Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Outubro Rosa: o câncer de mama e a hepatite C

Eu fico batendo na tecla da hepatite C ser uma doença silenciosa, repetindo mil vezes que as pessoas devem fazer o exame anti-HCV para detectá-la precocemente e aumentar assim suas chances de cura. Não existe "grupo de risco" para a hepatite C. Qualquer um pode ser um dos milhões de brasileiros que estão contaminados com o vírus sem sequer desconfiar que têm a doença.

Quero agora bater em outra tecla, juntando-me ao movimento #outubrorosa, que no fundo é a mesmíssima coisa: façamos regularmente o autoexame para detectar o câncer de mama em estágio inicial, porque todos nós estamos suscetíveis a ele - eu disse todos, o que inclui os homens, ouviram meninos? 

Precisa repetir que quanto mais cedo diagnosticado o câncer, melhores nossas chances de cura?
Sim, precisa: quanto antes você descobrir, maiores as suas chances de não morrer (espero ter sido enfática o suficiente).



Todos vocês que me acompanham aqui no blog sabem o quanto sou cuidadosa com minha saúde e o quanto promovo a prevenção. Assim sendo, dá pra imaginar que faço o auto-exame nas mamas todo mês, certo? Errado.

Faço praticamente apenas uma vez por ano - na verdade, a ginecologista faz e eu respiro aliviada quando ela diz que está tudo bem.

Por que isso? 
Tentei em vão achar uma justificativa pra dar a vocês.

- Dificuldade? Nenhuma, não preciso nem me deslocar de casa.
- Preço? É de graça.
- Tempo? Não leva nem um minuto.
- Dor? Que nada, até que é gostoso :) 
- Ignorância? Isso não posso alegar diante de tantas campanhas. Você pode? 
- Burrice? É o mais provável nesse caso, talvez aliada a um certo "instinto suicida". Sei lá, é a única explicação.

Lembram da minha viagem à Nova York esse ano para assistir ao show do @nkotb, né? 
Se não sabe do que estou falando, confira aqui: New Kids on the Block, New York City e Hepatite C. Hã? 
Pois bem, num dos momentos mais emocionantes da minha vida, pude presenciar a emoção do @dannywood (todo mundo deveria saber que ele é um dos New Kids), relembrando a mãe que ele perdeu para o câncer de mama. Danny faz uma campanha muito legal - a Remember Betty - em prol da luta contra esse tipo de câncer.
No show, inclusive, os meninos fizeram uma doação de US$ 110 mil para a causa. Compartilho as fotos que tirei desse momento:


18/06/2010 - Radio City Music Hall - New York

Momento de emoção: abraço de conforto ao amigo @dannywood

Preciso dizer que, enquanto estava escrevendo este post, parei por meio minuto e fiz o autoexame.
Espero reforçar meu amor próprio fazendo isso mensalmente.

De público, preciso pedir desculpas:
Desculpa, mãe, pai e minha filha Amanda, por ter me colocado em risco desnecessariamente, esquecendo de realizar uma ação tão simples. Acho que também devo desculpas a mim mesma.

E você? Qual a desculpa?


- Conheci esta campanha no blog Análise de textos do @profBauru, que também está participando de nosso concurso de posts Hepatite C, Sem Medo, cujo vencedor levará um iPad.
- Confira o blog da @samegui, mobilizadora da campanha Outubro Rosa.

4 comentários:

  1. Adorei saber que de alguma forma contribui para multiplicar a ação do #outubrorosa. Mais ainda por saber que blogueiros estreitam relações por ações em comum. Prevenção sempre. Beijo e bom feriado, Ana.

    ResponderExcluir
  2. As campanhas são importantes para que tenhamos consciência que qualquer mulher deve se prevenir em relação a doença, mas é sempre bom reforçar que um simples gesto pode salvar vidas.fazer o auto-exame é um dever de toda mulher, mas muitas vezes achamos que isso nunca vai acontecer com a gente.
    Parabéns por mais uma atitude solidária,pois prevenir é sempre o melhor remédio.
    Bjs,

    Flávia Cabral

    ResponderExcluir
  3. Querida,


    estava aqui olhando no site do laboratório os resultados de meus exames. Graças ao seu lindo trabalho, conversei com minha médica e ela incluiu nos pedidos o exame das Hepatites B e C. O resultado veio negativo, mas com certeza, meu olhar agora é outro.
    Um grande beijo e mais uma vez parabéns pela ação concreta e responsável.

    ResponderExcluir
  4. O meu Log foi de 5,37 o que significa

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?