Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sou o número 12

A prevalência do vírus das hepatites B e C no mundo é 10 vezes maior que a do HIV, atingindo uma a cada 12 pessoas*. Eu sou o número 12. E você, tem certeza que não é? Na próxima consulta, converse com seu médico sobre a conveniência de fazer os exames de hepatite.

No Brasil, um em cada 30 brasileiros possui hepatite B ou C. A doença é silenciosa e os sintomas só aparecem no estado grave. Confira a matéria no link!

* Estimativa da Organização Mundial da Saúde.

2 comentários:

  1. Não sou a número 12 mas minha irmã e minha filha são. Elas tem histórias diferentes, genótipos diferentes e estão em situações diferentes, mas as duas têm hepatite C.
    Minha irmã foi infectada na época em que as seringas não eram descartáveis (ela fazia uso de medicação intravenosa, aplicada na farmácia do bairro), descobriu a doença quando o fígado já estava muito comprometido e não teve como tratar, foi direto para a fila do transplante.
    Minha filha foi infectada numa transfusão de sangue realizada em um hospital escola de renome. Não foi culpa do hospital, dos médicos ou do doador - a hepatite C não era conhecida. Quando descobriu a doença, seu fígado não estava "suficientemente" comprometido para realizar o tratamento (dá para acreditar que a pessoa tem que piorar para se tratar?).
    As duas estão na luta e a família toda envolvida.
    Eu não sou a número 12 - não tenho hepatite C mas sofro com ela.

    ResponderExcluir
  2. Olá eu sou o número 12, moro em Belo Horizonte/MG, tenho 30 e estou fazendo o tratamento da hepatite C falta 5 meses, o meu genopito é o 1 50% sim ou não.
    A maior barreira é, os sintomas do médicamento, e o INSS como o seu PERITOS que deixam a desejar.
    O Governo no questão de auxilio doença e muito cruel.
    Já conceder o auxilio reclusão é tão fácil.

    Mas seguimos enfrente, mesmo que algumas pessoas pensem que ter hepatite c e fazer o tratamento é fácil.

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?