Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

PCR - Proteína C Reativa positivo para hepatite C?


Meu exame PCR - Proteína C Reativa deu maior que 1,00 mg/dL. Tenho hepatite C?

Essa é uma pergunta muito frequente entre os leitores do blog. A resposta é simples: o exame de proteína C reativa não tem nada a ver com o diagnóstico de hepatite C. Acompanhe a explicação abaixo:


1. O exame inicial de diagnóstico de hepatite C é o Anti-HCV
HEPATITE "C" - ANTICORPOS ANTI HCV


Seu resultado esperado é negativo, o que quer dizer que você não teve contato com o vírus da hepatite C antes e, portanto, não desenvolveu anticorpos contra ele. Parabéns, você não tem hepatite C!

Se o resultado for positivo, você tem o anticorpo no sangue, mas isso também não quer dizer que você tenha desenvolvido a doença crônica. São necessários exames complementares para fazer esse diagnóstico. Leia mais em:

2. No caso de um Anti-HCV positivo, o médico solicitará um exame PCR para identificar se, além do anticorpo, você também têm o vírus da hepatite C circulando ativamente no seu sangue. 


É aqui que começa a confusão:

  • o PCR para diagnóstico da hepatite C é uma coisa; 
  • o exame chamado PCR - Proteína C Reativa é outra coisa completamente diferente. 


Explicando:

  • No primeiro caso, PCR é o método usado na realização do exame para detectar o vírus da hepatite C. 
  • No segundo, PCR é o nome de um exame para identificar a existência da chamada proteína C reativa - que nada tem a ver com a hepatite C.    


Explicando ainda melhor:

  • No caso do exame PCR para identificar a existência do vírus da hepatite C circulando no organismo, usa-se o método da Polymerase Chain Reaction - PCR, em Português, "Reação em cadeia da polimerase".  Trata-se de um método de criação de múltiplas cópias de DNA. Entre outras coisas, ele serve para identificar agentes causadores de doenças presentes em amostras de sangue, como por exemplo: Cândida sp, Chlamydia trachomatis, HPV, HIV, vírus das hepatites B e C etc. Se desejar, você encontra uma explicação mais detalhada na Wikipedia: Reação em cadeia da polimerase.
    O nome do exame não necessariamente contém a sigla PCR. No laboratório em que eu faço meus exames, o nome dele é: PESQUISA E QUANTIFICAÇÃO DO VÍRUS HEPATITE C. Abaixo, nas letras miúdas, pode-se ler: Método RT-PCR em tempo real - ROCHE - cobas CAP/CTM 96

    Se a pessoa não tiver o vírus da hepatite C ativo no organismo, o resultado será NÃO QUANTIFICADO. No caso de haver infecção crônica pelo vírus da hepatite C, o resultado será um número seguido de UI/mL. Por exemplo: 1.860.000 UI/mL. Apenas nesse caso que podemos dizer que a pessoa está infectada com o vírus da hepatite C.

  • Já o exame chamado PCR - Proteína C Reativa pode ser utilizado para detectar diversas inflamações no organismo. Não pode ser considerado diagnóstico, necessitando de exames complementares.
O exame da PCR é uma simples análise de sangue, que consiste na dosagem da concentração sanguínea da proteína C reativa. Um valor elevado sugere a existência de um processo inflamatório em curso. A PCR, porém, é um exame inespecífico; ela é capaz de apontar precocemente a existência de uma inflamação/infecção, mas é incapaz de dizer a sua origem, ou seja, ela não serve para identificar qual é a doença que está provocando o quadro. Fonte: MDSaúde 

Um resultado maior que o valor de referência 1,00 mg/dL pode significar várias coisas. É inútil tentar adivinhar seu diagnóstico usando o Google. Procure um médico para realizar exames complementares, se ele julgar necessário. Mas tenha certeza que a existência de proteína C reativa em seu sangue não diz se você tem ou não hepatite C.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?