Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Hepatite C, Sem Medo - estatísticas do concurso

Momento de expectativa. Li e reli cada post participante mais de uma vez. Já tenho meus preferidos, mas não consigo escolher apenas um. Nessa semana, a comissão julgadora escolherá os finalistas, fiquem ligados!

Enquanto isso, vamos conversar sobre os resultados da campanha.

É difícil mensurar o alcance:
  • Como dizer ao certo quantas pessoas leram pelo menos um dos posts participantes do concurso? 
  • Quantas leram sobre o assunto no Twitter? 
  • Quantas conversaram em casa sobre o tema? 
  • Quantas fizeram ou farão o exame anti-HCV motivadas por essas informações? 
  • Quantos infectados serão diagnosticados e, descobrindo a doença a tempo, terão a chance de fazer o tratamento e ficarem curados? 

Se não podemos responder a essas perguntas, podemos analisar alguns dados, que, para mim, mostram que alcançamos os nossos objetivos. Acompanhem comigo...


Público 


As pessoas que geralmente chegam aqui no blog Animando-C estão procurando por uma coisa específica: hepatite C.

O fato é que milhões de brasileiros que deveriam estar pesquisando sobre esse tema - porque têm o vírus correndo em seu sangue e corroendo seus fígados - não teriam esse interesse porque simplesmente não sabem que estão doentes.

E onde estão essas pessoas? Em toda parte, inclusive navegando pela blogosfera.

São pessoas que gostam de dança, poesia, dicas de beleza, futebol, Língua Portuguesa, games, bebês, de blogar e dos assuntos mais variados. Esses são alguns dos nichos dos blogs que participaram do concurso Hepatite C, Sem Medo.
Os leitores desses blogs provavelmente não chegariam ao Animando-C de forma natural, mas tiveram acesso às suas informações de alerta de diagnóstico e prevenção por intermédio dos blogueiros que acompanham. 

Não temos as estatísticas de acesso de cada blog - o pessoal que participou, se desejar, pode contribuir com esse número nos comentários deste post (ressaltando que isso não faz parte dos critérios de avaliação). Mas podemos ter uma ideia desse alcance analisando o número de seguidores desses blogs: juntos, eles somam 12.174 seguidores. Se somarmos todos os blogs que ajudaram a divulgar o concurso, mesmo sem participar, esse número sobe para 13.575 seguidores.

Esse número foi levantado pesquisando o widget "seguidores" de cada blog, considerando que 6 blogs não continham essa informação.


Adicionemos mais uma informação: a soma de leitores de feed de apenas dois dos blogs participantes é de 13.928 pessoas. Observo que é um número superior aos que eles têm como seguidores no blog e em seus perfis no Twitter, o que significa que alguns leitores de feed não estão incluídos nos demais números.

Outra informação interessante: no total, foram 141 comentários nos posts concorrentes.
É muito legal ler nesses comentários que as pessoas conheceram a hepatite C por meio dessa iniciativa e que ficarão mais atentas à prevenção e à realização do exame de diagnóstico.

Veja alguns exemplos retirados do blog Elas falam de futebol - o campeão de comentários entre os participantes, com 50 comentários:


Twitter




Falando em seguidores, a maior parte dos blogueiros participantes possuem perfil no Twitter e tuitaram sobre o concurso.

Queria aqui fazer um destaque à @mprateleira, que está fazendo uma campanha muito legal de divulgação no Twitter, não apenas do concurso de posts, como de captação de votos para o Animando-C no prêmio Top Blog 2010.




Falando nisso, ajude o Animando-C a espalhar suas informações de alerta, vote aqui e contribua para colocar-nos entre os 30 mais votados do Prêmio Top Blog 2010. Imagina se eu ganho a scooter... que outras promoções legais poderemos fazer!



Além dos blogueiros participantes do concurso, muitos tuiteiros divulgaram a campanha. Seria impossível eu levantar todos os números agora, mas agradeço aos amigos, aos amigos dos amigos, aos amigos dos amigos dos amigos, que fizeram a nossa campanha chegar longe. Nem sei como não chegamos aos TT!

Infelizmente, como essa promoção ocorreu num momento muito atribulado de minha vida, não tive condições de fazer a análise diária do número de pessoas alcançadas com tweets e retweets. #fail #meaculpa

Mas façamos um exercício simples e trabalhoso: levantar os seguidores dos blogueiros participantes do concurso no Twitter. No total, são 18.608 seguidores (dados de hoje).

Bem que eu gostaria de reconhecer todos aqueles que, mesmo sem participar, divulgaram o concurso e os posts concorrentes, mas isso está fora do meu alcance agora. Segue então o meu "obrigada coletivo" a todo esse pessoal do bem!

Consigo lembrar de alguns que gostaria de destacar:

  • Em especial, @ElineKullok, o @grupofoco e seus colaboradores. Juntos, seus perfis (dos que consegui levantar rapidamente agora, mas sei que estão faltando alguns) somam 18.261 seguidores. E eles não tuitaram apenas uma vez: foram vááááárias, uma verdadeira campanha de apoio, pela qual nem tenho como agradecer.


Veja também esse post na Comunidade Grupo FocoGrupo Foco é destaque na ajuda para concurso sobre Hepatite C


  • @joamot30, que se mostrou realmente O Legal da Web (rs), divulgando a promoção com destaque em seu blog e para seus 8.518 seguidores no Twitter. Seu post foi tuitado 51 vezes.



  • Representando todos os que tuitaram ou retuitaram sobre o concurso em algum momento, duas queridas blogueiras que também ajudaram na divulgação: @noiva_com e @lubrasil.   






Somando os seguidores do pessoal acima, a campanha alcança incríveis 53.331 seguidores. Lembrando mais uma vez que é impossível obter agora os números de todos os que se juntaram à campanha no Twitter.


Links de divulgação





Veja, além dos posts participantes, os blogs que consegui localizar que divulgaram de alguma forma a promoção. Isso sem contar os muitos que encontro com o banner da campanha por aí, como o blog do nosso querido @grupohercules.

Destaque para a divulgação no site do Ministério da Saúde:




Google
     


Quando buscamos "hepatite C" no Google, nas 5 primeiras páginas temos 5 posts relacionados ao concurso Hepatite C, Sem Medo. Parece pouco? Mas não é: quem é blogueiro, sabe o quanto é difícil aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de busca.


Para resumir: entre 2.030.000 resultados (dois milhões e trinta mil) sobre hepatite C, o Google apresenta 5 posts do nosso concurso entre os 50 primeiros. Isso é um ótimo resultado, considerando se tratar de conteúdo relevante que não estaria disponível se não houvesse sido motivado pelo concurso. Importante ressaltar que todos eles trazem o vídeo Hepatite C, Sem Medo, com link para o Animando-C.


É mole ou quer mais?
Estou super feliz com esse resultado e quero agradecer, de coração, a todos os que ajudaram a construí-lo.

Fica aqui um pequeno resumo pra vocês:





Estatísticas do Animando-C no período da promoção (do início em 05/09/2010 até ontem), dados do Google Analytics.

3 comentários:

  1. Parabéns!
    E tanto como Grupo de Apoio, como portador:
    Muito Obrigado!
    Você fez um excepcional trabalho de formiguinha,
    Formiguinha Atômica. :)

    Grande Abraço,
    Fernando Cezar P Santos
    Presidente
    Grupo Hércules SC

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Parabéns! É muito bom saber que um leu, passou pra outro que tb leu e contou pra irmão que falou pra amiga, que...
    É isso mesmo, repassar as informações de maneira correta e sempre procurar ajuda médica, além é claro de solicitar exame específico.
    Há pouco que conheço o Animando-C mas fiquei fã de carteirinha, não pelos concursos que sei tb chamam a atenção mas pelas inúmeras informações que são fornecidas e linkadas para ajudar um número enorme de pessoas que tem Hepatite C, que sabem de alguém que tem e até aquelas que acham que não estão em risco.
    Agradeço muito feliz por ter sido mencionada pela campanha no twitter e tenha certeza que ela continuará independente de qualquer resultado, porque me sinto muito bem em ajudar.
    Desejos de que tanto você Ana como seus colaboradores, seguidores do Animando-C sejam cada vez mais iluminados para continuar nessa caminhada.
    Agradeço muito, muito e muito, pois também descobri uma porção de coisas que ignorava. Parabéns pelo Animando-C!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana!!!
    Quero deixar meus sinceros votos de muito sucesso para você e seu BLOG. Adorei ter participado desse concurso e fico feliz em ter ficado entre os top 13. Sou blogueiro a pouco tempo e é uma satisfação ter esse destaque entre blogueiros feras da internet. Satisfação e pode sempre contar comigo...

    Roger Dance

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?