Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Alimentação


Quando pergunto a meu médico que tipos de cuidado um portador de hepatite C precisa tomar em relação à alimentação, ele me responde: "Exatamente os mesmos que todos nós devemos ter". Com isso, ele não quer dizer que não preciso ter cuidado algum. Pelo contrário, diz que TODAS as pessoas deveriam ter mais cuidado.

Imagem: MediaWiki Commons

Não sou especialista em nutrição, mas acredito na máxima de "que a gente é o que a gente come" e que a nossa alimentação tem impacto direto na nossa saúde - se positivo ou negativamente, isso vai depender de nós.

Apesar disso, tenho um problema muito sério com os alimentos: uma verdadeira repulsa a frutas, legumes e verduras - até uns dois meses atrás, se conseguisse comer um pouco (com MUITO esforço!), acabava vomitando tudo e ainda passava mal. Várias vezes na vida fiz tentativas de inserir tais alimentos no meu dia-a-dia; vários fracassos seguidos. * Fora isso, sempre busquei ter hábitos saudáveis, evitando frituras e doces em excesso e NUNCA ingerindo álcool.

Recentemente, precisei fazer algumas sessões de hipnose (acredite, funciona!) para descobrir as possíveis causas e mudar um pouco a minha relação com frutas e companhia Ltda. Não posso dizer que agora gosto delas: ainda é uma sensação desagradável, mas aquela repulsa passou e, aos pouquinhos, estou começando a ingerí-las. Talvez você não entenda o que isso significa pra mim, mas é uma vitória tão grande, que o dia que consegui comer a primeira maçã fiz isso na frente do espelho, rindo e me achando linda! Que nem criança.
Quando eu comecei o tratamento com interferon + ribavirina, em novembro do ano passado, alguma coisa mudou em mim. Terei a oportunidade de falar mais sobre isso depois, mas, resumindo, eu tomei a forte resolução de me cuidar, de fazer a minha parte. A começar pela alimentação.

Estou fazendo acompanhamento com uma nutricionista excelente (particular, mas sem dúvida vale o investimento). E mudei radicalmente minha alimentação: tirei leite e derivados, glúten, doces, carboidratos pobres e estou evitando carne vermelha. Por que é inacreditável? Porque a base da minha alimentação era exatamente essa! Eu brinco que agora eu como "comida de gente esquisita": quinoa, semente de linhaça dourada, semente de gergelin, arroz preto, leite de arroz com amêndoas, chá verde (entre outros) e tomando suplementos.

Vantagens? 1) Como o tratamento nos deixa enjoados para comer mesmo (nada é gostoso, nada dá vontade), a substituição dos alimentos que antes eu achava bons por esses "esquisitos" não foi nem um pouco traumática. 2) Estou me sentindo muito bem!

Desvantagens? 1) É difícil comer fora - restaurante ou na casa dos outros, por causa do tipo de comida oferecido. 2) Tá custando muuuuito caro!

Tenho pesquisado sobre o assunto e espero em breve escrever pra vocês sobre a dieta que estou seguindo e um resumo dos artigos sobre alimentação e doenças hepáticas que tenho lido.

7 comentários:

  1. Oi, Ana!! Lendo sobre a alimentáção, como tenho várias dificultades digestivas. Tenho intolerancia a lactose e vários alimentos nao me fazem bem. Um site que vale a pena visitar é o semlactose.com... tem várias dicas importantes. Espero que estejas bem!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica! Vou navegar pelo site... Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Meu pai descobiu a pouco que tem o vírus da Hepapite C e isso me abalou muito, porém já superei pois vi que não é o fim do mundo! Há esperança... e foi muito bom você escrever sobre as dicas de alimentação porque os médico sempre falam as mesmas coisas...

    ResponderExcluir
  4. Flor, eu não sou celíaca mas tenho um certo grau de intolerância ao glútem assim estou buscando uma série de alternativas. Uma receita que gostei muito foi a do kibe de arroz, eu cozinho uma xícara de arroz integral, meia de arroz preto e meia de quinua, tudo junto e temperado. Depois passo no processador, cebola,cebolinha, hortelã e dente de alho, reservo. Depois de cozido o arroz eu tbém passo ele no processador, não muito apenas o suficiente para dar uma "moída" nele e para essa quantidade ponho 300 a 400 g de carne moída (já fiz com carne de porco e frango).Junto o arroz e a carne com os temperos processados, recheio com mussarella. Leve para assar por uns 30 min. Fica uma delícia. Ah, eu tbém acrescento pimenta, noz moscada e orégano. Uma observação, o tempo de cozimento do arroz preto é maior, mas ele fica ao dente e dá uma crocância ao kibe. Abraços, Carla

    ResponderExcluir
  5. Oi, hoje tive alta do hospital, entrei para fazer uma biopsia, a minha não foi tranquila, mas enfim ... passou. Espero poder chegar ao fim e dizer venci, espero que mesmo no tratamento não tenha que me ausentar dos afazeres, mas o que vier, enfrentarei, não me entregarei. Bjossss

    ResponderExcluir
  6. Gente eu sou transplantada de fígado há seis anos e agora o vírus voltou a atacar o fígado transplantado e meus médico acharam por bem começar o tratamento e como eu não sei e nunca fiz to lendo esse site pra me informar e estou adorando tudo beijos a todos, força a vcs e sucesso no tratamento !

    ResponderExcluir
  7. Gente eu sou transplantada de fígado há seis anos e agora o vírus voltou a atacar o fígado transplantado e meus médico acharam por bem começar o tratamento e como eu não sei e nunca fiz to lendo esse site pra me informar e estou adorando tudo beijos a todos, força a vcs e sucesso no tratamento !

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?