Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Hepatite C no programa Cenas do Brasil

No Cenas do Brasil desta quinta-feira, 4 de abril, vamos falar sobre as políticas de controle e prevenção da aids e de hepatites virais voltadas para as mulheres. Vamos mostrar os vídeos "A vida pode ser positiva. Com ou sem aids” e “Quebre o silêncio das hepatites com atitude”, lançados pelo Ministério da Saúde em parceria com movimentos sociais no último 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Vamos apresentar também trechos do programa "Aids-Ser Saudável", da TV Brasil.



Participam do  debate, Eduardo Barbosa, Diretor-adjunto do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde; e  Ana Barcellos, portadora de hepatite C e autora do blog "Animando-C".

"Cenas do Brasil" é transmitido ao vivo pela NBR para todo o Brasil, às quintas-feiras, das 20h30 às 21h30. Os telespectadores podem participar com perguntas e comentários pelos telefones (61) 3799-5198 E 3799-5859, pelo email cenasdobrasil@ebc.com.br; pelo twitter: www.twitter.com/tvnbr; ou pelo facebook: www.facebook.com/tvnbr

As reprises são veiculadas na própria quinta, às 23h; e nas semanas seguintes, às sextas-feiras, às 9h30; sábados, às 16h; domingos, às 19h; segundas, às 11h; quartas, às 15h, entre outros horários. O programa fica também disponível no youtube: www.youtube.com/tvnbr

Para obter informação sobre como sintonizar a TV NBR em sua cidade, acesse http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/como-assistir. Para quem tem NET digital em Brasília, o canal é 05. Para assistir ao vivo pela internet,acessar: www.planalto.gov.br e clicar em NBR ao vivo.

O programa "Cenas do Brasil" é uma realização da Diretoria de Captação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e coloca em pauta temas de relevância nacional, com avaliação das políticas públicas implementadas em cada área do Governo.

4 comentários:

  1. Olá, bom dia. Hoje talvez eu esteja passando pelo momento mais difícil de minha vida. Me casei ao final do ano passado, em 2012. Sempre sonhei em ser mamãe. Há 2 mêses descobri que estava grávida. Estou de 3 mêses. Ao receber o resultado do Anti Hep.C, vi que deu reagente 4,05. O próprio laboratório quiz uma segunda opinião e enviou amostra ao laboratório Fleury de SP e o resultado veio indeterminado. Hoje colhi sangue para o PCR Quali e ficarei nesta angustia por mais 15 dias aproximadamente. Meu marido quiz fazer a coleta também. Nossa relação que era um exemplo e felicidade e contentamento parece ter desmoronado. O nosso medo de nosso bebê contrair o virus tem acabado com nossos dias, com nossas alegrias, com nossos planos. Não sei o que será do nosso relacionamento...peço a Deus que cuide de nós e principlamente de nosso bebê, afinal ele não pode sofrer por descuido de sua mãe, ou, de seu pai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, querida... a maior parte dos portadores de hepatite C não foram infectados por descuido próprio. Não pense assim, não se culpe!

      Ainda há a chance de você apenas ter entrado em contato com o vírus em algum momento de sua vida e não ter desenvolvido hepatite C crônica - ou seja, apenas ter o anticorpo em seu sangue.

      Mas mesmo que você realmente esteja infectada, não é o fim do mundo! As chances de transmitir para o bebê durante o parto são MUITO pequenas.

      Leia aqui no blog os posts "Engravidando com hepatite C" e "Minha criança cristal" para conhecer minha experiência. Eu engravidei sabendo que tinha hepatite C e minha filha (hoje com 5 anos) não foi infectada.

      Se você e seu marido se amam, não há qualquer motivo para isso enfraquecer seu relacionamento. Pelo contrário, as dificuldades fortalecem.

      Um abraço,
      Ana Flor

      Excluir
    2. Obrigada Ana Flor. Assim que eu souber do resultado do PCR volto aqui para lhe contar. Tenho chances de não estar infectada e esse 'indeterminado' tem aliviado um pouco minha angustia. Amo meu marido e nao quero perde-lo. Amo tbm meu bebê e sofro só por pensar nas consequencias de uma futura contaminação de mae para filho. Enfim, parabéns pela iniciativa do blog, vc é uma enviada de DEUS. Muitas bençãos para sua família. Vou ler seus artigos

      Excluir
  2. Olá bom dia. Sou a mesma dos comentários acima e volto aqui hoje para compartilhar uma alegria. Ontem saiu meu resultado do PCR Qualitativo e deu negativo. Acredito que isso seja uma boa notícia e não há mais motivo para tanta angustia e medo de meu filho ser infectado no parto. Sem falar que acho que poderei fazer parto normal, que é meu sonho. Venho aqui dizer também para as pessoas não perderem sua fé, sua esperança e acreditarem que serão curados. Não desanimarem jamais. Deus está conosco. Obrigada e boa sorte à todos...

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?