Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Cai vacinação no Brasil: será que só aprendemos pela dor?

Adultos, como está a sua caderneta de vacinação? Você costuma ir ao posto de saúde de vez em quando para verificar se está tudo em ordem? Lembrem que algumas vacinas precisam de reforço a cada 10 anos. 

Desde 2015, os números da vacinação vem caindo no Brasil e isso é muito grave. Não só porque doenças sérias já erradicadas podem voltar, como podemos ter surtos de doenças perigosas - mas que seriam evitáveis. 

Eu lembro do pediatra da minha filha contando uma cena que ele jamais vai esquecer: de um casal com uma criança morta nos braços, por catapora, e um acusando o outro por não terem dado vacina no filho.

Com uma boa cobertura vacinal, a gente vai esquecendo que catapora e sarampo matam, que caxumba em grávidas deixam os bebês surdos, do sofrimento que é a poliomielite (paralisia infantil). Tuberculose, lembram? Meus bisavós morreram de tuberculose. 

Mas queria chamar a atenção aqui para os números da hepatite B: menos de 25% dos municípios atingiram a meta de vacinação em 2020. O vírus da hepatite B é transmitido 100 vezes mais fácil que o vírus do HIV. Infelizmente, alguns casos são fatais. Nessa minha trajetória de luta contra as hepatites, já perdi pessoas para a hepatite B e já ouvi muitos relatos de filhos que perderam pai, mãe... perdas irreparáveis! 


Acho muito revoltante pensar que, considerando que temos uma vacina gratuita, essas mortes poderiam ser evitáveis.

Como é revoltante pensar que é estimado que mais de 300 mil mortes de covid-19 no Brasil poderiam ter sido evitadas porque o Governo Federal simplesmente ignorou a oferta de vacinas. Não é que não fomos vacinados porque não havia vacina disponível: havia, mas ela nos foi negada. 

Não se brinca com vacina, gente. Façamos a nossa parte. Cuidem-C. 


Fonte: Você encontra mais dados sobre isso aqui A diminuição da cobertura vacinal no Brasil nos últimos anos | Nexo Políticas Públicas (nexojornal.com.br)

0 comentário(s):

Postar um comentário

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?