Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Quem receberá os novos remédios para Hepatite C agora?

Se existe algo que todos os portadores de hepatite C têm em comum desde o momento em que recebem o diagnóstico é: todos nós queremos ficar curados. Confere? 

O momento que vivemos hoje é de muita esperança e otimismo em todo o mundo. Vislumbra-se nas próximas décadas a erradicação da doença. Obviamente, todos querem começar a tomar logo os novos medicamentos recém incorporados ao SUS. No entanto, quem terá direito à medicação imediatamente?

Indicação de tratamento: A  terapia  será  indicada  nos  pacientes  que  apresentarem  resultados  de  exame  que indicam  fibrose  hepática  mais  severa  (METAVIR  F3  ou  F4) e  que  não  tenham  sido  tratados  anteriormente  com  daclatasvir, simeprevir ou sofosbuvir.  

Indicações de tratamento imediato: A terapia também estará ao acesso de
pacientes que possuam os seguintes critérios de indicação  de  tratamento  imediato,  desde  que  não  tenham  sido  tratados  anteriormente  com
daclatasvir, simeprevir ou sofosbuvir:

  • Coinfecção com o HIV
  • Manifestações  extra-hepáticas:  porfiria  cutânea,  líquen  plano  grave  com envolvimento de mucosa.
  • Crioglobulinemia com manifestação em órgão-alvo (olhos, pulmão, sistema nervoso  periférico  e  central),  Glomerulonefrite,  Vasculites  e  Poliarterite Nodosa.
  • Sinais  clínicos  ou  evidências  ecográficas  sugestivas  de  cirrose  hepática (varizes de esôfago, ascite)
  • Insuficiência     hepática     e     ausência     de     carcinoma     hepatocelular, independente da necessidade de transplante hepático
  • Insuficiência renal crônica
  • Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI)
  • Pós-transplante de fígado
  • Fibrose hepática avançada (METAVIR F3 ou F4)
  • Biópsia hepática com resultado METAVIR F2 há mais de 3 anos


Fonte: Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções
SUGESTÃO: Leia esse documento completo. Ele contém informações riquíssimas sobre a hepatite C. O conhecimento é a nossa maior arma.

Agora a pergunta que não quer calar:

Flor, você se enquadra neste protocolo?

E a resposta é... SIM!! uhuuuuuuuu
  • Biópsia hepática com resultado METAVIR F2 há mais de 3 anos [2008, no meu caso]

Já tive a infelicidade de ouvir que eu não merecia fazer o tratamento agora porque tem gente muito pior do que eu [acreditam??]. Olha, quem está pior do que eu, também está contemplado no protocolo e todo mundo vai receber a medicação, porque já está tudo compradinho e estocado. :)

Na minha opinião, não existe quem merece mais ou merece menos. Cada vida é uma vida, incomparável e insubstituível. Todos merecem. É claro que os administradores precisavam definir uma estratégia para tratamento imediato e esses critérios foram definidos com muita base e discussão científica.


- Flor, eu não estou contemplado no protocolo. O Governo quer que eu morra?

Nada disso! Ninguém está dizendo que você é menos importante. O que se está dizendo é que - felizmente! - você está bem e não precisa ainda fazer o tratamento. Isso é motivo de comemoração e não de frustração! Quando você precisar, os remédios estarão lá esperando por você - o que é uma enorme conquista da população brasileira!

Ok, eu sei que a gente fica frustrado porque quer ficar curado logo e se livrar desse pesadelo. Já passei por isso em 2005 quando tive o meu pedido de tratamento negado pelo SUS e pelo meu plano de saúde, então sei muito bem como nos sentimos nessa hora. Mas na época eu procurei pensar que tudo acontece na hora certa. Como tenho fé, confiei em Deus e nos caminhos que Ele traçava para mim. E pensei em todos os novos medicamentos que estavam em estágio avançado de pesquisa, acreditando que talvez fosse um daqueles que me curaria e não o interferon e ribavirina disponíveis na época. 

E não é que agora, 10 anos depois, existem dezenas de novos medicamentos sendo testados, com EXCELENTES resultados preliminares? A perspectiva para os próximos anos não poderia ser melhor! Então não percam a esperança, não se desmotivem. A hora de todos vai chegar!

Quem não quiser esperar, pode buscar seus direitos na justiça. É uma decisão pessoal. Em 2005, decidi não fazer isso porque não queria me expor a um desgaste maior do que eu já estava tendo com a descoberta da doença. E confiei.

Minha vez chegou em 2008 e o tratamento não deu certo, apesar de todo o sofrimento. E agora chegou de novo. Estou muito animada, é claro. E espero ter boas notícias para compartilhar com vocês em breve.  Boa sorte para todos nós!

0 comentário(s):

Postar um comentário

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?