Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Doação de sangue para vítimas no Rio de Janeiro

Como todos sabemos, o Rio de Janeiro tem passado por momentos terríveis por causa das chuvas. Há, não só prejuízos materiais, mas principalmente humanos. A quantidade de mortos e feridos é sem precedentes na história desse Estado. Há necessidade de todos os tipos: roupas, móveis, medicamentos e também de sangue. Nesta manhã, vimos o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mostrando que um exemplo vale muito mais que muitas palavras. Veja a imagem do momento em que ele doava sangue para as vítimas no Rio de Janeiro:

 Foto postada no Twitter do Ministro

ATENÇÃO: não só os hemocentros do Rio de Janeiro precisam de sangue. Faça a doação na sua cidade também!

Pensando nisso, resolvi lembrar aos meus leitores tão conscientes quais as principais informações necessárias a quem quer doar sangue. Já falei algo sobre isso no post Doação de sangue: sem medo e sem desculpas, mas voltei ao assunto dada a necessidade. Não deixe de ajudar. Se você não pode doar, pode passar essa mensagem pra frente e ajudar quem tanto precisa. 

Orientações para aqueles que desejam doar sangue 

Os critérios para ser doador ou ser impedido de tal ato são determinados pelo Ministério da Saúde, observando normas técnicas rígidas. Isso tudo para proteger quem doa e quem recebe.

Ressalto que quem faz a doação tem, ainda, acesso aos exames de sangue que serão feitos gratuitamente, inclusive o de Hepatite C, mas espero que essa não seja sua única motivação. Se você quer apenas os exames, informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997 ou pelos Centros de Testagem Anônima (RJ).

Para ser doador, você deve encaixar-se nos seguintes critérios:
  • Apresentar um documento de identidade com foto. Serve a identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional e também carteira nacional de habilitação;
  • Apresentar boa saúde;
  • Ter entre 18 e 65 anos;
  • Não pesar menos de 50 Kg;
  • Ter evitado alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não estar de jejum.
Quais os principais impedimentos temporários para a doação de sangue:
  • Apresentar febre, gripe ou resfriado;
  • Estar grávida;
  • Estar no prazo de 90 dias de parto normal ou de 180 dias de cesariana;
  • Uso de alguns medicamentos (verifique no local de doação de sangue);
  • Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Há outros impedimentos como aqueles decorrentes de algum ato como os relacionados abaixo:
  • Extração dentária há menos de 72 horas;
  • Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes há menos de 3 meses;
  • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia há menos de 6 meses;
  • Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação;
  • Transfusão de sangue há menos de 1 ano;
  • Tatuagem há menos de 1 ano;
  • Vacinação. Neste caso, verifique no local de doação quais os prazos, pois estes variam de acordo com o tipo de vacina.
Quais os impedimentos definitivos para doação de sangue:
  • Hepatite após os 10 anos de idade;
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Malária.
AJUDE AS VÍTIMAS DAS CHUVAS NO RIO DE JANEIRO

Se você é homem, é necessário esperar 60 dias da última doação de sangue e se você é mulher, 90 dias.
É importantíssimo que você seja verdadeiro ao responder o questionário que antecede a doação, pois a omissão de uma informação a respeito dos ítens que são impedimentos pode não só prejudicar o trabalho dado os gastos com os exames como também, e principalmente, expor aqueles que receberão o sangue a um risco desnecessário.

Segundo o jornal O Globo, há alguns caminhos fáceis para quem quiser ajudar. São eles:
  • O hemocentro fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Ele funciona das 7h às 18h, todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Você pode, inclusive agendar um horário de doação no Hemorio pelo Disque-Sangue (0800-282 0708);
  • A Cruz Vermelha recebe doações (água mineral, alimentos de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais), leite em pó, colchões, roupa de cama e de banho e cobertores) em sua sede na Praça Cruz Vermelha 10, no Centro. Você pode ainda fazer doações por meio da conta Banco Real Ag. 0201 c/c 1793928-5;
  • O Grupo Pão de Açúcar recebe doações em todas as 100 lojas das redes Pão de Açúcar, ABC CompreBem, Sendas, Extra Supermercado e Hipermercados e Assaí em todo o estado até o dia 26 de janeiro;
  • O Banco do Brasil começou a campanha "Abrace o Rio" e disponibilizou três contas para receber doações: Teresópolis Agência 0741-2 Conta 110000-9, Nova Friburgo Agência 0335-2 Conta 120000-3 e Petrópolis Agência 0080-9 Conta: 76000-5. 

    Não vamos encolher as mãos nesse momento em que nossos amigos fluminenses estão passando por essa tragédia. Você tem muitas opções para ajudar. Eu não posso doar sangue por causa da Hepatite C, mas já fiz a minha contribuição em dinheiro na conta disponibilizada pelo BB.

    Saiba mais sobre doação de sangue:

    2 comentários:

    1. Flor, muito triste tudo isso que está acontecendo... sou do Rio, moro na baixada fluminense e confesso que cheguei a chorar vendo tudo o que está ocorrendo na Região Serrana, o número de mortos já ultrapassa 500... nossa! Isso é uma loucura... dá uma mistura de sentimentos, tristeza, solidariedade, dor, revolta dos políticos, que deveriam olhar um pouco mais para estas pessoas... sei lá, só sei que muitos perderam quase que a família inteira nesta trajédia, além de suas casas, ou seja, vão ter que recomeçar as suas vidas em meio ao verdadeiro caos, e a única coisa que podemos fazer é ajuda,certo?! Vou divulgar toda esta informação do blog para o máximo de pessoas que conheço, e aproveito a oportunidade para agradece-la em nome dos amigos aqui do Rio de Janeiro pela sua iniciativa em ajudar, você é demais! Também quero aproveitar a oportunidade e te perguntar: Como vc sabe minha mãe é portadora de hepatite c, outro dia uma amiga nos ligou dizendo que havia visto uma reportagem sobre o udo do gás ozônio para diversas doenças... dentre elas a hepatite c. Pesquisei esta entrevista na internet e vi a reportagem do Dr. Glacus um médico e pesquisador da USP que mostrou que o gás ozônio é extremamente eficaz no combate as bactérias inclusive a KPC,e até mesmo as feridas de difícil cicatrização (normalmente em membros inferiores) das pessoas diabéticas, o assunto me interessou muito e comecei a pesquisar na internet... li algumas reportagens que a técnica já foi bem empregada em portadores com hepatite c, pois o ozônio estimula a produção do interferon que temos no nosso corpo. Inclusive a terapia com Ozônio já é muito utilizado em diversos países da Europa, fazendo parte do sistema de saúde deles... enfim... será verdade??? Você já ouviu algo a respeito??? Beijos! Érica (RJ).

      ResponderExcluir
    2. Oi, Érica! Obrigada pela visita e por seu comentário. Sim, a situação em seu estado tem me emocionado bastante.

      Quanto à ozonoterapia, já ouvi falar sim. O pessoal da comunidade Hepatite C trata do orkut defende o método.

      Por outro lado, o Grupo Otimismo - referência em hepatite C no Brasil - publicou um alerta sobre isso, questionando a fundamentação teórica e relatando a falta de pesquisas comprobatórias. Você pode consultar o artigo aqui: Ozonoterapia.

      Compartilho com vocês essas informações, sem aconselhar ou desaconselhar. Cada um deve interpretar os dados e tirar suas próprias conclusões. Eu, por enquanto, ainda não tive interesse em testar.

      ResponderExcluir

    Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
    Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
    Um abraço!


    PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?