Começou hoje e vai até quarta-feira, dia 24 de novembro, o IX Encontro Nacional de ONGs de Hepatites Virais (ENONG). O evento está ocorrendo no Nobile Suites Lakeside, às margens do Lago Paranoá.
IX ENONG - Brasília, 22 a 24 de novembro de 2010 |
Mais uma vez fiquei super honrada com o convite para participar desse importante momento de mobilização das ongs das hepatites. Minha primeira experiência com o grupo foi no Enong de 2009 e já percebo avanços de um ano para o outro. O novo formato, com discussões em mesas temáticas, confere objetividade e eficiência à formulação de propostas.
No resgate histórico dos Enongs, percebe-se que poucas reivindicações das cartas anteriores - documentos resultantes dos eventos - foram concretizadas. Jeová Pessin Fragoso, do Grupo Esperança, lembra a expectativa vivida pelas ongs no último Enong, devido à recém integração do Programa Nacional de Hepatites Virais ao Departamento de DSTs e Aids. Segundo Jeová, expectativa hoje frustrada, uma vez que nem mesmo resposta à Carta de Brasília 2009 as ongs obtiveram.
Neste ano, a organização do Enong propõe que a carta seja formulada com mais objetividade e, sempre que possível, quantificada. Carlos Varaldo, presidente do Grupo Otimismo e da Aliança Independente dos Grupos de Apoio - Aiga, resumiu em sua fala inicial esse espírito, falando da necessidade de união, de luta e de estabelecer-se metas concretas, que possam ser avaliadas e cobradas. "O Enong não pode ser apenas uma carta de intenções. É preciso colocar metas, porque o gerúndio não se cobra" - disse ele.
Varaldo compartilhou com o público de ativistas que num recente congresso internacional ouviu do representante de determinado país que se eles fizessem uma campanha para diagnosticar todos os portadores de hepatite B, o gasto com o tratamento seria maior que o PIB. Por isso, eles investem em prevenção, mas quem já está infectado, "sinto muito".
Aí pergunto a vocês: não seria isso condenação de pena de morte para inocentes?
E o quão longe disso estamos no Brasil? Em 2010, tivemos uma campanha legal de incentivo à vacinação da hepatite B. Vejo diariamente no Twitter adolescentes reclamando da vacina, o que é um ótimo sinal, pois mostra que, mesmo meio contrariados, estão tomando. Mas... e as campanhas de diagnóstico para as hepatites B e C? Ainda temos muito o que avançar.
Esse foi o tema de uma das mesas temáticas: campanhas. Houve ainda no dia de hoje discussões sobre protocolos e tratamentos, prevenção primária e secundária, diagnóstico, controle social e transplantes. Amanhã, 23 de novembro, estão previstas duas mesas: medicamentos e integração do PNHV ao Departamento de DSTs e Aids. Nesse dia, serão feitas as apresentações das propostas formuladas por todos os grupos temáticos. Às 19h, haverá vigília pelas vítimas das hepatite B e C na Catedral de Brasília. A quarta-feira será um dia de plenária para discussão geral e aprovação dos textos das proposições.
Ríamos por eu ter contato ao Agnelo que minha filha de 3 anos tem medo do boneco gigante dele que desfila por Brasília. |
E olha só! Eu e o querido Fernando Cezar Santos do Grupo Hércules encontramos o governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o senador Cristóvão Buarque. Distribuímos a eles panfletos sobre as hepatites e pedimos atenção a esse grave problema de saúde pública. Agnelo, que é médico, reforçou seu compromisso com a saúde.
Siga o @grupohercules no Twitter! |
Na foto, eu sendo diplomada pelo Grupo Hércules pela ajuda na campanha de doação de órgãos deste ano. E por falar nisso, você já contou à sua família que é um doador? Essa simples conversa pode salvar a vida de várias pessoas! Para doar seus órgãos (que você não precisará mais), não é necessário deixar nada por escrito, basta você ter manifestado sua vontade em vida. Saiba mais no excelente site do Ministério da Saúde Doe Vida.
Atualização em 11/12/2010:
Conheça a Carta de Brasília 2010, documento de propostas resultante do IX Enong.
Olá. O Agnelo se sensibilizou mesmo com seus pedidos. Ele comprou 3 Fibroscan para a Rede Pública de Brasília.
ResponderExcluir