Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

domingo, 22 de setembro de 2013

Remédios menos agressivos para a hepatite C

Quem já passou pelo tratamento com interferon e ribavirina e não negativou o vírus da hepatite C no organismo tem ciência de que, em algum momento, precisará repetir o tratamento. Afinal, por mais agressivo que sejam os remédios, sua ação não se compara à do vírus em nosso corpo - principalmente no fígado, mas também com possibilidade de causar problemas extra-hepáticos, como a artrite. 

Se você tem medo do tratamento e, apesar de ter recebido a indicação de seu médico para iniciá-lo, ainda está relutante, lembre-se que é o vírus que deve ser temido. Só em 2010, as hepatites virais foram responsáveis por 1.445.000 mortes no mundo. Os dados são do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) da Universidade de Washington, que também concluiu que as hepatites mataram mais pessoas do que a AIDS em 117 de 187 países pesquisados. Fonte: www.hepato.com 

No Brasil, os inibidores de proteases já estão disponíveis como arma no retratamento da hepatite C. Recebemos no blog algumas reclamações de pessoas que não estão conseguindo acessar esses medicamentos pelo SUS. Se é o seu caso, você pode buscar seus direitos na justiça. O Grupo Otimismo divulga orientações sobre como fazê-lo em Como proceder quando existe necessidade de uma ação judicial para conseguir o tratamento da hepatite B ou C?, inclusive trazendo modelos de ações judiciais para download.    

No entanto, se você ainda não tem indicação para um retratamento por enquanto (ou seja, fibrose menor que F2), as perspectivas são muito boas. Sabia que talvez você nem chegue a utilizar os inibidores de proteases Telaprevir e Boceprevir? Isso porque existem novos medicamentos muito promissores já em fase avançada de pesquisa. 



Eu sempre brinco que no meu próximo tratamento quero apenas tomar balinha, nada de injeção dolorida! ;) Os tratamentos para hepatite C livres de interferon devem chegar ao mercado nos Estados Unidos até 2015. Deve demorar um pouquinho mais para chegarem ao Brasil, mas assim que aprovados pela Anvisa - o que no caso do Teleprevir e Boceprevir aconteceu rapidamente, já fica passível sua obtenção por meio de ação judicial. 

Confiram abaixo artigo de Carlos Varaldo publicado hoje sobre o tema: 


Em quanto tempo o Interferon, o Boceprevir e o Telaprevir ficarão obsoletos? Fonte: www.hepato.com


Tudo indica que tratamentos para hepatite C livres de interferon, totalmente de uso oral, chegarão ao mercado rapidamente. Tais medicamentos serão das empresas Gilead e AbbVie.

Gilead espera aprovar no FDA (Estados Unidos) o Sofosbuvir já no final do ano. O Sofosbuvir ainda depende do interferon no tratamento do genótipo 1, mas outra droga da Gilead deverá solicitar aprovação no inicio do próximo ano, o Ledipasvir, permitindo tratar a hepatite C sem interferon quando utilizado combinado ao Sofosbuvir. Pessoalmente estimo que já no final de 2014 ou no primeiro semestre de 2015 esteja no mercado dos Estados Unidos.

Também no final do ano o Simeprevir da Janssen deverá ser aprovado pelo FDA para tratamento do genótipo 1, mas para ser utilizado combinado com o Interferon. Mas um estudo de fase 2 que combinou o Simeprevir com o Sofosbuvir mostrou que a utilização da combinação de ambos dispensa o interferon, assim de forma "off-label", isto é, sem registro ou qualquer aprovação em consensos, já estará logo disponível nos Estados Unidos o primeiro tratamento oral do genótipo 1.

AbbVie, uma empresa da Abbott, se encontra na fase 3 de um ensaio clinico incluindo 2.600 pacientes de um tratamento totalmente oral, livre de interferon. O tratamento é realizado com a combinação de 3 medicamentos, com ou sem ribavirina, mas livre de interferon. Possui autorização do FDA para pesquisa rápida. Estimo que no segundo semestre de 2014 estejam solicitando a aprovação e deverá chegar ao mercado dos Estados Unidos em 2015.

Estou muito otimista, pois com esses dois primeiros medicamentos para tratamento da hepatite C e a opção "off-Label" do Simeprevir/Sofosbuvir e, muitos outros medicamentos que logo virão a seguir de outras empresas farmacêuticas, posso prever que em 2015 o interferon, o boceprevir e o telaprevir deixaram de ser utilizados na maioria dos tratamentos da hepatite C.

Mas vamos entender que minha previsão é referente aos Estados Unidos e alguns outros países que se aprovados nos Estados Unidos rapidamente os autorizam para comercialização.

Em vários países podem existir longas esperas para conseguir a aprovação. Vamos colocar como exemplo como funciona no Brasil.

Primeiro é solicitado o registro na ANVISA, processo que pode levar se tudo correr bem uns seis meses.

Aprovado o medicamento pela ANVISA e o preço na CMED o medicamento passa a ser comercializado, podendo ser vendido em farmácias, mas para ser introduzido no sistema público deve ser solicitar a aprovação na CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde) a qual tem até 9 meses de prazo para decidir se aprova o uso no SUS, ou não.

Imaginando que é feita a recomendação para utilização no SUS o ministério da saúde terá mais seis meses para proceder a sua aquisição e alguns meses mais para efetuar a distribuição aos estados.

Bom, por aqui, já sonhando em Português, meu otimismo é bem menor ao constatar que se tudo correr de forma normal, sem as idas e vindas que muita vezes a burocracia impõe, levará aproximadamente dois anos após a aprovação nos Estados Unidos para ter tratamento oral gratuito nos hospitais do SUS do Brasil e em muitos países em desenvolvimento.

Mas assim mesmo, sou e sempre serei um otimista, pois se todos juntos lutarmos para acelerar os prazos para aprovação no Brasil e em outros países, já que eles são prazos máximos, não existem impedimentos em cada esfera para aprovar mais rapidamente.


Carlos Varaldo

13 comentários:

  1. Q maravilha Ana! Fiz passei pelo tratamento de Interferon e Ribavirina no terceiro mes negativei e no ultimo deu positivo de novo repeti o exame em outro laboratorio pego o resultado amanha e te falo se der positivo novamente vou usar o interferon mais forte e dai vamos deixar tudo para Deus! Beijos Amo seu blog vc me ajuda tanto!
    Rs Nem me apresentei meu nome é Crisna tenho 32 anos meu email crisnafr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Crisna! Obrigada pelo carinho.
      Aguardamos notícias suas, ok?
      Beijo!

      Excluir
  2. Descobri hj esse blog e parabéns Ana.
    Estou na 15 semana do tratamento e minha hepatite é genótipo 3 com F 3.
    12 semanas e zerou minha carga viral.
    A perspectiva são 24 semanas. Tomo filgatrina e eritropoetina para tentar driblar minha medula óssea. Acho a pior injeção essa filgastrina.Meu nome é Christina, moro em Campinas (SP) e descobri por acaso também. Tenho 4 filhos e sou musicista. Minha maior preocupação foi com meus filhos, quando descobri. Meu email cardoso.christina@gmail.com. Abraços e vou voltar sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christina,

      Obrigada pela visita e por compartilhar conosco sua história.

      Por tudo que contou, vejo que suas chances de ficar curada ao final do tratamento são muito boas! Continue firme!

      Um abraço!

      PS: Fiz 1 ano e meio de faculdade de Música na UFRGS. Meu instrumento principal era o piano e também tocava violino na orquestra juvenil daquela universidade. Falei que "era", porque há tanto tempo sem praticar, não devo saber mais nada. :(

      Excluir
    2. Oi Ana! Hj que eu achei o post, por isso a demora.A UFRGS é uma ótima faculdade.
      Em que ano vc estudou lá? Eu tenho amigos que dão aulas lá. Eu sou formada em música erudita na UNICAMP, e dei aula por dois anos na Udesc, tinha muita gente da UFRGS. A música tem o poder de curar a alma e o corpo. Não deixe de tocar. Um abraço e obrigada pelas suas palavras. Não tinha passado na minha cabeça que eu posso não me curar 100%. Bjo, Chris.

      Excluir
  3. 23 de outubro de 2013
    estou preste a tomar o medicamento estou com um pouco de medo mas confiante, tenho fé que vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esteja confiante!
      Lhe desejo muita força e sucesso no final do tratamento.

      Excluir
  4. Olá Ana!!
    Será ótimo quando o tratamento for feito com "balinha", espero q o seu seja assim!
    Eu começarei o tratamento no início do próximo ano, estou com medo das reações pq tb terei de fazer uma cirurgia no final de fevereiro, então fico com receio quanto a possível baixa de imunidade e pós operatório.
    Sei que no final dará tudo certo e não vou baixar a cabeça, apenas enfrentar e superar!

    Abraço, força e tudo de bom pra nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana..Também sou mais uma Anna na luta contra a HCV descobri a um ano e dois meses...meu médico já quer entrar com o tratamento agora dia 13/01/2014...os remédios 120 ribavirinas....180 telaprevir...4 interferon preguilado ao mês...meu Genótipo é o 1....com F2...TÔ um pouco assustada...é a minha primeira experiência no tratamento...será que ta certo...peso 66 kls...45 anos Fica Bem Fica com ""DEUS''

      Excluir
    2. Ana!!!Tudo bem com você?Eu queria uma palavra de alguém que já passou pelo tratamento...se é cronico...eu não vejo onde está a cura>>>hoje peguei os remédios ..ta aqui em casa , fico olhando pra eles e nem sei se devo mais...

      Excluir
  5. creia em deus, assustasim , mas tenha f e , eu estou começando o r etratamento com boceprevir , ribavirina e interferon , tenha fe e deus v ai esta contigo , determine vitoria sob os medicamentos


    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?