Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Meu exame de hepatite C deu positivo. E agora?



1. Em primeiro lugar: nada de pânico.
Cuidado [mas MUITO cuidado mesmo] com as informações que você encontra na internet.
Saiba que a hepatite C evolui de forma diferente em cada pessoa. Então, seu caso é ÚNICO. Você apenas saberá a sua real situação quando consultar um médico especialista.
Não se desespere com o relato de outras pessoas, porque pode ser uma situação bem diferente da sua.
Além do mais, saiba que Anti-HCV positivo não significa hepatite C crônica.

2. Consulte um bom médico especialista. No site do Grupo Otimismo, você encontra contatos de médicos e hospitais públicos e particulares em todo o Brasil: Onde tratar - Relação de Médicos e Hospitais.

3. Procure saber mais sobre a hepatite C. Aqui você encontra informações e referências de outras fontes para consulta: Conhecendo a hepatite C.

4. O que vai acontecer agora? O médico solicitará alguns exames complementares:

  • PCR Qualitativo (exame de sangue): é esse o exame que detectará se você realmente tem o vírus circulando em seu sangue ou apenas o anticorpo. Cerca de 20% das pessoas que entram em contato com o vírus da hepatite C curam-se espontaneamente e ficam apenas com o anticorpo "marcando" que já tiveram hepatite. Se der positivo, ou vírus detectado, quer dizer que você tem hepatite C crônica e novos exames serão solicitados.
  • PCR Quantitativo (exame de sangue): mostrará sua carga viral, ou seja, quantas cópias do vírus você tem circulando por ml de seu sangue. Não se impressione com um número muito alto. Isso não quer dizer nada sobre a evolução da doença. Veja mais em: Carga viral na hepatite C
  • Genotipagem (exame de sangue): com esse exame, você descobrirá qual o genótipo do seu vírus. Ele é muito importante, porque será fundamental na definição do tratamento.
    Se o resultado for genótipo 1, não se desespere quando ler que ele é o mais resistente aos medicamentos. Novos remédios estão para ser lançados que apresentam ótima reposta para esse genótipo. Observação: a maior parte dos portadores brasileiros está infectada com o genótipo 1. 
  • Tomografia/Ultra-sonografia do abdomen superior: será usada para avaliar o tamanho e densidade do fígado.
  • Biópsia hepática: é por meio dela que seu médico verificará qual a situação de seu fígado. Você estará sedado quando for feito um pequeno corte - mais ou menos onde termina sua última costela, no lado direito do corpo. Será introduzida uma agulha própria para biópsia, que pinçará um pedacinho do seu fígado. Nele será analisado o grau de fibrose e inflamação do fígado e também se há presença de esteatose (gordura no fígado).
    Tem risco? Sim, alguns. Mas as duas biópsias que fiz até agora foram bem tranquilas. Leia mais em Biópsia do Fígado, em especial: O que perguntar ao médico antes de realizar a biópsia.
    Quando você receber o resultado da biópsia, estará ansioso para compreendê-lo - mas possivelmente não entenderá muita coisa. Só o médico poderá interpretá-lo, mas você terá algumas informações em: A biópsia na hepatite C.

    ATUALIZAÇÃO: Desde 2012 temos um exame de imagem chamado Elastografia Transitória Hepática que substitui a biópsia sem cortes nem riscos. Infelizmente, está disponível pelo SUS apenas em alguns lugares. Informe-se na sua região.   

5. Tratamento: de posse do resultado dos exames, seu médico analisará a necessidade de início do tratamento. Você encontra vários posts que falam sobre o tratamento da hepatite C aqui no blog Animando-C. 
Antes de iniciar o meu tratamento, eu li (e recomendo) o livro A Cura da Hepatite C - Manual do paciente em tratamento (download gratuito), de Carlos Varaldo.


6. Procure manter o ânimo e a fé. A forma como você encara a situação pode fazer com que ela lhe pareça melhor ou pior. De certa forma, é uma questão de escolha.

"A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional"
Chico Xavier

72 comentários:

  1. Oi Aninha!
    Adorei teu blog e fiquei impressionada com a tua garra, com a tua força, com o teu conhecimento e com a tua forma de encarar este obstáculo. Talvez nem lembres de mim, mas eu lembro bem de ti. Sou tia da Cláudia e qdo criança estivestes no meu sítio junto com Flávio/Regina e Denise. Dormistes lá. Foi uma folia...
    Desejo que continues ensinando o povo e esclarecendo sobre esta hepatite C tão desconhecida... O teu blog é uma aula para leigos como eu. Meus Parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. Tia Jane, é claro que me lembro de você!

    Muito obrigada pelo carinho e apoio.

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. Ola Aninha,parabéns pelo seu blog!Me deu muita coragem depois que li sobre a Hepatite C, descobri hj em exames que fiz para engravidar que meu exame Anti HCV deu reagente com um índice de 2.19 qdo o normal seria até 1.20, penso que seja um indice baixo...mas preocupante,irei ao médico na quinta feira, minha cabeça está a mil por hora, afinal é uma doença silenciosa e quero muito engravidar, mas agora nem sei ainda se vou poder!Descobri seu blog lendo na internet tudo sobre a hepatite, e me assustei com tanta coisa que li, mas lendo o q escreveu me tranquilizei...vou ler todos os dias agora, rsrsrrs e agora é esperar pela quinta e ver o que vai ser daqui pra frente! Mas vai dar tudo certo....vou me fortalecer e encarar esse desafio e lendo seu blog vou me fortalecer mais ainda...meus parabéns....vc encoraja a muita gnt! Tenho certeza disso...bjux

    ResponderExcluir
  4. Meu exame,deu alterado,! o que pode ser ? tgo/ast e tgp/alt?
    Exame: TGO/AST (aspartato aminotransferase)
    Método: cinético/targa 3000
    Resultado 313 U/L
    Exame: TGP/ALT(alanina aminotransferase)
    Método: cinético/targa 3000
    Resultado 328 U/L
    34 minutos atrás - 4 dias restante(s) para responder. Denuncie
    Detalhes Adicionais
    Exame foi solicitado pelo fato de ter dito dengue ! sitomas : sinto minha barriga dolorida e enchaço, isso entre a região acima do umbigo e abaixo do seio
    12 minutos atrás

    ResponderExcluir
  5. Sou profissional da àrea de saúde, não sei se fui ou não contaminada através da minha profissão, só sei que recentemente recebi o terrível diagnóstico de hepatite c e agora estou passando pela maior dificuldade que já tive que encarar. Pretendia engravidar do meu primeiro e muito esperado filho, a doença foi descoberta através dos exames que antecedem a gravidez. Foi muito difícil pois a expectativa de aumentar a família foi muito grande,foram muitos sonhos e planos... é muito difícil abandoná-los. Apesar de todo apoio de minha família e amigos mais próximos abandonei minha fé e minha própria vida. Por favor se alguém tiver relatos positivos sobre tratamento eu gostaria de saber, optei por não tomar o interferon devido às suas terríveis reações. Não sei mais o que fazer, sinto como se minha vida tivesse acabado. Fiquei muito revoltada pois amava minha profissão, dei o melhor de mim à todos os pacientes, tratá-los com amor sempre foi o mais importante. Não espero justiça da vida, mas é muito difícil aceitar que tenha encontrado minha desgraça onde só plantei coisas boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha eu tambem tenho hepatite c, e nem por isso desanimei estou em tratamento e o maximo que sinto as vezes e uma dor de cabeca mas nada que uma dipirona em gota nao resolva, ja na minha segunda injecao meu exame de virus deu nao detectado, eu estou bem so um pouco de anemia, faco a dieta que a doutora me mandou, nao perdi o apetite, nao emagreci, e tenho vida normal, faca o mesmo, bjs

      Excluir
    2. eu também estou no sexto mês de tratamento da hepatite c na quarta injeção a carca viral caiu bastante, estou animada o resultado da 2º carga viral sairá em 03/01/2014 . continuo tomando o interferon e ribavarina, os efeitos colaterais são mínimos , não estou com anemia mas as plaquetas caíram bastante. graças a Deus tudo vai dar certo.

      Excluir
    3. OI eu também descobri que tenho hepatite c e quando vi todas as reações do interferon quase desisti do tratamento, mas ele varia de pessoa para pessoa. Hoje eu recebi o resultado do 1° quanti e ja deu não detectado e até agora o único sintoma que tive foi a perca de peso. Não desista Deus sabe de todas as coisas e Ele tem omelhor para você confie Nele.

      Excluir
    4. Oi, não sei se depois de tanto tempo minha resposta pode ajudar. Mas... Contraí Hepatite C na gravidez, quando sofri um acidente automobilístico com 8 semanas de gestação. Só descobri na semana do parto! Foi um grande susto! Principalmente pelo medo de transmitir para o bebê.
      Agora meu bebê já está com 4 meses e hoje recebemos o resultado do exame dele de PCR quantitativo. Ele não está infectado!! Que alívio!
      Não me importo de passar pelo tratamento, por mais sofrido que possa ser, porque quero ficar curada para cuidar da minha família.
      Pretendo ter outro bebê antes de começar o tratamento.
      Nossa vida não pode parar por causa da doença.
      Talvez tenhamos que fazer alguns ajustes nos planos, mas jamais desistir deles! É muita alegria para se abrir mão disso!

      Excluir
  6. o que significa reagente 16.0

    ResponderExcluir
  7. Em agosto de 2011 em um exame de rotina descobri que sou portador do virus da Hepatite C , do dia 09 fevereiro de 2012 até o dia 09/08/2012 me tratei com Pegasys e Ribavirina após 30 dais estava com virus indetectável , o qual se mantem até agora . Iniciei meu tratamento com 1.800.000 Ui e me genótipo é o 2 . O engraçado é que jamis imaginei que estava contaminado e fiz o exame após um amigo ter me falado sobre a doença e que era uma doença silenciosa . Minha mensagem é que não tenham medo do tratamento , pois tive poucos efeitos colaterais levei numa boa inclusive trabalhando . Cada organismo tem uma forma diferente de reagir , e de tudo isso que me aconteceu eu conheci uma pessoa que me ajudou muito e tem me ajudado nas horas que preciso , essa pessoa se chama Jesus Cristo e agradeço e glotifico seu nome ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza eu também desde o início quando através de um exame para fazer uma cirurgia fiquei sabendo que estava com a hepatite c , mas depositei toda minha confiança e fé em Deus e Jesus Cristo. já estou no sexto mês de tratamento e estou bem ,como normal e não sinto dor nenhuma só as plaquetas que caíram bastante, mas o tratamento está tendo resposta, não estamos só nesta prova

      Excluir
  8. Bom dia eu entro no blog primeiro com muita ansiedade de conhecimento meu exame deu reagente 1.3,tenho 31 anos não sei como me contaminei mais fui casada 10 anos com usuario de droga não posso condena-lo agora pois nem sei se realmente foi ele que me transmitiu enfim ..Gostaria de saber um centro medico do sus que poderia me tratar Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. oi! eu gostaria de saber se eu tenho hepatite c.fiz os exames e deu anti corpos anti hepatite c reagente.isso significa que eu tenho hepatite.sendo que eu já fiz PCR e deu negativo.

    ResponderExcluir
  10. Tenho 31 anos, me chamo Cíntia e recebi meu resultado tem 2 anos... nesse tempo eu q tinha acabado de me casar, fiquei desorientada, triste e com pensamentos que nem acredito.Descobri porque fui fazer exames para engravidar e imaginem como fiquei... enfim depois dos exames prontos e indo para biópsia eis que tenho a linda notícia da minha gravidez.. fiquei muiiito preocupada com a saude do bebe e com a minha tbm né, mais graças a Deus correu tudo bem meu bebe é saudável e lindo e me renovou coisa que acredito ajudar no meu tratamento, agora vou retomar os exames e leva-lo no infectologista para análise.Mais desde já creio que vai dar td certo e que essa batalha eu ja venci! Forças à todos vc´s... caso queiram entrar em contato kikapc30@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Namorei um rapaz há 10 ou 12 anos atrás,de 2 anos pra cá descobri que ele morreu de hepatite,hoje estou casada com uma outra pessoa há 8 anos,pois comentei com o meu atual marido essa minha história do passado,agora ele fica falando que eu peguei hepatite com meu ex e atormenta a minha vida pra eu fazer exames,está acabando com o relacionamento de tanto ele ficar falando nesse assunto,será mesmo que peguei,hoje tenho uma filha de 4 anos e fiz exames na épca da gravidez e o meu médico não me comunicou nada e disse que os meus exames estavam normais.

      Excluir
  11. Parabéns pelo seu blog, fantástico.
    Sempre que vou falar da C não sei dizer se tenho ou se tive, as vezes ouço dizer que mesmo que o tratamento foi eficaz a pessoa ainda tem o vírus mas gostaria de deixar um breve relato.
    O uso do medicamento durante 1 ano todo foi o mais difícil, em 3 meses meu PCR não acusava mais o vírus, entretanto minha médica insistia que eu deveria conitunar durante um ano todo, dores de cabeça, dores no corpo, queda de cabelo, emagrecimento, enjoo, febre 2 dias da semana (sempre que tomava o inferferon ficava com febre minutos após até o fim do dia seguinte), tudo isso fui suportando, mas no mês 7 tive depressão e panico, foi a fase mais complicada.
    Com apoio da minha esposa, meu filho e minha médica consegui superar. Não parei de trabalhar durante o tratamento, diminuí um pouco o rítimo e na fase da depressão diminuí um pouco mais, mas nunca quiz deixar de trabalhar, afinal sou vendedor e ganho por comissão.
    Todo ano faço exames, fazem 7 anos que fiz o tratamento e nunca mais foi detectado.
    Não devemos desistir e nem perder a esperança.

    ResponderExcluir
  12. Hepatite C, Anticorpos anti HCV IgG

    Resultado: NÃO REAGENTE. ÍNDICE: 0,10

    Valor de referência: Não reagente
    REAGENTE: maior ou igual a 1,0
    NÃO REAGENTE: <0,9
    INCONCLUSIVO: maior ou igual a 0,9 e <1,0
    Em casos de resultados Reagentes, de acordo com a portaria 34/2007 do Ministério da Saúde, recomenda-se a realização do teste confirmatório por biologia molecular: HCV-RNA.
    Método: Quimioluminescência

    Número: 2162405 Coletado: 07/08/2014 às 10:27
    Liberado: 07/08/2014 às 14:26
    Emitido: 08/08/2014 às 14:00


    o QUE significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa que você não tem o anticorpo da hepatite C no sangue e, portanto, nunca entrou em contato com o vírus. Comemore! :)

      Excluir
    2. Oi Ana o meu deu 0.6 indeterminado igual o dessa moça

      Excluir
  13. o meu deu 1,9. O que significa?

    ResponderExcluir
  14. Nao tenho a menor ideia de como peguei essa doença! Mas, estou ha 4 meses fazendo o tratamento! Meu exame ja deu "NAO DETECTADO", ou seja, os remedios estao fazendo efeito!!! Entao por pior q sejam as reações é o unico jeito de acabar com a doença! Quem esta fazendo o tratamento tenha fé e nao desanime... Eu por varias vezes pensei em desistir, mas to aqui lutando e com certeza vou vencer! Meu medico disse que em março vai me pedir um novo exame e se continuar indetectavel vou poder parar com a medicação.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Estou gestante e nos exames acusou hepatite c hcv reagente. O obstetra me pediu outros exames mais detalhados. Não esperava por isso mas tenho fé de que tudo vai dar certo!
    Muito obrigada por me encorajar com boas informações!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite. Tenho 23 anos e meu exame Anti HVC deu reagente. A médica pediu alguns outros exames específicos, o PRC Quantitativo deu não reagente, porém ela não pediu o PRC Qualitativo. Qual a diferença entre os dois?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, pessoal! Esse foi blog mais bom astral que li nos últimos dias. Eu, graças a Deus, não estou acometido de hepatite C, mas o resultado dos meus exames de sangue estavam todos alterados (TGO/TGP, TP, bilirrubinas, Ureia, Gama GT, enfim). Passei a pesquisar e os dados eram de uma pessoa com hepatite C. Estava muito preocupado, ainda bem que não estou, mas estou escrevendo aqui porque me dei conta de que nunca imaginamos que podemos ter alguma doença. Não só hepatite C, mas a B, HIV. A gente acha que só os outros podem ter essas doenças. E costumamos enxergar quem tem essas doenças com medo de ser acometido. Hoje me dou conta que devemos nos prevenir da melhor forma possível (vacinas, preservativos, realizar exames, etc), mas também nos solidarizar com todos. Somos todos iguais, infectados ou não. Força e saúde a todos!

    ResponderExcluir
  18. Fiz o anti HCV e deu reagente, o médico me pediu PCR quantitativo e o resultado foi:
    Não foi detectado RNA do HCV.
    O que quer dizer?
    Aguardo resposta, obrigado.
    E força a todos,que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso quer dizer que não há vírus circulando em sua corrente sanguínea. Você teve contato com o vírus algum dia mas seu corpo se curou espontaneamente. Parabéns! :)

      Excluir
    2. Oi Ana por favor eu fiz exame ..pcr quantitativo o resultado foi esse..607.537
      Log:Não detectado rna do hcv
      Oq seguinifica?

      Excluir
  19. Fiz o teste de HCV deu 0,093
    Mas no exame nos valores de referência só tinha :
    Reagente : presença de anticorpos não reagente : ausencia de anticorpos
    será que estou contaminado ou é um valor muito baixo ? Estou desesperado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, calma. Procure um infectologista ou hepatologista que ele lhe orientará melhor. Não deixe de ir, hein?

      Excluir
  20. sou tecnica d enfermagem e recentemente me acidentei com uma agulha de um paciente hcv positivo, no omento que fiquei sabendo fiquei apavorada e me apeguei com deus em orações. 3 meses apos o acidente colhi um pcr que constou virus circulando (porem em quantidade minima de forma que não foi possivel detectar o genótipo), não desisti confiei ainda mais em Deus, embora entristecida e preocupada ergui a cabeça e fui em frente, 5 meses após o acidente colhi um novo teste onde para minha surpresa o resultado do exame foi: NÃO DETECTADO, confesso que nasci de novo e agradeci a Deus do fundo de minha alma, sei que terei que colher novos exames mas estou confiante em Deus.
    porem pra quem tem o vírus, os novos medicamentos já estão sendo distribuídos e garantem cura para praticamente todos os casos.
    CONFIEM EM DEUS E ELE TUDO FARÁ...

    ResponderExcluir
  21. Faco, o teste anthcv deu positivo , mas quando faco quantitativo, o resultado e nao dectado, para o teste que mostra o tipo de viros , hrc tb. da nao dectavel fiz o primeiro exame em 2000 , 2004, 2012, 2016 repetiram se os resultados, tenho, tive ou nunca tive hepatite,? Me respondam por favor, grato. Rp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso significa que você tem apenas o anticorpo, ou seja, que você entrou em contato com o vírus da Hepatite C alguma vez mas não cronificou a doença. Ou seja, você NÃO TEM hepatite C. Fique tranquilo!!

      Excluir
    2. Você tem muita sorte. Teve contato com o vírus e seu corpo se auto curou.
      Que toda a sorte continue guiando a sua vida.

      Excluir
  22. Ana, só tenho a agradecer por ter encontrado seu blog. Acabei de pegar o exame do meu noivo e deu reagente ao hcv, 13.88. Acredito que ele esteja contaminado pois fez muitas transfusões de sangue quando era criança, agora tô irei fazer exames. Vamos pedir o rna, e torcer! Mas obrigada, eu estava em estado de desespero até comecar a ler seu blog e os comentários, agora estou mais calma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai oq aconteceu ao seu noivo ele tinha a doenca?

      Excluir
  23. Boa tarde,
    Meu exame anti hcv deu 1,12, quando o máximo seria até 0,99,
    O médico me passou um exame RNA, mas não especificou se seria o qualitativo ou quantitativo,
    Colocaram o qualitativo!
    Qual seria o correto primeiramente a fazer?
    Pode dar positivo o qualitativo e negativo o quantitativo?
    Estou super nervoso
    Agradeço a todos os comentários acima feitos, e desejo o melhor a todos! Deus os abençoe sempre em tudo!

    ResponderExcluir
  24. Fiz exames de Rotina e deu reagente 8.3. O que devo fazer agora?

    ResponderExcluir
  25. Vejo tantos relatos e acredito que podemos melhorar a situação. Só depende nós que já passamos por isso.
    Descobri o HCV positivo por acaso. Nesse momento, como tantos outros li de tudo, mesmo antes do diagnóstico e prescrição do tratamento médico. Fiquei apreensiva com as notícias da saúde do grande número de infectados que não sabem que estão contaminados.
    Li muito, de tudo e quando encontrei o hepato.com e o Grupo Otimismo me deu uma luz de que nem tudo é tão feio assim como se escreve.
    Fiz o tratamento com interferon e ribavirina. É desagradável, mas não é o fim do mundo.
    Acredito no sofrimento que algumas revelam, tenham certeza que respeito muito cada ser.
    Falo isso porque já estava assustada e o médico e equipe de saúde também me prepararam para os inúmeros efeitos colaterais.
    No dia que tomei a primeira dose de interferon, estava no aguardo e um paciente ao lado estava muito abatido, aparentando depressão e pessimista. Começamos a conversar e ele falou que tinha deixado de trabalhar e vivia com um salário que recebia de benefício por estar em tratamento. Tentei animá-lo e falar sobre como o trabalho poderia ajudá-lo e passar melhor o tempo...o homem ficou com lágrimas nos olhos e cabisbaixo. Encerrei ali a tentativa e respeitei o momento, fiquei arrasada em ver o homem daquele jeito. Procurei melhorar o astral. Desse tempo o bom é que ficamos amigos e as vezes nos encontramos pela cidade.
    Nesse mesmo dia foi iniciado o tratamento. Fui para casa com medo do que poderia acontecer.
    O que posso dizer do tratamento: precisou de coragem. Sobre os sintomas: emagreci muito, minha pele ficou sensível, tinha cansaço e muito sono.
    Trabalhei todos os dias. Tomava o interferon pela manhã no primeiro horário e trabalhei durante todo o tratamento. Não faltei dia algum, o que me atrapalhava um pouco era o cansaço.
    O que é certo de afirmar é que o tempo passa e tudo acaba.
    Segui rigorosamente o tratamento sem falha em nenhuma medicação.
    O primeiro PCR veio negativado e o segundo também. Acredito estar curada mas sei que tenho muitos mais exames a fazer.

    O importante é entender que muito do que acontece vem do nosso sentimento interior e de como encaramos os fatos. O apavoramento e desespero atrapalham nosso equilíbrio emocional e os problemas continuam lá.

    Acredito que deveriam desmistificar a doença em prol do bem estar de tantas pessoas que podem descobrir que a cura vem de um tratamento precoce aos sintomas e isso sim poe e deve ser feito. Não tenho a fórmula mágica e uma descoberta geral poderia ocasionar em uma histeria coletiva e um alto valor que o governo teria de se comprometer em investir nesse tratamento, mas isso seria sim mais humano e causaria menos sofrimento.

    Boa sorte aos que já tiveram a sorte de descobrir a doença entes dela se estabelecer no nosso organismo.

    Abraços e coragem. Isso passa

    ResponderExcluir
  26. Há 14 anos sofro com essa doença mas nunca tomei remédios. Agora comecei a sentir tonturas cansaço e estômago e fígado inchado. Procurei o serviço público... será que é muito tarde pra eu iniciar o tratamento. Tenho depressão por conta disso..nunca aceitei essa doença. Sou uma profissional de saúde e adquiri através de acidente. Alguém pode me dá uma luz e esperança de cura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Enfermeiro...nao perca tempo,estou hoje com 4 messes de transplantado.Estou lindo,maravilhoso,feliz.Nao perca tempo.weimberg zap 92 98819596

      Excluir
    2. Fiz meu transplante em Fortaleza,no hospital Walter Cantideo,entreina fila eapos 49 dias, fui transplantado.Nao perca nunca a esperança.Estou feliz,vida nova,nao perca tempo....sou enfermeiro ,meu nome e weimberg ,

      Excluir
    3. FAÇA JÁ O TRATAMENTO!
      esculpe ser incisiva, vá em frente e se eu não tiver sido muito grosseira, leia o meu depoimento, nest post, logo acima. Precisei de coragem pelo que senti ao ouvir os depoimentos sobre as dificuldades do tratamento. Quando fiz o tratamento, para mim, foi muito mais fácil do que podia imaginar.... Cada um sente de um jeito e com certeza a nossa cabeça e emoções influenciam muito o que sentimos e como enfrentamos!
      Já trabalhei na saúde e nem sei se foi lá que me infectei.
      Enfim, pegou e é preciso se livrar desse vírus, simples assim!

      Vá em frente, com coragem, cabeça erguida e se cuide muito. Peça ajuda sempre que precisar. Persista com os medicamentos. Tudo passa e nos fortalecemos com a cura.

      Boa sorte e se precisar me chame in box.

      Bjs e boa sorte!

      Gracinda
      gracindanogueira@gmail.com

      Excluir
  27. ola fiz exame de hepatite c - anti hcv e deu reagente 4.02 e o que faço agora,vou morrer? isso mata? o que devo fazee?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se trate. Os remédios estão a disposição pela saúde.
      Todos nós iremos morrer um dia, a hepatite C pode ser uma causa, se não for tratada.
      Sou HCV positivo e após tratamento não tenho mais o vírus reagente.
      Força e fé, coragem, tudo se resolve.
      O tratamento não é fácil, mas é possível.
      Se cuide, gostaria de ver notícias sobre a sua cura.

      Boa sorte!

      Abraços

      Gracinda

      Excluir
  28. Oi, meu resultado deu Resultado (S/CO) 0,11
    O que quer dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se trate. Sem medo.
      O tratamento é difícil mas somos mais fortes!
      Se cuide.
      Boa sorte.

      Excluir
  29. Fiz um tratamento e cinco anos atrás estava curada meus exames tudo bem mais fiz uns novos exames demovo esses dia e o resultado de hepatite c 53,85

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde:
    Gostaria de saber o que significa Anti - HBc Reagente tendo Leitura : 9,30 e corte 1,0
    Após doar sangue em um Banco de Sangue recebi esse resultado do meus exames de sangre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deu reagente para Hepatite C procure tratamento.
      É muito caro e assegurado pelo SUS.
      Serão muitos exames e uma medicação dolorosa.
      Seja forte, tudo passa.
      Estou negativada do HCV mas estaremos sob custódia da saúde pelo resto dos nossos dias...
      Para mim foi muito bom ouvir de um médico querido:"Pegou, não importa de onde, trate e se cure!"

      Excluir
  31. Olá.. você já tem o resultado dos seus exames RNA?

    ResponderExcluir
  32. O meu teste de hepatite C deu 1.9 o que significa?

    ResponderExcluir
  33. Olá, descobri a Hepatite há 2 anos. Minha carga viral 1.800.000, após um ano apresentei esteatose hepática. A médica até hoje não iniciou tratamento pois disse que não precisa. Fico preocupada, não fiz exame para saber o genótipo (embora faça carga viral, quantitativo, a cada 6 meses). Alguém passa por situação parecida? Acho que vou trocar de médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que indica se você deve ou não começar o tratamento é o nível de fibrose hepática. Você já fez a biópsia ou o fibroscan para saber? Independente disso, acho importante sempre termos uma segunda opinião médica.

      Excluir
    2. Depende do genótipo. Fui diagnostica HCV genótipo 3 com carga viral de 280.000. O médico indicou o tratamento pelo SUS. Fiz todo o processo e estou negativada há 1 ano e meio. Procure outra opinião. Seu médico é do SUS? A saúde pública faz todo o tratamento gratuitamente. Fui tratada como princesa, esta semana fiu convocada e colhi nova amostra de sangue (após o tratamento o acompanhamento é por no mínimo 05 anos). Recebi um grande carinho dos profissionais da vigilância epidemiológica que não via há um ano.
      Busque seus direitos, pois, pelo que entendi, além de ser obrigação do sistema de saúde nos tratar, existam muitas pessoas infectadas na própria saúde pela HCV ser uma doença descoberta há pouco tempo e muitas pessoas podem ser portadoras do vírus sem fazer parte do grupo de risco divulgado habitualmente (uso de drogas, muitos parceiros sexuais, etc). Vários procedimentos da saúde nos últimos 30-40 anos podem ter infectado as pessoas....o que acredito ser o que me contaminou.
      Busque seu tratamento de acordo seus direitos sociais e a vida.
      Boa sorte!

      Excluir
  34. BOA NNOITE EU SOU GGESTANTE E MEU RESULTADO DEU ASSIM..

    HEPATITE "C", HCV ANTI 14,73
    O QUE SIGNIFICA TO DESEAPERADA

    ResponderExcluir
  35. Fazendo exames admissionais para um trabalho novo meu exame de hepatite c deu reagente não sei como agir fui pega de surpresa só choro to desanimada.

    ResponderExcluir
  36. olá,

    Fiz exame de carga viral,e meu log deu 7.09 para hepatite C;o que significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guerreiro, a quantidade de vírus em sua corrente sanguínea é uma informação útil apenas para uma coisa: acompanhar a evolução do tratamento. Portanto, não se preocupe se a carga viral é alta ou baixa, isso não quer dizer absolutamente nada. O que vai dar indicação para o tratamento é o resultado da biópsia ou fibroscan, que mostrarão o comprometimento do teu fígado.
      Mas respondendo sua pergunta, quando estamos contando vírus, trabalhamos com números muito altos. Portanto, se faz a contagem em logs. 7 logs são 10.000.000 UI/ml. Como eu disse, não se preocupe. Eu mesma já tive mais do que isso e hoje estou curada ;)

      Excluir
  37. BOM DIa A TODOS,
    TENHO HEPATITE C A 10 ANOS HOJE TENHO 10.000,00 UI/ml F0 PARA F1,,
    Ja que o governo não trata quem tem menos que F2 por 2 anos resolvi comprar o remedio na INDIA, o generico da HARVONI que custa U$65.000 nos EUA e n INDIA u$1000,
    Ja tive respostas de pessoas que fizeram o mesmos e hoje esto curadas, para quem tem a condição financeira não perca tempo em esperar pelo SUS.
    Estou no 11º dia de tratamento daqui a 17 dias vou refazer todos exames, porque segundo as pessoas que se trataram em 28 dias a resposta e quase zero, embora o tratamento e para 12 semanas,
    Estou ansioso para os próximos 17 dias...
    Volto a comentar boa sorte a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANONIMO complemento 31 DE JULHO DE 2017,,,

      Depois de 4 semanas de tratamento, hoje recebi mo resultado do exame com 12UL/ML,,,
      mesmo assim vou continuar o tratamento por mais 8 semanas,,,,estou feliz com o tratamento

      Usei sofosbuvir 400mg e Ledispavir 90mg. fantastico,,

      boa sorte a todos

      Excluir
    2. Você está tomando por conta própria, sem acompanhamento médico? Como conseguiu a compra na ìndia?

      Excluir
  38. Boa noite!
    Meu pai fez uns exames de praxe para fazer uma cirugia, e infelizmente o de hepatite C deu positivo, com referencia 14,0. O médico encaminhou ele pro especialista é de lá fará outros exames. Assim q soube, fiquei muito preocupada, e as pesquisas q fiz no Google não ajudaram. Fiquei apavorada! Mas estou muito feliz com esse blog, me fez enxergar q isso não significa o fim. Manterei a fé de q os exames mais detalhados indicarão "não detectado"... E com todos os comentários, me convenci de fazer o exame tbm, pois compartilhamos muitas coisas lá em casa, como por exemplo, alicate e tesoura. Afinal, quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. Obrigado! Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  39. Boa noite.
    Descobri a epatite c por acaso em uma campanha no metro. Procurei a clínica que me indicaram ABPH, fiz os exames de sangue ,porque o fibroscam não indicou nenhuma alteração; o infectologista pediu pra repetir o fibroscam com o estômago cheio e segundo ele não acusou nada. Pediu pra eu voltar daqui um ano. E agora o que devo fazer? Só um exame de sangue pra confirmar a doença, um ultarson r nada mais? Devo aceitar? Me ajudem a intender por favor?
    Resultado do exame:
    Reagente índice:13.73
    TGO (AST) 23 U/L
    TGP (ALT) 24 U/L
    Fosfatase Alcalina 101 U/L
    GAMA-GLUTAMIL TRANFERASE 109 U/L

    ResponderExcluir
  40. Boa noite, li os comentários anteriores a 3 anos em resultados de exames foi diagnosticado uma alteração no fígado e a médica pediu um exame bem mais detalhado por final saiu o resultado e me garantiu que não tinha nada. Fiz exames há alguns dias e resultou em 35,27 no INDEX que vai até 0,90 para não reagente. Dos comentários que li nenhum deles chegou nesse índice e estou bem preocupado. Gostaria de sua sinceridade em relação ao meu caso. Aguardo ancioso sua resposta e obrigado pelo serviço prestado. Desejo à todos uma recuperação plena. Que DEUS nos abençoe.

    ResponderExcluir
  41. Fiquei feliz em ler isso, fiz um exame que deu postivo, fiquei apavorada pois vi a minha avó morrer disso, fui dar aquela básica pesquisada na net e só li que era a doença que mais matava.... pronto, meu mundo desabou, tenho só 19 anos e descobri que minha vida pode acabar a qualquer momento: pelo oque eu li essa era minha conclusão, sempre ouvi: essa doença nao tem cura, e até uma pessoa disse que se eu realmente tivesse era pra mim estar morta. Hoje fui conversar com uma especialista, ela me disse que esse positivo nao quer dizer que tenha sido verdadeiro,daq uma semana vou fazer outro pra ter certeza, estou muito confiante em Deus, mas eu sei que mesmo se eu estiver com o vírus ele nao vai me desamparar ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique muito tranquila, porque todos os relatos preocupantes que você leu na internet são coisas do passado. Hoje o SUS disponibiliza medicamentos super modernos, com mais de 90% de chances de cura e sem efeitos colaterais. Ou seja, mesmo que seu resultado seja detectado para o vírus da hepatite C - o pior dos cenários, já que você tem chance de ter apenas o anticorpo - mesmo assim não é motivo para perder o sono. Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  42. No meu um diz que tenho e outro não! Vou fazer o HCV-PCR Qualitativo. Muito medo.


    Observações gerais: RESULTADO ELETROQUIMIOLUMINESCÊNCIA: 1,19
    Valor de referência:
    Não reagente.: Menor que 0,90
    Indeterminado: Maior ou igual a 0,90 e menor que 1,00
    Reagente.....: Maior ou igual a 1,00

    RESULTADO QUIMIOLUMINESCÊNCIA: 0,18
    Valor de referência:
    Não reagente: Menor que 1,00
    Reagente....: Maior ou igual a 1,00
    A critério médico, sugerimos a realização do exame HCV-PCR Qualitativo

    ResponderExcluir
  43. Olá amigos!
    Em exames de sangue de rotina resolvi fazer o de Hepatite. Para minha surpresa deu positivo para hepatite C. Fiquei desesperado. Fui encaminhado para realizar o tratamento. Ao fazer novos exames constatou-se carga viral zero e deram-me alta do tratamento. Disseram que era uma condição rara mas que possível. Gostaria de ter mais informações sobre este assunto. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter o resultado reagente para HCV e carga viral zero significa que você adquiriu i vírus e seu corpo criou anticorpos e conseguiu a imunidade sem precisar de medicação. Isso é possível mas incomum. Eita sorte grande!
      Mesmo com essa imensa boa notícia é bom fazer exames de controle para garantir que a carga viral continue zerada.

      Excluir
  44. Fiz uns exames de sangue no fim do ano passado, todos os resultados satisfatórios, porem deu positivo ora hepatite c. Fiquei em choque, sem reação o médico disse pra eu não sofrer por antecedência e pediu ora eu fazer um novo exame. Fiz e o resultado deu 0,3 reagente
    Vou ver o resultado dia 30/01, mas estou super ansiosa! Alguém me antecipa o que pode significar isso?

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?