Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mais notícias

Hoje tive consulta com meu médico, para conversarmos sobre o que me espera agora. Ok, já sabemos que sou uma "não respondedora". E sim, estou triste por causa disso.
Mas posso dizer que eu já estava preparada. Por mais otimista que eu tenha sido desde o início, eu sabia que a chance disso acontecer era maior do que a de eu ficar curada.

A notícia boa é que terei minha vida de volta! Uhuuu! Como o meu fígado ainda não tem comprometimento grave, meu médico não indica buscarmos o retratamento tão cedo. Vamos esperar, continuar fazendo exames de acompanhamento uma vez por ano e a biópsia hepática a cada três. Há novos medicamentos sendo testados para o retratamento... quem sabe daqui há uns cinco anos eu já não faça uso deles?

O que quero ter em mente é a seguinte frase do Dr. David: "Não superestime esse fracasso". É ruim? É. Vai rolar um luto? Com certeza vai. Mas eu vou viver tão bem quanto eu vivia antes de saber que tinha o vírus. E da mesma forma que ele levou mais de 20 anos para comprometer meu fígado no grau que está hoje, deve levar mais um bom tempo para ter uma piora considerável. E até lá (não é possível que não!) nossa ciência já vai ter apresentado novas alternativas.

Continuo consciente da possibilidade de vir a precisar de um transplante no futuro. Prefiro ter o pé no chão e estar preparada para tudo. Mas, por outro lado, escolho o melhor pra mim: "decido" que vou viver bem e imagino que terei uma chance bem legal de me curar no médio prazo. O resto são só conjecturas...

Quanto tempo vai levar para eu me recuperar, ficar 100% de novo? Um mês, três, quatro?
Cada um é cada um. É esperar pra ver. Hoje ainda estou bem debilitada, mas ainda tem interferon agindo aqui dentro.

E quanto à maior preocupação feminina: será que vou engordar (rs)? Leio muito as pessoas falando sobre ganhar peso após terminar o tratamento. Bom, vou me cuidar para que não. Essa semana mesmo já vou pedir pra minha nutricionista esquecer a tal dieta hipercalórica que eu fazia até então e me passar calorias mais condizentes.

Saldo do tratamento: em 27 semanas, lá se foram 6 kg. Eu não dizia que tudo tem o lado positivo (rs)? Brincadeiras a parte, agora é bola pra frente! E não quero saber de ninguém me encarando como doente, hein?

7 comentários:

  1. Flor, você não é doente... você tem uma força incrível e uma doçura emocionante...
    Te adoro, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Olá Flor, estou no outro lado do Oceano, em Portugal. Tenho hepatite C, já fiz tratamento, sou não respondedora. Vou começar na próxima semana uma experiência com um novo fármaco. A experiência reune 400 pacientes em todo o mundo, calhou-me a mim porque tenho sub tipo 1B e porque o grau de fibrose vai no F4. Estou assustada porque além do novo farmaco do qual não se conhecem os efeitos secundarios, vou voltar à Ribavirina e interferão. Desculpa não me identificar, vou seguindo o teu blogue.

    ResponderExcluir
  3. (recado da ceguinha - tá tudo tão embaçado... rs rs)

    Esta é a Flor que eu conheço, a que me inspira a ser uma pessoa melhor.

    Pode parecer estranho, mas certamente não ter "respondido" agora foi a melhor coisa para você.

    Quando eu frequentava a renovação carismática em Viçosa, aprendi uma coisa super importante lá: DEUS É AMOR. Até então eu via Deus como alguém onipotente e punitivo.

    Hoje tenho CERTEZA que Deus é bom, é Pai e Mãe e tudo que nos acontece - embora pareça ruim às vezes - é o melhor pra nós.

    Você é um ser de amor, Flor, tem Deus contigo e o leva até as pessoas que têm a feliz oportunidade de te conhecer.

    Dias melhores te esperam, amiga!!!
    Te adoro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Amigas, as mensagens de vocês me emocionam. Agradeço por tê-las em minha vida.

    Querida "Anônima" de Portugal (eu também prefiro o anonimato - sobre o que ainda terei a oportunidade de escrever aqui no blog),
    Muito legal saber que o Animando-C chegou além-mar.
    SEU RELATO ME ENCHE DE ESPERANÇAS! Que bom que existem no mundo pessoas com a sua coragem, que encaram ser pioneiras numa experiência tão importante! Se Deus quiser, tudo vai correr bem. E, ao final, você estará curada e terá ajudado a muitas pessoas que, como eu, anseiam pelos resultados desses novos medicamentos.
    Estarei torcendo por você - e, com certeza, todas as outras pessoas que acompanham esse blog.
    Boa sorte e que Deus te acompanhe. Se possível, compartilhe conosco a evolução do seu tratamento. Como eu disse, sua experiência será muito importante para todos nós. Receba toda a nossa energia positiva daqui!

    ResponderExcluir
  5. Florzinha, Florzinha, suas amigas estão 100% certas, vc é especial, uma vencedora que fez a escolha certa - viver bem.
    Conte comigo sempre e sempre...estamos juntas.
    Fique bem e não se culpe se a tristeza ou o choro te alcançarem às vezes, faz parte do processo. O importante é a escolha q vc fez e, tenha certeza, vc vai viver muito bem e ser muito feliz, porque vc merece.
    Vc já fez a diferença na vida de muitas pessoas e está aí para continuar esse trabalho lindo, mais compromisso e mais responsabilidade para vc - e nem adianta fazer beicinho porq sei q vc gosta.
    Bjim

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor, estou percebendo que o seu blog está alcançando um dos objetivos que vc se propôs ao criá-lo, que é ser um espaço de informação e compartilhamento da hepatite e também de suas vivências. E isso é muito bom.

    Uma vez me falaram que muitas vezes é preciso recuar um passo p depois avançar dois... e acredito q nesse momento é isso q está acontecendo, vc está recuando p em um próximo momento avançar, com força total. E da mesma forma que seu médico disse p vc não superestimar esse fracasso, digo também p vc não subestimar sua vitória. Ela irá acontecer, já, já.

    E enquanto isso, viva a sua vida intensamente, não se prive do amor e da felicidade, dos amigos e da família. São tantas coisas boas que acontecem a todo momento, tanto amor a sua volta. Sorria e continue assim, uma pessoa linda, querida por todos e acima de tudo, querida por Deus.

    Um beijim

    ResponderExcluir
  7. Parabéns minha querida!
    Agora é mesmo "bola pra frente"! :)
    Afinal esse tratamento enfraqueceu o teu virus.

    Obrigada por me/nos teres convidado a descobrir o teu blog.
    O n/site está em restruturação mas espero tambem ver-te por lá.

    Bjos
    Mila

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?