Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Hepatite C: perguntas e respostas

A conscientização sobre as hepatites virais e a doação de órgãos é objetivo do Projeto Voluntariando-C, que mobiliza jovens estudantes de uma escola de São Paulo para a disseminação de informações que podem salvar vidas. Já divulgamos esse importante trabalho da professora Silvia Rinaldi aqui.

Neste mês de maio, quando várias ações estão sendo desenvolvidas no Brasil e no mundo para o esclarecimento da população quanto à prevenção e diagnóstico precoce das hepatites, os alunos do projeto encaminharam-me algumas perguntas, que respondo com muito prazer no vídeo abaixo. 

Agradeço ao amigo Marcelo Ruiz, da Olhar Multimídia, que mais uma vez apoiou a nossa causa produzindo esse vídeo. Obrigada, Marcelo, ficou excelente! [Não posso nem imaginar o resultado se 'euzinha' tivesse filmado 'by  myself' no aconchego do meu lar rs]

Nota: perdoem a cara de cansaço. Sim, eu estava exausta...


Ana Flor do Blog Animando-C para o Projeto Voluntariando-C do Colégio Santa Amalia - SP from Marcelo Ruiz on Vimeo.


Agora espero os comentários do pessoal do Voluntariando-C, ok?

21 comentários:

  1. O ginecologista me receitou o hormônio ANGELIQ para problemas de climatério e tals, pois sinto muitos e fortes fogachos. Gostaria muito de sabner
    se posso estar fazendo uso deste medicamento ANGELIQ uma vez que sou portadora do virus da hepatite C. Já fiz 1 ano de tratamento e já negativei, portanto, sou portadora estável. Mas li a bula do medicamento e confesso que fiquei em dúvidas, pois umas das restrições são doenlas hepáticas, muito embora não cite hepatites. Por favor, me responda, se posso ou não posso. Obrigada.
    Mandem a resposta para o meu e-mail: bethemorbini@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você está negativada, não é mais portadora do vírus. :)
      A recomendação de uso de hormônios depende da condição de seu fígado atualmente. Você deve conversar com o médico que lhe acompanha (infecto, gastro, hepato) sobre esse assunto.

      Obrigada pela visita ao blog.
      Abraço!

      Excluir
  2. jaci.goncalves.silveira@gmail.com9 de junho de 2013 às 22:19

    Oi flor ! passei por um tratamento de hcv genotipo 1 no dia 6/4/2013 de 48 semanas, estou muito triste por ser uma nao respondedora! vou esperar mais ums trez meses pra me recompor kkkk e.depois irei recomeçar com boceprovir juntamente com interferom e a ribaverina. estou apavorada e muito ruim ter que passar por tudo isso de novo!!! um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jaci! Como está o retratamento?
      Aguardamos notícias suas.

      Um abraço

      Excluir
  3. Escrevi um e-mail, mas creio que não recebeste. Gostaria muito de saber o nome de teu médico em Brasília. Necessito de uma segunda opinião. Muito obrigada. Vanessa Bosi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, já conversamos por email, mas vou postar o contato do Dr David aqui caso mais alguém necessite.

      Dr. José David Urbaez Brito - infectologista
      (61) 3245-6129

      Abraço!

      Excluir
  4. Obrigada pelo seu Blog existir! Obrigada pela dedicação...Obrigada por não dexistir da gente...Eu te amo, sinto muito, me perdoe e Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, acompanho o Diario desde de janeiro de 2013...quando descobri ser portadora de hepatite c tipo 1...hoje dia 19/06/13 dei inicio ao tratamento.
    O diario foi fundamental para o CONHECIMENTO e prepraro para este momento.Aos que compartilham suas experiencias... muito obrigado!
    Obrigado, obrigado. obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, e como está seu tratamento? Se puder, mande-nos notícias por aqui. Beijos

      Excluir
  6. Tive HCV, tratei há 10 anos atrás, negativei e fazendo um exame agra anti- HCV deu reagente. Só tenho retorno daqui 1 mês. É normal isso de ser reagente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que respondi sua dúvida por email há alguns meses, não? Espero que sim.

      Mas a essa altura você já teve retorno com seu médico e ele deve ter explicado que é normal dar positivo para o anticorpo do vírus da hepatite C mesmo após negativado.

      Espero que esteja tudo bem.
      Abraço!

      Excluir
  7. Parabens ana!!to tirando forças pra superar vendo seu desempenho! E vendo que nao estou sozinha!Obrigada seu blog é show de bols

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que esteja tudo bem em seu tratamento.
      Beijuu

      Excluir
  8. Oi Ana, sou uma das alunas do oitavo ano, primeiro de tudo gostaria de agradecer pelo trabalho que você teve para fazer esse vídeo. Aprendi muitas coisas com ele. Parabéns pelo seu blog, ele é muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pelo importante trabalho que você e sua turma realizam na conscientização das hepattes virais e transplante de órgãos.

      Beijinho! :*

      Excluir
  9. Ola Ana, tive um problema como alguém que já lhe escreveu, Tive HCV, tratei há 10 anos atrás, negativei e fazendo um exame agra anti- HCV deu reagente. . É normal isso de ser reagente?
    Vou retornar ao infectologista, mesmo ele ter afirmado que o tratamento havia terminado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é normal. O anticorpo estar presente significa que você já teve contato com o vírus alguma vez. Por isso dá positivo. Para saber se há vírus circulando no sangue, é necessário fazer um outro exame chamado PCR qualitativo.

      Que tudo dê certo! :)

      Um abraço

      Excluir
  10. Olá Ana, descobri que tenho o vírus da hepatite c, minhas taxas de TGO e TGP estão normais, minha US também, mas vou fazer a biopsia nos proximos dias, minha medica disse que apesar da carga viral de quase 5.000.000 se a biópsia der tudo bem não precisa tratar...mas não é o que costumo ver na internet...devo procurar uma 2ª opinião...o que acha?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde !

    Gostaria de saber se tiver sangue contaminado pela hepatite b ou c dentro de um litro de alccol (de casa), e eu entrar em contato com este alcool depois de dois dias com uma ferida aberta se posso pegar a doença?

    Uma pessoa com hepatite B aguda, pode transmitir a doença?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  12. Fezes de cor verde tem algo a ver com hepatite c ?

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?