Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Assina o protocolo, ministro!

Os grupos de apoio a portadores de hepatite "Esperança" e "Otimismo" (gosto dos nomes!) lançaram uma campanha há três dias, pedindo que as pessoas enviassem um email ao nosso Ministro da Saúde, pedindo que ele assinasse o novo protocolo de tratamento da hepatite B.

Que protocolo é esse?
Os tratamentos pelo SUS são normatizados por protocolos que relacionam os medicamentos a serem disponibilizados e as regras/critérios para que os pacientes tenham acesso a eles.
O atual protocolo da hepatite B foi publicado em 2002 e está defasado. O resultado é que pessoas estão deixando de ter o tratamento adequado (e muitas morrendo por causa disso - é estimado que, a cada mês, 1.000 pessoas morram no Brasil por causa da hepatite B).

Venho acompanhando há algum tempo a luta de grupos da sociedade civil para a atualização desse protocolo.

Segundo o Grupo Otimismo, em novembro do ano passado, o Ministério da Saúde elaborou um novo texto para o protocolo, com base em ampla discussão técnico-científica. Para que o novo protocolo seja publicado, falta apenas a assinatura do Ministro José Gomes Temporão.

E por que ele ainda não foi assinado, 8 meses depois?
Mistérios do Ministério...

O fato é que as pessoas se mobilizaram e começaram a enviar emails ao Ministro pedindo sua assinatura. Segundo os organizadores da campanha, a repercussão tem sido muito boa, inclusive com emissoras de rádio tentando entrevistar o Ministro sobre o assunto.

E hoje chegou um novo apelo: "Vamos então partir para a segunda etapa, escrevendo novos e-mails, mas desta vez, SOLICITANDO UMA RESPOSTA, perguntando quando será assinado o protocolo da hepatite B".

Quer participar?
Envie seu email para gabmin@saude.gov.br, aos cuidados do Ministro da Saúde Dr. José Gomes Temporão.

E repasse a idéia à sua lista de contatos, familiares, amigos, colegas de trabalho, etc. Quanto mais emails, maior a pressão. Eu já mandei o meu, participe você também!


Atualização: O protocolo foi assinado em 27/10/2009.
Veja aqui a opinião do Grupo Otimismo sobre o assunto.


Foto: SBI - Sociedade Brasileira de Infectologia

0 comentário(s):

Postar um comentário

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?