Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

IX Encontro Nacional de ONGs de Hepatites Virais (ENONG) - Brasília 2010

Começou hoje e vai até quarta-feira, dia 24 de novembro, o IX Encontro Nacional de ONGs de Hepatites Virais (ENONG). O evento está ocorrendo no Nobile Suites Lakeside, às margens do Lago Paranoá.

IX ENONG - Brasília, 22 a 24 de novembro de 2010

Mais uma vez fiquei super honrada com o convite para participar desse importante momento de mobilização das ongs das hepatites. Minha primeira experiência com o grupo foi no Enong de 2009 e já percebo avanços de um ano para o outro. O novo formato, com discussões em mesas temáticas, confere objetividade e eficiência à formulação de propostas.

No resgate histórico dos Enongs, percebe-se que poucas reivindicações das cartas anteriores - documentos resultantes dos eventos -  foram concretizadas. Jeová Pessin Fragoso, do Grupo Esperança, lembra a expectativa vivida pelas ongs no último Enong, devido à recém integração do Programa Nacional de Hepatites Virais ao Departamento de DSTs e Aids. Segundo Jeová, expectativa  hoje frustrada, uma vez que nem mesmo resposta à Carta de Brasília 2009 as ongs obtiveram.

Neste ano, a organização do Enong propõe que a carta seja formulada com mais objetividade e, sempre que possível, quantificada. Carlos Varaldo, presidente do Grupo Otimismo e da Aliança Independente dos Grupos de Apoio - Aiga, resumiu em sua fala inicial esse espírito, falando da necessidade de união, de luta e de estabelecer-se metas concretas, que possam ser avaliadas e cobradas. "O Enong não pode ser apenas uma carta de intenções. É preciso colocar metas, porque o gerúndio não se cobra" - disse ele.

Varaldo compartilhou com o público de ativistas que num recente congresso internacional ouviu do representante de determinado país que se eles fizessem uma campanha para diagnosticar todos os portadores de hepatite B, o gasto com o tratamento seria maior que o PIB. Por isso, eles investem em prevenção, mas quem já está infectado, "sinto muito".

Aí pergunto a vocês: não seria isso condenação de pena de morte para inocentes?

E o quão longe disso estamos no Brasil? Em 2010, tivemos uma campanha legal de incentivo à vacinação da hepatite B. Vejo diariamente no Twitter adolescentes reclamando da vacina, o que é um ótimo sinal, pois mostra que, mesmo meio contrariados, estão tomando. Mas... e as campanhas de diagnóstico para as hepatites B e C? Ainda temos muito o que avançar.

Esse foi o tema de uma das mesas temáticas: campanhas. Houve ainda no dia de hoje discussões sobre protocolos e tratamentos, prevenção primária e secundária, diagnóstico, controle social e transplantes. Amanhã, 23 de novembro, estão previstas duas mesas: medicamentos e integração do PNHV ao Departamento de DSTs e Aids. Nesse dia, serão feitas as apresentações das propostas formuladas por todos os grupos temáticos. Às 19h, haverá vigília pelas vítimas das hepatite B e C na Catedral de Brasília. A quarta-feira será um dia de plenária para discussão geral e aprovação dos textos das proposições.

Ríamos por eu ter contato ao Agnelo que minha filha
de 3 anos tem medo do boneco gigante dele que
desfila por Brasília.

E olha só! Eu e o querido Fernando Cezar Santos do Grupo Hércules encontramos o governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o senador Cristóvão Buarque. Distribuímos a eles panfletos sobre as hepatites e pedimos atenção a esse grave problema de saúde pública. Agnelo, que é médico, reforçou seu compromisso com a saúde.

Siga o @grupohercules no Twitter!

Na foto, eu sendo diplomada pelo Grupo Hércules pela ajuda na campanha de doação de órgãos deste ano. E por falar nisso, você já contou à sua família que é um doador? Essa simples conversa pode salvar a vida de várias pessoas! Para doar seus órgãos (que você não precisará mais), não é necessário deixar nada por escrito, basta você ter manifestado sua vontade em vida. Saiba mais no excelente site do Ministério da Saúde Doe Vida.




Atualização em 11/12/2010:
Conheça a Carta de Brasília 2010, documento de propostas resultante do IX Enong.

Um comentário:

  1. Olá. O Agnelo se sensibilizou mesmo com seus pedidos. Ele comprou 3 Fibroscan para a Rede Pública de Brasília.

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?