Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Autoridade em hepatite C denuncia falta de medicamentos no Brasil

No último Dia Mundial da Hepatite, pacientes e ONGs comemoraram o anúncio do Dr. Ricardo Barros, Ministro da Saúde, de que todos os infectados com hepatite C receberiam tratamento gratuito pelo SUS nos próximos dois anos. Menos de um mês depois, o sentimento de júbilo foi substituído por revolta: não somente não houve a publicação do novo protocolo com as mudanças anunciadas, como também faltam medicamentos para tratamento da hepatite C no Brasil. 

A denúncia vem de Carlos Varaldo, presidente do Grupo Otimismo e da Aliança Independente dos Grupos de Apoio (Aiga), e vale ser lida na íntegra.




17/08/2017 - DENÚNCIA - Faltam os medicamentos para tratamento da hepatite C no Brasil

No dia 27 de julho, por ocasião do Dia Mundial das Hepatites, o ministro da saúde, Dr. Ricardo Barros, anunciou a compra de 25.000 tratamentos para dar continuidade ao programa de tratamento da hepatite C no Brasil e assim cumprir o prometido de tratar 35.000 pacientes a cada ano, como foi realizado em 2016.

Nesse momento o estoque no ministério da saúde já estava no fim e para evitar desabastecimento a compra já deveria ter sido realizada em maio ou mais tardar em junho, mas assim mesmo foi um alivio o ministro anunciar em julho que a compra estava sendo realizada.

Porém, estamos já na segunda quinzena de agosto e até agora sequer foram assinados os contratos com os fabricantes, pior ainda, não existem mais medicamentos para entregar aos infectados e a fila de espera já chega a aproximadamente 5.000 pacientes.

Fica então a dúvida, ou o ministro da saúde enganou a população na entrevista com a imprensa ou o ministro está sendo enganado pelos subordinados que são responsáveis pela administração e compra dos medicamentos.

O que você acha que está acontecendo? Queremos saber a sua opinião e interpretação dos fatos.

Estamos convidando você a participar anonimamente de uma pesquisa respondendo somente duas perguntas. Opine para sabermos se a culpa é do ministro ou são os subordinados que enganam o ministro?

Para participar, entre em https://pt.surveymonkey.com/r/X2J5P2L e responda a única pergunta da pesquisa.
Vamos participar! Juntos podemos pressionar para solucionar o problema da falta de medicamentos para os tratamentos da hepatite C.

Particularmente, confio nos técnicos do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Falo isso com base nos muitos anos acompanhando o trabalho por eles desenvolvido. O que vi, muitas vezes, foram boas intenções sendo barradas por politica(gem). O que está acontecendo agora? Nós queremos - e temos o direito de - saber! Ministro, aguardamos explicações.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?