Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sexta-feira, 8 de março de 2013

SUS disponibiliza inibidores de proteases Telaprevir e Boceprevir

Os inibidores de proteases Telaprevir e Boceprevir já estão em posse do Ministério da Saúde e começam a ser disponibilizados para tratamento de portadores de Hepatite C no final deste mês.


Aproveitei minha visita ao Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais para o lançamento da campanha do Dia Internacional da Mulher e conversei com técnicos sobre a disponibilização dos novos medicamentos - por ser esta uma questão frequente dos leitores do Animando-C. 

A boa notícia é que os medicamentos já estão todos lá, aguardando por nós. :)

"Mas por que o governo não os disponibiliza logo?", alguns perguntarão. "Pra que enrolar tanto?", certamente questionarão outros.  

A resposta é simples e coerente: não basta somente disponibilizar um novo medicamento aos usuários. Especialmente em se tratando de um remédio tão novo no mercado, cujos dados existentes são oriundos apenas de pesquisas. É necessário um acompanhamento muito cuidadoso do tratamento acontecendo na "vida real", com pessoas que esquecem de tomar o remédio na hora certa, de ingerir a quantidade certa de gordura e que, sendo cada indivíduo diferente, podem apresentar efeitos colaterais diversos. 

A aprovação do Telaprevir e Boceprevir no Brasil ocorreu com uma recomendação que eu considero de extrema relevância: junto com a introdução do remédio, será obrigatório um monitoramento clínico dos pacientes. Ou seja, os medicamentos não serão apenas disponibilizados pelo SUS, mas todos os dados do andamento dos tratamentos serão acompanhados e registrados.

Para isso é necessária uma equipe multidisciplinar treinada, que também deverá estar apta a proceder da forma correta diante dos efeitos colaterais possíveis dessas novas drogas.
E esse é um dos motivos pelos quais os medicamentos serão introduzidos aos poucos nas diferentes regiões do Brasil, a medida que cada equipe for sendo capacitada. Isso quer dizer que os medicamentos não serão disponibilizados em todos os lugares ao mesmo tempo. Equipe capacitada = medicamentos disponíveis. Já existe um cronograma definido que começa no final de março e se esgota ainda no primeiro semestre. Por isso, podemos baixar nossa ansiedade.

Outra questão importante, além da capacitação das equipes, é a necessidade de existência de estoque suficiente dos medicamentos para contornar os efeitos colaterais, como a diminuição de plaquetas e leucócitos. Isso também está sendo providenciado. 

Fiquei extremamente satisfeita com o que vi (e ouvi) hoje no Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Minha percepção é de que o processo está sendo conduzido com cuidado e respeito.

Como esse é um blog PESSOAL - e tenho o direito a dar a MINHA opinião - fica aqui uma sugestão: faça sim esse novo tratamento, mas SOMENTE se você tiver indicação para ele.
Se seu caso ainda não estiver contemplado no protocolo, apesar de você ter o direito de buscá-lo na justiça, considero que essa decisão deveria ser muito ponderada.
Isso porque existem em andamento várias pesquisas de novos medicamentos muito promissores, com previsão para lançamento nos próximos cinco anos, que até dispensam o uso de interferon e ribavirina!
Utilizar os inibidores de proteases agora, se você ainda não tiver indicação, seria uma monoterapia, ou seja: apenas UM antiviral agindo sobre o vírus de UMA forma específica.
Quem tiver condições clínicas de esperar, poderá no futuro fazer uso de um conjunto de medicamentos que agirão sobre o vírus cada um de uma forma diferente, diminuindo as chances do vírus resistir.
Mas estejam atentos ao que eu disse: "quem tiver condições clínicas de esperar". Ou seja, são os resultados dos exames que devem dizer se você tem indicação para o tratamento com inibidores de proteases neste momento ou não. Converse com seu médico, peça uma segunda opinião se achar necessário.

E boa sorte pra todos nós! De uma forma ou de outra, sinto a cura da hepatite C cada vez mais próxima. 

32 comentários:

  1. OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO! VC SEMPRE MUITO ANTENADA! PARABÉNS! ERA SOBRE ISTO QUE EU TINHA DÚVIDAS, POIS SOU A1 F3 E TENHO QUE TOMAR TELAPREVIR TBEM. GRATA
    Gildete

    ResponderExcluir
  2. Obrigada.
    Meu pai tb é portador da Hepatite C (Se não me engano, tb é A1 F3) e estávamos muito perdidos com relação a informações.
    O médico já indicou o tratamento, pela urgência do caso, desde o ano passado, mas estávamos aguardando a medicação ser disponibilizada. O pior é a espera, pois só sabíamos ser no início de 2013...!!!! Até vir você com essa informação confortadora.
    Muito obrigada mesmo.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou A2, F2 e não tem consenso entre dois médicos que consulto sobre a medicação e grau da doença, estou confuso. Neste meu caso caberia Boceprevir?
    Grato

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.
    Que ótima notícia.....
    Descobri que tenho a hepa C em dez/12. Ainda não comecei o tratamento, (sou A2, F2), estou num dilema: começo com o interferon e ribavirina ou aguardo pelo sus para usar o boceprevir?
    Grato

    ResponderExcluir
  5. Oi Tudo bem? Recentimente acabamos de descobrir que meu esposo é portador do vírus HCV, primeiro momento desespero, por não conhecermos a doença tão pouco discutida nos aparelhos mídiatico e por interromper, mesmo que temorariamente uma série de planos e projetos para 2013. Bem, agora iniciado os exames e com o encaminhamento ao tratamento estamos numa fase mais racional e assim como várias pessoas estamos cheios de esperanças com essas duas novidades em relação a cura do HCV.
    No texto a cima você citou que o ministério ou as secretarias de saúde terão que capacitar seu pessoal para em seguida começa a distribuição da medicação, isso que dizer que devemos esperar algo em torno de 6 meses ou mais, para o acesso aos remédios?
    Fico me questionando, o ministério aprovou a liberação dos medicamentos em junho/2012, será que já nào deveria ter iniciado um plano de capacitação desses profissionais de saúde em cada região do país? É uma pena que tenhamos que esbarrar tanta falta de planejamento e em tanta burocracia, é da saúde das pessoas que estamos falando, é em esperanças de vida não só do portador do HCV, mais de toda sua família.
    Muito obrigada, pelas informações que foram disponíbilizadas.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns e obrigado por fazer(em) este blog existir e divulgar informações sobre esse assunto tão importante que é a hepatite C. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Vamos comemorar parece que estamos vendo uma luz no fim do tunel

    http://gazetarussa.com.br/articles/2012/03/02/russos_descobrem_cura_para_hepatite_c_14270.html

    ResponderExcluir
  8. Quero alertar pelo fato de ter pego hepatite C através de relação sexual. A maioria dos sites que pesquiso diz que a contaminação é mínima, mas não se enganem usem sempre preservativos.

    ResponderExcluir
  9. em portugal os medicamentos já estão disponíveis, mas os médicos não podem prescrever por falta de verbas! enfim

    ResponderExcluir
  10. Olá bom dia,

    Tenho HEpatite C tipo 3a. Onde consigo os remédios pelo SUS? Sou de Salvador/Ba. Tenho que fazer algum cadastro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite!

      Para vc conseguir os remédios vc primeiro deve fazer todos os exames necessários para a comprovação do virus. apartir dai a propria unidade de saúde deverá fazer todo o processo para que vc possa estar pegando o médicamento na Farmácia de alto custo pois o medicamento para Hepatite tipo C só está disponivel dessa forma.

      Excluir
  11. Boa noite

    Sou de Fortaleza-CE.Adorei encontrar Animando - C pois trata a hepatite de forma séria mas também natural na medida do possível. Obrigada por me deixar mais confortada.
    Recebi o resultado de minha biopsia e pelo q entendi vou precisar fazer o tratamento com inibidores de proteases pois tenho hepatite C Subtipo 1B F4A2 adquirida por transfusão em 1989 (parece q fui atropelada por um caminhão com esse resultado)
    Vc saberia informar se são hospitais ou farmácias específicas que disponibilizam a medicação inibidores de proteases Telaprevir ou Boceprevir ?
    Agradeço antecipadamente

    ResponderExcluir
  12. Boa noite///

    Eu amei esta reportagem pois me tirou varias duvidas pois o governo fica em silencio, diz do novo medicamentos e a gente fica anciososo esperando o tempo passar e com esperança de tomar este medicamento que é a cura. Eu tenho hepatite c fiz o tratamento com Interferon e Ribaverina mais não obtive o negativo. Esou a espera deste novo mdicamento pois eu fiz uma nova Biópsia e deu G4 E que me organismo esta em alto imuni só aguardando este remédio .A espera do governo liberar.A gente fica sem chão qdo recebe uma noticia desta o tratamento foi horrível pois tive que parar pois as minhas plaquetas estavam baixas me recuperei e estou esperando faz 2 anos para tomar novos medicamento.Muito obrigada e parabens pela matéria,Rosangela

    ResponderExcluir
  13. boa noite, gostaria de confirmar se o sus já liberou o medicamento...até agora foram só promessas...obrigada

    ResponderExcluir
  14. Eu estou muito triste, por que tenho uma amiga que gosto muito, e ela precisa tomar o telaprevir, para reiniciar um tratamento. Ela lutou muito, e conseguiu uma liminar para que a prefeitura liberasse o remedio, mas a prefeitura não cumpriu a ordem judicial. ela está aguardando o medicamento, estamos muito revoltados. Eu penso muito nisso todos os dias. Para eles quanto vale uma vida? Até quando um sopro de vida vai ser menos importante do que o carro do ano. Até quando um sorriso vai ser menos importante do que um monte de papéis, ou uns crachás de plastico? Perdoem-me a franqueza, mas tem gente querendo um convite pra viver!

    ResponderExcluir
  15. boa noite, alguem sabe me informar em qual estado(cidade) onde tem a equipe preparada para dar esse tratamento(telaprevir) pelo sus,

    ResponderExcluir
  16. alguem sabe em que cidade esta liberando o telaprevir pelo sus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em São Paulo ,DR Roberto Focaccia fone 11- 36662202 particular,e pelo SUS Hospital Emilio Ribas.estou tomando o Boceprevir pelo SUS.
      Boa sorte.este médico é maravilhoso.

      Excluir
  17. Boa noite, faço tratamento c interferon,ribavirina e boceprevir, se quiserem alguma info estou a disposicao..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber se realmente é muito perigoso os efeitos desta medicação, pois fiz durante 72 semanas com interferon e ribavirina e voltou a ficar detectável. Sou genótipo 1b e tenho doença extra hepática que me da direito ao telaprevir, mas os médicos acham que esta medicação pode ser mais negativa que positiva. Que eu deveria aguardar alguns anos até aparecer nova medicação que não tenha tantos efeitos. No seu caso esta se sentindo muito ruim ou é parecido com o tratamento convencional.

      Excluir
    2. Oi já fiz o tratamento e não negativei ,agora vou entrar na justiça para conseguir o boceprevir, sou genótipo 1 A2F2, vou atrás de tudo que tenho direito,só tenho medo das reações com está medicação...vcs já fez?que piora?ou não tem muita diferença, Bjus a todos e nunca desistem.

      Excluir
    3. boa noite,comecei o retratamento com ribavirina, interferom e tb telaprevir.Apos alguns dias de tratamento comecei a ter nauseas so de pensar em ingerir o telaprevir e aos poucos comecei a não dar conta de ingerir esse medicamento no horario. Comecei a não me alimentar mais e por isso fui por duas a tres vezes ao pronto socorro para ser medicada pois estava sem energia nenhuma. com gde dificuldade levei este tratamento por um mês onde a infectologista que me acompanha me disse que o tratamento não podia ser pior q a doença.Encerramos o tratamento. Fiz os exames inclusive pcr quantitativo. Fiquei muito feliz ao houvir da médica que havia sido negativado o vírus, Porem ela disse tb que logo voltaria pois não fiz as quarenta e oito semanas. Aguardo em Nosso Sr que esse virus não volte mais. Espero ter contribuido p esclarecer um pouco a vc.

      Excluir
  18. Fiquei sabendo que têm pacientes que estão conseguindo o tratamento na Justiça, é verdade? Será que vale à pena esperar se eu posso me tratar agora? Por favor, essa informação é importante pra mim. Achei uma matéria sobre isso: O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu ordem liminar que obriga o Estado de São Paulo a fornecer o medicamento Boceprevir (Victrelis) para retratamento de paciente portador de Hepatite C.

    O paciente, não respondedor ao tratamento convencional, argumenta que a nova substância associada ao tratamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde - SUS, Interferon Peguilado e Ribavirina aumentam suas chances de controle da patologia. Aponta à Justiça que o SUS cobre procedimentos e tratamentos de maior custo, inclusive com procedimentos cirúrgicos, não havendo lógica na recusa diante da excepcionalidade, urgência e extrema necessidade do novo ciclo de tratamento. Ainda não há Protocolo de Atendimento para fornecimento da droga a pacientes com essa nova abordagem, mesmo após a aprovação e registro pela ANVISA.

    De acordo com a decisão liminar proferida pelo Juízo de Direito da 12ªVara da Fazenda Pública do Foro Central, o Estado deve cobrir o tratamento necessário para assegurar a sobrevivência e regular desenvolvimento do paciente, tratando-se de direito fundamental à vida e à saúde constitucionalmente assegurado. Ainda cabe recurso da decisão.
    Processo número: 003966999-53.2011.8.26.053c
    Fonte: http://www.rodriguesdefranca.adv.br/2012/09/liminar-boceprevir-protocolo-clinico.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente em muitos casos, apenas após ajuizar um mandado de segurança contra o Municipio, Estado ou União é que se consegue obter o tratamento gratuitamente. Ajuizei um mandado de segurança em setembro e o medicamento foi liberado no inicio deste mês.

      Excluir
  19. meu medico pediu biopcia,quando fui marcar pelo Sus só em maio de 2014,achei um absurdo vou ter que pagar particular.comecei afazer exames em março.e ainda não estou tomando nada ,o ultrasson não acusou nada.esta espera é que me faz mal.trto no Cedic em Piracicaba.continuo esperando?

    ResponderExcluir
  20. Esse remédio vai vencer e nnguém viu.
    Uma incompetência fora de série.

    E vc ainda elogia, minha filha???

    Humberto Silva

    ResponderExcluir
  21. comecei essa semana com telaprevir, interferom e ribavirina., estou confiante., pois o primeiro tratamento com interferon e ribavirina, nao houve resposta., tenho fe em DEUS., que vai dar certo., tenho a C tipo 1 A..,precisamos confiar., boa sorte a todos., DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  22. Ótima noticia, sou portador do genótipo B1 desde 2000. Já fiz o tratamento em 2002 com Ribaverina e Interferon Peguilado por um ano e a carga viral cedeu, porém voltou a subir e espero com a graça de Deus responder de forma definitiva e com a cura com o Telaprevir (Incivo) e que teve ótimo desempenho nos genótipos tipo 1 nos EUA em tratamentos realizados em mais de 80% dos casos. Que Deus me abençoe com essa graça.
    Abraços e obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  23. TOMARA QUE REALMENTE COMECE LOGO, SOU PORATDORA DO VIRUS DA HEPATITE C, GENOTIPO 1 F 4 E JA DESENVOLVEU A CIRROSE, NAO AGUENTO MAIS TENHO MEDO QUE O PIOR ACONTEÇA

    ResponderExcluir
  24. sou portadora ja a 3 anos da hepatite c, e ja estou a espera do novo medicamneto para o tratamento novo a 1 ano vou ao hospital em 3 em 3 meses e a resposta e a mesma resposta ainda nao chegaram os medicamentos telaprevi e boceprevir agora o meu retorno e para 30 de janeiro de 2014, espero que eu ja comece em março

    ResponderExcluir
  25. Valdemir Jose Dias : já fiz tratamento com enterferom + Ribaverina NÃO zerou,dei entrada nos documentos para tomar novo medicamento, TELAPREVIR,em 28/01/2014, fui buscar o remédio no dia 04/02/2014 , NÂO tinha o remédio , falaran para min que a distribuição de campinas NÂO comprarão o remédio ainda . GOVERNO DILMA!!!

    ResponderExcluir
  26. parei de receber o telapravir como faço para comprar? posso importar sai mais barato, qual o preço em salvador

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?