Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cama

Sempre ouvi dizer que as primeiras doze semanas de tratamento são as mais difíceis, que depois viria uma "bonança". Mas sinto que, depois de 26 semanas, o corpo está ficando debilitado e sinalizando que "não quer mais brincar disso". Ok, mas eu aguento! Quero continuar no jogo.

Como hoje (sexta-feira) é feriado, resolvi fazer a aplicação de interferon ontem no final da tarde. Prefiro esse horário, porque os efeitos colaterais começam à noite e, dormindo, não sinto absolutamente nada. Meu médico explicou que as coisas não são tão matemáticas e que, por isso, tomar o remédio um dia antes não faria diferença.

No último feriado (Páscoa), eu havia feito a aplicação às 9h (nos feriados, a clínica só atende pela manhã). Resultado: comecei a passar mal no início da tarde e foi o pior dia dos calafrios (que eu tanto odeio). Cheguei a chorar duas vezes. Foi, literalmente, a minha "sexta-feira da Paixão" - até brinquei que eu estava super alinhada com a data. Mas, brincadeiras a parte, cada um com sua cruz.

Desta vez, me livrei dos calafrios. Mas hoje foi a primeira vez que fiquei de cama - o dia inteiro. Fiquei ruinzinha mesmo. Levantei só para almoçar (o que fiz com muuuito esforço) e dormi de novo, como uma pedra. Fui acordar já era mais de 18h. Mas esse repouso ajudou a me reestabelecer. Agora estou só fraca - a dor de cabeça, náuseas e mal-estar já passaram. Ufa!
É difícil descrever o que a gente sente. Quando minha mãe me perguntou isso hoje, eu apenas respondi: "Estou doente".

Mas, na verdade, se Deus quiser, eu estou é ficando boa!

3 comentários:

  1. Florzinha, sei q muitas vezes é difícil e tb o qto vc está lutando. A gente sabe do que esse tratamento é capaz.....de curar a hepatite C e, se para isso forem necessárias umas "caidinhas", vamos aprender a cair sem machucar muito.
    Mamãe tem merthiolate e band-aid, e dá quantos beijinhos e assoprões forem necessários (posso aproveitar para dar tb umas mordidinhas?)

    ResponderExcluir
  2. Mãe igual a essa não existe...
    Meu pai também tem sido o máximo!
    Aproveito para agradecer a ajuda de todos - família, amigos, colegas - que têm feito tanto para que eu possa ter um pouquinho mais de qualidade de vida.
    Obrigada pelas orações (que sei que partem até de quem não me conhece). Vocês me fazem acreditar ainda mais no ser humano!

    ResponderExcluir
  3. Os seus depoimentos estão mim dando uma força incrível, vou iniciar o tratamento, estou com tanto medo... Fica com Deus.

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?