Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Saúde e preconceito

O preconceito já foi muitas vezes tema desse blog, porque as pessoas portadoras de doenças infecciosas acabam sofrendo com ele alguma vez na vida - ou, infelizmente, muitas vezes na vida.
Mas não só doenças infecciosas são alvos desse mal - que em alguns casos fazem sofrer mais do que a própria doença. Dia 29 de outubro, é o Dia Mundial de Conscientização da Psoríase.

Pra quem não sabe, minha amiga @gibordinhon explica:


A psoríase é uma inflamação crônica de pele que afeta 3% da população.  A doença em si não é grave. Ninguém morre de Psoríase e não se trata de doença contagiosa. O tratamento se dá com o uso de medicamentos tópico e/ou oral, fototerapia, banhos de sol regulares e paciência... muita paciência.


Mas, se é assim, por que a psoríase é motivo de preconceito em 70% dos casos entrevistados no Brasil? [Fonte: Plena Mulher]

Por que é feio? 
Tá, concordo que não é a coisa mais linda do mundo - como acne também não, nem celulite, nem estria, nem a cicatriz que tenho da cirurgia que fiz quando criança (pneumonia). E garanto a vocês que nunca ninguém olhou minha cicatriz com cara de nojo.

Vou dizer pra vocês o que é feio: o próprio preconceito. E só quem já sentiu pra saber como dói.

A @gibordinhon é uma das pessoas mais lindas que eu conheço, quando está com as marquinhas da psoríase e quando está sem.  

Então, nesse dia de conscientização, vamos conhecer melhor a psoríase e dar um basta no preconceito? Pliz?




PS: A psoríase tem origem genética.

5 comentários:

  1. Concordo com vc Aninha, o preconceito é uma barreira estúpida e ignorante, que cega as pessoas tornando-se assim, pior do que qualquer tipo de doença neste país. Parabéns. Adoro seu blog. bjussssss

    ResponderExcluir
  2. Ana, obrigada de coração pelo apoio.
    Realmente não é fácil conviver com os questionamentos diários das pessoas sobre as manchas da pele, principalmente porque esse questionamento vem na maioria das vezes carregado de preconceito. Eu mesma já fui alvo dele (preconceito) em lugares públicos e no meu ambiente de trabalho. A conscientização da sociedade civil é um excelente remédio para os portadores da doença. Um abraço, Gi.

    ResponderExcluir
  3. Ana, chega a ser estranho como as pessoas potencializam a aparência no caso das doenças. Se pensarmos bem, as que mais matam são aquelas que se desenvolvem na surdina. Tudo acontece escondido precisa ser muito conhecido para que seja tratado. No caso da psoríase, a aparência é mesmo o diferencial. Não adianta dizer que não. Fato é que temos menos ou nenhum medo quando passamos a conhecer detalhes sobre qualquer coisa. Mais uma vez então, importante é a informação.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida..
    Passei aqui para saber mais e, é lógico, votar em vc no Top Blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Meu nome é Adriane e também sou finalista do Prêmio Top Blog, na categoria SUSTENTABILIDADE. Se quiser da uma olhadinha no meu blog, segue o link:

    www.cpeaunesp.org

    Se gostar, pode votar! XD
    Obrigada e boa sorte.

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?