Minha experiência na Campus Party semana passada me fez lembrar o sociólogo italiano Domenico De Masi e seu livro "Ócio Criativo" (Editora Sextante), no qual defende o desaparecimento da rígida fronteira entre lazer, trabalho e estudo.
"Você já imaginou fazer apenas o que gosta a vida inteira? Mas e daí, viveria do quê? Sonhos? Se imaginamos o trabalho como um fardo, a situação realmente parece impossível. Mas e se o trabalho, o lazer e o estudo começassem a se misturar em nossas vidas de tal forma que não desse mais para diferenciar uma coisa da outra?"
Fonte: Mario Persona - Entrevista com Domenico De Masi
Não seria isso o que move tantos blogueiros que sonham um dia viver unicamente de seu blog? Não vejo exemplo mais rico para ilustrar a teoria de De Masi do que esse, que claramente integra aquelas três dimensões numa única atividade. E de forma muito intensa, porque o que escrever um blog dá de trabalho e exigência de estudo/pesquisa, dá também de satisfação e diversão. Só faltava mesmo sermos bem pagos por isso, não é mesmo?
Infelizmente essa teoria ainda está distante do meu cotidiano profissional - embora eu goste bastante do projeto que estou conduzindo (tem a ver com educação, gestão do conhecimento e Wiki). Mas pude ter um gostinho da experiência "demasiana" na última semana, quando fui, a trabalho, participar da Campus Party 2010, em São Paulo.

Pensei em fazer pra vocês um resumo do que vi, ouvi, vivi, senti. Mas isso ia me levar a mudar a temática do blog, de tanto que há pra contar, discutir, refletir.
Confesso que, como educadora, fiquei emocionada em alguns momentos, como na palestra "A democracia das Redes Sociais", com @gilgiardelli, no espaço SENAC. Sabe aquela sensação de "sim, nós podemos mudar o mundo"?
Gosto dessa sensação.
A quem se interessar pelo assunto, recomendo:
Mídias Sociais nas Organizações
Assista no Youtube
Redes Sociais e Educação
Assista no Youtube
O desenho ficou showwwww
ResponderExcluirDri*
oi Paula, Gostei tanto desta definição "Meu nome não é Flor, mas minha mãe me chama assim." Que bom que ainda tem pessoas que se emocionam! Obrigado por tudo! Valeu o #cparty ;) boas clicadas gg
ResponderExcluirO twitter me trouxe até seu blog e valeu muito a pena! Parabéns pelo modo de encarar tudo isso...
ResponderExcluirAna Falcão
http://ananareal.blogspot.com/
Oi, Flor! Te "conheci" hoje fuçando a net atrás de informações sobre a HepC.
ResponderExcluirSomos muito parecidas... Tenho 31 anos, casada, e mãe de uma menininha encantadora.
Adorei a força que suas matérias trazem e pretendo acompanhar tudinho. Ainda estou em processo de exames e não sei oq vem pela frente, então, por favor... anima-me! Rrsrsr...
Um beijo grande e confia tudo na mão de Deus, Lindona!