Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Carta ao vírus da Hepatite C

Prezado vírus da hepatite C,

Faz um longo tempo que estamos juntos. 29 anos e 5 meses, para ser exata - apesar de eu saber de sua existência apenas há 10 anos. Você esteve comigo nos momentos mais importantes da minha vida, mas agora é hora de ir.

Você já cumpriu seu papel e sou grata por você ter me dado a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, de ajudar pessoas por meio deste blog e palestras gratuitas, por ter unido mais a minha família e me possibilitado me transformar numa pessoa melhor. Por causa disso, perdoo todo o mal que você me causou, incluindo os danos ao meu organismo e os seis meses de tratamento com interferon e ribavirina em 2008.

Esta é uma carta de despedida, pois hoje estou começando o tratamento com sofosbuvir e simeprevir e tenho muita fé que em três meses já não estaremos mais juntos. Se existir Céu (ou Inferno) dos vírus, que você descanse em paz. Não guardo ódio nem mágoa.

Grata por todo o aprendizado, vá em paz e não volte nunca mais. Nossa parceria termina aqui.


Adeus,
Ana



Coisa mais linda ver essas caixas no meu armário da cozinha


35 comentários:

  1. Olá Ana Flor
    Na semana passada recebi a ligação tão esperada, dizendo que os medicamentos haviam chegado. Fui buscá-los no dia 09/12 e assim que me foram entregues também fiquei emocionado, pois sabemos o quanto tivemos que lutar para ter acesso a eles gratuitamente.Por ter fibrose avançada F3 e já ter me submetido a terapia tripla anteriormente e o vírus ter voltado depois do fim do tratamento, dessa vez vou usar sofosbuvir e daclatasvir por 24 semanas (sem ribavirina, ainda bem).Iniciei o tratamento no dia 12/12, é impressionante pois não estou sentindo absolutamente nada, bem diferente da outra vez, na qual eu fiquei mais de um ano passando mal.Apenas dois comprimidos por dia e sem aquela terrível injeção de interferon. Terminará no dia 27 de maio e então virá a expectativa de fazer o exame novamente para dessa vez finalmente confirmar a tão esperada cura. Te desejo sucesso no seu tratamento, feliz natal, um próspero ano novo e vamos rumo a vitória. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Boa sorte pra nós!! E vamos nessa!! #animada

      Excluir
  2. Como voce sabe desta data com tamanha precisão,vinte e nove anos e cinco meses?
    Gostaria muito de saber a quanto tempo a "C" faz parte da minha vida...

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cris! No meu caso é fácil, pois recebi transfusão de sangue em julho de 1986. Mas algumas pessoas nunca descobre. Mas isso não é importante, não é mesmo? Importante é olhar pra frente, se cuidar e ficarmos curadas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana, lindo texto, fico muito feliz por vc, vc é uma grande inspiração pra muita gente. A minha mãe descobriu o vírus a três anos, não conheciamos bem a hepatite c então corri para internet pra ter mais infomações para passar a ela foi quando achei o seu blog, qdo ela começou o tratamento com o interferon e ribavirina sempre que surgia um sintoma diferente ou alguma dúvida corria aqui e lia seu blog pra ela e acredite nos deu muita força pra continuar! Esse mês ela recebeu os novos medicamentos e por concidencia comçou a tomar no mesmo dia que vc. E a minha maior vitória em 2016 vai ser ver vcs duas curadas em nome de Jesus! Boa sorte querida, estou aqui na torcida! Bjo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! (É o nome da minha filha)
      Fico muito feliz em saber que a minha história ajudou vocês nesse momento tão complicado - para o paciente e para a família. Eu agradeço pela oportunidade de ajudar. :)
      Mande notícias da sua mãe por favor.

      Excluir
  5. Que legal! Que bom que muita gente está começando a se despedir do vírus. Há dois meses terminei o tratamento com Sofosbuvir, Daclastavir e Ribavirina que durou 24 semanas. Estou em contagem regressiva para a chegada do dia 15 de janeiro de 2016, pois este será o dia que ficarei sabendo se estou curado. Meu grau de fibrose é F4 e no ano passado, eu já havia passado por outro tratamento que durou 12 semanas, com o uso do SOFOSBUVIR, INTERFERON PEGUILADO E RIBAVIRINA que infelizmente não deu certo, acho que pelo meu grau de fibrose. Fico na torcida por todos nós! Abraço e um ótimo fim de ano á todos! Que 2016 seja um ano repleto de alegria e que simbolize um novo começo em nossas vidas, pois sei muito bem o quanto esse "bichinho" perturba os nossos pensamentos. Ewerton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus, né Ewerton? Que cada vez mais pessoas tenham acesso aos medicamentos e a felicidade da cura. E o seu resultado? Ansiosa para ouvir que você também está curado.

      Excluir
  6. Ana, linda a sua carta e bem pé no chão o modo como você pensa...
    Através de você e do Carlos Varaldo me fortaleci e soube lidar com todos os desafios do tratamento com ribavirina e interferon, força que as vezes não encontramos em alguns médicos frios e despreparados..
    Faz 2 anos e 4 meses que me curei da hepatite C (sei que é após 5 anos mas já me sinto curada), mesmo assim realizo os exames periodicamente de 6 em 6.
    Te admiro e te acompanho faz muito tempo, acredito que sempre há um motivo para tudo na vida e o seu deve ter sido pra ajudar as pessoas como eu com o seu blog. Tenha fé que agora sua vida já mudou e você vai se curar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei emocionada com seu comentário. Agradeço de coração.

      Excluir
  7. Oi sou portadora do vírus .fim um tratamento de 16 semanas com interferon e ribavarina mas tive que parar devido a forte anemia que me causou.meu médico decidiu encerramos a medicaçao pelo fato de ter negativado.durante quatro fiz acompanhamento e sempre constava zerado mas esse ano ela voltou.estou fazendo exames para poder adquirir o novo tratamento.estou muito confiante.pois sei que DEUS ESTÁ NO COMANDO.queria saber quais os efeitos que essa nova medicaçao causa.Boa sorte

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana! Que bênção é receber esses medicamentos! Meu marido tb recebeu e está fazendo o tratamento há quase dois meses. No caso dele ele está usando daclatasvir, sofosbuvir e ribavirina por 24 semanas (ele é f4). Tem sentido muito cansaço e pouca dor de cabeça. A anemia é a responsável pelo cansaço, por causa da ribavivina. Você tem tido efeitos colaterais? Sei que seus medicamentos são diferentes mas gostaria de saber sobre o seu tratamento, como vai! Eu também tenho HCV mas como estou grávida vou cuidar só depois... seu blog tem me ajudado muito, pois como se não bastasse a hepatite, estou com colestase da gravidez, passando por aquele sofrimento intenso, ver seus posts sobre isso e também os comentários tem me ajudado demais nessa jornada. Vamos orar a Deus que a cura venha para todos nós! Bjos Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Juliana, que sofrimento! Sinto muito. Mas já se passou um ano, me mande notícias de vocês, ok?

      Excluir
  9. Fico na torcida por vcs. Q Deus abençoe e dê forças a todos..tive essa doença e em momento algum perdir a esperança no meu caso não tratei minha cura foi espontânea mas travei uma guerra contra esse vírus física e espiritual essa principalmente ESPIRITUAL! Bom força a todos tenho certeza q vcs tb ficaram curados. Caso alguém queira entrar em contato comigo pra conversar meu email é. arilmavieira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. comecei meu tratamento em 12/01/2016 e terminei em 21/03/2016, no primeiro mês de tratamento meus exames acusou indetectável, fiquei muito feliz, próximo exame no final do mês de junho, confesso que estou muito ansioso para ver os resultados, queria dizer a todos é que eu consegui todos podem conseguir também, pois não diferente de ninguém, voltarei aqui para dizer meus resultados, espero que sirva de incentivo para que busquem tratamento, Ana você me ajudou a ter inspiração e fé para buscar meu tratamento. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdir, eu que agradeço pela oportunidade de poder ajudar. Por favor mande notícias do seu resultado.

      Excluir
  11. Boa!
    Com coragem nos despedimos desse vírus maldito e nos despimos dos medos e preconceitos.
    Nossa perseverança e determinação que os levem (adorei a colocação) ao céu ou inferno dos vírus, mas com certeza para longe de nós.

    Muita boa sorte para nós nos próximos PCRs; Estou no meu terceiro negativado...Aleluia!

    Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Gracinda! E que seja negativo para todo o sempre! :)

      Excluir
  12. Fiz um teste e deu reagente, sei como ira se proceder daqui por diante, mais ver os comentários de vcs me deu mais ânimo ainda graças a deus, me sinto melhor e com forças... Irei vir visitar o blog mais vezes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força! Muitos já venceram os bichinhos e desejo que em breve chegue a sua vez também!

      Excluir
  13. Oi, estou aqui para dizer a vcs que também tenho o vírus dá hepatite c e descobri há um ano fiquei quase louco pois não conhecia tal vírus peguei por meio de uma transfusão nem mesmo eu sabia fui fazer um exame rápido e constatou fibrose 1 estou sendo acompanhado pela médica onde me deu uma esperança de 3 meses ficar curado com os remédios sofosbuvir e o outro que não lembro agora, corri atrás para ver se conseguia pelo SUS e me disseram que o remédio é só pra quem está com a fibrose 3e4 fiquei muito triste e recorri a Justiça Federal para minha surpresa o maldito juíz indeferiu o meu pedido sem pelo menos haver uma audiência e pior que eu não sei quem esse juíz pois fui informado por uma acessória dele por telefone me dando essa má notícia, se quem tem fibrose 1 pode ser curado em 3 meses, por que liberam essa medicação pra nós? Por favor, me dê alguma notícia boa daí, vcs que estão tomando esse remédio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito que você ainda não tenha conseguido fazer o tratamento. Sei como é angustiante (e revoltante) esperar. Mas tenho certeza que novos medicamentos serão lançados e o protocolo revisado. Fico na torcida por você!

      Excluir
  14. Como faço pra eu saber se foi aprovado meu comentário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os únicos comentários que não são liberados são os spans ou repetidos. Eu também não liberaria comentários ofensivos a qualquer pessoa (mas nunca aconteceu). Pra saber, só vendo publicado. Peço desculpas, mas ando realmente demorando para publicar, porque faço questão de fazer isso apenas quando tenho tempo para ler todos os oomentários com carinho e atenção.

      Excluir
  15. Ola.
    Gostaria de saber como é esperar o tempo longo da chegada deste medicamento, para quem ja passou por isso.
    Ainda mais quem estava com a Fibrose F3, como foi.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esperei 3 anos pelo primeiro tratamento e depois mais 8 anos pelo segundo. Era F1 no início, depois F2. Mesmo assim foi difícil, sempre o medo de piorar e diminuir minhas chances de cura. Medo das complicações extra-hepáticas também. Como lidar com isso é muito particular, de cada um. No meu caso, eu mantive a fé de que o meu tratamento chegaria no momento certo para mim.

      Excluir
  16. Oi boa tarde, aproximadamente 1 ano descobri que estava com essa doença, como a maioria nem tive ideia de onde posso ter contraído, mas emfim.
    Passei aqui pra dizer que pelo menos no meu caso genotipo 1b, fui indicado a tomar uma medicação nova VIEKIRA PAK tratamento de 3 meses, e consegui atraves de uma liminar contra o convenio, mas meu advogado informou que pelo SUS tbm é possivel estou tomando a quase 2 meses e esta td bem, fiz os exames e esta zerado...
    quem estiver com dificuldades pra conseguir acredito que a melhor forma é através da justiça e o processo é bem simples.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, colegas. Eu descobri a Hepatite C em 2011. Como tinha fibrose F1 naquela época, não me foi indicado o tratamento com os medicamentos disponíveis em função dos colaterais e ainda fui orientado a aguardar a chegada dos novos medicamentos. Pois bem. Semana passada, 6 anos após a primeira biopsia, fiz o fibroscan na fundação ABPH, gratuitamente, em belo horizonte, e descobri que a fibrose passou para F2. Estou angustiado, pois fiquei sabendo que o SUS apenas libera os medicamentos para quem é F4, F3 e F2 há mais de 3 anos. Certamente sou F2 há mais de 3 anos, mas meu fibroscan que apontou F2 tem 1 semana apenas. Infelizmente, ainda estou cumprindo uma série de carências de meu plano de saúde e, certamente, não conseguirei os medicamentos por meio dele. Vocês poderiam me orientar quanto conseguir isto por meio do SUS, mesmo que seja necessária uma liminar na justiça? Não se trata de pequenas causas... Teria que contratar um advogado, correto? Agradeço qualquer orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, precisa de advogado. É impossível saber há quanto tempo você está F2, já que pode levar anos (ou décadas) para passar de um grau para o outro.
      Não sei como é seu plano de saúde, mas imagino que de qualquer modo você só conseguiria esse medicamentos na Justiça. Em princípio, como você tem plano de saúde, é contra ele que você deve entrar e não contra o SUS. Mas não sei o que os juízes costumam decidir em relação à carência. O Grupo Otimismo (www.hepato.com) tem mais experiência nessa área e poderia te orientar melhor. Boa sorte!! Fico torcendo por você.

      Excluir
  18. Boa tarde a todos. Uma médica hepatologista do RJ me disse que os novos medicamentos agem na inflamação e que, por isso, seria necessário um grau inflamatório maior para que surta o efeito esperado. Isso faria sentido se o medicamento fosse um antiinflamatório, mas se trata de um antiviral! Faz sentido o que ela disse? Eu já li trocentos artigos sobre hepatite C e novos medicamentos e nunca observei qualquer colocação que reforce o argumento dessa médica. Me parece uma "desculpa" para que o protocolo do SUS seja cumprido. Confere? Qual é a opinião de vocês? Gostaria de uma orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que a informação não confere. Pelo que entendo, são antivirais que agem diretamente sobre o vírus e inibem a polimerase NS5B, sem a qual o vírus não consegue se multiplicar. Mas não sou especialista. Em seu lugar, eu procuraria a opinião de outros médicos também.

      Excluir
  19. Oi ana descobrir a mais de 12 anos que tenho a hepatite b nunca procurei tratamentos por medo e falta de informaçao descobrir na minha gravidez meu filhos e marido nao tinha nao sei como peguei este virus e como estar no meu organimos ate a uns 4 anos atraz fiz um ultrasom onde estava tudo bem com meu figado nao tive nem um sintomas ..mas gostaria de saber os significados de n8 f1 f2 f3 f4 etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, em primeiro lugar, provavelmente o que o seu exame mostrou é que você tem os anticorpos da hepatite B. 80% das pessoas ficam curadas sozinhas. Ou seja, procure um especialista e faça todos os exames necessários. Pode ser que você esteja carregando esse piano do medo a toa, pois nem tem a doença. Mas não deixe de procurar um médico, porque a hepatite B é muito grave e facilmente transmissível - para seu esposo, filhos etc. Se você realmente estiver infectada, quanto antes começar o tratamento melhor. Hepatite B mata ao longo dos anos, não deixe o medo te paralisar. Sua família precisa de você. Procure um médico! Beijo!!

      Excluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?