Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Avanços nas pesquisas sobre hepatite C

Pacientes portadores de hepatite C com histórico semelhante, mesmo genótipo do vírus, mesmo comprometimento hepático, mesmos remédios: um responde ao tratamento e obtém a cura, o outro não.

Por que isso acontece? Já tínhamos indícios de que a genética tinha alguma coisa a ver com isso - as estatísticas mostravam, por exemplo, que os negros tendiam a responder menos ao tratamento do que europeus e norte-americanos.

Sim, a genética explica.
Artigo publicado hoje na revista científica Nature traz a descoberta de que uma variação na sequência do DNA influencia a resposta individual ao tratamento de hepatite C crônica.

Rodrigo Craveiro, em matéria para o Correio Braziliense, explica que "o segredo está no gene IL28B, localizado no cromossomo 19. Nesse pequeno segmento do DNA humano, o norte-americano David Goldstein e o chinês Dongliang Ge localizaram uma variação na sequência genética que afeta a resposta ao tratamento da hepatite C. A ela deram o nome de rs12979860."

A pesquisa mostra que as pessoas que apresentam a rs12979860 são as que respondem ao Interferon - o que indica que eu não devo ter esse negocinho aí, já que o tratamento não deu fim na minha "coleção pessoal de vírus C". A incidência da rs12979860 é mais alta entre os asiáticos e mais baixa entre os negros, o que vem ao encontro da taxa de cura maior no primeiro grupo e menor no segundo.

Aí você pode perguntar: o que adianta eu saber disso?

Essa descoberta é um avanço incrível, que me anima e me enche de esperança. A Ciência sabe muito pouco sobre a hepatite C e um achado como esse pode impulsionar as pesquisas, quem sabe até propiciar os insights que faltavam no desenvolvimento de novos medicamentos e de uma vacina. Deixem-me sonhar...

Além disso, ao que tudo indica, num futuro próximo poderá preservar-se dos efeitos colaterais do tratamento pessoas sem predisposição genética para a cura (pelo menos, em relação aos medicamentos disponíveis no momento).

Por que eu estou chorando agora enquanto escrevo?
Fé, muita fé. Que Deus ilumine as mentes dos nossos cientistas para que eles possam encontrar a minha cura - e de tantos milhões de pessoas que compartilham esse sofrimento comigo.

Leia aqui a matéria do Correio Braziliense (precisa fazer cadastro, mas é bem rapidinho). O Rodrigo é o mesmo jornalista que me entrevistou na reportagem do Dia Mundial da Hepatite, uma graça de pessoa. A Adriana, que aparece na matéria, é comentarista assídua aqui do Animando-C e recentemente inaugurou seu próprio blog - o divertido (como ela) Cantinho da Drica.


Clique na figura para ampliá-la e saber mais.
Fonte: Correio Braziliense 17.08.2009




3 comentários:

  1. Oi Florzinha linda!
    É animador né Flor???
    O jornalista Rodrigo Craveiro é realmente uma gracinha (inclusive tentei fugir da "entrevista" te indicando kkkkkk). Ele perguntou teu nome e vc sabe como é interferonado pressionado né??? Eu falei: é Flor, do blog Animando-C kkkkkkk.
    Não foi tão difícil assim, mas fui pega de surpresa com o convite (ele me encontrou no meu blog e me achou no orkut). As perguntas eram relacionadas à minha experiência pessoal com o tratamento, mas fico achando que eu poderia ter feito bem melhor kkkkkk.
    Vamos continuar sonhando amiga e com fé de que um dia nossos sonhos se tornarão realidade.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nãooo ficou bommm issoooo: Quando eu digo que "eu poderia ter feito bem melhor", digo em relação à mim mesma e não ao trabalho do Rodrigo rsrsrsrs. É que falei tantas coisas e não sabia o que seria aproveitado na reportagem.
    De qualquer forma o que importa é a grande notícia que nos trouxe alento ao coração. Yuuupyyyyy!!!!

    ResponderExcluir
  3. OLá, meninas queridas!
    Vocês são um "must", trazendo muitas e boas informações!
    Beleza,,,
    abraços!

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?