Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Hepatite no salão de beleza

O comentário do Hugo no último post levanta uma questão muito importante: às vezes achamos que estamos tomando o cuidado necessário para nos proteger de doenças infecciosas, mas podemos estar enganados.


Um exemplo são os salões de beleza. A maior parte deles exibe a sua estufa aos clientes e conta com orgulho que lá tudo é esterilizado.

αℓєχαи∂яα - Flickr CC
O problema é que, para que o vírus da hepatite realmente seja eliminado, é necessário que esse aparelho esteja a 170°C e o procedimento dure de 1 a 2 horas. Fica para cada um, com base no que observa nos salões que frequenta, julgar se isso é feito da forma correta, a cada uso dos instrumentos.

Além disso, a contaminação pode ocorrer por outras vias. Você já se perguntou, por exemplo, se o pauzinho que tira o excesso do esmalte é descartado a cada cliente?


Eu, particularmente, não posso afirmar com certeza que os procedimentos adequados são executados por todos os profissionais. Por isso, e por responsabilidade, prefiro tomar minhas próprias providências: levo sempre o meu kit.

Mas vou abrir meu coração: pra mim é assustador pensar que, em todos esses anos que eu desconhecia que era portadora do vírus da hepatite C, devo ter feito as unhas em salão algumas milhares de vezes. Como minha cutícula é fininha, é muito comum que as manicures me cortem (e quem nunca teve um bife tirado?). Estudos mostram que o vírus das hepatites B e C sobrevivem por até 3 dias nos instrumentos (diferente do HIV, que é menos resistente). 

Dizem também que temos aproximadamente 4,5 milhões de infectados com o HCV no Brasil, sendo que 95% não sabe disso e, portanto, não deve tomar os cuidados necessários para evitar a transmissão. E existem ainda os infectados com o vírus da hepatite B e outras doenças. Estão entendendo onde quero chegar?


Há 2 meses, uma reportagem do Fantástico alertou para esse risco.

Segundo a pesquisadora entrevistada, o ideal é que a cliente tenha o seu próprio kit, com alicate, espátula, toalha, palitos, lixa, esmalte. A manicure também deve usar luvas (no meu kit, eu mesma levo luvas descartáveis de silicone, dessas que se compra em farmácias).

Qual é o tamanho do risco? Difícil calcular, mas se pode ter uma idéia quando o resultado da pesquisa apresentada no Fantástico mostra que das 100 manicures pesquisadas, 10% tinham o vírus da hepatite B ou C.


Não é para assustar, é para alertar...Não precisa deixar de fazer as unhas, basta tomar os cuidados necessários: Ame-C!

Leia também:



Veja a reportagem do Fantástico no link:

10 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de saber se uma mulher fizer as unhas e tirar um "bife" da cutícula, ao passar o esmalte pode ficar dentro do frasco de esmalte, o vírus da Hepatite C?

    Já Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  2. Essa pergunta é muito interessante. Penso nisso também. Se é sabido que o vírus fica não só na agulha da tatuagem, mas também na tinta, o mesmo não deve acontecer com os esmaltes?
    Nunca vi um artigo científico sobre o tema, mas já li em diversos lugares que o vírus da hepatite sobrevive até 15 dias no esmalte.
    Por exemplo: http://www.abril.com.br/noticia/ciencia-saude/no_302964.shtml
    Por via das dúvidas, no meu kit tenho sempre minha própria base e esmalte.

    ResponderExcluir
  3. Ana adorei o seu Blog aprendi muito sobre hepatitee sei que vou aprender muito mais com seu Blog

    ResponderExcluir
  4. Ana, tenho uma dúvida, quando compramos o alicate as manicures sempre reclamam que ele não está afiado e falam que tem que amolar. Já dei o meu alicate várias vezes para amolar e fico me perguntando se durante o procedimento de amolar, que é com uma lima, o meu alicate não estaria sendo contaminado? como evitar isso?
    Já pensei pensei e não vejo outra solução que não comprar uma estufa?!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, em princípio não vejo risco no processo de afiação - e sim, as manicures têm razão de reclamar, porque com um alicate mal afiado o trabalho fica mais difícil e leva mais tempo, o resultado não fica tão bom e aumenta o risco de machucar a cliente.
      Eu tenho um cuidado - que pode até ser considerado excesso de zelo - mas dou um tempo de alguns dias para usar meus alicates após afiá-los. Isso porque já vi o afiador testando o meu alicate nas cutículas dele. Melhor prevenir, né?

      Excluir
  5. Quero saber se se eu amolar um alicate ele fica isento de virus apos a amolaçao. Amolei o meu, mas n sei se ele e meu ou se trocaram. E tb tem esse fato do cara ter testado nele mesmo. A manicure disse q um alicate amolado esta virgem. E como um novo devido ao calor da lima no alicate.
    Isso e verdade?
    N quero arriscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, particularmente, tenho meu nome gravado no meu alicate, não há como trocá-lo. Se você não quiser gravar, pode fazer uma marcação qualquer para identificá-lo, até com um esmalte.
      De qualquer forma, o vírus não sobrevive mais de 3 dias* fora da corrente sanguínea. Portanto, se quiser ter 100% de segurança, é só esperar esse tempo antes de utilizar.

      *3 dias em condições de temperaturas muito baixas. Na "vida real" é bem menos tempo.

      Excluir
  6. Há uma divergencia muito grande ainda sobre os meios de transmissão da Hepatite C. Meu médico afirma que só se pode pegar hepatite C através de transfussão de sangue. Na dúvida, só faço as unhas eu mesma em casa. Meu marido e filho não tem hepatite.

    ResponderExcluir
  7. gostaria d saber se o virus éw trasmitido atrvés d saliva e peças intimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Rafael. A hepatite C não é transmitida nem por saliva nem por peças íntimas.

      Excluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?