECESSITEI TOMAR SANGUE,NAO SOU DO GRUPO DE RISCO E NUNCA FIZ SEXO SEM PROTECAO... TENHO A 1 , A PIOR,MAS NAO PERCO A FE EM DEUS QUE POSSO TER EXITO,ESTOU REPETINDO NOVOS EXAMES NO PAIS ONDE RESIDO ATUALMENTE POR PROTOCOLO E ASSIM VOU COMECAR O TRATAMENTO...E VISITANDO ESTE BLOG SINTO QUE NAO ESTOU SOZINHA E VAMOS TER FE E ESPERAR O LANCAMENTO DO NOVO MEDICAMENTO E JUNTOS VAMOS PEDIR A DEUS QUE SEJA LANCADO BREVEMENTE COMO TAMBEM PEDIR QUE AS PESSOAS E PROPRIOS MEDICOS DO BRASIL NOS TRATEM COM MAIS HUMANIDADE POIS ME VI MUITO MAL QUANDO FUI FAZER A BIOPSIA AI EM UM FAMOSO HOSPITAL DE SAO PAULO OUVI O MEDICO DIZER PARA ENFERMEIRA ,ELA TEM HEPATITE C E A ENFERMEIRA ESCANDALIZADA REPETIU,HEPATITE C?QUE O SENHOR NOS ABENCOE E SE ALGUEM QUIZER TROCAR IDEIA COMIGO QUE SEJA PELO EMAIL dudapompeubr10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Descobri que tenho Hepatite C a mais ou menos 10 Anos atrás, após Exame Periodico do Serviço, começei o tratamento a 3 meses, o que me encomoda mais é a Alergia, alergia no olho, no pescoço nas pernas. . . Tenho Hepatite tipo 1, sinto bem em visitar esse blog, porque não estou sozinha.
    Queria Pedir Ajuda,a quem tem esse sintoma de alergia ao redor dos olhos, assim como eu, peço a Deus que de forças a todo nós, JUNTOS VENCEREMOS!

    ResponderExcluir
  35. Gostei do seu blog...
    o meu pai esta passando por esse mesmo problema e nos estamos todos sofrendo juntos, ontem sexta-feira ele tomou a 9 injeção... esta cansado com fraqueza nas pernas, anda aos tombos dentro de casa e baba falando... ñ sei mais o q fazer, estou muito triste e com uma vontade imensa q o meu pai fique bom, tenho fé em Deus q ele vai ficar....
    mas esta dificil demais!!!
    preciso conversar com alguém senão vou enlouquecer....
    se vc puder me adicionar
    paulabeserra-gama@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Oi meu nome e luis, e descobri que sou portador da hepatite c, e estou fazendo o tratamento a uns 6 meses, tive todos os efeitos colateráis possiveis, cheguei a ficar internado 10 dias, mas minha medica reduciu um pouco a dosagem e eu voltei a resucitar, agora luto contra a depreção e falta de vontade de comer, e estou contando os dias pra terminar esse sofrimento.Dezejo a todos vcs um abraço.

    ResponderExcluir
  37. Oi, meu nome é Ana, tenho 35 anos e acabei de descobrir que tenho hepatite C.Ainda não tenho o que dizer, estou triste e na verdade com muito medo..........Deus nos abençoe.Abraços a todos. (ana.rcarvalho@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  38. sera que alguem poderia me ajudar neste carvario de tratamento ,,,tenho coceira pelo corpo todo ,emagrecimento pela continua diarreia que ja tinha antes e continua pior pelos medicamentos ...falei com meu medico,,,,insensivel...ha algo caseiro que posso usar para aliviar?so descobri que tinha o virus por minha insistencia diante de uma diarreia ,emagrecimento total...mas aqui sinto que eñ estou sozinha ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANA, NÃO FIQUE COM MEDO NÃO E SIM TENHA FÉ. ESTOU NA 17 SEMANA NOS DOIS PRIMEIROS MESES PASSE MUITO MAL MAS DEVAGAR OS SINTOMAS VÃO DESAPARECENDO. HOJE SÓ ME ENCONTRO COM MUITA CANSEIRA, AMNESIA E DOR NO CORPO. DESCLPE VIERAM APLICA A 24 INJEÇÃO. DEPOIS NOS FALAMOS BJS
      marisete_rocha@hotmail.com

      Excluir
  39. Olá, caros amigos, acho q não tem ninguem ai na minha situação ...poderiam dizer q sou previlegiada pois quem tem o virus não sou eu e sim meu marido, só q minha vida ou a nossas virou um inferno, descobrimos o virus fez 2 anos e nada o cara não toma coragem...e se os sintomas são piores com os remedios gostaria de saber porque ele está tão revoltado, louco,e não começa o tratamento já lfomos a 3 medicos todos muito bons e faz exame para começar a pegar os medicamentos no governo né e nada...... Não estou mais sabendo o q fazer e a ponto de manda-lo se cuidar sozinho, pois o orgulho dele e o medo não o deixam ele imaginar q ira ficar dependente ou debilitado, ou com febre depressão , tenho 3 filhos homens q claro q vamos todos apoia-lo , mas acho q ele está fazendo muito mal a todos nós , pois para mim isso não é medo e sim Superioridade, e ai vale a pena arriscar ele pode Morrer se não começar o tratamento , já está com cirrose ...aguardo uma palavra de vcs pois acredito q quem ficara doente diante de tanto descaso sou eu ...abrssss Gi..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que situação difícil Gi, imagino sua angústia diante de tal situação, mas imagino também o medo dele .... estamos no processo de discutir se vamos assumir os riscos do tratamento da minha mãe, ela tem 70 anos e os medicos disseram que ela tem saúde boa pra fazer o tratamento, mas que precisamos decidir se vale a pena... puxa vida, e se não fizer? ela está com medo de fazer, pois já ouviu muitos relatos... estamos muito assustados com tudo isso... espero que vocês encontrem o melhor caminho, que Deus o encoraje a fazer o tratamento pois os sintomas passam e ele pode ficar negativado né. Um bj

      Excluir
  40. Flor, gostei muito, tbe tenho hep. C, fiz trat. não negativou. Fazem 12 anos, diante do sofrido tratamewnto não tenho coragem de repetir, levo vida normal não se até qdo. Minha mãe, Irmã e Titia morreram não tenho quem cuide de mim mais e não tenho mais grana p/ bancar o tratamento complementar. não tenho mais plano de saúde, fiquei sem grana e vou esperar até qdo. Espero o dia final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, TAMBÉM SOU PORTADORA SE PUDER ME ADICIONA NO MSN PRA EU SABER SE JÁ SOLUCIONOU SEU PROBLEMA. BJS
      marisete_rcha@hotmail.com

      Excluir
    2. mais vc pode fazer tudo pelo o posto de saude e depois por um hospital de graça e muito triste em carar isso sozinha ne fique com deus ele vai te iluminar ta bjs

      Excluir
  41. Gente q. não tem medo desse tratamento horroroso ?
    acho a medicina muito devagar, desde 1996 eles usam os mesmos medicamentos, vamos ser mais eficientes, drogas novas q. não deixem as pessoas um trapo dessa forma. Eu fiz, fiquei quase morta e de nada valeu, hj. tenho medo de fazer novamente, não tenho mais a força de antes, esperança ? já era, se a morte vem que venha da forma q. for, lutar,lutar e não conseguir.Acho até q. eles não tem competencia para usar suas cobaias.

    ResponderExcluir
  42. oi flor td bem???descobri na minha gravidez hepatite c, confesso q to c muito medo nao durmo so penso na biopsia, doeu? me fala?achei vc com uma auto estima...adorei seu depoimentos....q DEus te abençoe hj e sempre!!!!meu msn me add...kaevitt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Querida Flor,
    Descobri o vírus da hepatite c durante meu pré natal a dez anos, desde então venho sendo acompanhada por minha hepatologista, já fiz várias biópcias e está td bem, minha carga viral ainda é baixa para o tratamento, mas ontem estive no médico e ele está vendo a possibilidade de começar meu tratamento, confesso que estou meio apavorada. Estava pesquisando sobre os sintomas do tratamento e ví seu blog, o qual me deixou mais aliviada e como vc me passou uma esperança de vida e que tudo pode acabar bem, obrigada mesmo, um grande abraço. PS: Moro na Asa Norte.Josinete

    ResponderExcluir
  44. Olá, me chamo Alessandra, tenho 37 anos e há poucos meses descobri sou portadora de hepatice C, GENOTIPO B1, o mais resistente ao interferon e ribavirina. Estou prestes a começar o tratamento, na dependência do SUS me liberar o medicamento. Estou morrendo de medo, choro todos os dias, não tenho ânimo par nada e confesso que vou fazer o tratamento por insistência do meu pai e irmãs. Só de pensar em ficar careca e passar por todos estes efeitos colaterais me desespero. me ajudem, deixo abaixo meu email, quem puder conversar comigo vai me ajudar muito. é tão fácil paar quem não está passando pelo problema dizer que 01 ano passa logo, que sou forte... alessandra-ribeiro26@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. força alessandra me chamo joao tbm tenho hepatite c só que ainda não fui a medico mas ja esta marcado para 01/03/2012 tenho fé que vou me curar só tenho medo dos efeitos colaterais melhor sofrer com o tratamento do que sofrer com a doença o que me da mais forças para me curar é minha filha de 3 anos e minha esposa bjs fique com deus

      Excluir
    2. OI, ME ADD AÓ TAMBÉM SOU PORTADORA. cOMECEI MEU TRATAMENTO DIA 5 DE MARÇO, QUERIA SABER COMO VC ESTÁ SE SAINDO. O MEU SÓ FALTA 44 DIAS PRATERMINAR.
      MEU MSN É = marisete_rocha@hotmal.com

      Excluir
  45. tenho 36anos tenho h dez anos comecei a 2meses o tratamento estou esperando o exa:pcr tenho fe que baixou a carga viral aqui de campinas

    ResponderExcluir
  46. Olá, meu nome é maria Elizabete, sou portadora da hepatite C genótipo 1, iniciei o tratamento há 2 semanas e, para minha surpresa, quase não sinto sintomas. Realmente cada organismo reage diferente e não podemos nos impressionar tanto com os relatos, embora nos fortifica. Meu marido também é portador mas não negativou e está com cirrose entrando na fila de transplante. Convivendo com ele e todos os sintomas com a doença em estágio avançado, repito: vale a pena enfrentar o tratamento porque depois é muito triste o que vem pela frente. Coloco-me à disposição para qualquer dúvida e, pessoal, coragem e fé, tenho certeza que a força espiritual é que está me dando coragem para o enfrentamento deste problema.

    ResponderExcluir
  47. Tenho hepatite C a 5 anos, e esse ano fiz nova biópsia e necessito agora do tratamento sou A2F2, teria que começar meu tratamento mais tenho 38 anos e vou engravidar primeiro pois depois estarei com 40 anos e já é de risco, leio va'rios depoimentos e tenho medo também do tratamento, sou uma pessoa super ativa sempre trabalhei e não sei qual seria minha reação a essas drogas. Já existe uma nova droga além das duas, também estou na esperança que seja mais rápida e menos dolorida.
    Sinto muita tristeza, pois estou num momento bom da minha vida, o amor, emprego, tudo...
    E depois o vai acontecer....

    ResponderExcluir
  48. ALDAMIRA,descobri que tinha h c por acaso fiz todos os exames e tenho que tomar o hinterferon e a ribativina,mas sou fumante e estou com dificuldades para parar por isso não comecei o tratamento.Estou com medo me ajudem . aldamiracunha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. ola , meu nome é Marcos, estou me tratando da hepatite c a aprx 4 meses, na 12 semana negativei o virus. Meu genotipo é 3a. Estou sofrendo muito com os efeitos do tratamento pois meus neutrofilos abaixam demais me deixando exposto a todo tipo de infecção e tambem minha hemoglobina ,me causando uma anemia insuportavel com cansaço inimaginavel, cheguei a fazer transfusão de sangue para aumentar as hemoglobinas, mas não mantem.
    Para Tentar manter os neutrofilos e as hemoglobinas em niveis aceitaveis para o tratamento sou obrigado a tomar 5 injeções por semana fora o interferon e a ribavirina, não estou suportando mais, emagreci 12 KG ,não consigo comer e o meu medico disse que eu ainda terei que me tratar pelo prazo de 1 ano.
    Não entendi pois meu genotipo e 3a e minha carga viral não passou de 540.000//. Mesmo tendo negativado na 12 semana este prazo é necessário, mesmo com todos estes efeitos, estou muito cansado, me ajudem pois não aguento mais. Obrigado

    ResponderExcluir
  50. Meu nome é Rachel tenho 31 anos e descobri ser portadora da hepatite C a dois anos (Genotipo 1 Grau de Fibrose 1). Fui contaminada numa transfusão de sangue quando nasci, anos 80. A 6 meses comecei o tratamento com interferon e Ribavirina que por sinal passo por todos os sintomas relatados e agravei minha depressao. Tive vontade de desistir. No 3 mês cai 2 Log. Minha medica decidiu continuar mais 3 meses para ver se negativada.
    Hoje dia 07/11/2011 peguei o resultado do PCR e descobri que NEGATIVEI! Minha felicidade é PLENA! Nunca deixem de acreditar em Deus nesse momento! Ele fez um milagre!

    Agradeço a criadora desse blog pois me ajudou mto nesse momento de LUTA!

    ResponderExcluir
  51. força para todos que estao iniciando com interf e riba ..... em outubro comecei o tratamento fiz o exam: pcr o primeiro e ja negativei estou mmmmuito feliz estou preparada para tomar os medicamentos mais 10 meses gente eu negativei talvez nas primeira 04 semanas pessoal vamos acreditar em deus . vamos acreditar agora que os efeito dos medicamento serao somente cura campinas sp

    ResponderExcluir
  52. Ola. Sou o Leandro tenho 28anos e descobri esse ano que eu sou portador do vírus da hepatite c (Genotipo 1 Grau de Fibrose 2)iniciei o tratamento fazem 6 meses.Fiz o exame na 4 semana e já negativou. Graças a DEUS e aos remédios acredito que vai dar tudo certo. Força companheiros... todos nos sentimos os efeitos dos medicamentos , mas temos que pensar na cura e somente nela ... Boa sorte a todos nessa caminhada...

    ResponderExcluir
  53. Olá, meu nome é Ione, e procurando o que pudesse me dar um aluzinha,achei este seu espaço...quem está fazendo o tratamento ,entrando na 4 semana é meu esposo,57 anos.
    Preciso aprender a lidar com ele durante este tempo.Moramos só nós dois, ele não admite a hipotese de contar para os filhos(do 1 casamento,adultos)e nem para a diretoria de seu local de trabalho.
    Apresenta-se muito irritado,nervoso, não fala,não responde e se responde, é bruto.
    Não quer ouvir tipo vai tomar um banho q a febre abaixa,nada,tudo o incomoda.Disfarça muito bem na frente das pessoas, e todo o estress q acumula despeja em mim.
    Tenho procurado ser atenciosa, carinhosa, prestativa,mas se a coisa continuar assim, creio que a vontade é de que fique sozinho,tanto a minha como a dele.
    Em menos de 1mes perdeu quase 2 kilos,está amaelinho,urina muioto forte,cheiro sabe...
    Alimentação normal,perda de sono e ainda falta tanto.
    Mas o pior são as dores...nossa, ele sofre muitas dores,chega rolar de dormgeme e sai lágrimas de seus olhos,mas não acbre a boca.
    é pastor evangélico, o q na minha opinião,faz com que ele se esforce demais para não admitir o que está sofrendo.
    Tenho diabétis, descontrolada por qualquewr coisinha, assim como a pressão,tenho 50 anos...
    Me sinto muito mal de ve-lo assim, e queria poder achar algo que me desse condições de além de ter muita paciencia, pudesse ajuda-lo a aliviar os efeitos da medicação,já q ainda temos um tempão pela frente...
    Obrigada ,aguardo retorno,Feliz Ano novo para todos.Sou Ione

    ResponderExcluir
  54. ola amigos muita paz para todos .estou em tratamento ha 5 meses ja negativei o virus mais estou ainda tomando enterferon e riba bom o importante é saber este ano já esta no final e esta fechando com muitos amigos com historias felizes como negativei . bom alguns anos atrás eu nao gostava de ouvir a palavra nagativei me fazia lembra exm:negativei o meu cartao de cred ; negativei minha conta no banco etc . meus amigos hoje todos nos sonhamos com a palavra negativei como o destino e . pessoal vamos entra 2012 negativano o virus campinas sp

    ResponderExcluir
  55. resposta para o anonimo - post 39

    oi linda i ai blz e o seguinte fala pra ele k isso nao tem nada haver minha experiencia e otima pra ele tive hepatite aos 16 anos aquela de ficar amarelo e sem tratamento uma coisa comum na epoca era so ficar em repouso e tudo bem vc sarava blz tambem achei k tinha sarado normal ai aos 29 anos de idade tive uma depressao profunda mais muito profunda mesmo vou dar alguns detalhes pra vc sentir o drama, cheguei a ficar na cama 8 meses deitado sem levantar fazia tudo na cama por exemplo comia na cama bebia na cama so ficava na cama, acordava via televisao tomava remedio e dormia de novo so levantava da cama dava alguns passos para ir ao banheiro e voltava, porque me sentia mau em ficar em pe, fiquei 8 meses sem tomar banho e sem ver e falar com ninguem so com minha esposa k sai 8 da manha pra trabalhar e voltava a 6 da tarde. isso e so o basico pra vc ter uma ideia. entao com 33 anos fui doar sangue pra um trabalho de faculdade e descobri a hepatitte c. questionando o medico infectologista k procurei, medico particular e conceituado na area, de onde havia pegado isso. nunca fiz uma cirurgia, tatuagen contato com sangue de outra pessoa nada que podia ter me infectado, ai ela me falou k a hepatite dos 16 anos k tive ja era a c porque na epoca isso em 1982 a 1990 mais ou menos k vc tomava qualquer tipo de injecao na farmacia com seringa de vidro e a esterilizaçao nao matava o virus c so k ninguem sabia disso. intao ao saber dos sintomas no caso de fazer o tratamento fiquei preocupado com a depressao. achei k se fizesse o tratamento eu iria ficar uns 3 anos na cama com depressao porque o tratamento e depressivo e pra quem ja tem depressao e pior ainda pensei. agora vamos la na parte boa. tem muitos mitos, as pessoas falam k vc vai sentir isso ,aquilo, aquele outro e nao e nada disso. fiz o tratamento me curei to zerado nao senti absolutamente nada ate a depressao sumiu hoje estou otimo por isso estou te escrevendo tudo isso. vai meu querido faz o tratamento firme com coragem de macho que vc é e nao ligue para os outros que vc vai ficar curado, eu garanto nao tenha medo, nao da nada nao ai vc vai ver o tempo k perdeu escutando besteira dos outros, tai sua esposa te dando apoio vai com ela amigao juntos vcs vao vencer mais uma porque a gerra nunca acaba,a guerra começa a hora k vc nasce e nao tem hora e nem dia pra acabar, sempre vamos ter problemas acaba um começa dois e estamos aki para resolver intao vou parar de escrever se nao fico aqui 10 dias falando. e tem mais vou deixar meu email pra vc entre em contato comigo por favor vamos conversar mais, estudei tanto a hepatite c que posso ser seu medico e tirar todas sa suas duvidas falo, um abraço e dia 2 de janeiro de 2012 quero vc falando comigo.

    edilsonspolador@terra.com.br

    ResponderExcluir
  56. sou portadora tb do hcv .. e nao consigo entrar neste blog....

    ResponderExcluir
  57. A vida vale a pena, vc mostrou isso. O tratamento vou tirar de letra, vc me animou e vou te manter informada............muita sau de p vc.

    ResponderExcluir
  58. Flor descobri q tenho hepatite c a 2 anos, mas muita coisa aconteceu desde então..........depressão, descriminação e um longo andar de medicos, exames ,biopsia. Agora meu medicamento foi pedido.....Estou esperando para iniciar o tratamento, lendo o seu diario , fiquei apavorada(kkkkkkkk) mas não amedrontada. Apavorada por causa dos cabelos(os meus ja caem sem remedios),vc me insentivou a encarar a hepatite com naturalidade e esperança... vou me lembrar de vc no tratamento e fazer de conta q estamos juntas nessa(fico mais animada)Obrigada e estarei cheretando no seu blog sempre. (cleo.25fracaro@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  59. oi consegui sorrir com as reaçoes que o tratamento faz ,estou me tratando a 4 meses HCV é muito legal ver que outas pessoas compartilham a sua vida em funçÃO DE AJUDAR OUTRAS A ENTENDER, que nem tudo e ruim poderemos juntos a vencer e com FE EM DEUS tudo venceremos abraços.

    ResponderExcluir
  60. ola amigos para quem ja estar tomando medicaçao força pr quem vai começar o tratamento muita luz . parece que foi ontem a primeira interfer e hoje ja tomei 24 e 900 ribavina faltam 24 interf e 900 riba. vamos comemorar este carnaval nao esquecendo de tomar os medicamentos campinas sp

    ResponderExcluir
  61. Estou iniciando hoje meu tratamento, tenho Hepatite C Genotipo 3 e carga viral de 1.300.000. Mas descobri fazendo um exame de rotina,e não tenho nenhum sintoma. Mas confesso que estou nervosa e preocupada com os efeitos. Minha família está me dando muita força. Tomei hoje os primeiros comprimidos e a primeira injeção. Que Deus me ajude e a todos que estão na mesma condição. Força amigos!!!

    ResponderExcluir
  62. ESTOU COMEÇANDO HOJE MEU TRATAMENTO ESTOU CONFIANTE,DEPOIS DE LER TODOS ESTES DEPOIMENTOS O NEGOCIO E LEVAR NA BRINCADEIRA E PENSAR POSITIVAMENTE DEPOIS EU CONTO (QUE ESTREMILIQUE DEU).
    FORÇA PARA TODOS
    .jOSE 06 03 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI JOSÉ COMECEI O MEU DIA E DE MARÇO, ME ADD AI PRA CONVERSARMOS
      marisete_rocha@hotmail.com

      Excluir
  63. Conheci uma pessoa muito especial faz um mês, começo de relacionamento é sempre algo muito bom... ontem ele me contou que fazem 6 meses que terminou um tratamento de 3 anos contra Hepatite C, que passou muito mal e me relatou algumas das reações que vi em seu blog. Perguntei se estava curado e o silêncio dele me fez entender que ainda não era o momento para esta pergunta. Confesso que a princípio a notícia me preoupou pois não tenho as informações suficientes relativas ao possível contágio, pois a única coisa que sabia é que hepatite é contagiosa.. tive Hepatite A quando criança. Mas o importante a dizer aqui é que a convivência com esta doença envolve todos nós interessados... seja o paciente, a família, amigos, parceiros...sofremos e vencemos juntos. Claro que em início de relacionamento tudo é novidade e tudo é possível.. vingar ou não vingar... porém, a felicidade está em saber que existindo vida, as possibilidades são infinitas...desejo um bom tratamento à todos que ainda enfrentam esta etapa da vida e, à todos os outros, desejo coragem e a felicidade de conviverem com pessoas especiais e sensíveis à este grande desafio de vida. Muita luz azul celeste para todos...

    ResponderExcluir
  64. amiga de campinas tudo de bom para vcs que vao começar o tratamento; nao deixem que o medo impessam que iniciem o tratamento ja faço 8meses que estou em tratamento estou muito bem o legal esta no final boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  65. vou começar o tratamento agora estou com medo das reaçoes deste medicamento me ajudem alquem que ja esta tomando o medicamento

    ResponderExcluir
  66. Não precisa ficar com medo, reações dão sim...só que cada é diferente de outro, tem pessoas que sentem bem pouco, outras sentem muito, mas creia em Deus, tenha Fé e acredite que o melhor Deus tem pra você, minha amiga esta fazendo o tratamento a 3 meses, sente alguns efeitos colaterais, o que mais ela sente e dor no corpo, nas juntas, fraqueza, e irritação nos olhos, diz que ficou um pouco lerda, mas tambem com todas essa carga de medicação quem não ficaria... fique com Deus e creia somente Nele, bjos

    ResponderExcluir
  67. Tenho Hepatite C, quando descobri já estava em cirrose. O meu dignóstico é A2F4. Comecei a fazer o tratamento em 10.02.2012. Quando completou a 4ª aplicação do interferon, portanto um mês, o médico mandou fazer exame da carga viral e a mesma havia sido negativada, para surpresa de todos. Continuo a tomar os medicamentos, mas agora tem uns exames que estão mostrando alteração nas enzimas do fígado. O medico falou que vai parar o tratamento com 12 semanas e vai continar monitorando o virus. Não tive muitos sintomas. um pouco de dor nas pernas, câibras, acordo todas as noites com o pescoço molhado e o travesseiro também. Nunca tive isso, apareceu ao tomar os medicamentos. O meu maior problema é comer. Nada serve, não posso sentir cheiro de comida, principalmente quente. Nunca mais olhei para um xicara de café. Banana, que eu adoro, nunca mais comi. A vontade que eu tenho é não comer mais,porque tudo me enoja. Para poder tomar a ribavirina de manhã, como uma barra de cereal, que não entra lá essas coisas. A boca, é uma tortura. Por hoje é isso. Felicidades a todos.
    Ivone Paz Araujo - Rio Grande RS

    ResponderExcluir
  68. Eu ja faço tratamento ja a seis meses e uito dificil e uma barra que tem horas que da vontade de desiste mais peço muita força a deus pra continua essa caminhada meu cabelo caiu,estou com a pele cheia de feridas emagreci mis todos que tem tenha fe em deus pois tudo que tem começo tem fim e uma caminhada longa mais no final a vitoria vem tenham fe em deus que tudo isso vai passar

    ResponderExcluir
  69. Hoje eh dia 10/6 e ontem tive um enorme susto com meu Pai que infelizmente tbem possui esta doença. Ja fazem quase 6 anos que descobrimos, e após um intenso tratamento no HC em SP,tudo indica que ele esta em sua fase terminal, mesmo assim espero estar errado e tenho esperanças de que ele ainda fique conosco por muito mais tempo. Hj parece até uma nova data de aniversario dele, pois amanheceu o dia, um pouco atrapalhado nas ideias, mas junto de nos, e mais um dia, tomamos cafe juntos, almoçamos juntos, mas por outro lado, sinto que ele esta muito cansado de lutar contra este problema e quer desistir da vida. A todos um grande abraco, muita forca e paz

    ResponderExcluir
  70. Oi pessoal, como o diagnóstico pelo SUS demora viu! Fiz uns exames em março, onde apontou o antiHCV positivo, em abril realizei o PCR e mais uma bateria de exames, somente agora consultei com o hepatologista e vou iniciar o tratamento assim que o Estado liberar a medicação (o que leva até dois meses, isso se não recusarem o fornecimento). Meus exames todos deram bons, meu fígado está lisinho, emograma bom e etc, mas tenho o genótipo 3A com aproximadamente 700 mil de carga viral. Sei que "tive sorte" ao desscobrir esse virus precocemente (tenho 29 anos) e ter o privilégio de fazer o tratamento mais curto (de seis meses), mas admito que estou apavorada com os tais efeitos colaterais. Para começar sou fumante, fumo poucos cigarros por dia (em média 05), mas temo que a ansiedade que deve surgir no tratamento possa piorar meu vício. Aprecio tomar uma cervejinha aos fins de semana com amigos e familiares, e já ouvi dizer que o Interferon aumenta a vontade de beber... Para terminar sou uma pessoa muito ansiosa e melancólica, sinto que estou por um triz de cair em depressão e não tenho apoio nenhum no meu casamento. Além do que, não penso em falar dessa doença para mais ninguém da minha família, que poderia me deixar ainda pior e mais ansiosa... Sinceramente estou com muito medo do que este tratamento me reserva, muito embora me anime o fato do meu genótipo ter até 90% de cura, mas... Enfim, gostaria de saber se a medicação faz perder muito cabelo, afeta mesmo a memória e se devo pedir afastamento temporário do trabalho nas primeiras semanas, para ver como meu organismo reage ao tratamento? Penso que com a falta de apoio e o estresse que vivo no meu casamento, ainda terei que encarar um processo difícil de separação e o chilique da minha família nesse meio tempo, o que me desespera ainda mais. Sempre fui uma pessoa alegre e dinâmica, mas hoje não sei de mais nada, só sinto que estou perdendo a fé na vida, peço àquelas pessoas religiosas de fé que apenas me incluam em suas orações. Obrigada.

    ResponderExcluir
  71. Oi, hj minha ultima injeção, mais uma semana de ribas e espero ter tido exeto total, lendo seu bloq, me vi em vc, realmente as pessoas te acham mais bonita por estar magra , mas sabemos que não é bem assim.......espero que tenha vencido todos os obsdtaculos e muitas felicidades a vc e sua linda familia.....vamo que vamo.....mas só um pequeno desabafo, ja fiz duas vezes o tratamento e nao aguentaria uma terceira vez........deixo isso na mao de Deus, beijos e se cuide, a proposito meu cabelo esta curtissimo e vermelho, pra disfarçar rsrsrsrrs, sei bem o que é perder tuchos de cabelos de 40 cm....aiai.....somos guerreiras, ficquei feliz em saber que o belo vai crescer liso, pq meu medico disse que cresceria tipo bombril....afffff,,,,,beijos e uma otima semana........

    ResponderExcluir
  72. OI FLOR, ADOREI SEU BLOG FIQUEI FELIZ EM CONHECE-LO POIS, AUMENTOU MINHAS FORÇAS.
    E O QUE MAIS ME DEIXOU FELIZ FOI TER PESSOAS QUE ACESSOU SEU BLOG E VIU MEUS COMENTÁRIOS. ACABARM ENTRANDO EM COMTATO COMIGO FIQUEI FELIZ PORQUE ACREDITO QUE PUDE DAR UMA LUZ PRA ESSAS PESSOAS, ACABEI ME SENTINDO ÚTIL.
    HOJE FALTAM 15 INTERFEONS PARA O FIM DE MEU TRATAMENTO, dEUS VAI ME DAR VITÓRIA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  73. olá estou em tratamento há 3 m3ses...afff tem horas que é pura loucuras,e tenho enxaqueca alguem teve ? lu_castilholu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. Oi gente, sou a mesma anônima que comentou em 26 de junho de 2012, podem me chamar de Bia. Então iniciei o tratamento com Interferon e Ribavirina em 03 de agosto e no começo achei que não teria maiores efeitos colaterais. Doce ilusão! O mais engraçado é que os efeitos mais terríveis aparecem para mim no meio da semana (tipo terça e quarta-feira), sendo que escolhi tomar as injeções na sexta para não prejudicar tanto meu trabalho, isso é normal ou comum? Bem, sobre os efeitos que começaram a surgir, nada de mais a princípio, apenas cansaço extremo e repentino, uma sensação permanente de que estou resfriada (nariz escorrendo direto e um pouco de fevre e dor de cabeça), mas esta semana aconteceu o pior. Uso lentes há anos e simplesmente do nada, meus olhos ficam totalmente grudados, o que só aumenta minha ansiedade e irritabilidade, não adianta colírio, soro, lubrificante, tudo incomoda muito e a ardência nos olhos não passa!Meu emocional está bastante fragilizado, sinto ímpetos de raiva, vontade de chorar ou rir de repente, mas não quero tomar antidepressivo (mais um medicamento entre tantos que já estou tomando?)... Está difícil de suportar, e olha que só fazem dez dias, Deus ajude que eu consiga terminar o tratamento com sucesso e negativar o vírus! aliás, sobre a questão que eu havia comentado de beber e fumar socialmente, quanto à cervejinha até agora não me fez falta nenhuma, e estou diminuindo a quantidade de cigarros que eu fumava diariamente, não porque pensei em parar de fumar, mas é que a sensação de desconforto é tanta que nem dá mais tanta vontade de fumar. Meu apetite até o momento também não mudou muita coisa, talvez o "benefício" do imagrecimento não se aplique a mim? Ah sim, ando com muita cede, bebbo água o tempo todo, inclusive de madrugada, mas é engraçado que não vejo por onde sai esse líquido todo? Então é isso, obrigada Ana Flor por esse espaço maravilhoso de troca de experiências e desabafo, vou tentar jogar o "jogo do contente" e pensar que talvez esse tratamento radical faça de mim uma pessoa mais saudável (com menos vícios) e quem sabe mais justa comigo mesma. Desejo a todos que já iniciaram ou que vão iniciar esse tratamento, boa sorte e perceverança até o final! Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, "Bia". Tudo bem? Comecei o tratamento uma semana depois de você. Achei que não teria tantos sintomas, não tive febre ainda, mas de semana passada p cá tenho tido muito enjôo e por conta disse não consigo tomar água. Minhas mão descamaram, mas não sei se é reação do medicamento. Será que mais alguém teve isso?
      Bem... força pra vc... e para todos que estão em tratamento. LG.

      Excluir
  75. Olá à todos.Meu marido descobriu esta doença há dois anos. E não podiamos inciar o tratamento, pois estavamos tentando ter filhos. Aliás foi atráz de uma bateria de exames que meu Go pediu é que descobrimos.E como por meios naturais não certo esta gravidez. Decidimos fazer uma FIV. A primeira não deu certo. E fizemos uma 2ª tentativa, e tb não deu certo. Então para q ele comessasse logo este tratamento, optamos por gongelar o semen. Demoramos pq tivemos que comprar um botijão p fazer este congelamento. E só hj conseguiu retirar a medicação pelo SUS. Ele está aflito, preocupado tb com as reaçãoes da medicação.O que me preocupa muito tb. Mas vamo que vamo..é preciso não é? Deus nos dará força para enfrentar mas esta batalha. obrigada e boa sorte à todos. Claudinéia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi .. na minha 15 injeção de 48.De 2 milhões cairam para 400mil vírus...estou na 19 injeção ,tenho febre dois a tres dias a noite ,quando tomo a inj . e mais alguns poucos efeitos colaterais , nada que me atrapalhe de cumprir meus deveres ...Esse trat é foda ... mais nós somos mais fodas...












      Excluir
  76. Graças ao Bom Pai, que esse cheiro escroto de chulé é coisa da cabeça. Durmo quando não quero e acordo quando também não quero. Fiquei tripolar. 5ª semana...

    ResponderExcluir
  77. Eu escrevi o ultimo comentario acima! esqueci de perguntar ,se os efeitos colaterais ,melhoram com o tempo do trat . obs sou coinfectado tambem com hiv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns melhoram a medida que o organismo se acostuma, outros pioram a medida que vamos ficando mais fracos, novos efeitos aparecem no decorrer. Mas o fato é que cada organismo reage de uma forma, portanto, vamos torcer que você chegue bem até o final e que termine essa batalha curado!

      Excluir
  78. Pessoal, obrigada pela visita! Leio todos os comentários de vocês com carinho e torço para que todos tenham força e sucesso no tratamento.

    Vocês sabem que não costumo falar/escrever palavrões, mas adorei o que um de vocês escreveu acima: "Esse tratamento é foda... mas nós somos mais fodas ainda..." Somos sim! A gente aguenta!

    Beijinho a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Flor!
      Acabei de descobrir que tenho hepatite c, ainda não fiz a biopsia p saber mais detalhes ... ando pesquisando muito pela internet e eis que te encontro!
      Estou bastante assustada, quanto mais eu leio, mais descubro como são terríveis os efeitos colaterais.
      Irei fazer o tratamento, claro, mas estou muito preocupada com o meu trabalho, tenho uma micro empresa e trabalho sozinha e por isso estou me desesperando. CONSEGUIREI TRABALHAR TODOS OS DIAS??? Não tenho como parar.
      Aguardo sua resposta e de todos que puderem me ajudar nessa questão.
      Obrigada a todos!!!
      Bjsssss
      Renata

      Excluir
  79. Muito bom este canal que vc abriu para trocas de informações. Meu marido está na 14 aplicação ribavirina interferon e boceprevir, fora outras 3 injeções, que não me recordo os nomes. Um dos efeitos que ele tem são as dores nas juntas, principalmente nos pés, alguém tem ou passou por isso?

    ResponderExcluir
  80. iniciei o tratamento a 30 dias. não tenho enjoo os cabelos não caiu e não emagreci;pelo contrario acho que engordei. sinto uma fraqueza ai quero comer.principalmente doce.

    ResponderExcluir
  81. Tenho 50 anos e estou realizando um retratamento, no primeiro tive a recidiva após 02 anos do término. Não desanimem nunca e agora com os novos medicamentos tenho certeza que conseguirei a cura sustentada. Realizei o PCR quantitativo da 4ª semana e já tive o resultado não reagente, agora começo tomar o boceprevir por 32 semanas em conjunto com o interferon e a ribavirina, os efeitos colaterais ocorrem de forma mais perturbadora no inicio do tratamento, depois a gente acostuma e aguenta o tratamento até o final.
    Força e sucesso a todos, os dias melhores chegaram com os inibidores de proteases.

    ResponderExcluir
  82. Minha mãe descobriu que tem o vírus mas os exames de sangue e ultrason então normais. A biopsia ainda vai fazer. Será que mesmo assim vai precisar iniciar o tratamento. To aflita minha mãe tem horror a doença......

    ResponderExcluir
  83. O tratamento depende da quantidade da carga viral e também da biopsia. Comecei meu tratamento dia 25/09/2012 e graças a Deus ta dando pra levar numa boa. Pense positivo e tenha fé em Deus que tudo dará certo. Penso assim " ainda bem que tivemos a oportunidade de descobrir que temos a hepatite para fazer o tratamento, pois muita gente tem esta doença e não sabe". Tudo vai dar certo, pense positivo e fé em Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi descobri que sou portadora da hepatite c com o virus B1,foi em julho de 2012,fiz uma biopsia hepática 13/11,passei muito mal,ainda sinto dor,6 dias depois,tenho retorno com minha médica na primeira semana de dezembro pra iniciar meu tratamento,quando dei a luz ao meu filho em 75 fiz uma trasnfuzão de sangue acho que foi ai que contrai o virus,estou muito aprenssiva as informacões que tenho não sÃO NADA AGRADAVEL,mas tenho muita fé em Deus,sei que eu e todos que estão nesta batalha vamos vencer meu esposo tem me dado muita foça,Deus nos dará esta vitória.

      Excluir
  84. Estou no fim do tratamento , falta a última aplicação , 24 semanas,não esta sendo fácil,com certeza tem coisa pior ,agora é só acreditar que tudo valeu a pena .

    ResponderExcluir
  85. OLÁ, MEU NOME É MARLENE , DESCOBRI EM MARÇO DE 2012 QUE TENHO HCV PCR 5 GENÓTIPO 1 ; NÃO TENHO NENHUM SINTOMA , MAS CONSEGUI UMA DEPREÇÃO, TOMO 2 ANT,DEPRS.ESTOU AGUARDANDO Á BIOPSIA.
    MINHA CARGA VIRAL É DE 4.280.000 GOSTARIA DE UMA RESPOSTA QUANTO TEMPO PODE DEMORAR P/ O SUS ME CHAMAR E COMEÇAR Á MEDICAÇÃO ?
    C ALGUEM TIVER ESTA IMFORMAÇÃO POR FAVOR ,PUBLIQUE P/MIM OU marlenedelimaviana45@gmail.com DESDE OBRIGADA.
    ESTOU ME SENTINDO UM POUCO FRAGIL......

    ResponderExcluir
  86. OI , fLOR ,TUDO BOM COM VÇ E SUA FAMÍLIA?, VIU MEU PCR DO HCV TIPO 1, EM 12 SEMANAS CAIU 80%, E NÃO CHEGOU A CAIR DOIS LOGS ,SRÁ QUE VOU TER QUE PARAR O TRAT ... MEU MÉDICO DISSE QUE NÃO, POIS CAIU 80% ... SERÁ QUE ELE ESTA MENTINDO , SÓ PRA EU NÃO DESANIMAR?
    !! SERÁ QUE É VERDADE QUE TODOS O TRATADOS COM INTERFEROM PEGUILADO E RIBAVERINA POR 48 SEMANAS SE NÃO NEGATIVAR EM 3 MESSES ,TEM QUE PARAR O TRAT ?SE FOR VERDADE QUE TODOS SAIBAM!!! BOA SORTE FIQUE COM DEUS!!OBS EU QUE ESCREVI O PALAVRÃO , DESCULPE !!!! RSRS

    ResponderExcluir
  87. Alguém toma telaprevir? Como conseguiram: plano de saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou começar a tomar o boceprevir...pelo plano de saude..

      Excluir
    2. Mas foi preciso entrar com uma ação judicial?

      Excluir
    3. Nao..o convenio maritima liberou....

      Excluir
  88. Boa tarde,
    tenho 27 anos e estou fazendo meu segundo tratemnto contra HCV, no meu primeiro tratamento cheguei a negativar o virus mas infelizmente ele voltou, hoje estou na quarta semana de tratamento com interferon e ribavirina na quinta seman aa começo a tomar o boceprevir, me sinto um pouco irritado com muitas coisas, as vezes muito triste, as vezes tenho vontade de chorar, minha primeira injeção teve muitos efeitos colaterais mas agora as outras sinto menos, estou a disposição apara esclarecer duvidas pois estou no meu segundo tratamento estou entendido do assunto..rs...abs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, eu preciso iniciar o meu tratamento com o telaprevir, estou com fibrose grau 4! Mas n consigo já que o SUS ainda não disponibiliza. Tenho 26 anos e corro contra o tempo para viver...

      Excluir
    2. vou comecar a tomar o boceprevir pelo plano de saude...

      Excluir
    3. Acabo de conseguir na Justiça o meu tratamento!!! Obrigada Senhor... Sei que a partir de agora vai ser uma luta! Mas vou até o fim! Obrigada a todos por compartilharem suas lutas, vitórias, medos... Que Deus abençoe a nós, nossas famílias e amigos que estão na luta com a gente! Amém!

      Excluir
    4. A/C Anônimo de 3 de dezembro de 2012

      Contrate um bom advogado e acione o Estado Judicialmente... essa é uma via muito rápida da justiça... peça pro teu advogado entrar com uma ação solicitando "antecipação de tutela" não tem erro.

      Também tive que recorrer a esta via; em questão de uma semana o Juiz sentenciou e determinou que o Estado me fornecesse o medicamente em 10 dias, sob pena de pagamento de multa de R$ 500, ao dia, caso a determinação não fosse cumprida.

      Excluir
    5. Ola!
      Ainda não comecei o tratamento, e alem do medo dos efeitos colaterais a minha maior preocupação tem sido a duvida que não me abandona.
      Da para trabalhar cm tds esses sintomas? Não tenho como parar, trabalho por conta.
      Como vc fez com seu trabalho?
      Obrigada
      Bjsss Renata

      Excluir
  89. Olá! Estou na 37ª semana de riba + Interferon e ainda sofro com alguns efeitos colaterais. Meu cabelo e minha libido caíram. Agora o cabelo está mais lisinho. Emagreci 12Kg no início do tratamento e ganhei 1Kg nestas últimas duas semanas. Desenvolvi uma loucura por doces e minha boca está sempre com gosto de guarda-chuva. Por causa da complicação respiratória estive internada no CTI há pouco tempo. Sinto-me cansada demais!
    Amei este espaço onde podemos trocar informaçãoes! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  90. Amei a ideia do Blog! Estou na 37ª semana e ainda sofro com alguns efeitos colaterais. Há pouco tempo estive internada no CTI com insuficiência respiratória, pois a Ribavirina + Interferon atacam a função respiratória de asmáticos. Parei de fumar...(serviu para alguma coisa positiva). Sinto gosto de cabo de guarda-chuva e desenvolvi uma paixão por açúcar. Meu cabelo caiu e está crescendo bem mais liso (eram ondulados). Vamos trocar informações?!

    ResponderExcluir
  91. Foi maravilhosa a iniciativa de se criar este blog. Estou iniciando meu tratamento, já tomei a primeira injeção e estou me sentindo péssima, meu corpo só pede cama, mas sigo confiante.. Gostaria que o problema fosse mais debatido na mídia, quando a gente descobre a doença fica enlouquecida atrás de informações e nem sempre o médico tem o tempo suficiente para escutar e lhe dar a atenção que tanto necessitamos nessa hora.. Prometo voltar aqui depois de realizar novos exames pra contar resultados e experiências com o uso desses terríveis medicamentos.

    ResponderExcluir
  92. OLa a todos. Sou de Portugal e tb estou no terceiro mês do meu tratamento. Esta a ser muito dificil para mim . Foi o meu marido que me passou nos anos 90 e ele estava pior fez logo o tratamento logo eu n foi preciso ate agora. As vezes e uma tortura para mim. Ansiedade , queda de cabelo, dotes no peito, dores de cabeça , dores no corpo, barriga inchada e dores de estômago . N tem sido fácil e ainda por cima meu marido trabalha no estrangeiro e tenho que tomar conta de mim e fo meu filho de 9 anos. As vezes o meu marido n se acredita que eu me sinta assim tao mal . Como ele e forte e n teve sintomas . Foi so para desabafar amanha tenho uma consulta . Negativei na 4 semana vamos ver se continua assim. Abraços e que tudo corra bem para todos. XXX

    ResponderExcluir
  93. sou de portugal começei o tratamento em fevereiro acabei em agosto.estou praticamente curado .antes do tratamento.fis biopsia.fis um exame computurizado se nesse exame seu medico diser. que seu figado esta bom para fritar iscas pulei de alegria nao estava em mim.mae o medico disse que o figado estava bom pra fritar iscas .ela responde entao teu figado esta bom agora e so tirar o virus..o tratamento e dificil mas tudo se consegue no dia do interferom nunca sair de casa a noite os efeitos estao logo ali

    ResponderExcluir
  94. nao tenham medo do tratamento quando se começa e para levar o tratamento ate ao fim.ter sempre pensamento positivo sorrir sempre
    o sistema imunitario agradeçe.no fim voçe ve que valeu a pena.efeitos colaterais e como tudo na vida tem que sofrer para chegar a bom porto eu estou curado subtipo 3 o meu maior efeito colateral foi depois da biopsia estar 4 horas naquela posiçao mas nao estive tanto tempo me levantei e levei logo com a doutora.ralhou comigo mas tudo passou vim logo para casa nesse mxmo dia a doença nao e mais forte do que nos. acreditem...

    ResponderExcluir
  95. Bom dia!
    Tenho 53 anos e provavelmente uns 30 de hepatite c, descoberta acidentalmente. O diagnostico dos médicos eh que nao adianta fazer mais tratamento co riba + PEG. E cirrose foi diagnosticada através do caro exame fibroscan (F4). Enquanto nao se disponibiliza novas drogas vou administrando com uma especie de alimentacao diferenteciada, inclusive com um "coquetel" diario: Castanha do para, leite de soja, chocolate amargo, albumina e Nutrisson Soya. Tenho corrido quase todos os dias 12 minutos e ate me arriscado em peladas com amigos, como ator coadjuvante (eu era bom nisso!). Também tomo diariamente 1 comprimido de omega 3 e um legalon 180 mg. Como com alguma frequência carne. Procuro a todo custo combater a anemia variando alimentação, incluindo raiz de acai. Em algum momento me desesperei, especialmente no auge da medicação, que em um segundo momento cheguei a consorciar com Annita, mas sem sucesso. Tenho chegado muito as pés do SENHO que me fez promessa de me conceder mais tempo de vida.
    Eu vivo pela fe, embora tenha dias que as aguas querem me afogar, mas recorro a oracao e ELE me fortalece. Digo que em fe. Muitos amigos sumiram. Estou de licença ha um ano e meio. Livrem-se do stress. Isso mata. Deixo o www.otanielsilva.com onde conto parte de como venho vencendo e um pouco da minha vida.
    Boa Sorte a todos.
    Otaniel

    ResponderExcluir
  96. Força pessoal!!!! Vamos chegar lá tenho certeza disso!!!

    ResponderExcluir
  97. pois bem! eu estou no terceiro mes de tratamento; tenho a C genotipo 1.

    Bom, o que me incomoda por demais e a "perda do sentido nas pequenas coisas da vida" ah como isso me incomoda! Como bom Gaúcho que sou gosto de assar meu churrasco no final de semana... churrasco? aonde que está o gosto do churrasco? perdi o paladar; não sinto mais gosto... é como se estivesse comendo uma borracha! isso me encomoda muito. Aquele mate amargo sevado com zelo...psi se foi também!!

    A notícia boa é que contrariando todas as expectativas e, enquanto alguns entram no auxilio doença eu ainda mantenho meus dois empregos (de Professor e Analista de Redes) apesar de não estar tão convencido assim... sinto bastante fadiga e os nervos "saltando pelos olhos" tenho receio que isso vá me prejudicar.

    Bom, fica meu desabafo caso alguém queira ler. :-)

    ResponderExcluir
  98. Olá a todos... Eu sou a menina que conseguiu o tratamento com o telaprevir na justiça...
    Estou a 1 mês do tratamento...
    Confesso que estava muito assustada com todos os efeitos colaterais mas NÃO SINTO NADA! Eu avisei no trabalho com medo de alguns problemas mas sinceramente nem era preciso!
    O cabelo cai um pouco e logo aparece anemia, mas vocês precisam de dedicação, eu mudei meus hábitos alimentares, procurei nutricionista, faço exame toda semana para aacompanhar. O meu último exame com 3 semanas estava praticamente zerada de vírus! :)) Isso me metivou ainda mais porque por mais que eu esteja "curada" ainda tenho que completar o ciclo de medicamentos... A única coisa me tem tirado o sono ultimamente foi a exposição ao sol. Em um dia na praia não me protegi, e isso ocasionou muita coceira nas pernas e braços por conta de descascar... Utilizo pomada porque tem noites que nem consegui dormir... No geral vou mantendo-os informados... Queria só deixar meu depoimento para que as pessoas que estão começando o tratamento não se assustem com tudo que se le... Que a fé SALVA!!! Corram atras dos medicamentos, persistem!!! Bjos

    ResponderExcluir
  99. boa tarde , amiga ,, olha só de vc ter feito esse site já é guerreira e vencedora estou orando por vc ...

    ResponderExcluir
  100. Oi, não tenho blog mas deixo meu e-mail para quem quizer tirar duvidas, acabei de tomar o Telaprevir Incivo por 12 semanas, não tenho fibrose e negativei o vírus na 4º semana, sigo tommando o alfapeginterferona e ribavirina, consegui o teleprevir entrando na Denfesoria Publica de Brasilia, meu médico fez um relatório explicando que não adiantava eu tomar somente os outros sem o Telaprevir já que tinha feito o exame IDL 28 que mostrou ser péssima respondedora, sou uma das primeiras de BSB a tomar o médicamento que até hj ainda não está disponível na farmácia de alto custo, entrei no blog porque meu cabelo está caindo aos MONTES, MUITO MESMO,e uma coceira na pele,estou na 13º semana, fora isso estou bem. abraços
    Neusa -BSB
    neusabsb@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  101. descobri.que.tenho.hcv.e.hiv.a.mais.de.14.anos.vou.começar.meu.tratamento.daqui.2.semanas.estou.muito.sensivel.choro.muito..peço.conselhos.de.quen.ja.passou.por.isso

    ResponderExcluir
  102. Olá a todos, eu finalizei os 3 meses de telaprevir, mas meu virus voltou, acho que possivelmente pelo meu grau de fibrose. Agora é esperar os novos medicamentos que estão por vir. A minha dúvida é que já faz 1 mês e meu cabelo não pára de cair... Estou desesperada porque estou quase careca já... Como aconteceu com vcs, é normal?

    ResponderExcluir
  103. Olá em outubro de 2011 fui pega de surpresa pela pergunta de um endocrinologista fui procura-lo por motivo da tireoide e ele mim fez uma pegunta apos um exame se eu tinha hepatite eu fiquei desesperada e falei que não mais ele insistiu em fazer um exame especifico fiz o exame e deu hepatite C cronica fiquei desesperada ao pegar o exame li logo cair em um pranto e levei o resultado para ele que mim aconselhou a procurar um hepatologista nunca tinha visto falar nessa C fui logo procurar saber como de pegava ai lembrei que na adolescência tinha feito uma transfusão de sangue em um hospital de nome e tinha sido infectada pela transfusão ao procurar a hepatologista levei o exame e ela mim passou outros exame e ela falou que eu não deveria fazer o tratamento e eu perguntei porque mais a resposta dela não mim convenceu já vai fazer dois anos que descobrir e nada de tratamento não sei qual o nível da doença que corresponde ao tratamento fiz um exame no instituto do figado para saber desse novo tratamento mais ate agora nada as vezes quero mim desesperar pois sei que essa doença é lenta mais só tenho uma saída ser forte e mim apegar a Deus que ele pode tudo pois tenho um esposo e duas filhas que precisa de meus cuidado. Já mim aconselharam entrar na justiça para conseguir o tratamento mais fico com receio pois não entendo o não das medicas que procurai.

    Edijane
    edijanebrasiliano@gmail.com

    ResponderExcluir
  104. Ola,tenho hepatite C ,1b . Vou iniciar o tratamento em setembro. Confesso que estou assustada com os efeitos dos remédios. Sei que tenho uma batalha pela frente,já que o meu subtipo é o menos agressivo ,mas o mais difícil de curar.
    Estou preocupada com os efeitos porque tenho 2 filhos,sendo que 1 tem apenas 11 meses,tenho medo de não ter forças para cuidar deles. Moro no exterior e não tenho minha família por perto!!!
    Força para nós...Deus abençõe a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!
      E entao, como vai o seu tratamento, tem suportado bem? Esta confiante? Vc trabalha, como tem feito?
      ESpero que esteja forte de corpo e alma!!!
      Bjs REnata

      Excluir
  105. Boa tarde Flor, iniciei meu tratamento a 1 semana tomo interferom 3 vezes na semana e ribavarina 250 5 comp por dia estou muito desanimada muita tontura ...e muito dificil o tratamento peço força a DEUS ....BJOS

    ResponderExcluir
  106. Boa tarde Flor, iniciei meu tratamento a 1 semana tomo interferom 3 vezes na semana e ribavarina 250 5 comp por dia estou muito desanimada muita tontura ...e muito dificil o tratamento peço força a DEUS ....BJOS

    ResponderExcluir
  107. Olá, meu nome é Elizabeth e descobri que tenho a hepatite C genotipo 1b Metavir A1 F1, gostaria de saber se preciso de fazer o tratamento pois me disseram que posso esperar para tomar a nova drogra. e estou com muito medo, pois preciso de trabalhar e pelos relatos acho q não vou conseguir.......

    ResponderExcluir
  108. Oi Flor, sempre é bom compartilhar as coisas da vida, mesmo que não sejam só as boas. Tenho 49 anos e tenho hepatite C, genótipo 1, ou seja, o que menos responde ao tratamento. Mas vamos lá, porque ei de vencer. O hepatite já me acompanha a 35 anos, pois era menina quando fui obrigado a fazer uma cirurgia que requereu transfusão, e foi ai que me contaminei. Hoje digo, das doenças, a menos ruim, já que não se sabia muito sobre as hepatites. Convivo com ela, bem, dentro do possível, minha fibrose permanece inalterada a mais ou menos 5 anos, o que já é um alívio. A fora a hepatite, sempre fui uma pessoa bastante saudável, não "pego" nem gripe, mesmo morando aqui no Rio Grande do Sul. Mas desde que iniciei o tratamento, já consegui uma anemia, uma otite, e a irritabilidade, são as coisas que mais me incomodam. O meu consolo é que tudo é passageiro, ainda mais por uma boa causa. Todas as quintas-feiras, dia em faço uso do BIP48, este é o interferon que uso, ele faz parte de uma pesquisa, do produto que passará a ser fabricado no Brasil, digo a mim mesma, estou colocando no meu corpo a minha cura... pois ainda tenho um filho pequeno e quero vê-lo crescer. Os efeitos colaterais, devem e podem ser minimizados, não só com outros medicamentos mas com o apoio da equipe médica e especialmente da família. Outro dia passo por aqui e conto um pouco mais desta trajetória, até porque ainda digamos estou na fase experimental do tratamento, já que não completei as semanas mínimas requeridas para continuar ou não com o tratamento. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  109. Oi flor fiquei animada com sua forma de lidar com a doença, pois acabei de descobri a um mes que tenho epatite c e estou desesperada ja chorei muito , mais lendo seu blog fiquei mais tranquila obrigada e força pra todos nos

    ResponderExcluir
  110. oi eu sou Andre e tambeN estou com a hepatite c e estou com medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andre! O susto inicial passa depois que pesquisa sobre e descobre que afinal vc conseguira ultrapassar a fase do tratamento, que é a 'pior' parte.
      Descobri q estava com hepatite c em maio e a minha biopisa sera em janeiro 2014 ... estou otimista pq somente assim sera mais facil passar por tudo.
      Tenha fe e se cuide bastante!
      Bjs e boa sorte!

      Excluir
  111. Olá Ana!
    Primeiramente parabéns pela iniciativa e pela qualidade das informações do blog. Me senti bem melhor lendo os seus posts (li alguns apenas - confesso que meus olhos ficaram menos secos em alguns posts... hehehehe)
    Quanto a mim, sei que sou portador desde 2007 (A0F0). Fui monitorando uns tempos mais, uns menos, até que no fim do ano passado resolvi fazer um check-up mais profundo, inclusive com biópsia. resultado: A2F3!!!
    Voltei para o meu médico anterior e iniciamos o processo (muito burocrático aqui em MG) para conseguir o tratamento duplo via SUS e o telaprevir via judicial, sempre sendo desencorajado pelo serviço estadual de saúde a procurar a justiça. Acabou que em julho (aproximadamente) o SUS liberou o telaprevir e iniciei meu tratamento em 22/09. Estou apresentando praticamente todos os efeitos colaterais previstos nas bulas mas, felizmente, com intensidade de baixa a média.
    Meu quantitativo trouxe a melhor notícia possível ao fim de quatro semanas: não detectado RNA do HCV!! Espero que o seu retratamento tenha o mesmo sucesso!
    Estou escrevendo também para lhe perguntar duas coisas: como ficou a sua relação com o seu marido e com as pessoas mais próximas? Minha paciência está quase nula e minha irritabilidade nas alturas! Minha esposa tem se queixado bastante que está difícil de lidar comigo. Aí o meu receio é que eu esteja meio que me entregando aos efeitos e ficando uma pessoa mais difícil do que deveria. Você conseguia controlar rompantes de irritação? Como seu marido lidava com isso?
    A outra pergunta é em relação à interleucina 28B. Você chegou a fazer o exame? Depois de ter o vírus negativado, o fato de ela ser o pior dos genótipos interfere na resposta após o fim do telaprevir?
    Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seu comentário tão carinhoso e fico muito feliz com seu resultado!! Continue firme!

      É muito difícil controlar a irritação mesmo. Não é culpa sua e não acontece exclusivamente com você. Sempre que algum familiar de portador de hepatite C me escreve, por qualquer motivo, eu aproveito para dizer que eles precisarão ter muita paciência, que será muito difícil para eles também e que terão que fazer muito esforço para relevar algumas coisas (ou MUITAS coisas).
      Realmente é bem complicado para eles, mas ajuda se souberem que não é pessoal, que não se está querendo faltar com o respeito ou amando menos a pessoa, mas que é fisiológico e muitas vezes não há como controlar.

      Eu, particularmente, avisei todas as pessoas mais próximas antes de iniciar o tratamento, inclusive no trabalho fiz uma reuniãozinha e expliquei tudo. Mesmo assim hoje lembro de algumas coisas e penso: "poxa, tal pessoa poderia ter sido mais compreensiva e não ter falado aquilo".

      Mas comigo essa questão foi mais tranquila do que costuma ser com outras pessoas. Porque naturalmente sou uma pessoa extremamente calma e paciente. Então com a irritação me tornei uma "pessoa normal". Falei algumas coisas que eu nunca falaria em situações normais, mas nada que ofendesse alguém. Só que esse não é o mais comum de acontecer. Geralmente as pessoas ficam meio descontroladas mesmo. Converse com ela sobre o assunto sempre que puder. E, claro, peça sempre desculpas depois e lembre a ela que você não está conseguindo controlar.

      Quanto a interleucina 28B, eu não fiz o exame. Mas desconheço pesquisas que associem a resposta do tratamento com inibidores de proteases com isso.

      Um abraço,
      Ana

      Excluir
  112. OLÁ,TENHO HEPATITE C COM CIRROSE METAVIR F4A3,VOU COMEÇAR O TRATAMENTO DIA,2 DE DEZEMBRO SEGUNDA FEIRA,ESTOU COM MEDO DA REAÇÃO DA MEDICAÇÃO,GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO TRABALHAR DURANTE O TRTAMENTO,SOU MOTORISTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E então? Como está se saindo durante o tratamento?
      É muito relativo saber se conseguirá trabalhar ou não, pois os sintomas variam de paciente para paciente. Muitos conseguem! Mas muitos não :(
      Espero que você esteja bem.

      Abraço,
      Ana Flor

      Excluir
  113. Ola Ana, boa noite!

    Leio seu blog sempre desde que descobri que sou portadora de hepatite C em 10/12. Seu blog foi o primeiro lugar que consegui informações concretas, inclusive o exame de elastografia que substitui a biopsia que eu fiz.
    Iniciei meu tratamento dia 22/11/13, duas semanas atrás e estou com alguns efeitos colaterais já.
    Na primeira aplicação de Interferon fiquei bem mal, com febre, dores no corpo e nada de apetite. Felizmente na segunda não tive nenhum efeito e fiquei ótima.
    Já a Ribavirina tem me deixado com muito enjoo, falta de apetite e dores de cabeça.
    Gostaria muito de dicas suas e de todos que escrevem no blog do que posso fazer para não ficar tão debilitada. Alimentos que ajudam durante o tratamento e coisas do tipo.

    Andei tentando contato em alguns posts mas não consegui ainda =(
    Segue meu contato vanessacmajado@gmail.com

    Um grande abraço a todos e vamos seguir firmes e com fé que a cura é certa!!!

    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Então quer dizer que há mais de um ano você já está por aqui? Seja muito bem-vinda sempre.

      Mando daqui energias positivas: que dê tudo certo em seu tratamento, que os efeitos colaterais sejam suportáveis, que você tenha força se precisar e, claro, que fique CURADA! :)

      Não existe uma dieta específica a seguir. Durante meu tratamento, procurei uma nutricionista que me passava alternativas saudáveis. O recomendado é tomar bastante água!!

      Se quiser, procure na caixa de pesquisa aqui do blog um post intitulado "Alimentação", talvez te ajude.

      Beijos!

      Excluir
  114. ola meu nome e lucia tenho 47 anos e descobri a 2 anos que eu tenho epatite c com a garga viral de 2e500 fiquei com muito medo quando descobri mais fui em frente porque desistir nunca mais quando comecei a tomar os medicamento ai eu vi o porque muita gente deixa o tratramento são os efeito colaterais tive tudo isso que vc teve mais hoje tem 3 meses que eu acabei com o tratramento e ainda tenho o nervossimos e pra piora as coisa meus cabelos ainda estão caindo muito ja está dando pra ver que eu estou careca quanto a pele seca esta melhorando mais as vezes dar uma coceira terrivel no rosto gostaria de saber quanto tempo depois que vc parou o tratramento seu cabelo parou de cair bjs fica com deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia Helena,

      Obrigada pela visita ao blog!

      É normal levarmos 6 meses até nos reestabelecermos totalmente, por causa da agressividade dos medicamentos. Foi exatamente isso o que levei para me sentir 100% normal novamente.

      Beijos e espero que você fique boa logo!

      Excluir
  115. ANA
    oi gente, me relacionei com uma pessoa sem reservativos,e a 1 mes atras ele me contou que está com hepatite, ele já eve antes ah alguna sanoas atras e voltou mais forte e faz 3 meses que venho sentindo coceiras no corpo, fui fazer exaes e ainda não está pronto o resutado, ....AGUEM PODE ME INFORMAR SE CONVIVE COM ALGUEM COM HEPATITE E MESMO TENTO RELAÇOES SEXUAIS NÃO PEGOU A DOENÇA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a hepatite que ele tem? Cada tipo - A, B, C, D etc - é uma doença diferente. Portanto, não dá para responder de forma genérica se você pode ter sido infectado(a) ou não.

      Se a hepatite for B e você não for vacinado(a): sim, existe chance por se tratar de uma doença sexualmente transmissível.

      Já se for hepatite C, é muito raro ocorrer o contato sexual, que acontece em menos de 5% dos casos. Na maior parte dos casais, quando há relações há anos (às vezes décadas) sem preservativos, não há transmissão.

      Te desejo boa sorte!

      Excluir
    2. Olá.Ana Flor,Eu me chamo Claudia e tenho 38 anos .Hoje me deparei com sua historia ... descobri ha 1 mes que estou com Hepatite C...Ainda tentando acreditar que vou ter que fazer o tratamento que ja li que não é facil.... Gostaria de saber se posso contar com vc ..para me dar força,,Obrigada se puder me passar algum contado ficaria agra de cida

      Excluir
  116. Olá! Vc poderia me dizer o resultado de seu tratamento? É que eu estou fazendo o tratamento pela segunda vez. Da primeira feita consegui zerar vírus na 12ª semana, mas teve retorno do vírus após o término do tratamento de 48 semanas. Agora estou fazendo-o novamente e estou na 16ª semana, mas pensando seriamente em interrompê-lo, pois acredito que o genótipo 1 é de quase impossível combate. Tenho 59 anos e chamo-me Antonio. meu e-mail é: fidinello@hotmail.com - Um abraço e muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Antonio. Sei como você se sente, é difícil mesmo. Mas não interrompa o tratamento! Não é impossível vencer o genótipo 1 não, muitos são os casos de sucesso que chegam aqui no blog.

      Eu ainda não fiz o retratamento, mas assim que fizer posto o dia-a-dia aqui pra vocês. E, se Deus quiser, postarei também a notícia da minha cura!

      É o que lhe desejo também, que fique curado!

      Um abraço

      Excluir
  117. boa tarde sou protadora d hepatite c e comcecei otratamento a dois anos porem nao me adaptei aos medicamentos e parei por conta propria, hj apos alguns exames constatei q meu figado esta gorduroso entaun resolvi tentar o tratamento mais uma vez, existe aluma coisa a ser feita p q meu organismo aceite o medicamento> usei ribavirina e interferon...Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alimentação regular, exemplo: água de coco, suco verde, arroz integral, evitar muitos doces, evitar carne vermelha, bastante fruta (abacate, mamão, banana...), chá de alcachofra , chá de camomila, chá de carqueja...

      Excluir
  118. Faltam 9 semanas para eh terminar meu tratamento de um ano. Tive/tenho muito dos sintomas aqui descritos. Gostaria de testemunhar que o uso da cannabis tem me ajudado a suportar os efeitos colaterais. Ela me acalma, estimula meu apetite, me ajuda a combater a insônia, estabiliza minha mente me deixando menos irritado. Infelizmente tenho que recorrer ao mercado negro e adquirir produto de qualidade duvidosa, devido às nossas leis retrógradas.

    ResponderExcluir
  119. Voces conchece algum grupo no whadissapp pra trocar imformacao

    ResponderExcluir
  120. Se alguem souber de algum grupo de pessoas com a Epatite c mim add por favor.03199620852

    ResponderExcluir
  121. Ola. me chamo Ailton tenho 39 anos estou no 8 mes de tratamento descobrí. Hepatité c logo inicio sempre fiz examess rotina minha mae faleceu disso. a 2 anos e 2meses apos fiz o exame específicos. e constou foi um choque. tremendo na minha vida saber que eu poderia ter o mesmo fim que minha mae eu me minha esposa sofremos muito com essa bomba vi o resumindo comecei o tratamento.em junho 2014 bem difícil. os primeros 2 meses emagreci 15 kl de pra ca roupas rs mas nao fumo nao bebo e mantive uma dieta rigorosa cortei gorduras da alimentacao e comeceii uma dieta. muito saudavel e resumindo no primeiro exame pra ver se a taxa de virus. nao estava reduzindo ou subindo. pela graca de Deus zero. foi uma noticia maravillosa saber que depois de tanto sofrimento de perda e dessa descoberta da doenca estou aqui pra desser a quem esta passando por isso que acredite. Ter Fe nao torna as coisas faceis mas totalmente possiveis.

    ResponderExcluir
  122. olá flor!
    olha que o meu cabelo bem cacheado que eu amava ficou liso parece alisado todos os dias no cabeleireiro e detesto.... enfim. também não deu certo o meu tratamento, fiz dois, aguardo os milagrosos!!!! beijinho

    ResponderExcluir
  123. Olhe meu nome Orlando e em 2011 por acaso descobri que estava com hepatite C.Daí li muita coisa na internet, na maioria das vezes desestimulador ao tratamento, mas confesso que apesar das inconveniência do tratamento, um pouco de sofrimento dar para encarar. Durante esse período, procurei me manter em atividade.Trabalhando em duas atividades, sendo uma atividade de professor e outra de advogado. Tive a sorte de as minhas aplicações acontecer às sextas feiras, pela manhã, a noite ainda conseguia dar aula. Depois dai só domingo a noite tinha disposição para levantar. tomava bastante líquido e segunda feira estava de volta para no trabalho.

    ResponderExcluir
  124. Olá ana bom dia descubri em agosto de 2014 a hcv sou genotipo 1 fibrose 1 comecei meu tratamento dia 28/4 graças a Deus ate agora a única coisa que sinto e uma leve coseira no rosto vc conhece alguém que fez o tratamento sem ter nenhum efeito colateral isso é possível bjss adorei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma amiga que não sentiu nada também, apenas uma alergia no final do tratamento. E ficou curada! :)

      Excluir
  125. o meu marido tem hepatite c e está no tratamento se eu engravidar dele o feto nasce deformado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilia, sim!! Isso é muito grave. Por isso vocês devem usar no mínimo duas barreiras para evitar a gravidez (por exemplo, anticoncepcional oral mais camisinha). Isso até 6 meses após o término do tratamento.

      Excluir
    2. Olá Ana, parabéns pelo seu depoimento. Terminei o tratamento de HCV nos meados de 2013. Infelizmente tive a recidiva, aguardo novo tratamento. Estou bem, assim como você,um pouco bastante de pavil curto, sei que faz parte dos efeitos colaterais. continuo com céu da boca e mucosa da língua formigando,mas sei que tudo isso faz parte da nossa vida. Cada indivíduo tem sua reação diferente,uns nem chega a tê-los! Nessa minha experiência de longas 48 semanas, através de meu diário, acabei editando um livro que chama "Sentindo na Pele" É fundamental as orientações do médico certo(Infectologista), o acompanhamento dos familiares e amigos. Determinação , bom humor, embora difícil, são fatores que não podem faltar neste tratamento.
      Aguardo novos medicamentos com menos efeitos colaterais e por período de 3 meses! Estamos juntos nesta luta, destruir este vírus camuflado, inteligente que se esconde e reaparece quando menos espera. Para todos os portadores de HCV, vamos à luta, nós somos mais fortes, com certeza Venceremos!!!Desejo à "Todos" que o Ano 2016 seja um Ano de muito Sucesso tanto no tratamento como na vida pessoal e profissional!!!

      Excluir
  126. Oi pessoal, tenho 49 anos, e descobri que tenho Hepatite C a mais de 15 anos. Entre tantos comentários e acompanhamento médico sobre este tratamento ou acompanhamento, decidi realizar o tratamento em Fev/15 com Rib e Interferon P. Mesmo antes de iniciar o tratamneto, eu mudei alguns habitos alimentares e acompanhando o declinio da carga viral. Mesmo com todos os sintomas e dificuldades que nós enfrentamos, na 6a. semana consegui zerar, o que não quer dizer curado, mas ainda tenho 8 meses de trabalho pela frente. Só posso dizer a vocês que tem que acontecer dia a dia! Força para continuar a cada hora. Tomo as injeções as sexta e fico o final de semana em recuperação, mas consigo manter minhas atribuições e com o apoio da minha esposa e família estou conseguindo seguir! Só sei que não podemos esperar somente do medicamento, devemos fazer nossa parte, com alimentação e sem bebidas alcoolicas. Assim melhoramos nossa chance de vencer mais esta etapa! Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  127. Oi Flor, tenho 19 anos e to com Hepatite BB por uns moles que dei. Descobri a doença recentemente, mas apesar de estar pouco tempo com o vírus meu fígado já atingiu o grau f3, vou começar o tratamento com interferon de 3 vezes por semana(diferente da HCV que e só uma vez) to com medo das coisas que posso passar, mas to com a cabeça erguida e disposto a seguir em frente, vê se blog e sua força só me deu mais coragem(um pouco de medo também rsrs) obrigado por isso, e te desejo toda luz do mundo e mais força no seu tratamento

    ResponderExcluir
  128. Pessoal... sou homem, 32 anka e estou em tratamento contra a Hepatite C há 9 meses. Olha, confesso que não tive muitos efeitos colaterais. Foi mais fácil do que imaginava que seria, de verdade. O único efeito que realmente sinto é o intestinal. Por muitas vezes tenho sintomas próximos à diarreia, com cólicas e tudo o mais. Embora esteja mais forte em alguns dias, é ainda tranquilo e não me impede de fazer nada. Por um mês meu cabelo deu uma caída, mas logo voltou a crescer e não caiu mais. Também fiquei MUITO maia emotivo, algo que até gosto. Mas não sinto cansaço e moleza, não emagreci NADA, não perdi o apetite, não peguei nojo por nada. Meu estômago tem estado muito ok. Emocional às vezes me deixa um pouco triste, mas não sei se é o remédio ou não. Enfim, indico o tratamento. Não tenham medo! Não achem que tudo o que leem na internet acontecerá com vocês. Vão em frente, acreditem e tenham paciência. Tudo dará certo!! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  129. Meu marido esta com hepatite c. Fiz o teste deu negativo. Se pega pela relacao sexual

    ResponderExcluir
  130. Olá, boa noite! Eu nunca diria que não. Conheci meu namorado em 2011... Sou divorciada. Em 2012 descobri por causa de um controle pq até entao minha vida sexual era ativa com meu ex marido. Quase certeza que peguei dele por relação anal. E isto gostaria de alertar. Ele tb não sabia que tinha o vírus. Qdo fiz e falei do resultado ele fez tb e deu positivo. Mesmo genótipo. E agora no controle de fibrose depois de tanto azucrinar a cabeça dele para que fizesse, ele descobriu estar em estar em fibrose grau 3. Vai começar o tratamento. O meu grau de fibrose ainda 1... é bom e ruim, pq o SUS não quer me tratar. Se a cura vier para ele eu continuarei infectada... Minha decepção.

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?