Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

domingo, 12 de abril de 2009

Médicos

Não importa a doença que você tenha ou mesmo que não tenha doença alguma: a competência do médico que nos acompanha faz toda a diferença.

E quando falo em competência, lembro do conceito adotado na minha empresa : "competências humanas ou profissionais são combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional em determinado contexto". Ok, sei que receberei protestos dos meus colegas, pois não esqueço o trabalho nem aqui.

Mas, enfim, esse conceito é importante pra que vocês entendam o que quero dizer. Não basta o profisisonal ser o "Ban-ban-bam da hepatologia na cidade". Já fui nesse médico e ele é um grosso. Tem o conhecimento, talvez tenha habilidade, mas não tem a atitude necessária.
Portanto, pra mim, ele é incompetente.
Acham que estou exagerando? Pois bem, no auge do desespero da família, quando a doença foi diagnosticada, minha mãe perguntou a ele:
- Doutor, se fosse a sua filha, o senhor faria o tratamento agora?
E ele respondeu, curto e grosso:
- Isso não está em questão, porque ela não é minha filha.

Fui a vários outros médicos. Teve uma até bem boazinha, muito gentil, meu marido gostou dela.
Mas não me senti segura. A impressão que eu tinha é que era o tipo de médico que "segue o que diz o livro". E, como diz o pediatra da minha filha, o livro pode dizer uma coisa, mas cada paciente é um paciente. E, segundo meu homeopata: "se tiver contradição entre o que diz o exame e o que relata o paciente, eu fico com o que o paciente diz".
Não quero ser injusta. Tenho uma amiga que se trata com essa médica e, até agora, me parece que ela tem sido ótima. Mas intuição é intuição.

E assim fui de médico em médico, de indicação em indicação.
Gastroenterologistas, hepatologistas, infectologistas... que eu saiba, são as três especialidades que tratam da hepatite C.
Até que, por causa de uma alergia respiratória, caí no consultório de um alergologista, que me indicou aquele que eu elegeria como o "meu médico".
Ele é infectologista e é excelente!
Tem muito conhecimento: parece que está sempre pesquisando, porque está sempre por dentro das coisas.
Tem habilidade: é bom no que faz, acho que pela experiência de tantos e tantos casos difíceis de HCV, HIV e outros bichinhos brabos.
E tem atitude: sabe tratar o paciente. É objetivo, não enrola. É duro quando tem que ser. É gentil e carinhoso quando tem que ser. E, acima de tudo, sinto que ele realmente se importa comigo: fica feliz e fica triste junto com a gente, em cada vitória, em cada derrota. É um médico HUMANO!
Isso tudo me dá segurança. Eu e minha família confiamos muito nele.

Não deve ser muito fácil tratar pacientes como eu, que pesquisam muito, questionam muito, dão muito palpite. Mas ele tem sido muito competente nisso, o que faz toda a diferença.

PS: Talvez, para grande parte de nossa população - que não tem o privilégio de ter um bom plano de saúde - essa reflexão seja meio inóqua. Acho que no Sistema Único de Saúde não se tem essa possibilidade toda de escolha. Vejo a dificuldade que é para a nossa empregada a marcação de uma consulta. No final do ano passado, acompanhei o pós-parto de uma conhecida num hospital público e fiquei horrorizada com o tratamento: colchão velho, água fria no chuveiro, roupas e cobertores insuficientes (os bebês passaram frio à noite!) e, segundo a enfermeira, "ela não poderia ser levada para baixo com cadeira de rodas, porque se realmente ela precisasse, era sinal que não poderia ter alta" (e a menina estava com a coluna toda estourada por causa do colchão). Levamos meia hora para ela conseguir percorrer um percurso que se poderia fazer em 5 minutos. Claro que lembrei do parto da minha filha, num hospital que mais parecia um hotel, o tratamento VIP, o cuidado... isso é tão revoltante!
Dizem que o brasileiro trabalha 4 meses por ano só para pagar impostos. Eu, sinceramente, não me importo em pagar. O que me deixa indignada é que todos nós estamos pagando (e caro) para que TODOS tenham acesso a serviços públicos de qualidade, como saúde, educação, segurança etc, e o que vemos é tanto sofrimento.
Mas, em relação ao tratamento da Hepatite C pelo SUS, pelo menos aqui, o que ouvi dizer é que é muito bom. Meu médico me encaminhou para tratar no plano de saúde só porque "eles têm obrigação de pagar". Segundo ele, eu não teria prejuízo algum se meu tratamento fosse feito pelo SUS.
Seria legal se alguém que esteja fazendo o tratamento pelo SUS pudesse comentar aqui, pra nos contar como é.

3 comentários:

  1. Oi Ana! É muito bom ter uma pessoa como vc, que vive um problema, mas que através dele consegue dar apoio a tantas pessoas que vivem a mesma situação. Q uando descobri o ano passado ser portadora do vírus, entrei em desespero. Descrevo a forma como fiquei em estado de luto, pois foi assim que me senti, mas graças a Deus e a pessoas como vc, hoje vivo uma vida normal. Fiz a biopsia e meu médico falou que eu não precisaria agora do tratamento pois o fígado está preservado. tenho feito acompanhamento há cada 03 meses. Mas de vez em quando bate uma angústia pensando se for fazer o tratamento. Li seu diário do tto e fiquei horrorizada. Tenho muito medo.quando fiz a biopsia mandei o resultado pr seu email e vc me respondeu..muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Frassinette!

    Feliz com seu comentário. Seja sempre muito bem-vinda! É tão legal saber que de alguma forma ajudei um pouquinho na sua retomada da vida normal. Isso prova que todo o trabalho vale a pena.

    Quanto ao tratamento, pra mim parecia muito pior quando eu lia o relato das outras pessoas do que realmente foi quando passei por ele. Difícil sim, mas perfeitamente administrável. Saí do tratamento sem traumas. E em algum tempo estarei fazendo de novo, toda esperançosa. =)

    ResponderExcluir
  3. Tenho varizes grossas nas pernas são poucas mais da dor e cansando principalmente se ando bastante e no calor presico de tratar moro em Curitiba não posso pagar muito alguem sabe alguma clinica barata e comfiavel


    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?