Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Hepatite C entre seus amigos e familiares

Às vezes fico com a impressão de que muita gente que chega ao blog não entende direito a dimensão da seguinte estimativa da Organização Mundial da Saúde: 
Um a cada 30 brasileiros possivelmente está contaminado com os vírus da hepatite B ou C, sendo que 95% deles ainda não sabem que estão infectados.

Pensem comigo:
  • Quantas pessoas têm na sua família? Mais de trinta?
  • Quantos amigos e colegas de trabalho? Mais de trinta?  
  • Quantos amigos você tem no Orkut, no Facebook? Quantas pessoas você segue no Twitter? Mais de trinta? 

Se você respondeu que sim a pelo menos uma das perguntas acima, saiba que, estatisticamente, pelo menos uma dessas 30 pessoas pode estar convivendo com o vírus da hepatite B ou C, mesmo sem saber. Às vezes, infelizmente, é uma daquelas pessoas mais queridas - como constatou recentemente um grande amigo. Justo aquele colega mais legal? Pois é...

Por isso é importante incentivarmos a testagem laboratorial, para que essa pessoa que você quer tanto bem tenha a chance de ser diagnosticada e fazer o tratamento a tempo.
A tempo de quê? É isso mesmo: a tempo de não morrer por causa disso.

Trago um exemplo pra vocês: em novembro de 2010, viajando para minha cidade natal, Porto Alegre/RS, tive a oportunidade de rever alguns colegas do saudoso Colégio Cruzeiro do Sul. Foi uma experiência muito legal e quero utilizá-la para ilustrar como a hepatite C está mais próxima do que a gente imagina.

Um dos prédios do Colégio Cruzeiro do Sul. Foto de Regina Lemos 
Acompanhem comigo essa história: no 2º Grau (hoje, Ensino Médio), eu estudava numa turma pequena. Éramos apenas 17 alunos, porque escolhemos o curso mais puxado (Química) - a maior parte da turma era de gente muito estudiosa, chamem de cdfs se quiserem, dentre os quais me incluo. Ótimos tempos aqueles.

É também uma ótima oportunidade para refletirmos sobre a incidência da hepatite C na população brasileira. Daquelas 17 pessoas, no mínimo quatro delas têm um caso muito próximo de hepatite C. Digo "no mínimo", porque hoje não tenho mais contato com muitas delas. E também porque existem os 95% de infectados brasileiros que ainda desconhecem seu diagnóstico.

  • A mãe da Nicole, a tia da Letícia, o irmão da Patrícia e eu.

Nos dois primeiros casos, fiquei sabendo por meio de contatos aqui no Animando-C. Já em relação ao irmão da Paty, a história é bem curiosa: vi um tweet dele comentando que faria exames para checar se continuava sem o vírus da hepatite C, eliminado após tratamento, e, sem conhecê-lo, respondi. Começamos a conversar depois disso. Um dia, curiosa com o sobrenome, perguntei se conhecia minha colega e descobri que eram irmãos. Interessante, né?

Numa turma tão pequena... no mínimo quatro casos.
Não, pessoal, isso não é coincidência. É a incidência.

Por isso, reforço mais uma vez o apelo: divulgue o alerta das hepatites para seus amigos e familiares. Dê a eles a chance de saberem. E pense se não é conveniente você também fazer o exame de detecção.

Não sente nada?
Pois é, nem eu...

Eu e minhas irmãs: uniforme do Cruzeiro , provavelmente em 1985.

Desfile do Partido Azul, nas Olimpíadas Cruzeiristas que ocorriam sempre no mês de outubro. Nesse ano de 1993, fui vice-líder do partido.

Desfile para Rainha da Primavera, pelo Partido Azul - Olimpíadas Cruzeiristas.


Observação: Estudei a vida toda no Colégio Cruzeiro do Sul, no bairro Teresópolis de Porto Alegre. Tenho muito orgulho por ter sido cruzeirista, como meu avô e também Érico Veríssimo.

Homenagem ao meu avô Walfredo, que faleceu em novembro de 2010.

10 comentários:

  1. Ontem à noite, a colega Patrícia Basañez, citada neste post, faleceu devido a uma embolia pulmonar. Deixou marido e dois filhos pequenos, por quem estou em prece.
    Sinto muito...

    ResponderExcluir
  2. Oi guria
    Que ótimo o teu blog. Gostei das fotos que publicaste do tempo do Cruzeiro.
    Temos uma comunidadeA NOSSA TURMA, no orkut e também um blog com fotos de muitos colegas.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana
    Adorei o teu blog.Parabéns. Já estou seguindo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Regina,

    Obrigada pela visita. Dei uma passadinha lá no blog pra compartilhar com vocês minha dor sempre que assisto o comercial do empreendimento imobiliário que será erguido no lugar do nosso querido Cruzeiro.

    Legal que o prédio principal será preservado, como um museu para os moradores, mas... acho que só outro cruzeirista entende o que se sente ao ver isso: Veríssimo

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga
    Temos um blog A Nossa Turma Cruzeirista.Procura lá .Bjos

    ResponderExcluir
  6. eu gosto de Ler seu blog. eu tenho 19
    anos descobri que tenho hepatite c ainda estou meio perdido mas você tem me ajudado bastante

    ResponderExcluir
  7. oi ana eu tenho 19 anos, descobri a cinco dias que tenho hepatite c eu estou sem chão vc pode me ajudar aqui vai meu email: Rodrigo_Soares 09@yahoo. com obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo! Como você está? Mande notícias, ok?

      Excluir
  8. Ana, porque não posta mais...sinto falta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário mais carinhoso!! Obrigada!
      Muitas mudanças na vida andam me deixando bem ocupada - e sempre procuro priorizar minha filhota. Mas está tudo bem. Assim que puder, dou notícias. Beijo!

      Excluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?