Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sábado, 25 de agosto de 2012

A vitamina D na hepatite C

Há alguns anos, estudos vêm mostrando que a suplementação com vitamina D melhora as chances de cura de pacientes em tratamento da hepatite C. No final do ano passado, um estudo israelense comprovou que a introdução da vitamina D no tratamento interferon/ribavirina aumenta a resposta terapêutica, podendo dobrar as chances de cura.  

Foto: Marcelo Alves - Flickr CC

Outros estudos referentes à vitamina D revelam que é comum que portadores de hepatite C tenham deficiência dessa vitamina, sugerindo uma relação entre a carência da vitamina D e uma maior atividade inflamatória no fígado e progressão da fibrose hepática.

Mas atenção: não vá tomando vitaminas por conta própria! A dosagem errada, ao invés de aumentar a chance de cura, pode causar prejuízo à sua saúde. Isso vale para qualquer pessoa, mas especialmente para nós que apresentamos problemas no fígado e, mais ainda, para aquelas que estão em tratamento da hepatite C. Apenas seu médico deverá receitá-la. 

O que você pode fazer, se quiser, é aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina D. O ideal seria fazê-lo com a orientação de uma nutricionista, para evitar, por exemplo, que os alimentos escolhidos também impliquem num aumento do consumo de gordura.

Alimentos ricos em vitamina D:

Fonte: Tua Saúde
Atum fresco (90g): 3.6 mcg
Sardinha fresca (100g): 5.2 mcg
Sardinha enlatada (100g): 17 mcg
Manteiga (1 colher): 0.45 mcg
Cogumelos (100g): 0.65 mcg
Leite (1 copo): 0.17 mcg
Gema de ovo (100g): 0.53 mcg
Ovo de galinha (100g): 0.8 mcg
Fígado de boi (100g): 1.12 mcg
Iogurte (1 potinho): 1.2 mcg

Aproveite e veja aqui várias receitas com atum fresco.
Não testei, mas a aparência é ótima.

Minha situação pessoal


Meus exames de rotina do primeiro semestre mostraram que eu estava com deficiência de vitamina D, apesar de estar tomando suplementação há alguns meses, com acompanhamento da nutricionista. Diante desse resultado, meu infectologista aumentou a dose da suplementação, que agora tomo duas vezes ao dia para melhor absorção.    

Aproveitando a oportunidade, compartilho com vocês que felizmente estou muito bem, obrigada. Com exceção de TGO, TGP e GGT (sempre aumentadas, lembrando-me insistentemente que, apesar de eu não sentir nada, o vírus está lá causando um processo infamatório no meu fígado), dos eosinófilos (sempre altos por causa de alergia respiratória) e da insuficiência de vitamina D e de cromo, o resto dos exames está "de atleta". E olha que dessa vez foram 23 páginas de exames! 

Como eu sei que alguns de vocês se interessam pelos números, lá vai:
- TGO: 90 U/L (valor de referência - feminino: 13 a 35 U/L)
- TGP: 90 U/L (valor de referência: 10 a 49 U/L)
- GGT: 65 U/L (valor de referência - feminino: menor que 38 U/L)
- Vitamina D: 27,0 NG/ML (insuficiência: 10 a 29.9 NG/ML)

A orientação de meu médico é que, se o quadro continuar como está (que é a tendência), iniciarei novo tratamento somente após a Copa do Mundo de 2014. E, se as pesquisas continuarem evoluindo como esperado, há chances de utilizar medicamentos que dispensem o interferon e a ribavirina. Já pensou que sonho?

Até lá, sigo me cuidando (alimentação, atividade física e saúde emocional) e fazendo os exames de acompanhamento semestral. 



Algumas fontes de consulta: 

11 comentários:

  1. Olá, Ana! =) De fato, o aumento no consumo de vitamina D deve ser assistido por médico e nutricionista, uma vez que ela, entre outras coisas, tende a aumentar a quantidade de magnésio no corpo. É preciso observar, ainda, que a vitamina D não é muito "camarada" com quem tem sarcoidose, linfoma e histoplasmose. Alguns remédios até chegam a prejudicar a absorção da vitamina D, tipo o diltiazem (hipertensão, angina...); antiácidos; loxoprofeno (anti-inflamatório e analgésico), para se ter uma ideia. Recorrendo a esses profissionais, ainda teremos a certeza de que o suplemento é o mais adequado, haja vista que alguns possuem vitamina D2 e, outros, a D3 (a mais legal de todas rs...). Beijos no coração. J. Sombra

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana parabéns pelo seu blog e por sua luta. Emocionante. A vitamina D realmente parece muito interessante, além dos benefícios tradicionalmente conhecidos (ossos etc) ao melhorar a imunidade. Tenho visto, como muito frequente. a deficiência ou a insuficiência dessa vitamina em nossa população (apesar de sermos um "país tropical"). Acredito que isso ocorra pelo "fobia ao sol" que temos hoje em dia, muito estimulada pela mídia.
    Sparvoli

    ResponderExcluir
  3. Ana! Fiz um exame anti-hcv e deu reagente. Estou aguardando o resultado do pcr quantitativo (segundo meu médico ainda existe alguma possibilidade do anti-hcv ser falso-positivo). De qualquer forma já "submergi" no mundo da hepatite C e fiz uma promessa que estando ou não infectado pelo vírus vou trabalhar em prol da causa. Seu Blog é um alento para todos os portadores do vírus. Ainda não contei para ninguém sobre minha situação (nem para familiares) mas seu blog e você (sim, você!)estão me dando uma força fora do comum pela sua luta e esclarecimento sobre a doença, mostrando que existe maneiras de lutar e se tratar e de deslumbrarmos uma cura no final. Deus te abençoe, admiro muito você. Felicidades para ti e sua família e que a cura venha o quanto antes para ti e para todas as pessoas. Gostaria de conhecê-la um dia! Abraço de um Gaúcho de Santa Maria e Colorado (nossa única diferença, kkk!)

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!

    Descobri que tenho hepatite c em agosto e agora em novembro finalizei todos meus exames e estou com dúvida se inicio o tratamento ou espero um pouco e gostaria de saber o que vcs acham.

    Acredito que tenha contraído hepatite c a 28 anos atraz, ou seja entre 1982 a 1985.

    Meus resultados são:

    genótipo 3a / carga viral baixa 34.236 un/ml
    biopsia com f1 / a1 - sendo f1 segundo o médico bem no ínicio ou seja quase não tem fibrose. Tb esta escrito na biopsia hepatite c de baixa atividade.

    Porque estou em duvida? se durante 28 anos chegou em f1 a1 e o próprio médico disse que se soubessemos que o fim do mundo seria daqui a 10 anos eu não precisaria tratar. Detalhe neste 28 anos bebi consideravelmente (todos os finais de semana e feriado).

    Estou pensando em esperar mais alguns anos pois quem sabe me livro do Interferom.

    As transaminases ficam sempre em TGO 33 E TGP 55 - estes exames eu já fazia a 08 anos atraz.

    Gostaria de saber a opinião de vcs.

    Detalhe estou desempregado a 40 dias e preciso voltar a trabalhar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana!
    Meu é Renata hoje tenho 32 anos,descobri o vírus tinha 29 anos quando fui doar sangue quando teve uma epdemia de dengue no RJ,e tava pedindos a todos que doassem sangue...naquele momento fui choque,porque o médico que me atendeu no Hospital Marcílio Dias -RJ,foi super ignorante e grosso ele chegou a falar que era uma doença de ¨gente promíscua¨¨¨foi uma baque na minha vida...mas graças a Deus,tive apoio da minha famíla entender a doença e ver que não nenhum bicho de 7 cabeças.Encontrei médicos maravilhosos em hospital público onde me orientou para colocar o plano de saúde na justiça e conseguir o tratamento e assim eu fiz.Foram 40 semanas,tieri de letra,pratiquei exercício,me alimentava super bem....não consegui zerar,mas reduziu bastante o vírus!Depois engravidei hoje meu baby está com 1 ano e 3 meses super saúdevel,fui grávida pra Disney sempre super saúdavel.Hoje quero tentar zero o vírus,vou fazer o retramento....e a continua..ainda tomo 3 tulipinhas de chopp,tb não aguento mais do que isso!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Para que a vitamina D possa realmente causar efeito, devemos chegar ao índice de 50 ng/ml.
    Não entendo o que acontece com a vitamina D: seu intervalo pode ficar entre 30 e 100 ng/dl, mas os médicos insistem em dizer que temos que contentar com o mínimo.
    A poderosa e amiga (dos médicos) Indústria Farmacêutica agradece, pois vende os "remédios", ao invés de vender a cura : Vitamina D.
    Minha esposa, ao chegar a 54 ng/ml de vitamina D, passou a curar seu hipotireoidismo, tendo que diminuir a medicação específica, parabéns para ela!!

    ResponderExcluir
  7. Ola,boa tarde! Bom eu estava pesquisando sobre a Hepatite C,meu namorado a 3 anos mais ou menos atras ele fez exame de sangue onde foi detectado um problema no figado,mas ele nao procurou saber qual era este problema como ele realizou os exames no japao e nao estava em jejum ele nao deu importancia ao problema,porem eu quando o conheci e ele me informou do problema eu disse pra que ele procurasse saber qual era a origem do problema,nunca usamos preservativos e jamais imaginamos que ele poderia ter este problema,mas fiz uma pesquisa na internet e desconfiei que ele poderia ter contraido o virus da hepatite c,ele fez os exames e foi dectado o virus,o medico aqui no japao nao deu nenhuma contra indicacao pra ele e nem tao pouco disse que ele precisava fazer o tratamento,foi realizado um exame de ultrasom,e o medico disse que indicaria a ele que esperasse ate o ano que vem pois o tratamento com interferon provoca muitos efeitos colaterais e ele nao poderia trabalhar, eu vi que no Brasil as pessoas ja estao sendo tratadas por um medicamento novo que,nao tem o mesmos efeitos colaterais do interferon porem estou com medo,pois vi que todos que descobrem o virus se submetem a um tratamento e o medico aqui pediu para ele aguardar,meu namorado tinha muita diarreia,ele comia e em seguida sentia diarreia,nao dava tempo do corpo absorver as vitaminas dos alimentos,ele sente muito cancaco, eu comecei a fazer sucos naturais,e ele comecou a alimentar de atum,salmao e alimentos com vitamica D,notamos um pouco de resultado pois ele nao esta tendo mais diarreias,ele alimenta e vai no banheiro naturalmente,ele nao consegue ganhar peso,acredito que seja por causa das diarreias que ele tinha,mas gostaria de me informa se no brasil podemos conseguir um tratamento gratuito e com um medicamento que nao seja o interferon? se voce poder me ajudar eu agradeco...
    Obrigado e tenha uma otima tarde

    ResponderExcluir
  8. Tenho Hc fiz tratamento Ribas em Sã Paulo ,não negativou ,aguardo a nova droga sem interferon ,que já existe mas não foi liberada nem fora e nem aqui no Brasil,talvez libere até o final de 2014,se quiserem trocar experiências meu email é nildafm@hotmail.com.br.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Tenho HCV, descobri há 15 anos. Estou com 36 de idade. Já fiz 2 tratamentos com Ribavirina e Interferon (Peguilado e 2 alfa). Desde janeiro de 2014, estou fazendo novo tratamento com Telaprevir 325mg + Peguintron e Ribavirina. Mais um ano de luta pela frente e já estou começando a sentir os "velhos" efeitos (praticamente tudo que vc já relatou em seu blog). Espero que consiga fazer o tratamento a partir do próximo semestre. Estaremos sempre na luta... parabéns por sua iniciativa e obrigada por partilhar sua experiência.

    ResponderExcluir
  10. Descobri que tenho HCV aos 19 anos. Hoje tenho 36. Já fiz 2 tratamentos com Ribavirina e Interferon (Peguilado e 2 alfa - na época em que ainda era possível levar a injeção pra casa, rs); iniciei o terceiro tratamento agora, em 20/01/2014, combinando Peguintron + Ribavirina e Telaprevir 375mg. Efeitos? Nem preciso dizer... praticamente todos os que você "pacientemente" relatou aqui (não tive essa ideia no início, agora já não tenho mais ânimo para tal). Serão 72 semanas. Por enquanto, estou respondendo bem ao tratamento. Farei a Carga Viral na próxima semana, provavelmente estará "zerada", pois com 4 semanas havia caído praticamente 90% do que havia no início. Vamos aguardar. Parabéns por sua iniciativa. Espero que consiga retomar o tratamento a partir do próximo semestre, como mencionou em um de seus posts. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Como tenho hepatite c não devo tomar antiflamatorio que devo tomar estou condor no ciático?

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?