Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

domingo, 29 de setembro de 2013

Novidades no tratamento da hepatite C

Notícias sobre novos medicamentos contra a hepatite C são sempre bem-vindas, e tenho certeza que alegram os leitores tanto quanto a mim. :) 



Segundo informação do Grupo Otimismo, o Simeprevir acaba de ser aprovado pelo Ministério da Saúde do Japão para o tratamento do genótipo 1 da hepatite C, por enquanto ainda combinado com interferon peguilado e ribavirina. A previsão é que ele também seja aprovado pelo FDA dos Estados Unidos até o final do ano e, em seguida, por outros países - inclusive o Brasil.  

Se você leu nosso post da semana passada, sabe que na segunda fase de pesquisa, o Simeprevir foi combinado com outro medicamento oral, o Sofosbuvire essa dupla pode compor o primeiro tratamento contra hepatite C totalmente oral para o genótipo 1. \o/



Falando em inibidores de proteases e Brasil, a boa notícia da semana por aqui foi a publicação de um novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções - tratamento com Telaprevir e Boceprevir pelo SUS. O novo documento traz simplificações das recomendações, procedimentos e critérios de inclusão no tratamento com os inibidores de proteases, o que tende a aumentar o acesso da população a esses medicamentos. :)


Você pode acessar o novo protocolo no site do Grupo Otimismo

Há alguns dias recebi o seguinte comentário no post sobre a disponibilização dos inibidores de proteases pelo SUS

Esse remédio vai vencer e ninguém viu.
Uma incompetência fora de série.
E vc ainda elogia, minha filha???

Agradeço a visita do leitor ao blog e sua preocupação com a disponibilização dos medicamentos - a qual todos nós que lutamos contra a hepatite C compartilhamos. Eu elogio sim, porque estou vendo as coisas acontecerem. E tenho muita esperança que esse novo protocolo tornará o tratamento mais acessível. Não só elogio, como também agradeço. :)

4 comentários:

  1. Estou torcendo para chegada deste medicamento, sou genótipo 1 e tenho pavor mortal de injeções....

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o maior problema da Hep C é a falta de notificação(ou subnotificação: muito morrem com doenças associadas sem a devida conclusão sobre o que colaborou para o óbito) que inibe politicas publicas e a falta de divulgação e testagem da população. Sem demanda não existe atenção do Estado.

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?