Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pneumonia e hepatite C

Hoje recebi cópia dos prontuários de minhas quatro internações hospitalares na infância. Registro aqui a rapidez e eficiência do hospital São Lucas da PUC em atender ao meu pedido.

Todas elas foram por problemas pulmonares, a primeira aos 5 anos (há 26 anos atrás) e a última aos 12. No total, foram duas cirurgias. Numa dessas "hospedagens", durante uma transfusão de sangue, contraí o vírus da hepatite C (estranho que não encontrei menção à transfusão no prontuário ou, pelo menos, eu não soube identificá-la).

Ainda terei a oportunidade de contar pra vocês sobre essas experiências, principalmente a de 1986, quando tinha 8 anos: pneumonia causada pela bactéria Staphylococcus aureus (claro que eu tinha que escolher uma bactéria dourada). Olha a foto dos bichinhos aí ao lado.

Um dos médicos chegou a dizer para minha mãe que eu ter sobrevivido foi um milagre - concordo plenamente, mas faz parte desse milagre a competência da equipe médica.

Quero aproveitar para agradecer, mais uma vez, ao Dr. Renato Stein (meu pediatra) e ao Dr. Cyrus (cirurgião pediátrico).

Não gostaria de ser injusta, mas seria impossível lembrar do nome de toda a equipe, que sempre foi tão carinhosa. Além do Renato, tinha a Margareth, o Kipper, um outro pediatra que eu só me lembro como "o médico bonito" (minha mãe acha que ele se chamava Paulo) e a enfermeira Perosa.

Devorei as 100 páginas dos prontuários em poucos minutos. Chorei algumas vezes. Primeiro, e principalmente, por pensar no sofrimento da minha família.

Depois, por reviver aqueles 42 dias de hospital em 86. Tenho tantas cenas gravadas na minha mente! Por exemplo, quando a médica escreve que demonstrei medo quando fui informada da punção lombar que faria no dia seguinte. Mas, convenhamos, quem não teria medo? Dá uma olhadinha aqui como é.

Me lembro da punção, me lembro do medo, me lembro da dor que era só de ficar na posição necessária. Mas também me lembro o quanto fui corajosa nesse dia - e em todos os outros.

Tá vendo, já estou chorando de novo... porque ô guriazinha porreta que eu fui!

Eu falei pra minha mãe que não a deixarei ler o prontuário, porque as palavras por si só, mesmo na fria linguagem médica, já evidenciam a gravidade da situação, já mostram o sofrimento pelo qual passei, tão pequenina - passamos todos.

Que tal: "Piora importante, comprometimento quase total do pulmão esquerdo, com atetectasia e derrame pleural", "dor", "drenagem de secreção sanguinolenta", "dor", "surtos psicóticos", "dor", "febre que não cede com os medicamentos", "dor" etc.

Acho que é por isso que estou lidando bem com a hepatite C agora.
Porque já passei por coisa muito pior.

Mas, acreditem, o hospital é uma lembrança boa para mim. Claro que ficaram alguns traumas - graças a Deus, não fiquei com nenhuma das inúmeras seqüelas possíveis - mas no geral é uma lembrança muito positiva: as pessoas (familiares, amigos, médicos, enfermeiros), as situações, as histórias (quantos livros me foram lidos naqueles 42 dias!), os presentes, o pão de queijo da lanchonete, as brincadeiras...

E eu que achava que minha memória era ruim! Vocês não imaginam o filme que passou agora na minha cabeça.

Filme bom, com final feliz.

Hepatite C é só um "detalhe", pra não deixar o final da história monótono (ou pra eu continuar sendo muito mimada - adoro essa parte).





1986 - Festa na AABB Porto Alegre em comemoração à minha volta pra casa do hospital.
O que eu falava mesmo sobre ser mimada???

3 comentários:

  1. Oi Flor!
    Merecidas férias? Estava também.
    No 3º mês do tratamento estou sentindo o pior sintoma de todos, e não são as dores de cabeça, corpo, náuseas, azia, sinusite... Estou perdendo o controle com nossas 'pequenas coisas', com minha esposa, trânsito(já tô indo de ônibus), filas, Greves, reclamações... Acho que a tristeza acaba tomando conta, chato, né? É claro que tudo isso a gente não vê, só outras pessoas para te lembrar o quando vocês esta se perdendo por pouco.
    Espero que isso passe logo e q tudo isso tenha algum sentido... O que seria melhor? A qualidade de vida ou a quantidade de vida? É claro que seria qualidade com quantidade. Acho que a melhor forma de ver isso é tirando o olho do umbigo e olhando par os lados...
    Bjs! Seu colega.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Juliano. É preciso ter força e, acima de tudo, tolerância consigo mesmo. Não dá pra se exigir demais nesse momento. Não é uma coisa simples, do tipo: "levantar a cabeça e tentar manter o bom humor". Não dá, é orgânico. Você está drogado mesmo, não é modo de falar.

    Por isso a importância da família estar bem orientada sobre o assunto, para compreender e dar o apoio necessário, pois todo mundo sofre com a "tolerância zero" - principalmente os mais próximos.

    (Agora que você falou da falta de paciência no trânsito, pensei: que bom que meu marido não tem o vírus, porque se ele precisasse fazer esse tratamento, acho que matava alguns pelo caminho.)

    Sei que parece uma eternidade, mas o tempo está passando cada ano mais rápido, quando vê: acabou o tratamento (se Deus quiser NEGATIVADO!) e você volta a ter a sua qualidade de vida. Qualidade E quantidade!

    Acho que a idéia é bem a que você falou: olhar para os lados.

    E vamos em frente!

    ResponderExcluir
  3. eae djow
    isso ae nao ajudo mt now
    mais vlw

    flw

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?