Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sua chance de ser UM em CEM MIL #doemedula

Se ela foi derrotada pela leucemia? Impossível associar a palavra derrota à Mariana Cuervo, gaúcha de 27 anos, que há dois lutava contra a doença. Junto com a família, ela mobilizou milhares de pessoas com a campanha Todos por um, incentivando a doação de medula.


mariana_twitter cópia

“A reunião chegou ao fim. A proposta foi muito boa e a Mari decidiu que era hora de ir. Virou anjinho às 7hs da manhã e foi correndo pro céu”. @TODOS_POR_UM

Assim foi dada a notícia do falecimento da Mariana ontem no Twitter.

Se a luta foi em vão? Quero contar uma coisa a vocês: infelizmente, não foi encontrada uma medula compatível com a de Mariana, mas sua campanha mobilizou milhares de pessoas a realizarem o exame de sangue para teste de compatibilidade de medula. Só em Porto Alegre, foram 16 mil coletas em 4 meses! Com isso, seis pessoas que aguardavam o transplante de medula já encontraram doadores compatíveis. E sabe-se lá quantas ainda encontrarão!

“A Mari sempre dizia que qualquer medula que fosse encontrada seria como se fosse para ela. Isso basta para sabermos que funcionou”
, falou o marido da jovem e idealizador da campanha, Thiago Eidt, para a Gazeta do Sul.


Você sabia?

Que a chance de encontrar uma medula compatível é de UMA em CEM MIL? 
Que existem milhares de pessoas esperando um doador, inclusíve muitas crianças?
Que a SUA medula pode ser compatível com uma delas?


Não olhe pro lado, não: é com você mesmo que estou falando. Você já foi ao Hemocentro deixar 5 míseros mililitros de seu sangue para o teste de compatibilidade? Sinceramente, o medo de agulha e a falta de tempo não são desculpas muito justas nesse caso.


Como me tornar doador de medula óssea?

Veja aqui o simples passo-a-passo para tornar-se um doador de medula.


Tantas e tantas Marianas agradecem…
260993_marianacuervoeidt01arquivopessoal
Foto de divulgação - fonte: Gazeta do Sul

3 comentários:

  1. Poxa, que triste que ela não conseguiu!
    Mas a campanha é muito bacana, e graças a ela, foi possivel ajudar outras pessoas que estavão precisando! Parabéns!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Grande exemplo! Que menina linda! Infelizmente ela não está mais aqui para continuar sua jornada, mas todos têm uma missão e ela sem dúvida cumpriu a dela dignamente, demonstrando o quanto era forte e determinada, além de ter ajudado diversas pessoas. Tenho certeza que ela está em um lugar muito maravilhoso, pois é para lá que vão as pessoas especiais iguais a ela. Espero que a família consiga ter forças para enfrentar a ausência e a saudade, mas tenho fé que eles terão os seus corações confortados pois saberão que ela está em um lugar mais que especial. Uma grande lição de vida! Érica (RJ).

    ResponderExcluir
  3. Verinha e Érica,
    Vocês disseram tudo! Sinto o mesmo que vocês. Obrigada pela visita e por terem compartilhado conosco seu comentário.

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?