Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Minha criança cristal

Queria falar pra vocês sobre minha menininha linda, que hoje tem 1 ano e meio de idade.

Com certeza, uma criança da geração cristal, como nos descrevem Divaldo Franco e Vanessa Anseloni no livro "A Nova Geração: a visão espírita sobre crianças Índigo e Cristal":

"Espíritos mais elevados igualmente estão chegando à Terra, a fim de auxiliarem na grande transição planetária. São as crianças denominadas cristal. Aquelas que não são rebeldes, mantendo-se silenciosas, observadoras, responsáveis. De início, parecem ter dificuldade de se expressarem verbalmente, o que logram, quase sempre, a partir dos 3 anos de idade. Não são irriquietas como as índigo. São muito introspectivas, gentis, amorosas..."


Parece que estão falando da minha florzinha! Que criança doce ela é: tranqüila, meiga e muito carinhosa! Tracy Hogg*, a encantadora de bebês, a descreveria como um "bebê anjo".
* Livro: "Os segredos de uma encantadora de bebês", de Tracy Hogg com Melinda Blau.

Meu sonho sempre foi ser mãe. Acho mesmo que nasci pra isso.
Quando eu era bem pequena e não sabia como os bebês eram feitos, eu rezava muitas noites pedindo que Deus me deixasse engravidar. E ainda argumentava: "Sei que sou pequena, mas vi na televisão que uma menina de 9 anos teve um bebê. Sou um pouco mais nova, mas prometo que conseguirei cuidar direitinho. E minha mãe também pode me ajudar."
Bobinha e sem noção...
Mas o que importa é o sonho.

Sonho que decidi realizar no final de 2006. Já sabia que era portadora do vírus da Hepatite C, mas coloquei nas mãos de Deus.
E ele me trouxe, em setembro de 2007, a criança mais adorável que já conheci (e que acabou de chegar aqui toda orgulhosa me mostrando um protetor de tomada - o que quer dizer que ela pode tomar um choque em algum lugar pela casa... deixa eu verificar).

Bom, voltando, como já contei a vocês, minha filha não é, Graças a Deus, portadora da Hepatite C. O vírus pode ser transmitido da mãe para o bebê na hora do parto. Dependendo da pesquisa, a probabilidade varia entre 4% e 7%, sem diferença significativa entre parto normal e cesariana.

O primeiro exame Anti-HCV, feito ao nascer, deu positivo. Fiquei assustada, mas me explicaram que isso é normal, porque o sangue da mãe e do bebê ainda estão muito misturados nessa hora (ou algo assim). E, por outro lado, esse exame mostra que já houve contato com o vírus e não necessariamente que existe o vírus no sangue.

Aos três meses, ela fez o PCR Qualitativo, que não detectou o vírus! O resultado saiu um dia antes do Batizado. Não preciso nem dizer o quanto chorei de emoção na cerimônia, né? (Não sou católica, mas acho o batismo um ritual especial. O significado pra mim não é o mesmo que para os católicos, mas também é um momento de muita fé).

Por protocolo, repete-se o exame novamente aos 18 meses. Acho que é porque ele não detecta quantidades pequenas do vírus no sangue e, aos 18 meses, já haveria tempo para a sua replicação. Assim, temos o veredicto final.

E deu NEGATIVO!
Nessa hora me convenci que devo ser uma pessoa muito boa mesmo, para merecer tamanha benção!

Isso aconteceu há 20 dias.
E foi um sufoco tamanho: o exame não ficou pronto no dia certo, eu ligava pro laboratório e ninguém sabia me dizer o que tinha acontecido. Ficavam de retornar a ligação... e nada. Teve um final de semana no meio da história, que o laboratório não funcionou.
Na segunda-feira, liguei, fui lá pessoalmente, até que recebi a ligação da assessoria científica dizendo que teria que repetir o exame. Isso me deixou muito nervosa, porque, por experiência, sei que eles mandam repetir quando o resultado é positivo.
Mais uma semana de angústia até o feliz resultado.
Foi a pior semana até agora desde que comecei o tratamento.

Eu sinto que o que segura um pouco os efeitos colaterais é o equilíbrio emocional. Como me desequilibrei... fiquei muito mal! Nem tive condições de ir trabalhar. A sensação o tempo todo era de que, a qualquer momento, eu perderia os sentidos.
Conversei com meu médico, que na hora percebeu que devia ser emocional, mas pediu que eu procurasse o pronto-socorro para dar uma checada. Fiz todos os exames e, no final, saí de lá com a receita de um calmante de tarja preta (que tomei por três dias, até sair o resultado).

Mas agora está tudo bem.
E depois do que mostrou o exame da minha gatinha, o que vier pra mim daqui pra frente é lucro!

Ah! Eu amamentei até os oito meses, o que confirma que realmente a amamentação não traz risco para o bebê. Meu peito nunca rachou e, por isso, nunca houve contato com o meu sangue.

Se bem que, lembram da minha tia que também tem Hepatite C? Pois é, quando ela teve os meus primos, já era portadora da doença (embora não se conhecesse a Hepatite C, os exames dela apontavam que ela tinha uma tal de "Hepatite não-A e não-B"). Ela amamentou os três filhos, sendo que o peito dela rachava e chegava a sangrar. Minha mãe conta que um dos meus primos parecia um vampirinho, com sangue escorrendo pela boca quando mamava. E nenhum deles tem o vírus. Eu não arriscaria, mas, de certa forma, é um conforto saber que as crianças, de modo geral, estão um pouco mais protegidas.

9 comentários:

  1. Estou orgulhosa de ter uma amiga forte assim.. que compartilha um momento difícil que pode se tornar a chave para uma transformação boa...
    Te adoro e vou passar aqui sempre.
    bj
    dri*

    ResponderExcluir
  2. obrigada pela lindo depoimento,fico feliz em saber que sua gatinha está ótimatambém tenho hcv,descobri no 5 mês de gestação da minha filhinha,ela nasceu em 10/11/07.antes de ler seu depoimento estava com medo de mandar fazer ao menos um exame de sangue na minha filhinha,porém mesmo sem te conhecer te prometo,vou me livrar desse medo e obter resultados. SE DEUS QUISER POSITIVOS.um grande bj amiga e do fundo do coração muito obrigada...muita SAÚDE pra vcs

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que meu relato tenha te incentivado a fazer o exame na tua garotinha. Vai dar negativo sim, tenha fé! Mande notícias, ok?

    ResponderExcluir
  4. Poxa, fico muito feliz com sua Vitória!!!

    Tenho 26 anos e quando engravidei descobri que tenho hepatite C. Agora meu bebê tem 8 meses, ontém levei ele pra fazer o PCR e o hemograma, hje vi que o hemograma está com os leucócitos elevados, minha cabeça fica a 1000/h...acho que tbm vou ao médico pedir um calmante.
    ABraços e tudo de bom pra vc e seu cristalzinho!!

    ResponderExcluir
  5. Querida "Anônima",
    Quando li seu comentário, fiquei com o coração apertado, imaginando (ou melhor, relembrando) o que você está sentindo nesse momento.
    Fechei os olhos e desejei do fundo do meu coração que tudo dê certo para você e seu bebezinho.
    Se puder, mande notícias, ok?
    Um abraço, Flor

    ResponderExcluir
  6. Que benção...fico feliz por essa vitória!!!
    Gostaria de saber se pode me ajudar, indicando qual farmácia comprava a Ribavirina, estou há dois dias buscando em todas as farmácias grandes, pequenas, enfim não encontro, ja procurei como Virazole, Ribav, Ribavirim e nada. Tenho a receita, mas não consigo comprar,não tem em posto de saúde, estou em São Paulo - Capital.
    Por gentileza se alguém souber algo entre em contato comigo; poipep@hotmail.com
    Obrigada, que Deus abençõe a todos!

    ResponderExcluir
  7. olá ! ana desde qe engravidei leio se blog e vc foi ma das pessoas que mais me ajudou, piois como vc sabe minha maior preocupação era passar esse virus para minha filha, hoje ela esta com 6 meses, o medico pediu os primeiros exames de hepatite, o resultado do TGO deu alterado, estou apreensiva o anti HCV deu reagente, mas o pcr quantitativo deu não detectavel, se pder me responder eu agradeço meu nome é kathia - SP

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,
    Como respondi por email, era meu plano de saúde que comprava os medicamentos para mim, então infelizmente não tenho informações a esse respeito que possam te ajudar.
    Sinto muito e te desejo muita sorte!

    Kathia,
    Sim, querida, eu sei exatamente o que você está sentindo e sei que pouco ajuda eu pedir que você fique calma diante dessa situação.

    Mas vou lembrá-la de uma coisa: o resultado positivo do exame anti-HCV significa apenas que, em algum momento, seu bebê teve contato com o vírus. Não quer dizer que ele tenha hepatite C. O PCR negativo já é um ótimo sinal! Como contei nesse post, o primeiro exame da minha Amanda também deu positivo.

    Se você pesquisar no Google, verá que a TGO pode alterar por diversos fatores. Mas sugiro que não faça essa pesquisa, porque ficará preocupada desnecessariamente. A TGO da Amanda naquela época também estava alterada e não era absolutamente nada.

    Não há o que fazermos em relação a essa situação agora: você terá de esperar até os 18 meses para repetir o exame. Por isso digo para ficar o mais tranquila possível e curtir essa fase tão especial da sua filha.

    A chance de ela estar infectada é muito, muito, MUITO pequena. E, se o pior acontecer, pense que a Medicina que iria atendê-la no futuro já seria outra, mais recursos, novos medicamentos mais eficazes, possivelmente com menos sofrimento.

    Mas isso não será necessário. Tenhamos fé. Desejo que volte para nos contar seu final feliz. De qualquer forma, estarei aqui, viu? Conte comigo.

    ResponderExcluir
  9. Oi graças a Deus que tudo deu certo, estou passando por isto, ao passa na médica para dar inicio ao tratamento descobri que estou gravida de 4 semanas, estou preocupada pois a médica falou que já teve dois de suas pacientes q passaram para o filho, sei que é só deus na minha vida, mas a angústia persisti.

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?