Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sábado, 6 de junho de 2009

"Olha que blog maneiro!"

Recebi essa homenagem super especial da minha amiga Dri, do blog Esquisita, eu??? - a Dri é um exemplo de como se viver bem a vida.

Junto com o selo ao lado, vem a missão: indicar oito blogs e escrever oito desejos.

Oito desejos? Tenho tantos... mas vamos lá! Eu desejo...

1. Ser feliz, de verdade, independente das dificuldades e dos momentos ruins (que fazem parte da vida de todos). Porque felicidade é um estado de espírito e não depende de coisas exteriores e nem dos outros. Por isso que ser feliz é diferente de estar feliz.

"Porque miséria é esse sentimento tristinho da falta de rumo pros sonhos de Deus, muito maior do que a falta de condição de vivência. E Deus sonha pra nós uma vida cheia de dignidade e nobreza que nós não abarca ainda por pouca vontade e muita ignorância. Pois nem precisa ser rico pra cultivar abundância e generosidade pelo mundo. Nesse coração sertanejo da gente, todas estas qualidade tão morando amancebadas ali na casa do ateu e do cristão. Basta ser simples e bom, e não pensar que ter felicidade depende de alguma coisa melhor de boa do que a intenção de ser feliz mesmo."*


2. Que minha Amanda seja muito feliz! Esse desejo seria o número 1, mas aí percebi que para que ele aconteça, o anterior é pré-requisito. Que sua vida seja sempre repleta de amor, carinho e realizações. Que ela consiga valorizar as coisas boas e relativizar as coisas ruins - e que aprenda a aprender com ambas.

3. Que eu consiga ajudar minha florzinha a ser uma CIDADÃ, consciente de seus direitos e deveres, e de sua responsabilidade social e ambiental. Que eu possa ser um bom exemplo. Isso me lembra a reflexão que uma fonoaudióloga deixou em sua palestra na escolinha da Amanda semana passada: "Que filho eu estou deixando para o planeta? E que planeta eu estou deixando para meu filho?"

4. Que as pessoas compreendam, enfim, que para que nossos filhos sejam felizes não é suficiente cuidarmos deles, precisamos cuidar também dos filhos dos outros. Porque não basta nossas crianças terem tudo o que desejamos pra elas, se outras crianças são privadas de condições básicas de vida e, por isso, se não tiverem sorte ou juízo, vão querer roubar o que não herdaram**.

5. Então, eu quero que o desejo número 1 se estenda aos meus familiares, amigos e pessoas que quero bem, mas que se estenda também a todas as pessoas dessa cidade, estado, país e planeta, porque só assim deixaremos de viver num mundo de tantas privações e provas. Ressaltando que, se não cuidarmos do nosso planeta, isso será muito difícil de se realizar, porque daqui há pouco não teremos mais condições dignas de sobreviver por aqui.

6. Que eu consiga compreender o que é essencialmente importante para mim e passe a investir mais nisso. Que eu passe a encarar o trabalho apenas como trabalho, sem me envolver emocionalmente, mas sem por isso perder oportunidades de realização pessoal e profissional. "No dia a dia da gente labutando pelo pão, 'vamo' perdendo a prontidão de botar sentido verdadeiro na alma"***.

7. Que eu possa sempre sentir quais meus verdadeiros sonhos e desejos, e que tenha força e coragem para correr atrás deles - e o mesmo para deixar pra trás o que me impede de alcançá-los, mesmo que isso doa um pouco (ou que doa muito).

8. Que a epidemia silenciosa de hepatite deixe de ser silenciosa, ou seja, que as pessoas sejam alertadas, que sejam diagnosticadas e que tenham chance de fazer o tratamento e ficar curadas (enquanto ainda tiverem possibilidade de cura e não só depois de um estágio muito avançado da doença). Que a sociedade seja mais esclarecida, para acabar com qualquer tipo de preconceito - não só com relação à hepatite, mas qualquer um. Que surjam novos medicamentos e novas esperanças. Que todos sejamos fortes para enfrentar os efeitos colaterais do tratamento, mas tendo o direito de chorar quando quisermos - e que tenhamos apoio quando preciso. Que Deus continue conosco.
* Fala de um caboclo do cerrado, no Livro dos Bem-Aventuranças e do Pai-Nosso. Uma antropologia do desejo. Jean-Yves Leloup. Ed. Vozes. Petrópolis, 2004, p. 12.
** Música: "Crianças na rua", de Mauro Kwitko - CD Invisible Friends.
*** Fala do cabloco, ver *, p. 13



And the Oscar goes to... Blogs que acompanho e indico:


1. Atravessar Fronteiras - esse blog também é da minha amiga Dri, que aqui conta suas aventuras pelo mundo.
2. Pra quem gosta de uma boa mesa - blog da Gi, contando suas aventuras gastronômicas.
3. Por aí - Melissa e suas andanças por aí.
4. Documentários de Verdade! - documentários por um mundo mais justo.
5. Reciclagem e Arte - cuidando do meio ambiente, com ética e também estética.

Esses blogs são descobertas novas, conheci agora, mas me parecem bem interessantes:
6. Olha que Maneiro - pra quem gosta de inovação e criatividade.
7. Criança Genial - sobre crianças...
8. Anjos da Alegria - Doutores palhaços que levam alegria a quem precisa (e quem não precisa???)
Observação:
1 – Se você for a escolhida ou o escolhido, exiba a imagem do selo no seu blog;
2 – Poste o link do blog que o indicou;
3 – Indique 8 blogs de sua preferência e faça uma lista de seus 8 desejos;
4 – Em seguida, avise seus indicados;
5 – Publique essas regras.

5 comentários:

  1. Olá Flor! Fiquei muito feliz com sua visita e por saber que uma simples ideia para presentear alguns amigos se transformou num viral do bem..rs...foram mais de 5.000 emails q estou desenhando até hoje..rs...obrigado pela visita e parabens pelo blog!

    beijos!

    Guilherme Bandeira
    www.olhaquemaneiro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie, obrigada, adorei! Em breve vou postar. beijosss. boa semana. adorei o Blog. Minha mãe tem Hepatite C tb. e era bancária. vou passar teu blog p ela. beijoss

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, retribuí tua homenagem, fazendo uma ao teu blog lá no melissaporai.blogspot.com.
    Sem esquecer que o meu não existiria se não fosse por ti né!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi Aninha,

    Linda homenagem, fico agradecida =).
    É o primeiro prêmio que eu recebo... estou orgulhosa!

    Um bjo...

    ResponderExcluir
  5. Legal, gente! Brigadão!

    Em continuidade ao que eu dizia no desejo número 3, vejam a msg que recebi hj por email...

    ==>> Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
    "Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?" <<==

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?