Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sábado, 19 de outubro de 2013

Beleza durante tratamento da hepatite C

Quem já passou pelo tratamento da hepatite C ou já leu sobre ele, sabe que as dezenas de efeitos colaterais dos medicamentos afetam nossa disposição, nosso bem-estar, nossa vontade de sair da cama. E isso tudo reflete em nosso físico: perda de peso, cara abatida, cabelo caindo - e os fios que sobram ficam secos qual palha de milho. 

Se ainda não leu, acesse aqui:


Não sei a experiência de vocês, mas eu, durante o tratamento, apesar de não ficar satisfeita com o que eu via no espelho, a última coisa que me incomodava era a minha aparência. Liguei aquele botão, sabe? Aquele do Fxxx-SE?  

Até que um dia cheguei na consulta com a dermatologista e a primeira coisa que ela me perguntou foi:
- Por que essa cara sem maquiagem?

Argumentei que não tinha cabeça para isso e ela me passou um sermão. Com toda a razão. Porque, de certo modo, eu estava me entregando. Meio que tinha virado um ciclo vicioso: eu me achava feia, me mostrava frágil e abatida, isso gerava pena por mim mesma, gerava pena nos outros. Coitadinha de euzinha! rs

Refleti muito sobre aquilo e percebi que quanto mais doente eu aparentava, mais doente eu me sentia. Isso faz algum sentido pra vocês?

O fato é que passei a ter mais cuidado com a minha aparência e isso me ajudou durante aquele processo.
Não fiz isso pensando em como os outros me veriam. Fiz pensando em como eu mesma me veria. 

E funcionou. Claro que isso é uma coisa muito pessoal, mas deixo abaixo algumas dicas:


1) "Um viva ao inventor da maquiagem!" 
Ouvi essa frase de uma conhecida, quando soube que ela estava no meio do tratamento da hepatite C e comentei que eu nunca imaginaria isso. 
Sim, a maquiagem é uma grande aliada. 
Claro que a ideia não é sair por aí durante o dia maquiada como se fosse para um casamento. Mas há várias opções de makes para uso no dia-a-dia, que escondem as olheiras e nos deixam coradinhas. Eu não sou nenhuma mestre na arte da maquiagem, mas adoro imitar tutoriais do Youtube. 

Vejam um exemplo de "milagre da maquiagem": nessa foto eu estava na 19ª semana de tratamento. Ninguém diz, né? Mas não se enganem, eu estava muito indisposta nesse dia ;) 



2) Hidratação dos cabelos 
Estou usando agora um produto que eu gostaria muito de ter conhecido na época do meu tratamento. Estou experimentando há três meses e amando. Minhas amigas que usam têm a mesma opinião que eu. A aparência de meus cabelos é como se toda semana eu fizesse uma hidratação profissional no salão: mais brilhante, mais sedoso e com crescimento mais rápido. 

Minha foto do antes e depois saiu meio prejudicada, porque eu pintei e cortei o cabelo há um mês - então não dá para comparar muito bem. O interessante foi que, pela primeira vez na vida, no salão não me ofereceram uma hidratação assim que eu terminei a pintura. Simplesmente porque não precisava! 

17/07/2013 - 19/10/2013
Reparem como o cabelo cresceu, apesar de eu ter cortado um pouco entre as duas fotos. 

Quem quiser experimentar (os meninos também podem!), o nome do creme é Silicon Mix Bambú, é importado da República Dominicana. Eu compro aqui (sei que eles entregam em todo o Brasil):    


Endereço: SCRN 716, Bloco B , Entrada 34, Sala 102 Brasília
Cel/Whatsapp: (061) 9508-5006
Email: siliconmixbrasil@gmail.com
Instagran: Bellamixstudio
Facebook: Bellamixstudio

#ficadica

10 comentários:

  1. olá ana !!que alegria te ver e muito mais feliz de vce estar dividindo essa dica do creme vou tentar pedir e ver se chega a minha cidade .vce esta em mais um tratamento é desejo força minha querida e que nossa senhora aparecida te cubra com o manto sagrado te dando muitas bençaõs grande beijo desta aqui que te admira demais .marlene heyse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene, muito obrigada pelo carinho!
      Ainda não estou em retratamento, mas é possível que comece nos próximos dois anos.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Oi Ana
    Você é uma guerreira. Parabéns! E seu blog é como um abraço pra aqueles que como eu, descobrem que têm o vírus.
    Meu nome é Zélia e há apenas uma semana descobri que estou com o vírus. Descobri por acaso num exame de rotina que se faz todos os anos no meu trabalho. Então fui a um gastro que pediu outros exames para confirmação e então deu positivo. Hoje voltei ao laboratório pra novos exames para verificar o tipo e o quantitativo. O meu gastro me indicou alguns nomes de hepatologistas e infectologistas pra eu procurar e dar continuidade aos procedimentos. Se você puder me indicar um especialista eu agradeceria muito. Acho que com sua experiência talvez você possa me ajudar. Um grande abraço e muita luz pra você. Estou comentando como anônimo pois não sei como utilizar as outras opções.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Zélia! Gostei de ver que você parece otimista. Continue assim! Tenha fé que você vencerá esse obstáculo.

    Aqui você encontra uma relação de hospitais e médicos especialistas em hepatite C: http://hepato.com/p_onde_tratar/port_medicos_hospitais.php

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana
    vou começar meu segundo tratamento, agora com o telaprevir junto com as outras medicações e queria saber se vc sabe se o cabelo cai mais que o tratamento só com interferon e ribaverina. Quando fiz esse caiu bem, mas o meu medo e que com essa droga nova ele caia mais...obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia! Ainda não tratei com telaprevir, mas pelo relato de outros pacientes, acho que o cabelo cai a mesma coisa.
      Tenha atenção à ingestão da quantidade de gordura indicada, ok? Não decuide disso, senão os efeitos colaterais podem ser ainda piores.
      Quando você começa seu tratamento?
      Dia 18/11 inicia-se uma pesquisa com pessoas em tratamento com os inibidores, com de entender as experiências diárias de pessoas que possuem Hepatite C, incluindo suas perspectivas sobre diferentes tipos de suporte e comunicação que podem ser oferecidos por uma empresa farmacêutica.
      Se você quiser participar, eles pagam uma contribuição de R$ 200,00 pela colaboração com o estudo. Nesse caso, me manda um e-mail pelo formulário de contato do blog que eu te encaminho.
      Beijos! Estarei torcendo pela sua cura!

      Excluir
  5. Ola Ana!

    Estou no segundo dia de tratamento triplo c Boceprevir e li que os efeitos pioram com alimentação indevida. Monha médica não me explicou isso e disse q não tinha nenhuma restrição. Pode me ajudar com isso por favor? Estou cm muita enxaqueca, um pouco de febre e dor no corpo. As primeiras doses de Interferon são mais intensas ou pioram com o tempo?

    Preciso muito de ajuda porque não conheço ninguém que tratou, apenas a médica para me orientar.

    Bjs!

    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa!
      Você encontra artigos sobre alimentação aqui: http://www.hepato.com/p_dietas_comidas/port_dietas.php

      Em especial sobre a ingestão de gordura no tratamento com Boceprevir, leia aqui: http://hepato.com/p_tratamentos_medicos/012_trat_med_port.php

      Abraço,
      Ana Flor

      Excluir
    2. estou a 4 meses de tratamento...usei o telaprevir por 3 meses hoje uso ribavarina e uma injeçao de interferon uma vez na semana,no começo foi dificil pois senti todo a reaçao do medicamento nauseas que chegavam ao vomito cansaços alergia intensa que precisei ir ao serviço de emergencias...começou a queda dos cabelos muito intensa eu sempre usei cabelos longo agora cortei mais cai muito...meus exames estao bem faço a carga viral o resultado é nao reagente...é muito dificil o tratamento mais é necessario...eu nunca tratei de doença alguma pois sempre gozei de boa saude..quando eu foi diagnosticada com hepatite o meu mundo desabou...mas agora eu ja estou bem calma fiz todos os exames biopsia enao estou encarando tudo com firmeza...bjs e se cuidem ter saude é ter vida...obs:: eu sou enfermeira sempre cuidei dos outros mais agora sou eu que preciso de todo o serviço desses anjos que zelam pela saude humana...eu sempre disse isso quando me perguntavam se é bom ser enfermeira? eu respondo que cuidar zelar da vidas..ser enfermeira (o) medicos todos que trabalham com vida SÓ PODE SER POR AMOR...

      Excluir
  6. Bom dia...comecei a fazer tratamento á hepatite c e estou a tomar o Harvoni. O que gostava de saber é se perco cabelo. Obrigado

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?