Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Hepatite A

Está ocorrendo um surto de hepatite A no Entorno do DF, conforme divulgado pela imprensa: DFTV - Surto de hepatite A. Segundo a matéria, doze crianças teriam contraído a doença em Águas Lindas de Goiás e, embora o risco de morte seja considerado pequeno, duas delas teriam morrido - que Deus conforte o coração dessas famílias.

A hepatite A é transmitida principalmente por água ou alimentos contaminados, ou de pessoa para pessoa. Não existe tratamento específico - os remédios buscam apenas reduzir os sintomas, que muitas vezes nem aparecem. Dois meses após a contaminação, costuma-se já estar 100% curado (incluindo o período em que o vírus fica incubado, sem manifestação).

Existe vacina, mas só em clínicas particulares. São duas doses, com intervalo de seis meses (custo médio em Brasília: R$ 80,00 a dose). As crianças podem ser vacinadas a partir de 1 ano de idade. A vacina é recomendada a pessoas com hepatopatias (eu fui vacinada na adolescência - contra a hepatite A e B).

Aproveitando a oportunidade, lembro que a vacina contra hepatite B faz parte do calendário de vacinação nos postos de saúde. São três doses, ainda no primeiro ano de vida. Jovens até 19 anos também podem ser vacinados, gratuitamente. Procure o posto de saúde mais próximo à sua casa!

Conheça mais sobre a hepatite A: Cives - UFRJ


NÃO CONFUNDA!!!
Há muito preconceito contra portadores de hepatite B e C, porque as pessoas confundem sua forma de transmissão com a da hepatite A.
Os vírus B e C são transmitidos sobretudo pelo sangue (e, convenhamos, em situações normais não costumamos misturar nossa sangue com o de outras pessoas - como diz um desenho que minha filha assiste: "não se vê isso todos os dias").


Não se pega hepatite C compartilhando talheres, na água, nos alimentos, no vaso sanitário etc. Não se pega em beijo, nem em abraço (mas atenção, a hepatite B, como o HIV, pode ser transmitida sexualmente - use sempre camisinha!).

17 comentários:

  1. É verdade...E o preconceito demonstra a ignorância sobre o assunto.
    Tenho uma irmã com hepatite C, convivemos durante anos sem saber da doença e ninguém em casa foi infectado (somos em 6 e todos fizemos o exame).

    ResponderExcluir
  2. meu sobrinho esta com hepatite a ficou todo amaralado ,entenado agora ta melhor mas nao curado gostaria de saber se pega pois ele tem 2 filhos um de 5 outro de 8

    ResponderExcluir
  3. Estou passando pela seguinte caso: Meu amigo esta doente , não se sabe qual o tipo da Hepatite ainda , mas sua cor de pele esta amarelada e seus olhos tambe´m, os medicos desconfiaram de Colestase , mas ainda nada foi feito a não ser exames, fico preocupada por não ter um diagnostico confirmado sobre o se trata .

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Estou preocupada, hoje fiquei sabendo que o cara que estou ficando tem desde pequeno a hepatite A, e tenho dúvidas se pega pelo beijo, alguém sabe me informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há motivo para preocupação: a hepatite A não se torna crônica. Quer dizer, se ele teve hepatite A quando criança, não tem mais. O que aparece nos exames dele é o anticorpo, não o vírus. Portanto, você não vai pegar nada. :)

      Excluir
  5. tenho um cunhado que tem aids e epatit c, uso o mesmobanheiro que ele , as vezes ele dexa sangue nas paredes do banheiro.
    eu fico irritada porque eu que limpo, ele tem muita diarreia e as vezes ele sai do banheiro e eu tenho que usar o mesmo benheiro que ele, sei la pra mim e estranho e como se eu tivese usando o banheiro publico da rua , parese que vou me contaminar com alguma coisa sem contar o mal cheiro que fica.

    ResponderExcluir
  6. Me tirem uma dúvida? eu fiquei com uma menina, e além do beijo, houve sexo oral de ambas as partes, ela contraiu o vírus da hepatite A quando tinha uns 8 anos quando bebeu água do mar contaminada, hoje ela tem quase 18 anos, é possível eu ter contraído o vírus? por favor me ajude! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma chance, fique tranquilo. Hoje ela tem apenas o anticorpo da hepatite A.

      Excluir
  7. Estou tendo relações com uma garota que está em tratamento de hepatite A, já faz um tempo que ela iniciou o tratamento. Corro algum risco prlo beijo ou contato sexual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem certeza que é hepatite A? Porque a hepatite A se apresenta da forma aguda e a pessoa fica debilitada (doente mesmo). Na verdade, que eu saiba, nem existe um tratamento medicamentoso específico, é mais repouso mesmo. Você deve estar confundindo com as hepatites B ou C.
      Então vamos lá: hepatite A pode ser transmitida pela saliva; hepatites B e C, não.
      Hepatite B é transmitida sexualmente, 100 vezes mais fácil que o HIV.
      A hepatite C PODE ser transmitida sexualmente raramente.
      Com o uso de preservativo, não há transmissão das hepatites.

      Excluir
  8. A Hepatite A reagente no organismo, é transmitido no sexo ou no beijo????

    ResponderExcluir
  9. Estou com hepatite A descobri agora tenho um namorado...como descobri hoje através do exame de sangue. Quer dizer que ele já pegou também? ?
    Se eu tiver relações com ele ou beija lo posso transmitir tbm? Por favor preciso de respostas. ..

    ResponderExcluir
  10. Ola
    Meu marido descobriu agora que estar com hepatite A
    E quero saber se eu posso pega atravez do beijo ou pelo sexo .. ?

    ResponderExcluir
  11. Minha tia está com hepatite C,e descobrimos há um dia.O problema é que arrumei as unhas dela com meus objetos de unha e logo em seguida arrumei as minhas. Quais as chances de eu ter sido contaminada?Estou tão preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente se pega usando objeto de unhas como alicates, e outros utencilios de unha fica atenta e faça ezame de sangue.

      Excluir
  12. Não sei se tou com a Hepatite A mas vou fazer exames sou casada e querobtira uma dúvida ela tentei perigo em pega no meu esposo pelo o sexo e pelo o beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá!! Estou namorando uma menina já houve beijo e sexo oral mas vaginal com camisinha. Ela me disse que tem hepatites. Pelo sexo oral posso apanhar a doença?

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?