Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sócrates e a cirrose

No início de dezembro, amantes do futebol no Brasil e no mundo lastimaram a morte de Sócrates - ícone do futebol elegante e ofensivo, segundo a agência Reuters. 

Obrigada, Guilherme Bandeira!

O ídolo sofria com uma cirrose que, segundo ele próprio, teria sido causada pelo uso abusivo de álcool

A causa da morte: choque séptico. Calma, a Wikipedia explica:
Choque séptico é o termo médico usado para designar a falência circulatória aguda de causa infecciosa. 

Ou seja, Sócrates não morreu de cirrose, mas devido a uma infecção alimentar. Lembremos apenas que se tratou de uma infecção num paciente que apresentava a saúde bastante debilitada pelo quadro cirrótico: somente no segundo semestre deste ano foram duas internações por hemorragias digestivas. A situação era considerada bastante grave pelos médicos.   

E o que os tais sangramentos digestivos tinham a ver com a cirrose? Reportagem do Jornal da Record de 06/09/2011 explica:

A cirrose compromete o funcionamento do fígado e o órgão vai, as poucos, endurecendo e perdendo suas funções. Com o fígado fibroso, a passagem do sangue que vem do intestino sofre um bloqueio e provoca uma pressão grande no vaso que transporta esse sangue, a veia porta. Essa disfunção faz o corpo desviar o sangue para o esôfago e estômago, causando a hemorragia.

Como portadora de hepatite C, a morte de Sócrates desperta aquele famoso "medinho" - se você é portador como eu, sabe do que estou falando. Como já citamos algumas vezes aqui no blog, a agressão do vírus da hepatite C ao fígado pode, em 5% a 20% dos casos, levar-nos à cirrose e suas complicações  (veja mais sobre isso aqui). Nos casos mais graves, a única saída é o transplante de fígado.

Isso quer dizer que eu, que nunca bebi, posso no futuro apresentar o mesmo quadro cirrótico do Doutor Sócrates. Posso, inclusive, precisar de um transplante.

Por isso, me sinto à vontade para fazer um apelo a você, que teve a sorte de não precisar de uma transfusão sanguinea quando criança  e ser infectado com hepatite C (que foi o que aconteceu comigo): CUIDE DO SEU FÍGADO! Não beba. Ok, se não conseguir fazer isso, beba com moderação. Não quero daqui a alguns anos estar brigando com você na fila de transplantes por um fígado novo. Eu não tenho escolha; você tem

Aproveito para lembrar que, especialmente em datas de festividades como as que nos encontramos agora, as pessoas tendem a beber mais e a se colocarem em situações de risco - para si e para terceiros que nada tem a ver com sua irresponsabilidade.

Portanto, fica o apelo para quem não tem hepatite:

1. Deixe o fígado pra mim! Não desejo tê-lo ao meu lado na lista do transplante - muito menos na minha frente. 
2. Não quero que os impostos descontados do meu "rico salário" sejam gastos com cuidados com seus ferimentos num hospital caso você tenha bebido, dirigido, se acidentado e se quebrado todo.
3. Deixe meus amigos e familiares vivos. Não dirija alcoolizado perto deles.

Se você tem hepatite, já sabe que não deve beber, né? Né??? Só pra lembrar... =)


Saiba mais na internet: 



4 comentários:

  1. Olá Ana,

    que bom ver-la no seu espaço e de um tema tão precioso a todos nós, nosso fígado!!!

    Eu cuido bem do meu, alcool é raro, condimentos também.... tudo para preservar nossa fonte de energia...

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ana, gostei sim. É bem difícil controlar um mau hábito, aquele que dá um prazer momentâneo mas que a médio e lono prazo nos faz muito mal.

    A forma leve, embora firme com que você aborda o assunto pode ser mais educativa.

    Grande abraço, Ana Cecília

    ResponderExcluir
  3. Olá, sempre dou uma passada por aqui, tô ainda tentando arrumar o meu blog Hepatite C - Fé, entra lá e dá uma olhada Flor. Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo magnífico texto que coaduna um fato ocorrido com o querido Dr Sócrates a reflexão que temos a fazer sobre nossa qualidade de vida. Textos como este são eficientíssimos para nos ajudar a vencer os obstáculos e a nos disciplinarmos com relação à saúde

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?